Estou neste momento a namorar pela primeira vez e estou com receio de contar aos meus pais, pois, embora saibam da minha orientação sexual, nunca me "viram" realmente com ninguém e por isso, tenho medo que dificultem a minha relação (não quererem que durmamos no mesmo quarto, não deixar que ela venha a minha casa, etc) .
Quando e como contaram aos vossos pais/parentes que estavam a namorar? Como correu?
Oi mia_in_chains

Antes de mais, parabéns por teres encontrado alguém, espero que seja muito bom para ti.
Os meus familiares e amigos mais chegados sabiam da minha orientação sexual desde os 15-16 anos, quando eu falei com eles sobre o assunto. Mas só tive o primeiro namorado aos 21. Com os meus amigos e irmão foi bastante simples, mas até contar à minha mãe ainda hesitei durante umas duas semanas (o meu pai tinha morrido há pouco tempo e eu vivia só com a minha mãe). Depois lá chegou o dia, um sábado ao almoço, em que ela perguntou "Onde vais?" e eu, em vez de dizer "Vou sair com amigos" como era costume, enchi-me de coragem, respirei fundo duas vezes (ela voltou a repetir a pergunta porque achou que eu não tinha ouvido à primeira

) e disse: "Vou encontrar-me com a pessoa com quem namoro". Acho que foi a resposta mais desajeitada e mais feliz que dei até hoje. É claro que ela perguntou "Quem é?" e fiquei a meia-hora seguinte a responder a perguntas sobre o rapaz, como nos tínhamos conhecido, onde íamos quando saíamos, etc., e não consegui sequer acabar de almoçar e cheguei atrasado ao encontro

Levou algum tempo até a minha mãe, avó e tios habituarem-se à ideia - uns dois meses, mais ou menos. Nunca foram hostis; apenas não conseguiam lidar com o assunto com naturalidade, é compreensível. Hesitavam em dizer a palavra namorado, não sabiam se deviam convidá-lo para coisas de família, de que assuntos falar com ele, como cumprimentá-lo... Depois lá o foram conhecendo, fazendo-me mil e uma perguntas sobre a nossa relação e sobre como era ser gay, e as coisas correram bem.
Ajudei-os a perceber que ter uma relação com alguém do mesmo sexo pode ser igualzinho a ter uma relação com uma pessoa de sexo diferente, o que importa é sempre a personalidade de cada um. Só foi preciso um bocadinho de paciência - e disponibilidade, de ambas as partes, para aprender. Tudo isto varia de família para família, não é?

Espero que corra tudo bem contigo. Se quiseres falar mais sobre o assunto, é para isso que estamos aqui