rede ex aequo

Olá Visitante28.jun.2022, 09:34:24

Sondagem

Já foste alvo de discriminação na escola por seres ou pensarem que és LGBT?

Sim e sou/era assumido/a.
29 (9.7%)
Sim, mas não sou/era assumido/a.
125 (41.8%)
Não e sou/era assumido/a.
31 (10.4%)
Não e não sou/era assumido/a.
60 (20.1%)
Não, sou/era assumido/a, mas já vi alguém ser.
7 (2.3%)
Não, não sou/era assumido/a, mas já vi alguém ser.
42 (14%)
Não sou LGBT e nunca vi nada.
3 (1%)
Não sou LGBT, mas já vi alguém ser.
2 (0.7%)

Votos totais: 209

Autor Tópico: Tiveste/tens problemas de discriminação na Escola?  (Lida 78756 vezes)

Tiveste/tens problemas de discriminação na Escola?

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Olá,

Este debate e votação aplica-se ao Ensino Básico e Secundário. Por favor, falem das vossas experiências, como foi e onde e respondam à votação. :)

A pergunta da votação diz respeito a qualquer tipo de discriminação.

Fico a aguardar o vosso contributo!
    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline [Marcus]

• Membro Sénior
    • Género: Masculino
    • Anti Social
      • Naruto Yaoi forum
    Sim,e não era assumido,agora sou e mesmo assim tenhos problemas as vezes.

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
    • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
      • Mais sobre mim...
    No liceu nunca vi excluirem alguém pela orientação sexual. Creio que era um assunto que passava ao lado de muitos de nós, mas dois amigos nossos tinham a conotação de serem "bastante amigos", e ainda assim nunca vi uma atitude homofóbica para nenhum deles.

Também ao longo dos anos durante o liceu ouvi uma e outra história de alunos que lá andavam, mas nunca foi comentado.

Andei no Rainha D.Leonor só para terem uma ideia... :) - Mas há muitos, muitos anos atrás! :devil ;)
      Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline danis

• Membro Elite
      • Mummy, can I have a weapon of mass-destruction?
      Das coisas que sempre me entristeceram um pouco de ver, era que muitas vezes a sensibilidade é sinonimo de homossexualidade, quando nada tem a haver, se um individuo foge um pouco do que é o estereotipo é porque tem algum "defeito de fabrico"

Isto sempre me atrofiou um bocado.
      Tenho algumas más recordações do meu Secundario.  :-\ :-\

Mas como nunca fui um tipo que engolisse sapos de vez em quando recorria á violencia como acto de defesa, quando a situação me obrigava a tal, na altura falar nem era uma solução, era uma das poucas opções pouco viáveis.
        Fui para os bosques, para viver deliberadamente. Queria viver profundamente, sugar todo o tutano da vida, aniquilar tudo o que não era vida e, não quando eu morrer descobrir que não vivi - Clube dos Poetas Mortos

Offline Sway

• Membro Total
        • Brioooooosa
        Por acaso namorei com uma rapariga durante o 12° e toda a gente fikou a saber...sempre fikamos bué surpreendidas porke fomos o casal mais popular dakele ano, davamos se bem com toda a gente, e nunca tivemos problemos, ao contràrio o pessoal axava muito fixe a gente assumir assim =)
          'Cause I love you, wether it's wrong or right...Love U Piou :)

Offline v

• Associad@ Honorári@
          • Membro Elite
          Na secundária onde andei, à uns anos atrás, apenas uma ou duas pessoas tinham conhecimento da minha orientação sexual.
          Não era tópico de conversas frequente, e apesar de ser relativamente reservada reparava que havia comentários homofóbicos. Não directamente relacionados comigo, mas em conversas gerais quando o tópico saltava havia declaradamente quem fosse contra, gozasse e recebesse apoio nessa gozação.

Havia um professor que muitas vezes era tido como homossexual, nunca cheguei a saber se sim ou não, que era falado. Gozavam com gestualidades, e piropos entre alunos. Mas acabava por ser algo sempre indirecto, em conversas de grupos, e assim derepente penso que nunca assisti a um confronto directo.

Offline Planta xerófila

• Membro Elite
            No secundário tive, indirectamente mas tive... como o danis disse, rapazes q vao de encontro ao estereotipo (ou p serem sensiveis ou p serem efeminados ou p se fazerem acompanhar só p raparigas) sofrem quase invariavelmente os piropos de engraçadinhos.
            O meu melhor amigo, como cabe na definiçao, sofreu um bocadinho (muito) c isso, e eu dava noçao de sofrer mais q ele c isso, razao pela qual reagia bem mais q ele aos piropos.

mas convem dizer q tb havia pessoas mt queridas, entre as quais rapazes, q eram super carinhosos c ele, sendo hetero e sabendo dos "boatos": estavam-se nas tintas (e acabavam p tratá.lo como se fosse uma rapariga quase, mas enfim ::))
              A cynic is one who knows the price of everything and the value of nothing.

O c antes do e e do i não[/u] leva cedilha!!!!

13

• Visitante
              eu nunca fui discriminado na escola simplesmente porque me juntei ao lado dos que discriminavam. Ja houve alturas em que tive vergonha daquilo que fazia; agora so tenho odio. Eu era um dos miudos mais homofobicos da minha turma e, no entanto, isso nunca me fez deixar de ser homossexual :o Acusar os outros era a melhor maneira de ninguem suspeitar de mim.

Isso ate ao decimo ano. Depois deixei de fazer comentarios homofobicos porque me desliguei bue da escola. Ha pouco tempo soube que todos os meus amigos dessa altura sabiam que eu era homossexual (os segredos correm mais rapido do que os gritos). Ninguem dizia nada. Nem eles, nem eu. :-X

O silencio nao magoa tanto como os insultos.

Mas magoa por mais tempo.

Suissinha

• Visitante
                eu sou lésb mas na escola ñ era assumida nunca apontaram_me o dedo e nunca discriminaram_me mas.... já vi uma rapariga ser e achei aquilo uma atitude triste para quem o fez estava na aula de química e apareceu uma rapariga a bater a porta a pedir licença para entrar e foi para o canto acabar um projecto de movimentos de rotação e a professora saiu da sala para ir ao centro de recursos buscar um material para a aula e os parvalhões e parvalhonas  de uns colegas começaram a insultar a rapariga " f***" e lambe "c***" a rapariga saiu da sala a chorar nem terminou o que estava a fazer e fiquei mesmo furiosa com o que se passou que nem consegui concentrar_me durante a aula foi mesmo horroroso aquela discriminação...  >:(

Offline danis

• Membro Elite
                  • Mummy, can I have a weapon of mass-destruction?
                  No secundário tive, indirectamente mas tive... como o danis disse, rapazes q vao de encontro ao estereotipo (ou p serem sensiveis ou p serem efeminados ou p se fazerem acompanhar só p raparigas) sofrem quase invariavelmente os piropos de engraçadinhos.
                  O meu melhor amigo, como cabe na definiçao, sofreu um bocadinho (muito) c isso, e eu dava noçao de sofrer mais q ele c isso, razao pela qual reagia bem mais q ele aos piropos.

mas convem dizer q tb havia pessoas mt queridas, entre as quais rapazes, q eram super carinhosos c ele, sendo hetero e sabendo dos "boatos": estavam-se nas tintas (e acabavam p tratá.lo como se fosse uma rapariga quase, mas enfim ::))

Pois eu iria dispensar decerteza o facto de me tratarem quase como uma rapariga, acho que o minimo que se pode pedir é respeito.

Nunca fui mto de me dar com rapazes, o meu melhor amigo é o meu irmão, mas nunca tive grandes amigos masculinos, na altura lembro-me que já era um miudo que pensava mais alem de que "gajas e futebol" dava bem mais importancia a algo que fizesse de mim uma pessoa digna de o ser, coisa que de certa forma já conseguia ver nas raparigas, nunca fui afeminado nem sou, no entanto isso não deixa de ser razão para que não hajam olhares, sempre simpatizei mais com o sexo feminino e por consequencia acabava por passar mais tempo com elas, infelizmente some bastards deviam ter dor de corno e marravam comigo, mas como ja tinha referido, nunca fui de me acanhar perante ofensas gratuitas e rematava fosse de que forma fosse.

lol lol

Hoje de facto chego á conclusão que perdi demasiado tempo á batatada, e era novo demais para me aperceber que eram fracos de espirito com qem eu me estava a debater. Coisas da vida que nos ajudam a amadurecer ..

Nunca vi qualquer acto de discriminação a raparigas, ate uma certa altura pensava que so existia "amor no masculino", era uma criança tão ingenua, tadinho de mim, o que eu era e o que sou agora, as coisas que eu aprendi.
                    Fui para os bosques, para viver deliberadamente. Queria viver profundamente, sugar todo o tutano da vida, aniquilar tudo o que não era vida e, não quando eu morrer descobrir que não vivi - Clube dos Poetas Mortos

nuni

• Visitante
                    No 3º periodo do 9º ano dezenas d pexoas gozavam comigo e xegaram a baterm, mas eu como sou xtupido e n gosto d "guerras" nao reagia. Este ano ja aconteceu(kem eu gosto e mttttttttt homofobico e bateum por n gostar d mim) , mas fora da xcola; na José Falcão ninguem m conhece.

pita_bi

• Visitante
                      nunca tive problemas pk n sou assumida, mas um amigo meu assume ser gay e na escola é simplesmente posto de lado... eu tou semp na "defesa" e oiço das piores coisas na minha vida. tenho a certeza k se eu assumisse iria d certeza ficar a um canto.

p.s.-chegaram a chamar-me lesbica, por eu ser amiga dele. diziam k para eu m dar com ele so podia ser lesbica... mas eu nao ligava, pk na altura andava com duvidas se seria hetero ou bi, e d facto agora sou bi...e o melhor mesmo é por enkuanto n falar...

blink

• Visitante
                        Digamos q nunca joguei mto á bola, mas quando era puto ng queria saber disso, dps no 9º ouvi algumas bocas, nao que eu seja enfeminado ou assim (no meu ver acho que nao sou) mas andava smp a rir e a dizer piadas, digamos que a dar espetáculo, mas sinceramente nc me preocupei com isso.
                        Só com a mudança dde ano e de escola e que acalmei e o ano passado no 10º, ouvi talvez duas ou tres vezes algo mas partiram dos mesmos que me haviam dito na outra escola, pois mudaram para a mesma escola que eu.
                        Este ano acalmei, tento pensar despercebido, embora acho que tenho a mania da perseguição. :-\

Whisper

• Visitante
                          Eu quando tava no setimo ano, ouve umas vezes que recebi umas bocas. Chamavam-me f*** porque eu tinha o cabelo curtado a rapaz, lembro-me ate de uma vez, tava com uma rapariga que gostava (ela era hetero) e uns rapazes chamaram-me de f.u.f.a. e a minha amiga virou-se para traz e disse - deixem tar que é bem melhor que voces - e agarrou-me o braço, no entanto ela n soube de mim ate muito depois lol. Depois so voltei a ter problemas no 11/12 pois uma rapariga que eu pensava de confiança contou a montes de gente na escola que eu era e as vezes recebia uns comentarios e olhares, geralmente os comentarios so me chegavam por terceiros por pessoas que ouviam. Mas eu não queria saber, sou lesbica e depois? Não gostam olha...tambem não gosto de muita coisa!

Offline man_from_mars

• Membro Sénior
                            • hoje é o resultado do que vivemos ontem
                            Eu tive alguns problemas, até ao 8º ano apenas andava com raparigas e era algo gozado por causa disso. Houve um rapaz que me bateu porque não gostava  nada de mim, porque eu era maricas (dizia ele).

Entretanto, no 9º ano, em plena adolescência comecei a tornar-me mais rebelde e a perder alguns tiques efeminados que tinha (hoje nao acho que tenha tiques efeminados) e comecei a ser aceite junto dos rapazes. Desde essa altura que nunca mais tive problemas.

Curiosamente o rapaz que me bateu porque dizia que eu era maricas acabou por ser meu namorado anos mais tarde. (a vida dá cada volta) lol
                              sem mais nada de momento subscrevo-me com os melhores cumprimentos. :p

man_from_mars

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Vintage
                              • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                                • Mais sobre mim...
                              Muitas das vossas histórias passaram-se no liceu. Jamais me ocorreu a possibilidade de ser lésbica durante a minha adolescência achava que tudo não passava de umas dependências por algumas amigas, mas nunca por amigos! :inq

Com mitos de vocês a história é outra, assumiram-se bem mais cedo que eu, e alguns ainda que poucos chegaram mesmo a namorar com pessoas do mesmo sexo durante o liceu... Só posso dizer que me deixamcom uma pontinha de inveja.

Em 10/15 anos muita coisa mudou... Aproveitem a onda e continuem a fazer caminho! ;)
                                Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

pipinha17

• Visitante
                                So assumida perante tds os meus colegas eles já nao dissem nada, logo quando descubriram ouve certos comentarios mas agora nao, porque vém que so felix assim :)

nuni

• Visitante

Curiosamente o rapaz que me bateu porque dizia que eu era maricas acabou por ser meu namorado anos mais tarde. (a vida dá cada volta) lol

Espero sinceramente q ixo tb m aconteça, espero mesmo com todas as minhas forças [smiley=enamorado.gif]

Offline the end

• Membro Ultra
                                    desde o meu 7º ano que ouço bocas piadinhas risinhos etc.... mas o pior mm é o liceu, aonde apesar de as pessoas serem mais velhas são mais agressivas...  :( :( ainda hj tenho k viver isso tudo, todos os dias a todos os minutos  ha smp alguem k me insulta ou k me tenta fazer alguma coisa... é mt dificil ser assumido numa escola secundaria  :( :(
                                      Yes I can!

Offline timmy

• Membro Vintage
                                      Eu tive alguns.... (alguns mesmo) no entanto nc disse a ng k era homossexual... mas prnto, andava sempre com as raparigas, nc ia jogar futebol... enfim, esse tipo de coisas

:inq (agora mentam me uma bola à frente....) lol

Engraçado k o meu namorado já viu uma das pessoas k adorava fazer-me a "vida negra" e diz k ele tb é :inq se o gaydar dele estiver certo.... lol

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        316 Respostas
                                        66939 Visualizações
                                        Última mensagem 21 de Janeiro de 2012
                                        por Symphonic
                                        12 Respostas
                                        4624 Visualizações
                                        Última mensagem 21 de Outubro de 2008
                                        por 2estrelinha3
                                        3 Respostas
                                        2476 Visualizações
                                        Última mensagem 6 de Março de 2009
                                        por Triki