rede ex aequo

Olá Visitante10.jun.2023, 19:30:53

Autor Tópico: É um problema ou é tudo da minha cabeça? (Desabafo)  (Lida 3018 vezes)

É um problema ou é tudo da minha cabeça? (Desabafo)

Offline Danzz

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
Boas, desde mais peço desculpa se isto vai ser enorme mas eu realmente preciso de desabafar e de ouvir uns quantos concelhos e já tive uma conta neste site e ajudaram-me no passado, conto com essa ajuda de novo (se alguém for ver isto claro)

Este ano entrei para uma escola nova Inetese (não sei se alguém aqui conhece) e fui para lá somente porque preciso de acabar o 9º ano e visto que chumbei varias vezes e tenho 17 anos só tenho mesmo essa escapatória para concluir o 9º e no inicio eu gostava da escola fui lá ver a escola varias vezes nas ferias e aquilo tinha/tem bom aspecto e parecia ter bom clima e era isso do que eu estava a precisar, no inicio do ano a conversa já era outra, para começar fiquei na pior turma da escola mas com isso eu até aguentava bem pois sempre fui um rapaz muito calado só falo mesmo se tiver companhia porque de resto fico no meu mundo, acontece que com o decorrer do ano um rapaz da minha turma foi "implicando" comigo começando só mesmo por dizer o meu nome e depois ria-se eu ignorava pois até achei que o rapaz fosse deficiente entretanto acabei por fazer amizade com uma rapariga da minha turma da qual temos uma boa amizade ela dava-se com a turma toda e assim que ela se começou a dar comigo ela passou a ser também a "excluída da turma" até Novembro estava tudo numa boa o outro rapaz foi deixando de implicar lá mandava uma boca ou outra mas eu sempre na ignorância, acontece que as coisas de à uns tempos para cá têm piorado e ele tem provocado mesmo ao máximo mas ainda não começou com ameaças nenhumas e eu deixei de aparecer na escola desde então porque sou um rapaz muito nervoso e sei que se ele me enervar muito aquilo vai acabar mal e eu não quero que haja porcaria pois detesto confusão, com o deixar de ir à escola como é um curso vocacional aposto que já estou chumbado e ainda pensei em falar com o meu director de turma e contar-lhe o que se tem passado mas não quero passar por "chibo" e já falei com amigos meus e eles disseram-me para eu tentar aguentar com o rapaz e as provocações dele até ao final do ano, mas eu sei que não consigo e sei que vou acabar por "explodir" os meus pais não sabem disto e eu não tenho coragem para falar com mais ninguém...sei lá, não sei mesmo o que fazer nesta situação...eu sei que isto vai muito para além daquilo que se fala aqui no site mas fico na esperança que alguém veja e diga algo  [smiley=confuso.gif] [smiley=confuso.gif] [smiley=confuso.gif]

Offline aikex222

• *
    • Novo Membro
    Não costumo meter-me nesta de dar conselhos principalmente por achar que sou péssimo em tal, mas ao ler
    pelo que estas a passar não consigo conter-me.

Mas primeiro de tudo quero dizer para não desistires, tentar ver se ainda consegues voltar (até porque em sei onde isso vai dar, podia tentar explicar mas iria demorar um pouco xD), principalmente por esta ser a tua única oportunidade de concluir no 9ºano como referiste.

Agora sobre o tal rapaz, pelo que escreveste não existe absolutamente nenhuma razão para ele ter implicado contigo o que faz não saber o que dizer sobre o comportamento dele. No entanto se ele está a fazer sentires-te desconfortável ao ponto de não quereres ires à escola desculpa mas sendo chibo ou não isso é algo que eu diria que terias de falar com algum responsável para tentar impedir antes que piore ou que tal prejudique a tua vida escolar, e o teu futuro.

Bem, agora claro que isto é provavelmente o que faria numa situação como a tua e como nunca estive em nenhuma não sem bem o que poderia aconselhar-te que fosse o melhor para tal caso, mas acho que ficar calado e evitar o problema não é o melhor.
    Até porque no final quem está a sair prejudicado disto tudo és tu.

Wish i could do more to help you [smiley=confuso.gif]
      Will I ever be able to find the colors within this gray world?

Hiraeth

• Visitante
      @danzz,

chibo ou não, eu contaria o que se tem passado ao diretor de turma, diretor da escola, fosse o que fosse. O que esse rapaz está a fazer é bullying e não pode passar em branco.

Offline Forbidden

• Membro Ultra
        Eu acho que tens que contar a um professor, ou aos teus pais. Eu ja passei por isso e sei que não é fácil, mas é a unica coisa a fazer... claro que podes tentar "enfrenta-lo", mas não sei se isso daria bom resultado! No meu caso a minha diretora de turma falou com a turma toda (comigo presente) e as coisas melhoraram, e acabei por me aproximar de algumas pessoas que me ajudaram... claro que nao fiquei "amigo" das pessoas que gozavam comigo, mas deixaram-me em paz.

Se os professores não souberam nada, não te vão poder ajudar, entendes? Claro que também depende dos professores, mas normalmente eles preocupam-se com os alunos e podem ajudar-te.

Houve um outro caso que tambem tive com um rapaz que gozava comigo no autocarro, mas esse não andava na minha turma nem sequer na mesma escola que eu... nesse caso foi uma pessoa que viu e falou com a mãe dele, que lhe deu um bom sermão (e uma estalada, se bem me lembro) e a partir dai deixou-me em paz. Neste caso nao havia professores pra me ajudar, e eu era muito novo e nao sabia lidar com a situação por isso agradeço a pessoa que falou da situaçao a mae do rapaz (nunca soube quem foi...).

Enfim, basicamente acho que devias falar com um professor, penso que seria o melhor...

Offline Danzz

• *
          • Novo Membro
          Ya amanhã vou falar com o meu director de turma e ver no que vai dar.. [smiley=confuso.gif]
          Eu acho que tens que contar a um professor, ou aos teus pais. Eu ja passei por isso e sei que não é fácil, mas é a unica coisa a fazer... claro que podes tentar "enfrenta-lo", mas não sei se isso daria bom resultado! No meu caso a minha diretora de turma falou com a turma toda (comigo presente) e as coisas melhoraram, e acabei por me aproximar de algumas pessoas que me ajudaram... claro que nao fiquei "amigo" das pessoas que gozavam comigo, mas deixaram-me em paz.

Se os professores não souberam nada, não te vão poder ajudar, entendes? Claro que também depende dos professores, mas normalmente eles preocupam-se com os alunos e podem ajudar-te.

Houve um outro caso que tambem tive com um rapaz que gozava comigo no autocarro, mas esse não andava na minha turma nem sequer na mesma escola que eu... nesse caso foi uma pessoa que viu e falou com a mãe dele, que lhe deu um bom sermão (e uma estalada, se bem me lembro) e a partir dai deixou-me em paz. Neste caso nao havia professores pra me ajudar, e eu era muito novo e nao sabia lidar com a situação por isso agradeço a pessoa que falou da situaçao a mae do rapaz (nunca soube quem foi...).

Enfim, basicamente acho que devias falar com um professor, penso que seria o melhor...
          @danzz,

chibo ou não, eu contaria o que se tem passado ao diretor de turma, diretor da escola, fosse o que fosse. O que esse rapaz está a fazer é bullying e não pode passar em branco.
          Não costumo meter-me nesta de dar conselhos principalmente por achar que sou péssimo em tal, mas ao ler
          pelo que estas a passar não consigo conter-me.

Mas primeiro de tudo quero dizer para não desistires, tentar ver se ainda consegues voltar (até porque em sei onde isso vai dar, podia tentar explicar mas iria demorar um pouco xD), principalmente por esta ser a tua única oportunidade de concluir no 9ºano como referiste.

Agora sobre o tal rapaz, pelo que escreveste não existe absolutamente nenhuma razão para ele ter implicado contigo o que faz não saber o que dizer sobre o comportamento dele. No entanto se ele está a fazer sentires-te desconfortável ao ponto de não quereres ires à escola desculpa mas sendo chibo ou não isso é algo que eu diria que terias de falar com algum responsável para tentar impedir antes que piore ou que tal prejudique a tua vida escolar, e o teu futuro.

Bem, agora claro que isto é provavelmente o que faria numa situação como a tua e como nunca estive em nenhuma não sem bem o que poderia aconselhar-te que fosse o melhor para tal caso, mas acho que ficar calado e evitar o problema não é o melhor.
          Até porque no final quem está a sair prejudicado disto tudo és tu.

Wish i could do more to help you [smiley=confuso.gif]

Offline quiquo

• Associad@
            • Membro Sénior
              Olá Danzz e pessoal :)

Creio que os melhores conselhos já foram passados. Eu sei que é difícil para ti esta situação mas a melhor maneira de receberes ajuda é pedi-la. Tu mereces ser ouvido, ajudado, respeitado e puderes prosseguir a tua educação e o teu caminho em paz e segurança.

O bullying tende a crescer quando o bully não vê uma reacção de defesa por parte de quem atormenta ou das pessoas que estão à volta (testemunhas). Infelizmente, na maioria dos casos, o primeiro passo para resolver estas situações tem de ser dado pela pessoa que sofre o bullying. Não, não é tudo na tua cabeça: esse rapaz é um bully e tu não tens de passar por isto. É normal teres receio mas acredita que as coisas só podem melhorar quanto mais pedires ajuda e denunciares o que se está a passar; ninguém merece passar por estas situações.

Também gostava de te poder ajudar mais. Desejo-te muita força para puderes enfrentar isto e expores a tua situação a quem te possa ajudar.

Abraço!
              Francisco  :)

P.s.: tive diversas situações em que me tentaram tornar num alvo de bullying por volta do 7º ano; pedir ajuda aos meus professores e amig@s e falar em turma que não admitia ser alvo deste tipo do gozo, tratamento, etc foram as formas como consegui ganhar força para nunca mais me tentarem colocar nessa situação.

Offline searching_the_love

• Membro Total
              Tens duas hipóteses na minha opinião (porque a terceira é não ires à escola e fazer isso por causa de um estúpido, não acho bem).

Hipótese 1: conta à professora, director, o que seja. Para meterem o rapaz na ordem.

Hipótese 2: impõe-te. Ele mete-se contigo porque vê que tu não fazes nada, é o típico idiota que se alimenta da fraqueza dos outros. esses só mesmo fazendo frente é que param, por isso deverias dar-lhe a entender que se continua, algo vai acabar mal.
              Ás vezes basta quando ele começa a meter-se contigo, olha-lhe bem nos olhos, ou levanta-te e mete-te mesmo na cara dele e pergunta-lhe "agora que vais fazer, vá, diz-me agora isso na cara?". E vais ver como piam logo mais fininho, porque percebem que se for preciso, levam troco.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                40 Respostas
                14487 Visualizações
                Última mensagem 15 de Dezembro de 2010
                por TiagoJ
                1947 Respostas
                231252 Visualizações
                Última mensagem 2 de Junho de 2019
                por hpc
                7 Respostas
                3159 Visualizações