Olá lostintime e a todxs
Pelo que nos contaste pareceu-me claro que a vossa relação não te tem servido por vários motivos. E apesar deste tipo de inquietações e sentimentos surgirem naturalmente nas relações com o passar do tempo (sejam elas à distância ou não), cabe a cada pessoa acordar a cada dia e perceber que continua a escolher estar com a(s) pessoa(s) amada(s), não porque o deve à relação, mas porque a relação serve os seus interesses, prioridades, bem-estar, necessidades.
Embora já tenha passado por uma relação à distância, a tua situação é bem mais difícil pois não consegues ver no futuro a vida conjunta que queres. E apesar de todxs tentarmos ser racionais neste tipo de situações, a verdade é que não sabemos quando as nossas prioridades e necessidades vão mudar com o tempo (e elas VÃO mudar, isto é um fato). Quando chega esse momento é necessário procurar "renegociar" e adaptar a relação, ver se ela ainda faz sentido, se não estamos nela porque nos sentimos presos, ou por convenção, ou por inércia, ou por esperar que alguém mude por nós, ou por não ter mais ninguém que nos apoie.
Eu não acredito que estejas a ser negativo. Tens as tuas necessidades e prioridades, os teus objetivos, as tuas inseguranças; é saudável falares com o teu namorado sobre o que estás a passar (a parte mais difícil e recompensadora de uma relação é partilhar as nossas vulnerabilidades, pois só assim se consegue uma melhor intimidade) e procurarem soluções em conjunto.
A escolha de ele ir para fora e manterem uma relação foi de ambos, não te deixes cair na tentação de justificar a tua situação de vida através das escolhas de outra pessoa. É compreensível que nesse momento quisesses continuar junto e experimentar algo que te era difícil, por vocês. Mas as relações estão sempre aptas a serem renegociadas a qualquer momento (e terminadas, se for o caso) e não te tens de sentir culpado por não estares a lidar com a situação da maneira "positiva" ou como achas que devias lidar.
Apesar disto tudo, também não acredito que te estejas a sentir assim apenas pela distância. Acredito que tu próprio também queres viver, conhecer pessoas, locais, viver certas experiências, crescer como indivíduo. O que é que te impede? A vossa relação como está agora é mais importante que a tua paz/felicidade/crescimento? Se tivesses na situação dele não quererias também aproveitar ao máximo?
É importante conseguirmos ser felizes por nós próprios, fazer as nossas escolhas e ter uma rede de suporte (que é algo que me preocupou quando disseste que xs amigxs dele eram xs teus e que agora te sentes isolado). De nada te serve comparares a vida dele à tua (acredita, falo por experiência própria). No final do dia a única pessoa a quem tens de dar satisfações é a ti mesmo; comparares-te e sentires que estás dependente das escolhas de alguém que pensas ter uma vida mais feliz e preenchida que a tua apenas te vai tornar completamente miserável. O máximo que podemos fazer quando conhecemos alguém cuja vida nos impacta pela "aparente" felicidade, é tentarmos lutar pelo mesmo para nós, seja o que isso for.
Um abraço e boa sorte

Francisco