rede ex aequo

Olá Visitante07.dez.2021, 18:55:41

Autor Tópico: Relações sufocantes ou relações liberais/abertas?  (Lida 9264 vezes)

Relações sufocantes ou relações liberais/abertas?

Offline choice

• Membro Ultra
  • Género: Feminino
Em que é que se enquadram? são daquelas pessoas que não conseguem estar 1seg sem o/a vosso/a namorado/a? fazem tudo juntos? ou pelo contrário, gostam de ter a vossa liberdade, de fazer as vossas coisas sem ter que estar sempre com a cara metade?

Offline corema

• Membro Elite
    Quando me falam em relações liberais/abertas é normalmente noutro sentido. São relações em que os intervenientes são livres de manter outros relacionamentos.

Quanto ao que perguntas, eu fui de férias 11 dias com os meus amigos e o meu namorado ficou por Lisboa a cuidar da minha gata :)
    Jamais poderia viver numa relação em que fosse dependente da outra pessoa para tudo. Eu funciono precisamente ao contrário, prezo imenso a minha independência.

Offline filipepaulo

• Membro Elite
      • 9 Julho 2011 - MOP + Porto Pride - foi liiiiiiido!
        • PortugalGay.pt
      Em que é que se enquadram? são daquelas pessoas que não conseguem estar 1seg sem o/a vosso/a namorado/a? fazem tudo juntos? ou pelo contrário, gostam de ter a vossa liberdade, de fazer as vossas coisas sem ter que estar sempre com a cara metade?

Acho que estamos nos dois extremos... há certas coisas que fazemos questão de estar juntos (e.g. viajar, dormir  ;D, almoçar, jantar, cinema, praia...), há outras em que gostamos da nossa liberdade (ginásio, sair à noite, praia...).

E sim... estou a responder exactamente à pergunta e não ao título "Re: Relações sufocantes ou relações liberais/abertas?" que não me parece o mais adequado...
        PortugalGay.pt - desde 1996 o site para todos os LGBTH em Português.

Offline corema

• Membro Elite

Acho que estamos nos dois extremos... há certas coisas que fazemos questão de estar juntos (e.g. viajar, dormir  ;D, almoçar, jantar, cinema, praia...), há outras em que gostamos da nossa liberdade (ginásio, sair à noite, praia...).

E sim... estou a responder exactamente à pergunta e não ao título "Re: Relações sufocantes ou relações liberais/abertas?" que não me parece o mais adequado...

Este forum tem a vantagem de conhecermos diferentes realidades. As relações são todas diferentes... Muitas vezes apetece-me dormir sozinha e sair à noite é algo que só não fazemos juntos se algum do nós não estiver presente :)

Offline Gui303

• Membro Total
          • Género: Masculino
          lol ao apelidares as relações mais "tradicionais" de sufocantes já estas a ser parcial na tua pergunta.

Offline choice

• Membro Ultra
            lol ao apelidares as relações mais "tradicionais" de sufocantes já estas a ser parcial na tua pergunta.

Bom, pode ser que a palavra não tenha sido a mais correcta visto que o que é sufocante para mim não implica que tambémb o seja para os outros, mas sim, para mim as relações ditas tradicionais são sufocantes. Dou um exemplo: à uns tempos um amigo organizou um jantar em casa dele. Quando cheguei perguntei se alguém não ia e ele respondeu-me q X n ia. perguntei pq. resposta"pq o namorado não pode vir pq está a trabalhar"... são este tipo de relações que considero sufocantes. Há quem encaixe nelas perfeitamente, há quem n consiga sequer pensar nisso!

Pelo contrário, uma relação liberal para mim não implica ter outros relacionamentos, implica sim ter liberdade que é coisa que eu não vejo nos casais que me rodeiam (amigos, familiares, etc...) e daí ter lançado este tópico. será que sou eu que estou completamente fora e que ter uma relação é mesmo assim (tradicional/sufocante) ou será que se está a voltar ao tradicionalismo de à 50 anos em que uma mulher não podia ser vista na rua sozinha? (isto levado ao exagero claro  :P)

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
              • Membro Elite
              Bem, eu estou numa relação e somos um pouco opostos neste sentido. Eu gosto muito de tê-lo sempre comigo, de estar sempre a falar com ele, etc... ele muito pelo contrário gosta de ter o seu espaço, alguma privacidade... Às vezes é difícil lidar com estas diferenças :/

Offline epilepsy

• Membro Sénior
                nada como um equilíbrio no casal!

Offline corema

• Membro Elite

Bom, pode ser que a palavra não tenha sido a mais correcta visto que o que é sufocante para mim não implica que tambémb o seja para os outros, mas sim, para mim as relações ditas tradicionais são sufocantes. Dou um exemplo: à uns tempos um amigo organizou um jantar em casa dele. Quando cheguei perguntei se alguém não ia e ele respondeu-me q X n ia. perguntei pq. resposta"pq o namorado não pode vir pq está a trabalhar"... são este tipo de relações que considero sufocantes. Há quem encaixe nelas perfeitamente, há quem n consiga sequer pensar nisso!

Pelo contrário, uma relação liberal para mim não implica ter outros relacionamentos, implica sim ter liberdade que é coisa que eu não vejo nos casais que me rodeiam (amigos, familiares, etc...) e daí ter lançado este tópico. será que sou eu que estou completamente fora e que ter uma relação é mesmo assim (tradicional/sufocante) ou será que se está a voltar ao tradicionalismo de à 50 anos em que uma mulher não podia ser vista na rua sozinha? (isto levado ao exagero claro  :P)

Eu só acho que usas as definições tradicional e liberal de forma não muito adequada. Por exemplo, eu tenho aquilo a que se chama de relação tradicional:   uma relação hetero monogâmica (imagino que é tradicional). Seja como for, é tudo menos sufocante. Vivemos os dois sozinhos em casas separadas, continuamos a ter as nossas rotinas, fazemos muitas coisas separados, etc...

Offline choice

• Membro Ultra
                    Bom, se quiserem reformulo a questão toda já que a palavra sufocantes está a criar confusão.

São mais adeptos de relações dependentes (em que os membros do casal fazem tudo juntos, em que se um não pode o outro não vai, etc...) ou independentes (não têm necessidade de estar sempre juntos, se um não pode o outro vai à mesma, férias podem ser separados que ninguém se chateia, etc...)?

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                      • Membro Vintage
                      • "Tu és rato!"
                      Eu gosto de um meio termo simpático.
                      Umas vezes sair juntos, outras não, fazer actividades em comum principalmente se são do gosto de ambos. Mas ha cosias que so agradam e dizem respeito a cada um. Dormir confesso que se estivesse num relacionamento e pudesse preferia dormir acompanhado. Gosto de tentar ter um espacinho por dia com as pessoas que gosto.  :)
                      O uso do termo sufocante de facto não me parece apropriado, mesmo com uma relação de dependência as partes podem não se sentir sufocadas.
                        Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Offline Sofia5249

• Membro Elite
                        • Amar-te á o meu maior vicio -.-'
                        Gosto de ter a minha liberdade, mas também gosto de puder sair coma pessoa com que estou...

Offline srfo1

• Membro Ultra
                          • A porta do lado ou da frente
                        Nem uma, nem outra... no meio está a virtude! :)
                          LuAzul

"Que innecesario es inventar fantasías cuando la verdad es mas fascinante"
                          (Kaler)

MRPEC

• Visitante
                          Uma relação não tem de ser sufocante... Quando o é, é porque algo não vai bem...

Uma relação aberta, penso que seja ser um casal que pode ter relacionamentos com outras pessoas a nivel sexual e ou amoroso...

Eu enquandro-me numa relação sufocante, sem que a relação seja mesmo sufocante lool... Porque ate agora nunca tive nenhuma desse genero lool :)

Offline btsferreira

• Membro Elite
                              • facebook btsferreira
                            Ja tive uma relação aberta e deu muito para o torto por isso prefiro a monogamia tradicional

Propõe um debate na tua Escola/Universidade. Info: educacao@rea.pt
                              No matter gay, straight or bi, lesbian, transgendered life. I'm on the right track baby, I was born this way

Offline jamessaints

• Associad@
                              • Membro Ultra
                              • Fairy Godfather
                                • Facebook
                              As relações abertas são boas quando se está a ter um tipo de amor de verão em que se está com alguém (ou alguéns  lol) só por que se está e não se tenciona ter qulaquer tipo de futuro com a(s) pessoa(s).

Uma relação sufocante também nao é (de todo!) boa, porque a individualidade de, pelo menos uma das partes envolvidas, se perde.

Contudo, acho que cabe a cada um decidir que tipo de relação quer ter (não sendo necessariamente um destes tipos) e viver feliz (ou não) com a escolha que fez ;)

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                              • Membro Elite
                              • call it Magic... call it true...
                              Uma relação cheia de mel , carinhos, momentos a duas , muito amor, muita amizade, cumplicidade, confiança, ..
                              mas ao mesmo tempo , cada uma tem direito ao seu espaço, tem a sua responsabilidade, os seus projetos/hobbies, amigos, compromissos, etc.
                              « Última modificação: 23 de Fevereiro de 2015 por carolinalg »
                                - carolinalg -

Offline searching_the_love

• Membro Total
                                Sinceramente, nem uma, nem outra... Embora hoej em dia não diga que não a nada.

Passo a explicar:
                                Relação sufocante em que fazemos tudo juntos e etc etcs. Já tive uma assim. O problema (na minha relação anterior, claro), descambou para o possessivo. Não podia fazer um elogio alguém -> era logo um vadio que queria ir para a cama com ele. Não podia fazer uma sugestão -> acusava-me de decidir tudo sozinho. Se algum dia não telefonasse à hora tal (por exemplo quandot inha de fazer uma viagem sem ele -> é proque já me tinha esquecido dele.
                                Enfim, tudo em demasia estraga seja o que for que tivermos bom e foi o que aconteceu.
                                Por isso agora cada vez que estou a conhecer alguém, faço logo o aviso: não tenho pachorra para ciúmes ou comportamentos possessivos. Quem quiser estar comigo tem de respeitar as minha opiniões ou bocas que saiam (por exemplo, se eu estiver com amigos e eles elogiarem alguém e pedirem a minha opinião sobre o rapaz, creio que tenho o direito e a liberdade de o fazer e não é por isso que vou deixar de gostar ou respeitar com quem estou, isto é só um exemplo).
                                Além que faz bem ao casal, de vez em quando, estarem uns dias afastados, para descansarem um do outro... Claro que isto depende de como é o dia-a-dia de cada um.

Mas uma relação em que vale tudo, estilo relação aberta, não me vejo à-vontade para o fazer, pelo menos por agora, porque cá está, não gosto de ser possessivo, nem que o sejam comigo, mas gosto de partilhar as experiências com quem estou, por isso ir sozinho a procurar outros para sexo, não me seduz, para isso faço-o com o meu namorado e daí eu agora também ser muito vocal no que procuro no parceiro também a nível sexual... Já me chegou na minha relação anterior, não só ser possessivo, como era um seco sexualmente. Não podia dizer algo mais picante, que pouco faltava para me acusar de mente porca e p*ta... Por isso agora quero alguém que tenha certezas do que quer e gosta, mas que não tenha problema em falar sobre as coisas.

Claro que não descarto no futuro, fazer algum trio, relação aberta, porque não sei qual vai ser a minha mentalidade daqui a 6 ou 7 anos, afinal ao crescer, as coisas mudam, mas vejo mais estas experiências acontecer, caso o meu namoro esteja "parado" sexualmente, e seja uma forma de matar um pouco a rotina para que não acabemos cada um para seu lado.

Por isso para mim o equílibrio entre partilhar as coisas com quem se ama, mas poder ter a minha liberdade de expressão sem ser julgado logo como "não gostas de mim" e outros comportamentos possessivos, é muito importante.

Offline imystp

• Membro Sénior
                                  • "If u never try, u'll never know"
                                  Acho q a distancia q.b. é saudavel. Toda gente precisa do seu tempo sozinha... nem que ja partilhem a vida e a casa. Eu nao aguentaria passar 24h sob 24h sempre com a mesma pessoa. Preciso do meu espaço para fazer as minhas coisas também.. e a distancia é boa para sentir saudades ^^ e as saudades são optimas de se matar

Offline _lost_

• **
                                    • Membro Júnior
                                    Aqui está um tema bem interessante e o qual cada pessoa com opiniões idênticas outras completamente diferentes.  ;)
                                    Pessoalmente, as ditas relações abertas, muito liberais, fazem-me alguma confusão contudo respeito as pessoas e quem prefere uma relação assim. Para mim não dava, acho que é modernices demais hehehe  :P

No entanto se duas pessoas namoram, nada impede de cada um ter os seus amigos, que possivelmente já tinha antes de namorar e há que haver espaço para tudo, claro que em primeiro lugar para a pessoa que se namora, mas tem que haver também disponibilidade para a família, para os amigos, até para fazer-se algo que se goste nem que seja um hobbie. 

Afinal não será isso que vai influenciar um namoro ou essa cumplicidade, mas claro que quando se ama a tal pessoa está sempre em primeiro lugar, no entanto tudo com peso e medida e com um meio termo  :)
                                      "A Felicidade é algo alcancável, basta esforço e motivação para a Vida"

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      371 Respostas
                                      68400 Visualizações
                                      Última mensagem 9 de Julho de 2014
                                      por Cardo
                                      Relações Abertas

Iniciado por WideOpen « 1 2 3 » Outras Conversas

56 Respostas
                                      10011 Visualizações
                                      Última mensagem 29 de Maio de 2013
                                      por RLUZ
                                      2 Respostas
                                      1296 Visualizações
                                      Última mensagem 27 de Outubro de 2015
                                      por Ticas:
                                      4 Respostas
                                      1717 Visualizações
                                      Última mensagem 1 de Novembro de 2016
                                      por Odra