rede ex aequo

Olá Visitante21.jan.2022, 10:24:47

Autor Tópico: Definições de Género  (Lida 9608 vezes)

Definições de Género

Offline Kharon

• Membro Total
Pessoalmente, percebido, sentido e concordado. :P Achei esse exemplo de se ser canhoto ou não interessante.

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

treino vs instinto?

Mas neste caso eu pergunto se se pode treinar a identidade de género, ou simplesmente sobrepor os papeis de género à identidade.

Não diria treinar a identidade de género, mais treinar o desempenho de papéis sociais. Se é possível sobrepôr os papéis a identidade? Bem...talvez sim, era parcialmente o que me estava a acontecer. Se se é feliz assim? Só posso falar no meu caso e a resposta é não.
    Estejam à vontade para me contactar por MPs. : )

Definições de Género

Offline BrunoMCP

• Orador(a)
    • Membro Ultra
    • Ter orgulho é rejeitar a vergonha.
    Olá.
    Gostava de saber mais sobre como é que, na vossa opinião, a minha posição encaixa na salgalhada que é o espectro de identidade e expressão de género, e como outras pessoas a vêem.
    Antes de mais, sinto-me perfeitamente confortável no meu corpo biologicamente masculino. Contudo, definir-me como cisgénero incluiria-me num conceito que sempre me pareceu absurdo, ou seja, a parte do género.
    Para ser cis, o género tem de coincidir com o sexo biológico.
    Então, apesar de estar satisfeito com o meu corpo, e de a minha expressão de género ser naquele ponto em que as pessoas que diriam logo que sou gay serem mais ou menos a mesma quantidade de pessoas que nunca imaginariam, não posso ser cis a partir do momento em que não me sinto de género nenhum.
    Também me questiono sobre o quanto esta forma de ver as coisas pode ser transfobia, mas isso é ao critério de cada um.
    Não tenho expressão de género, tenho expressão de mim, não tenho identidade de género, tenho a minha identidade.

Definições de Género

EllieDurden

• Visitante
      Fico sempre muito curiosa com o que as pessoas têm para dizer neste tema.
      Vivemos numa sociedade completamente dual e estigmatizada no que toca a papeis de Homem/Mulher e tudo o que lhe está inerente.

É algo que considero extremamente castrador e gera complexos nas pessoas dando origem a repressões e tentativas muito pouco saudáveis de oprimir e limitar a natureza comportamental de cada individuo que devia ser dissociada, a meu ver, do orgão genital que têm entre as pernas.

Isto é algo deturpador e um bocado disfuncional no que toca à psicologia social uma vez que cria ideais e referências que vemos como "o que seria natural" que padronizam as pessoas e lhes retiram traços individuas. E isto acaba por interferir com a comunidade LGBT também porque erradamente associamos os ditos "tiques" a uma sexualidade.

É tudo uma enorme confusão de conceitos e se vivessemos numa sociedade mais livre e menos castradora e se as pessoas fossem aquilo que são, o próprio conceito de gaydar ia pelo cano abaixo porque iam ver todo o tipo de expressões corporais e iam ficar todos extremamente confusos. A própria palavra "tique" ou "maneirismo" é uma prova desta dicotomia social e reforça-a.

Eu poderia perfeitamente ser um FTM extremamente "feminino" porque identidade de género não está associada a papeis. As definições de feminino e masculino não passam de construções sociais milenares (que estão muito ligadas a uma misoginia, também ela milenar, mas isso são outras conversas).

É algo educacional e influenciado pela sociedade que quer queiramos, quer não, afecta a nossa forma de agir e pensar e para conseguirmos de facto ver o quão artificiais são os tais "papeis", precisamos de nos distanciar bastante da realidade que nos é imposta.
      « Última modificação: 25 de Março de 2014 por EllieDurden »

Definições de Género

Offline carolinalg

• Moderação Geral
        • Membro Elite
        • Género: Feminino
        • call it Magic... call it true...
        A mim deixa-me chocada como é que nos formulários que preenchemos todos os dias, as instituições de todo o tipo ainda utilizam a palavra "sexo" como sinónimo de Género.

Então, colocam-nos à frente um formulário, onde deves indicar, entre muitas coisas, o teu sexo: F/M.
        E não dão mais opções do que isto. E é obrigatório.

Vendo as coisas como elas são, sexo não é género.
        Sexo é (de forma bruta e resumida, perdoem-me) aquilo que temos lá no meio das perninhas. (e aquilo que alguns humanos fazem entre eles, hehehe.)

Género é todo um espectro, um livro aberto de possibilidades muito variadas. Desde ter género a não ter, a ser fluído, a ser trans, cis, assim , cozido ou assado.

Façam as coisas como deve ser. Deixem de se interessar pelo que temos no meio das pernas e interpretem as pessoas, conheçam-nas pelo que elas são na sua essência. Dêem-lhes oportunidade de escrever qualquer coisa como (no meu caso):

género: mulher cis - com casos esporádicos de genderfluid.  :)

E depois ainda há outra coisa a ter em conta: o pronome com que se trata a pessoa. Ele, ela, sem pronome...

Oh pah, ainda estamos tão atrasados neste aspeto.
          - carolinalg -

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
          403 Respostas
          81461 Visualizações
          Última mensagem 27 de Outubro de 2011
          por filipepaulo
          Igualdade de Género/Questões de Género

Iniciado por sarinha « 1 2 3 » Geral

50 Respostas
          14880 Visualizações
          Última mensagem 26 de Março de 2017