rede ex aequo

Olá Visitante23.mar.2023, 17:02:54

Autor Tópico: Riot Grrrls e Feminismo  (Lida 10723 vezes)

Riot Grrrls e Feminismo

Rogue

• Visitante
Embora controverso, o movimento Riot Grrrl, parcialmente extinto, baseia-se num movimento musical num estilo punk, fundado por bandas como Bikini Killer e Quit Whining que canalizavam asa suas musicas para fins ideologicos feministas que baniam o sexismo e a desigualdade de direitos entre sexos.

Embora muita gente pense que este movimento so inclua mulheres certo é que tambem inclui homens, pois o feminismo não é contra os homens...

O que entendem por feminismo? Acham que ainda se vê discriminação baseada no género? O machismo foi extinto? O que acham do movimento Riot Grrrl?

Riot Grrrls e Feminismo

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
    • Género: Masculino
    • Ecce Somnium!
      • Bravis esse laboro, obscuro fio
    Como disseste e bem "o feminismo não é contra os homens". Para mim, é a luta pelos direitos (e deveres) da mulher na sociedade dado que, queiramos ou não, o machismo não foi extinto nem tão pouco desapareceram as noções básicas (mal empregues) do que é uma mulher.

Obviamente considero que já não se encontra o mesmo tipo de descriminação que se encontrava há duas décadas atrás. Certo é que a evolução da condição da mulher é lenta e pouco fundamentada uma vez que nos deparamos com a dificuldade de lutar por uma "minoria" contra os ideais já acentes na sociedade, bem como com a dificuldade de encarar certas mulheres que o levam ao exagero. (para mim, é tão mau um machista extremo como uma feminista extrema).

Mas é bom saber de movimentos como este. A música é bem recebida no nosso inconsciente, entranhando-se nos nossos valores à medida que nos vai chegando (sobretudo nos jovens, base do dia de amanhã).

É bom saber que não estamos parados ^^
      Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Riot Grrrls e Feminismo

Rogue

• Visitante
      Obrigado Miau_Elfico, adoro quando comentas os meus posts!

É logico que o sexo feminino ja não é descriminado como era antigamente, no entanto ainda há uma certa tendencia para a educação maxista. Eu observo isso ao nivel das relações sexuais, acho que existe ainda aquela ideia "se um rapaz tem varias parceiras é um homem, mas se uma rapatiga faz o mesmo... emfim... voces sabem...

Mas o feminismo é positivo para os homens, por exemplo, quando se duvida de masculinidade de um rapaz por ele gostar de se maquiar, isso é um caso de machismo, pois esta-se a partir do principio que maquilhagem é algo tipico de mulheres, nesse sentido ainda acho que há muito machismo em toda a part

Riot Grrrls e Feminismo

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
        • Ecce Somnium!
          • Bravis esse laboro, obscuro fio
        Obrigado Miau_Elfico, adoro quando comentas os meus posts!

o.O  :-X

(poligamia à visão oriental. Como me irrita isso!)

O feminismo é, sim, útil para o homem e para a mulher. Melhor dizendo, será útil para o mundo. Este não é feito só de homens nem só de mulheres. Não deixando de ter as suas diferenças, o valor de cada um depende de si enquanto pessoa que é e que se vai formando e não da sua entidade sexual.

A par desses exemplos, ocorreram-me estes:

"Se é homem é forte e deve trabalhar, se é mulher é fraca e deve educar os filhos" - lembremo-nos que na altura das grandes guerras mundiais foi a mulher que salvou certos países dado que os homens foram chamados para combater e as empresas necessitaram de quem lhes desse a mão. Provaram que mereciam uma oportunidade e, sabendo aproveitá-la, provoram que eram capazes.

Ou outro exemplo será a antiga noção de que os homens não deviam cuidar dos filhos ou cozinhar, por exemplo. Hoje, chamados "stay-home dads", os homens executam já algumas tarefas que competiam somente às mulheres, alargando, entre muitas outras coisas, os seus horizontes.

Ou um outro: a tecnologia que não para. As condições dos países regridem. A necessidade de pessoas competentes aumenta. Sendo que as mulheres podem hoje trabalhar a par do trabalho dos homens, toda a condição social está muito mais estável, podendo empregar muitas mais pessoas (sobretudo sabendo nós que há mais mulheres que homens a ter sucesso em determinadas actividades, bem como preparadas para enfrentar determinados desafios e que inclusivemente, nos dias de hoje, em termos demográficos, há maior tendência a bebés femininos).

Já para não falar que a mulher devia ser respeitada a outro nível pelo facto de ser ela quem permite a continuação da espécie humana. Ou até que só ela, por ser diferente do homem, poderá avaliar determinadas questões relativas a si ao seu filho/a ou até relativamente a determinadas questões externas.
        « Última modificação: 14 de Janeiro de 2007 por Miau_Elfico »
          Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Riot Grrrls e Feminismo

Offline Ringo Misa

• **
          • Membro Júnior
          • Género: Feminino
          • where's my yellow brick road?
            • Reino de Sonhos (blog)
          o machisto está com menos força mas ainda existe muito.
          VIVA RIOT GRRRL  \m/

Riot Grrrls e Feminismo

Offline tinat

• Membro Sénior
          VIVA RIOT GRRRL  \m/

Apoiada!!!! :up [smiley=vencedor.gif] :blush
            =) A vida é um bem precioso muito curto, por isso acorda para a vida e sê feliz!... ;)

Riot Grrrls e Feminismo

Rogue

• Visitante
            Em braga vai-se festejar o dia em que o punk faliu, ninguem quer fazer um RIOT, eu alinh!!

Riot Grrrls e Feminismo

Offline Ringo Misa

• **
              • Membro Júnior
                • Reino de Sonhos (blog)
              VIVA RIOT GRRRL  \m/

Apoiada!!!! :up [smiley=vencedor.gif] :blush

;D

Riot Grrrls e Feminismo

Offline Ringo Misa

• **
              • Membro Júnior
                • Reino de Sonhos (blog)
              Em braga vai-se festejar o dia em que o punk faliu, ninguem quer fazer um RIOT, eu alinh!!

arrrrggg mas pq voltei eu para Lisboa ;_; quero braga de nooovooo

Riot Grrrls e Feminismo

Rogue

• Visitante

querisa, Braga esta aqui para ti! Ainda não é oficial, mas com uma ajudinha levamos a coordenação a fazer po festival... Braga capital do punk e do feminismo...whooo...ate ja estou arrepiad!!!

Riot Grrrls e Feminismo

Offline Ringo Misa

• **
                • Membro Júnior
                  • Reino de Sonhos (blog)

querisa, Braga esta aqui para ti! Ainda não é oficial, mas com uma ajudinha levamos a coordenação a fazer po festival... Braga capital do punk e do feminismo...whooo...ate ja estou arrepiad!!!

lol a minha melhor amiga abriu ai uma loja de roupa alternativa recentemente (no centro comercial granjinhos). Pode ser que ela possa fazer publicidade a essas coisas na loja dela. Se quiseres manda-me mp q eu falo com ela :)

Riot Grrrls e Feminismo

Offline DuskTillDawn

• Membro Sénior
                • "Things do not change, we do!"
                Embora controverso, o movimento Riot Grrrl, parcialmente extinto, baseia-se num movimento musical num estilo punk, fundado por bandas como Bikini Killer e Quit Whining que canalizavam asa suas musicas para fins ideologicos feministas que baniam o sexismo e a desigualdade de direitos entre sexos.

Hummm...err....  [smiley=desconfortavel.gif] ..só uma pequena questão/correcção.. por acaso ali não quererias dizer Bikini Kill, não?  :wor É que é a única banda Riot Grrrl punk rock q conheço com esse nome. Bikini Killer não me parece q exista sequer. Correct me if i'm wrong, plz.
                 :P
                  "E d nv acredito q nd do q é importante s perde verdadeiram/.Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros.Comigo caminham tds os mortos q amei, tds os amigos q s afastaram, tds os dias felizes q s apagaram.Não perdi nd, apenas a ilusão d q td podia ser meu p sp" MST

Riot Grrrls e Feminismo

Rogue

• Visitante

Hummm...err....  [smiley=desconfortavel.gif] ..só uma pequena questão/correcção.. por acaso ali não quererias dizer Bikini Kill, não?  :wor É que é a única banda Riot Grrrl punk rock q conheço com esse nome. Bikini Killer não me parece q exista sequer. Correct me if i'm wrong, plz.

as bikini killer foram uma das bandas que deu mais enfase ao movimento riot grrrl, mas não te esqueças que o festival teria bandas bem mais actuais, e não seria so um festival de musica, mas uma especie de avante com punks e feministas...

Riot Grrrls e Feminismo

Offline candy cane

• Membro Vintage
                    • Orquídea azul (ex nóvózélica)
                      • não estou in the mood

as bikini killer foram uma das bandas que deu mais enfase ao movimento riot grrrl, mas não te esqueças que o festival teria bandas bem mais actuais, e não seria so um festival de musica, mas uma especie de avante com punks e feministas...

O que ela te perguntou foi se não te enganaste no nome da banda. As Bikini Kill são uma das bandas mais associadas ao movimento Riot Grrrl e das Bikini Killer nunca ouvi falar. Posso estar errada, não conheço todas as bandas associadas ao movimento mas acho que a semelhança é muita.
                      Though nothing can bring back the hour
                      Of splendor in the grass, of glory in the flower
                      We will grieve not, but rather find
                      Strength in what remains behind

Wordsworth
                      | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Riot Grrrls e Feminismo

Offline robbiexross

• *
                      • Novo Membro
                      • Turning saints into the sea.
                      Pessoalmente, já participo em fóruns e coisas afins relacionadas com o movimento Riot Grrrl há já algum tempo. É verdade, o feminismo não é contra os homens. Não é dizer que as mulheres são melhores que os homens (porque nesse caso é tão mau como dizer o contrário!), mas sim que as mulheres também são seres humanos e merecem igualdade de direitos.
                      Na minha opinião, acho que o feminismo ainda é necessário. Sim, na nossa sociedade as mulheres já podem trabalhar e votar -- mas ainda há muitas mentalidades retrógradas e existem muitos casos em que as mulheres são pagas menos ou então nem sequer são contratadas devido a licensas de maternidades e afins. E, claro, noutros países menos desenvolvidos assistem-se todos os dias a violações flagrantes dos direitos da mulher e dos direitos humanos em geral.
                      Se por um lado não enfrentamos problemas como há 100 anos atrás, é graças às nossas "antecessoras", e a elas devemos continuar a lutar pela nossa igualdade.
                      As Bikini Kill (sim, é Bikini Kill e não Bikini Killer) são uma das minhas bandas preferidas \m/ Acho que a música é uma forma crucial de chegar até aos jovens, de os fazer pensar... mais bandas assim são importantes!!

Riot Grrrls e Feminismo

Offline DuskTillDawn

• Membro Sénior
                        • "Things do not change, we do!"

O que ela te perguntou foi se não te enganaste no nome da banda. As Bikini Kill são uma das bandas mais associadas ao movimento Riot Grrrl e das Bikini Killer nunca ouvi falar. Posso estar errada, não conheço todas as bandas associadas ao movimento mas acho que a semelhança é muita.

;)
                        Obrigada novoselic!
                        Era precisamente isso!
                          "E d nv acredito q nd do q é importante s perde verdadeiram/.Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros.Comigo caminham tds os mortos q amei, tds os amigos q s afastaram, tds os dias felizes q s apagaram.Não perdi nd, apenas a ilusão d q td podia ser meu p sp" MST

Riot Grrrls e Feminismo

Ah-e-Tal

• Visitante
                          Há em Lx onde se ouça Riot Grrrl?

Riot Grrrls e Feminismo

Offline Atomic

• Membro Ultra
                            • Everything changes when you grow old...
                              • Somos Blergh
                            Tive uma fase da minha vida em que andei a ouvir Bikini Kill e Bratmobille por curiosidade, adorei a vibe mas acho a execução demasiado raw para conseguir apreciar.

Dito isto estou eternamente apaixonado pela Rebel Girl das Bikini KIll e mais uma ou outra das Bratmobille

EDIT: Fui ouvir agora e dei de cara com isto: Hole - Violet Estou apaixonado!!
                            « Última modificação: 29 de Dezembro de 2017 por Atomic »

Riot Grrrls e Feminismo

Offline سامانتا

• Associad@
                              • Membro Ultra
                              • pretty in scarlet
                              OMG!!! Não sabia da existência deste tópico!! Abençoado sejas, Atomic, por desenterrares isto (acabei de dar um pulo e de acordar, mesmo!!!).  ;D :heart

Adoro o movimento Riot Grrrl, apesar de algumas problemáticas. Eu mesma considero-me uma riot grrrl (dos tempos modernos  lol). Tenho tatuado a capa de um dos álbuns das Bikini Kill e é um dos géneros musicais que mais escuto. Há uns tempos li o livro «Girls to the Front: The True Story of the Riot Grrrl Revolution» da Sara Marcus e é sagrado para mim. Para quem estiver com interesse em saber mais sobre o movimento, aconselho porque não deixa de lado as partes más também e acaba por ser uma visão muito verdadeira - e isso é óptimo porque apesar de algumas coisas menos boas, é aprendendo com esses erros que melhor se estrutura um feminismo que chega a mais gente.

Ando há algum tempo a reunir material para fazer as minhas próprias zines. Alguém faz? Era uma parte bastante importante do movimento e algo que me fascina bastante.  :)
                              Quanto à música, desde Bikini Kill a Sleater Kinney, Heavens to Betsy, L7, Jack Off Jill, Babes in Toyland, Lunachicks, 7 Year Bitch, agora as portuguesas Anarchicks.... escuto diariamente. Hole é a minha banda preferida e, em teoria, pode ser considerada parte do movimento apesar da Courtney Love ter em tempos negado fazer parte dessa onda. Enfim. Talvez volte a este tópico mais tranquila mas é que realmente é um assunto pelo qual sou apaixonada e fiquei super encantada por encontrar o tópico aqui - não conheço mais alguém que se interesse ou que se identifique como eu pelo movimento e pelas bandas que o sustentam. E é um movimento que tem bastante influência na minha vida e no tipo de pessoa que sou e que estou a moldar.  :heart :up
                              « Última modificação: 29 de Dezembro de 2017 por سامانتا »
                                «Open your eyes, open your mind,
                                proud like a god, don't pretend to be blind.
                                Trapped in yourself, break out instead,
                                beat/feed the machine that works in your head»
                                - Guano Apes

Riot Grrrls e Feminismo

Offline Atomic

• Membro Ultra
                                • Everything changes when you grow old...
                                  • Somos Blergh
                                https://www.youtube.com/watch?v=-SyBR-M2YvU

Ando a viver desde Janeiro com Le Tigre e Hole!

Riot Grrrls e Feminismo

Offline daniel_ferreira666

• Membro Ultra
                                • A VERGONHA É A SOMBRA DO AMOR - PJ HARVEY
                                Provavelmente o estilo que mais ouço.
                                Quanto às perguntas, o machismo não está extinto mas já teve mais força, penso que deviso a uma maior abertura de consciêcias e mentalidades.
                                Feminismo para mim é uma luta pela igualdade de género, infelizmente ainda vejo muita gente mal informada quanto à definiçao do mesmo.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                  13 Respostas
                                  6847 Visualizações
                                  Última mensagem 15 de Novembro de 2011
                                  por Miguel★
                                  24 Respostas
                                  8243 Visualizações
                                  Última mensagem 29 de Janeiro de 2018
                                  por solitude
                                  0 Respostas
                                  9391 Visualizações
                                  Última mensagem 21 de Janeiro de 2019
                                  por anadeoli