rede ex aequo

Olá Visitante28.out.2021, 08:13:44

Autor Tópico: O meu filho quer ser menina  (Lida 5268 vezes)

O meu filho quer ser menina

Offline Inês Sousa

• *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
Sou mãe de um menino de 7 anos. Estou separada do pai desde que ele tem 2 anos e meio. Posteriormente divorciei-me.
Desde  que sabe falar que o meu filho rapaz quer ser menina. O meu ex-marido colocou-me uma acção em tribunal porque quer ficar com a criança a seu cargo. Acusa-me de que estou a depravar o nosso filho permitindo que se vista como menina em casa. Preciso com urgência de encontrar um perito que possa alegar que esta é uma situação congénita e não provocada pela minha educação "depravada". Caso contrário o meu filho arrisca-se a ser alienado da mãe. Não encontro em Portugal ninguém com experiência nestes casos na infância.

Offline Soul Survivor

• Associad@
    • Membro Sénior
    • Género: Masculino
    Cara Inês Sousa,

não consegui deixar de ficar sensibilizado pela situação, que imagino de grande aflição. De facto não existe nenhuma educação "depravada" da sua parte.

Infelizmente esta não é a minha área de especialização, nem conheço ninguém de perto que possa imediatamente ajudá-la.

Mas lembrei, que existe uma associação de mães e pais pela liberdade de orientação sexual e identidade de género. Conheço a associação e tenho a certeza que mais facilmente a poderão ajudar, pode ser que já tenham lidado com algum caso semelhante e a consigam ajudar facilitando contactos ou em qualquer outro tipo de apoio.

Aqui fica a página da associação: http://www.amplos.pt/

Espero que rapidamente consiga solucionar esta situação da melhor forma.

Tudo de bom e força!

André
      you only see what your eyes want to see

Offline Inês Sousa

• *
      • Novo Membro
      Muito obrigada, pela solidariedade e a sugestão. Vou tentar contactar esta associação.
      Depois darei feedback.

Offline LunaMSilva

• *
        • Novo Membro
        • Kiam la kor' forte batas, nenio ĝin haltas!
        Bom dia, Inês!

Não pude deixar de reparar na mensagem que deixou, acerca do seu filho.
        Eu julgo que deve, como figura parental, deixar que a criança tenha liberdade para descobrir a sua orientação sexual e identidade de género. Portanto, está a agir correctamente. Não se preocupe.
        Em relação ao pai da sua criança, ele sim, deve estar sensibilizado e aceitar que o filho pode não fazer parte desta sociedade bastante discriminatória, onde o binarismo de género está demarcadamente presente.

Não posso, já agora, deixar de me sentir revoltada, se o seu ex-marido a processou, pelo facto de a Inês dar liberdade à criança para se descobrir. A criança está mais do que no seu direito de vestir roupas de que género for e dar-se mais com determinado género. É uma crueldade tremenda obrigar uma criança a ser algo que não sente ser.

A atitude mais correcta, a meu ver, é levar a criança a um(a) psicólogo/a ou sexólogo/a. Eles, sim, podem determinar se o seu filho sofre daquilo que eles afirmam ser uma patologia (a meu ver, não) denominada Perturbação de Identidade de Género, que se resume, basicamente e mais conhecidamente, por transexualidade. Pelos conhecimentos que tenho, nem todos os médicos psicólogos e sexólogos lidam com estes assuntos nas crianças, pois acham que o seu cérebro não está suficientemente desenvolvido, etc. No entanto, há sinais que as crianças manifestam insistentemente e que determinam se a criança é ou não transexual. Obviamente que, tratando-se de este tipo de caso, é bem possível que o seu filho tenha de ser acompanhado durante um bom período de tempo até que lhe seja (ou não) diagnosticada a tal dita "patologia".

Mais não posso fazer, mas julgo que seja essa a atitude a ter.
        Espero ter ajudado e boa sorte com tudo! :)

Luna
          Kial plori se viaj larmoj ne reduktos la doloron?
          Kial ĝisi al la mondo se vi povos baldaŭ pli bone vivi?

Estu vi mem kaj disvastigu la amon! Por vi, por ĉiuj ni!
          <3

Nutopia

• Visitante
          Boa tarde.

Infelizmente, não tenho as respostas (de ajuda) que tanto anseia, contudo sei que elas são possíveis e torço para a sua rápida chegada, ao vosso seio.

Pretendo, apenas, deixar-lhe (pois assim o desejo) uma possibilidade para introduzir novas lentes, num sentido de  "mudar a visão", do seu (ex)marido, perante toda a situação; refiro-me ao filme: Ma Vie en Rose (1997), de Berliner, que retrata a vida familiar de Ludovico Fabre, uma criança de 7 anos que, apesar de ter nascido em corpo de menino, se sente menina.
          Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Faço votos a uma resolução positiva e coragem!

Atenciosamente,
          Ariana
          « Última modificação: 7 de Dezembro de 2013 por Nutopia »

Offline JDelgado

• Membro Elite
            • Simply lost
              • Facebook
            Deixo aqui o link do grit Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transsexualidade onde tem um email onde os poderá contactar para responder as suas questões e com a sua situação. Penso aqui consiga ter um apoio mais direccionado e especializado sobre este assunto

http://ilga-portugal.pt/actividades/grit.php
              Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
              Basta saber encontra-la

Offline Rod.Santos

• *
              • Novo Membro
              Olá... Acredito que deves estar a passar por um período complicado. De um lado o teu filho do outro o teu ex-marido.

Mas o teu ex-marido não colocou acção alguma contra TI, mas sim uma acção de regulação do exercício das responsabilidades parentais que (às vezes em teoria) visam o superior interesse da criança; ou seja, quem (se não até ambos) poderá contribuir para o melhor desenvolvimento físico e psiquico do menor.

Ora, a transexualidade está bem estudada e existem profissionais qualificados para aferir desse tipo de casos, os quais exigem acompanhamento. Portanto, nunca ele poderá acusar-te de alguma coisa sem provas de tal.

Se queres um conselho, a acção é o menos, preocupa-te em levar o teu filho a um pedopsicologo e expor o caso.

Se quiseres conversar melhor, chama-me no privado. Sou jurista.
              « Última modificação: 8 de Dezembro de 2013 por Rod.Santos »

Offline Thiaguito

• *
                • Novo Membro
                Que situação difícil... Não sei até que ponto podemos falar já de transexualidade, visto que a criança ainda é pequena. Sei de rapazes homossexuais que em pequenos, bem pequenos, diziam que queriam ser 'meninas', mas cujo crescimento levou a que se identificassem com o seu sexo biológico. O melhor seria ir com a criança a um pedopsiquiatra para que o mesmo pudesse ajudar, mas, cuidado: muitos não estão suficientemente esclarecidos e tecnicamente preparados para ajudar nestes casos. Tratando-se de transexualidade, a criança deve ser acompanhada desde já para que seja possível conformar o seu corpo à sua verdadeira identidade de género, a feminina neste caso. Sendo transexual, é uma menina que está 'aprisionada' num corpo estranho, daí as manifestações de feminilidade próprias de qualquer menina. Quanto ao pai, enfim, se a homossexualidade, que é uma orientação sexual, ainda suscita tantos problemas, que diremos da transexualidade que envolve outro tipo de questões... Muitos pais, a maioria, não estão preparados.

Muita sorte e que tudo corra bem!

Offline Adónis

• Membro Sénior
                  Como profissional de saúde devo dizer que em Portugal a sociedade ainda não tem conhecimentos para entender que para nos podermos identificar totalmente com um género deveremos preencher uma totalidade de requisitos:

- ser reconhecidos pela sociedade como homens ou mulheres;
                  - identificarmo-nos com o género masculino ou feminino;
                  - ter orgãos sexuais masculinos ou femininos;
                  - ter um determinado genoma que determina um ou outro genéro;
                  - a constituição cromossómica.

Quando um destes itens não é claro temos então pessoas com alguma ambiguidade na sua identidade de género. E isso não implica que essas pessoas queiram necessariamente submeter-se a processos de «mudança de sexo». Existem homens que se identificam com o género feminino mas que recusam uma mudança física.

É fundamental que não se sinta culpada pois é uma situação normal que sempre ocorreu ao longo da História. Noutras culturas estas pessoas com identidade de género ambígua eram enquadradas no chamado Terceiro Sexo e eram considerados seres superiores. Normalmente os membros do Terceiro Sexo eram encaminhados para papéis religiosos e assumiam importantes papéis nos povos e tribos a que pertenciam.

É importante que procure um bom psicóogo ou psiquiatra que a acompanhe neste processo. Infelizmente parte da nossa classe médica é muito imparcial e está doutrinada pela educação católica. Recomendo que procure a Doutora Ana Matos Pires.

Saudações.
                  « Última modificação: 4 de Fevereiro de 2014 por Adónis »

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                    107 Respostas
                    85060 Visualizações
                    Última mensagem 11 de Abril de 2019
                    por Pretty Boy
                    657 Respostas
                    125356 Visualizações
                    Última mensagem 19 de Julho de 2014
                    por Lehane