rede ex aequo

Olá Visitante20.out.2021, 07:36:02

Autor Tópico: Problemas com o dentista  (Lida 4550 vezes)

 
Problemas com o dentista
#0

Offline borbodi

  • *
  • Novo Membro
  • Género: Outro
Olá.
Eu gostava que me dessem a vossa opinião em relação a este problemazito que eu tenho com a minha dentista.
Há 6 anos atrás eu meti aparelho dentário. O meu problema era o maxilar superior descaído. Não sei explicar muito bem. Mas o que importa é que eu pus o aparelho e o que a dentista me disse é que no máximo em 3 anos o tratamento estava pronto.

As coisas foram andando. Um mês ela apertava, outro mês alargava, outro ela faltava à consulta (a dentista ia uma vez por mês à clínica onde eu andava, tratar de todos os aparelhos dentários), havia meses em que ela não fazia nada, outros meses ela nem se apercebia que havia ferros soltos ou descolados, tinha de ser eu a lhe dizer algumas vezes.
Eu comecei a não gostar da atitude descuidada dela, mas pensando que as coisas estavam a ir para a frente deixei-me ficar.

Os anos foram passando e eu comecei a fazer pressão e a pedir explicações pela demora, até que 4 ou 5 anos depois fui pedir uma opinião a outro dentista especialista. Nessa altura eu tinha o aparelho superior e inferior. O dentista a quem eu pedi a opinião disse-me que os dentes debaixo não estavam nem perto de estarem direitos e no aparelho superior ainda haviam correcções a serem feitas. Ele disse-me que tinha no mínimo mais um ano de trabalho e que era impensável retirar o aparelho superior sem o inferior estar direito (isto porque eu disse-lhe que a minha dentista me andava a prometer que tirava o de cima a qualquer altura).
Fiquei furiosa, fui falar com a minha dentista. Ela fez promessas mas a verdade é que já se passaram 6 anos e eu não vejo melhorias. Tenho dúvidas quanto ao estado dos meus dentes no final do tratamento. Vou pedir novamente outra opinião, mas quero fazer alguma coisa em relação a isto.
A minha vontade é fazer uma queixa à ordem dos médicos dentistas mas não sei se isso será exagerado. Mas depois penso que durante 6 anos ela andou a brincar com os meus dentes e o meu dinheiro. São 6 anos! Para quem disse que em 3 estava tudo resolvido... alguma coisa não está bem. E não sou apenas eu que tenho queixas, os outros pacientes também estão chateados com as atitudes e a maneira dela fazer o tratamento.
Devo seguir para a frente com uma queixa?

    Problemas com o dentista
    #1

    dre_o

    • Visitante
    Normalmente sou a favor de resolver as coisas a bem MAS trata-se da tua saúde.

    Creio que é considerado Negligência Médica... o que é crime.

    Eu iria em frente com a queixa. Ela não te vai devolver o dinheiro que lhe pagaste quase de certeza...

      Problemas com o dentista
      #2

      Offline borbodi

      • *
      • Novo Membro
      • Género: Outro
      A vontade é mesmo muita, principalmente pela atitude dela em relação a isto tudo.
      Vou procurar a opinião de outro dentista novamente, quero saber o estado dos meus dentes antes de fazer qualquer coisa.  :blush


        Problemas com o dentista
        #3

        Karma

        • Visitante
        Olá borbodi!

        Sou assistente dentária e confirmo-te que normalmente o tempo previsto para andar de aparelho é cerca de 2 anos +/- , no entanto isto varia de caso para caso como é óbvio.
        Além disso,  é impensável sim tirar o aparelho sup. sem os dentes inferiores estarem correctamente posicionados.
        Todas as consultas mensais às quais te apresentas-te deveriam ser para a medica dentista fazer a manutenção do aparelho e ver obrigatoriamente se havia algum arame fora do sitio ou brackets descolados pois na falha deste ponto é lógico que vai atrasar a evolução do teu tratamento.
        É muito exagerado andares 6 anos de aparelho... já devias ter o teu problema resolvido à imenso tempo. Aconselho-te sim a reclamares o teu descontentamento e a procuras uma 3ª opinião.

        Caso resolvas mudar de dentista e este  profissional pegar no teu caso de inicio ou seja ele te tirar esse e  colocar um aparelho dele procura um dentista que coloque: Aparelhos Damon uma vez que são novos no mercado e a rapidez de evolução nos tratamentos é muito significativa... deixo-te em baixo (no spoiler) uma imagem deste tipo de aparelho, se reparares não leva borrachas coloridas mas é mesmo assim. As pintinhas coloridas sao apenas marquinhas dos brackets serem novos mas saiem à primeira escovagem.

        Spoiler (clica para mostrar/esconder)

        Mais alguma duvida e se poder ajudar, é so dizeres...  :)

          Problemas com o dentista
          #4

          Offline Mr Unchained

          • *****
          • Membro Vintage
          • Género: Masculino
          • Cada passo segue um ritmo!
          Karma, sem querendo abusar, mas já abusando e o que achas do aparelho invisalign? (imagem em spoiler) Eu como vivo da minha imagem, preciso de algo bem discreto, sei que é dispendioso, mas estou disposto a pagar, mas não sei se é bom  :-X

          Spoiler (clica para mostrar/esconder)

          _______

          Borbodi, eu acho que devias fazer queixa, o dobro do tempo que era esperado é um exagero.
            Dá um passo a seguir ao outro sem medos, se tropeçares e caires, podes levantar e aprender andar melhor :)

            Problemas com o dentista
            #5

            Offline borbodi

            • *
            • Novo Membro
            • Género: Outro
            Olá karma! Eu nunca pensei muito na hipótese de começar o tratamento noutro dentista. Se começar noutro tenho de voltar a pagar outro aparelho e neste momento ando na universidade, o dinheiro não dá para muita coisa. Depois de 6 anos já só quero fazer queixa da dentista para ver se ela aprende. Parece um pouco infantil talvez. Mas se ninguém fizer queixa dela ela vai continuar sempre assim. Ela é assim com todos os pacientes daquela clínica.
            Sabes como funcionam as queixas?

            --------
            Já tinha ouvido falar desse aparelho sem borrachinhas.

              Problemas com o dentista
              #6

              Karma

              • Visitante
              Karma, sem querendo abusar, mas já abusando e o que achas do aparelho invisalign? (imagem em spoiler) Eu como vivo da minha imagem, preciso de algo bem discreto, sei que é dispendioso, mas estou disposto a pagar, mas não sei se é bom  :-X

              Spoiler (clica para mostrar/esconder)


              Olá :)

              Bem em relação ao aparelho invisalign que te referes não te sei dar uma opinião muito concreta... pelo que ouvi (segundo a ortodontista da clínica onde trabalho) é extremamente dispendioso sem duvida. Aquilo é uma sucessão de goteiras que vais colocando até os dentes ficarem correctamente posicionados. Informa-te se é para colocar apenas à noite ou durante o dia também pois se for durante o dia não fica nada estético pois nota-se sempre o plástico e há sempre alguma acumulação de saliva.
              Desculpa por não te poder ajudar mas realmente não trabalhamos com este tipo de aparelho por causa do seu elevado custo e não ser muito compensatório.

              Desaconselho-te totalmente (caso te coloquem tambem esta hipotese) a colocaçao de aparelho normal mas com brackets transparentes. Muitas vezes, os dentistas referem este aparelho tambem por ser mais estetico mas a verdade é que fica muito feio com o passar do tempo pois os brackets vao escurecendo e o arame será sempre de metal. Particularmente acho horrivel. Deixo-te uma imagem em spoiler

              Spoiler (clica para mostrar/esconder)

              - Não sei qual é o teu caso, mas os aparelhos damon sao muito bons apesar de serem em metal são uns brackets mais pequenos e o processo de evolução é bastante rápido por isso não andarias muito tempo com ele. Digo isto, sem ver que tipo de "problema" tens atenção, pois o tempo é sempre variável.

              ___________________________________________________________________________________________________

              Borbodi,

              não faço a mínima ideia de como funcionam as queixas... mas pesquisa se a medica em questão esta inscrita na Ordem dos Médicos Dentistas (devia estar obrigatoriamente) e a partir daí tiras o numero da sua cédula profissional e fazes a queixa.
              « Última modificação: 17 de Agosto de 2013 por Karma »

                Problemas com o dentista
                #7

                Offline Dreamer

                • *****
                • Associad@
                • Membro Total
                • Género: Masculino
                • Veni. Vidi. Vici.
                Espero que o teu problema tenha ficado resolvido @borbodi! Em relação ao teu caso subscrevo tudo o que a @Karma referiu e acrescento que cada caso é um caso, o que a tua dentista disse foi uma estimativa e não um prazo fixo.

                Normalmente para os aparelhos comuns (fixos) a duração do tratamento costuma ser de 2 a 3 anos e para os aparelhos Damon (que a @Karma referiu) ronda 1 ano e meio. Estas médias não são obrigatórias, todos os diagnósticos são diferentes. As alterações morfológicas da arcada dentária e a duração do tratamento variam muito de paciente para paciente.

                Em todo o caso e para quem quiser autuar umx médicx dentista deve, primeiramente, tomar conhecimento do Código Deontológico .

                Passo a citar o Artº 9º:

                Responder
                Condições de exercício

                1.O médico dentista deve tentar assegurar as melhores condições possíveis para a prestação dos seus actos médico-dentários, de molde a melhor satisfazer as necessidades de tratamento do doente.

                2.O médico dentista tem o direito à liberdade de fazer juízos clínicos e éticos, e à liberdade de diagnóstico e terapêutica, agindo, sempre, de forma independente.


                Em contrapartida temos o Artº 8º que poderíamos aplicar ao caso da @borbodi:

                Responder
                Dever fundamental
                1.Todo o médico dentista tem o dever de assegurar ao seu doente a prestação dos melhores cuidados de saúde oral ao seu alcance, agindo com correcção e delicadeza.

                2.O médico dentista poderá ser responsabilizado pela prestação de actos médico-dentários manifestamente desadequados, bem como pela prestação manifestamente desadequada de actos médico-dentários, quando dadas as circunstâncias concretas do caso lhe era objectivamente exigível a actuação de forma distinta.


                E ainda assim se quiserem avançar com a queixa, podem fazer o download do formulário presente no site oficial da OMD e depois de preenchido enviar para cdd@omd.pt . Posteriormente o Conselho Deontológico irá avaliar a queixa e tomar as devidas providências contra x médicx dentista.


                « Última modificação: 11 de Junho de 2016 por Evil_King »
                  Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.
                  Jean Cocteau

                   

                  Tópicos relacionados

                    Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                  51 Respostas
                  11753 Visualizações
                  Última mensagem 31 de Maio de 2011
                  por btographer
                  269 Respostas
                  74249 Visualizações
                  Última mensagem 27 de Junho de 2013
                  por Cardo
                  1817 Respostas
                  295292 Visualizações
                  Última mensagem 27 de Agosto de 2019
                  por Fernando Pinheiro
                  Resolução de problemas & Entreajuda!

                  Iniciado por nicsparks « 1 2 ... 5 6 » Apoio Não-LGBT

                  119 Respostas
                  26416 Visualizações
                  Última mensagem 13 de Julho de 2008
                  por Mr Unchained
                  3 Respostas
                  1465 Visualizações
                  Última mensagem 3 de Dezembro de 2013
                  por Stillness