rede ex aequo

Olá Visitante29.mai.2023, 04:24:36

Autor Tópico: Herman José, vitima de homofobia ou nao?  (Lida 16744 vezes)

Herman José, vitima de homofobia ou nao?

Offline HLuso

• Membro Elite
  • Género: Masculino
  • Nós somos as palavras que escrevemos....
olá a todos:

Gosta de vos deixar aqui uma questão para debate sobre o Herman José e o seu programa "Hora H"...

Na minha opinião eu considero este programa girissimo, é um programa à velha moda do Herman, aquele tipo de sketch sempre a "avacalhar", tipo  a "velha e o mestre", "Camara 2", a super tia taradona e suas sobrinhas ...etc, etc...para mim o programa é optimo e recomenda-se, humor à melhor maneira do tio herman...

Contudo o programa dá a uma hora tardia e tem fracas audiencias....

Mas na realidade o que me leva a vir aqui escrever, é se nao se terá gerado, um sentimento marcadamente homofobico de recusa às criações Herman?

Digo isto porque frequentemente, e em varios circulos de conversas, ouço varias pessoas a dizer:

"eu até gostava do Herman, mas desde que soube que era gay...."

"O herman tornou-se a decadencia, com aquele cabelo louro, ficou tao maricas, nunca vi o programa dele, uma decadadencia"

etc etc...varios comentarios desses, de muita e muita gente, que nem perdeu tempo a ver se o programa tinha graça, qualidade ou não, e que rotulou logo de decadente...

Será que eu estou errado e na realidade tou a exagerar?Ou será que o Herman foi julgado por homofobia...

Na minha opinião, o herman nunca faz nada pela comunidade gay, mas apesar de tudo, eu como homossexual, sinto vontade de fazer algo por ele, nem que seja este post de debate...

Vitima ou nao?

Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

plan b

• Visitante
    Não. A decadência do seu trabalho nada tem a ver com a cor do cabelo. Honestamente, tempos antes de ele ter pintado o cabelo e ter assumido uma postura mais esterotipadamente "homo", já nutria um certo "descontentamento" pelo trabalho dele. O então seu programa, deixou de ter piada simplesmente. Notava-se que por vezes era quase um sacrificio para ele mesmo, o fazer. Pelo menos era assim que eu analisava e tinha percepção das coisas.
    É claro que ter o seu nome envolvido no maior escândalo de Pedófilia deste país não abona em nada a seu favor. Não abonaria ninguém. Mas isso não será a razão maior das pessoas não se interessarem pelo seu trabalho como antigamente. O Herman está gasto, cansado. Sem criatividade. E sem isso não se vai a lado nenhum. Foi um bom comediante, mas actualmente não me diz nada. Destaco o "Tal Canal", que só pude ver através das repetições dadas na RTP2, e o Herman Enciclopédia como grandes pontos da sua carreira.
    « Última modificação: 7 de Maio de 2007 por plan b »

Offline HLuso

• Membro Elite
      Não. A decadência do seu trabalho nada tem a ver com a cor do cabelo. Honestamente, tempos antes de ele ter pintado o cabelo já nutria um certo "descontentamento" pelo trabalho dele. O então seu programa, deixou de ter piada simplesmente. Notava-se que por vezes era quase um sacrificio para ele mesmo, o fazer. Pelo menos era assim que eu analisava e tinha percepção das coisas.
      É claro que ter o seu nome envolvido no maior escândalo de Pedófilia deste país não abona em nada a seu favor. Não abonaria ninguém. Mas isso não será a razão maior das pessoas não se interessarem pelo seu trabalho como antigamente. O Herman está gasto, cansado. Sem criatividade. E sem isso não se vai a lado nenhum. Foi um bom comediante, mas actualmente não me diz nada. Destaco o "Tal Canal", que só pude ver através das repetições dadas na RTP2, e o Herman Enciclopédia como grandes pontos da sua carreira.

Mas já viste a "Hora H"?
        Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

plan b

• Visitante
        Não. A decadência do seu trabalho nada tem a ver com a cor do cabelo. Honestamente, tempos antes de ele ter pintado o cabelo já nutria um certo "descontentamento" pelo trabalho dele. O então seu programa, deixou de ter piada simplesmente. Notava-se que por vezes era quase um sacrificio para ele mesmo, o fazer. Pelo menos era assim que eu analisava e tinha percepção das coisas.

Mas já viste a "Hora H"?

Já. Vi os primeiros 3 programas com esperança que a coisa melhorasse. Não gostei.

Anyway: Não descarto a hipótese de o Herman sofrer algum tipo de homofobia, quem não sofreria na posição e exposição dele? ;) Mas como referi no meu post anterior penso que não seja esse o motivo para as pessoas terem perdido um certo interesse no trabalho dele.  :)
        « Última modificação: 7 de Maio de 2007 por plan b »

Offline paulosabino

• Associad@
          • Membro Vintage
          Não concordo quando se diz que o Herman nunca fez nada pela comunidade LGBT, fa-lo á sua maneira.. neste novo programa tem uma personagem que o confirma..  quanto a ser alvo de homofobia.. eu lembro de ter cerca de 8 anos quando ouvi pela primeira vez a palavra panel**** e foi quando um vizinho meu que se encontrava em casa dos meus avós nesse dia fez o comentario tipo "mudem o canal porque está a dar o p********". nunca mais me esqueci da conotação negativa que foi aplicada naquele momento, nem foi posto em causa se o programa era bom ou não, simplesmente ele era p******** e isso bastaria para que não se assistisse ao programa.. por isso e por outras situações relacionadas, julgo que sim, que o Herman de certa forma tera sempre sido desfavorecido pela sua suposta orientação sexual.. No entanto isto só confirma o grande humorista( e a meu ver um reivindicador nato e excelente crítico ) que ele é, pois os seus programas apesar de tudo têm sido na maioria líder de audiências :)
          « Última modificação: 7 de Maio de 2007 por paulosabino »
            - Vai chover...   
             - Vai tu!!!!!!!!!!

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
            • Género: Feminino
              • Homofobia
            Penso que acima de tudo ele ficou desgastado na opinião pública pela fraca qualidade do seu trabalho nos últimos anos, tanto que há quem não tenha paciência para dar segunda oportunidade ao qual presumo que talvez, se dá em mau horário (não sei, porque vejo pouca televisão) também não ajude. Não creio que ele esteja a ter falta de sucesso por homofobia, até porque quem é verdadeiramente bom no que faz (ou continua a sê-lo), diz-nos a regra que temos de todos os países europeus, mesmo depois do público saber que essa figura é homossexual não se tem visto o seu sucesso afectado. Também pode ser que a "suposta" ligação aos casos de abuso de menores da casa pia o possa ter afectado, mas isso é de outro foro. Acima de tudo acho que está relacionado com o seu trabalho em si como comediante, em primeiro lugar. Se ele está a fazer um trabalho melhor, pode ser que a situação se inverta. Mas que há desgaste profissional, penso que há. :)
              "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline android

• Membro Vintage
              o programa parece estar ligeiramente melhor agora (com mais piada) mas n cheguei a pensar nessa relação e duvido muito que seja uma razão plausível para o crescente afastamento entre o Herman e as audiencias. O programa simplesmente começou mal e logo aí afastou uma secção de fãs que ficaram desiludidos com este regresso... 

Offline Moss Deb

• Associad@ Honorári@
              • Membro Elite
              Penso que acima de tudo ele ficou desgastado na opinião pública pela fraca qualidade do seu trabalho nos últimos anos, tanto que há quem não tenha paciência para dar segunda oportunidade ao qual presumo que talvez, se dá em mau horário (não sei, porque vejo pouca televisão) também não ajude. Não creio que ele esteja a ter falta de sucesso por homofobia, até porque quem é verdadeiramente bom no que faz (ou continua a sê-lo), diz-nos a regra que temos de todos os países europeus, mesmo depois do público saber que essa figura é homossexual não se tem visto o seu sucesso afectado. Também pode ser que a "suposta" ligação aos casos de abuso de menores da casa pia o possa ter afectado, mas isso é de outro foro. Acima de tudo acho que está relacionado com o seu trabalho em si como comediante, em primeiro lugar. Se ele está a fazer um trabalho melhor, pode ser que a situação se inverta. Mas que há desgaste profissional, penso que há. :)

Concordo plenamente! :P

Offline Sakura

• Associad@ Honorári@
                • Membro Elite
                • "Nobody sits in my chair."
                  • SNAFU
                Concordo com o que foi dito mais acima.. não considero que o trabalho do Herman esteja a ser prejudicado por qualquer questão de homofobia mas simplesmente porque existe o tal desgaste profissional.
                  "I always felt there were two kinds of people: wolves and sheep - those who kill and those who get killed."

Offline HLuso

• Membro Elite
                  Li com atenção as vossas opiniões sobre o desgaste profissional etc..e claro que fazem sentido..

..mas será que o Herman não está a explorar uma imagem demasiado gay para a nossa sociedade, o constante recurso a personagens travestis etc....isso não afasta o espectador hetero???

O que é ser demasiado gay em Portugal?

Afinal como é que se pode ser gay, ou fazer humor gay em Portugal...???

Ou será que os Portugueses não gostam mesmo de qualquer tipo de´"folclore" gay? Não acham mesmo piada e repudiam...a nao ser que que o personagem gay seja do estilo humilhante para a condição gay?!

Será isto homofobia ou nao???Ou melhor, onde começa e acaba a homofobia nestes casos?

« Última modificação: 7 de Maio de 2007 por HLuso »

Offline HLuso

• Membro Elite
                    Não concordo quando se diz que o Herman nunca fez nada pela comunidade LGBT, fa-lo á sua maneira.. neste novo programa tem uma personagem que o confirma..  quanto a ser alvo de homofobia.. eu lembro de ter cerca de 8 anos quando ouvi pela primeira vez a palavra panel**** e foi quando um vizinho meu que se encontrava em casa dos meus avós nesse dia fez o comentario tipo "mudem o canal porque está a dar o p********". nunca mais me esqueci da conotação negativa que foi aplicada naquele momento, nem foi posto em causa se o programa era bom ou não, simplesmente ele era p******** e isso bastaria para que não se assistisse ao programa.. por isso e por outras situações relacionadas, julgo que sim, que o Herman de certa forma tera sempre sido desfavorecido pela sua suposta orientação sexual.. No entanto isto só confirma o grande humorista( e a meu ver um reivindicador nato e excelente crítico ) que ele é, pois os seus programas apesar de tudo têm sido na maioria líder de audiências :)

Olha, eu concordo totalmente contigo, penso precisamente a mesma coisa, e acho que ele à sua maneira, atraves de varias personagens (bonecos) criados, tem feito muito pela comunidade gay....mas eu nestas coisas sou muito radical e quando digo que ele não fez nada pela comunidade gay, é porque eu espero ver um dia, ou gostava de ver um dia, o Herman José e outras tantas figuras publicas, a erguer a bandeira da luta contra a homofobia de forma assumida e activista...em marchas, debates na tv etc...

...por muito que a personagem do operador de camara do "Hora H" faça uma caricatura do homossexual portugues nao assumido, alias como o Nelo antes já o era...não é esse tipo de contributo que eu gostava de ver...

...a voz de uma figura publica a lutar por uma CAUSA tem um poder IMENSO!...

Por isso gostava da Odete Santos, ao seu estilo defendia as suas Causas...e nós precisamos de vozes, vozes conhecidas, figuras publicas, que BERREM POR CAUSAS, seja ela a da luta contra a homofobia ou outras quaisquer...

Mas pelos vistos as causas mais importantes das nossas figuras publicas é apenas sair na Caras e Lux...

Offline Lara_

• Membro Total
                      Acho que não podemos desculpar tudo com homofobia... as fobias são tentadoras para tentar contratacar com politicas de discriminação positiva, algo que também acaba por se passar ao nivel de outras "fobias" como o racismo ou a xenofobia. no entanto acho que no caso concreto naõ se trata de nada disso, aliás, nunca tratou. o Herman josé sempre foi uma figura de destaque na televisão portuguesa sem qualquer prejuízo proveniente da sua alegada homosexualidade... naõ penso que seria agora, no fim da sua carreira, e que , para todos os efeitos até vai havendo cada vez mais abertura para com as orientações sexuais não dominantes que o herman ia passar a ser discriminado.

o que se passa no meu ponto de vista é que com o aparecimento de novas correntes de humor, o humor do herman apagou-se. Já todos conhecem as suas receitas, já não surpreendem. o Humor tem esta caracteristica essencial, tem de surpreender, e, de facto durante anos o Humor de Herman josé surpreendeu e divertio muita gente... não me parece que seja o qeu acaba por acontecer nos dias de hoje.

Quase ninguém ,pelo menos das pessoas com quem tenho falado reconhece o humor actual de Herman josé... todos lhe recomendam "reforma" e todos se queixam da insistencia decadente no facto de ele querer á força permanecer na tv...

A mim quer-me parecer que se chegou a uma espécie de duelo entre o herman e a sua equipa e a guerra das audiencias e as estratégias a utilizar por cada um dos canais televisivos. o Resultado desta batalha foi a colocação do programa do herman num horário de baixo potencial lucrativo no que respeita as audiencias.

Por acaso nunca vi o programa e sinceramente não tenho vontade nenhuma de o ver... nada tem a ver com homofobia.. mas com desgaste..

Offline N´guxi

• Membro Ultra
                        Eu sou, e sempre fui um fã do Herman. No entanto o declínio dele não vem só do Hora H, o Herman Sic já demonstrava um artista desgastado, a julgar pelos convidados e sobretudo pelos textos gastos demais.
                        Não me parece que esteja a ser vitima de homofobia, mas vítima de si próprio.
                        O humor dele não está a mover as montanhas da década passada, porque na minha opinião o humor se transformou, evolui. Há 30 anos os portugueses vibravam com o teatro de revista, o que está longe da realidade dos dias de hoje.
                        Apesar de admirador, sou o primeiro a dizer que o Hora H é um programa mau. Deprimente mesmo, não sou capaz de o ver mais que 10 min seguidos.
                        Não acredito que seja por homofobia, nem pelo horário que dá.
                          "Vale mais viver reinando do que acabar servindo" D. Luisa de Gusmão 1640

Offline Coubert

• Membro Elite
                          Para ser franca, nunca ouvi comentários homofóbicos relativos a ele. nem acho que o fracasso do programa seja á conta disso. nem um bocadinho.
                          é, sem dúvida, devido ao tal desgaste que já foi aqui mencionado.
                          eu já não gostava do herman sic, nem achei propriamente engraçado o Hora H vi 2 ou 3 episódios e parei por ai. na verdade, tenho pena que certas e determinadas pessoas não saibam parar no topo da carreira e queiram entrar em declínio. para mim, essa foi a situação dele.
                          desde penteados e comportamentos mais ridículos. tudo serviu para o seu declínio. teve um grande apogeu, lamento que não tenha sabido ficar lá!
                            "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

Offline paulosabino

• Associad@
                            • Membro Vintage
                            mas eu nestas coisas sou muito radical e quando digo que ele não fez nada pela comunidade gay, é porque eu espero ver um dia, ou gostava de ver um dia, o Herman José e outras tantas figuras publicas, a erguer a bandeira da luta contra a homofobia de forma assumida e activista...em marchas, debates na tv etc...

era bom que isso acontecesse realmente ;D mas eu vejo o activismo como "um bichinho", uma motivação, um ideal,que ou faz parte da pessoa ou não.. O facto de alguem L, G,B e/ou t  ser uma figura publica não acho que deva ter como obrigação fazer algo pela mudança de mentalidade tal como erguer "bandeiras" e exporem a sua privacidade salvo se assim o desejarem. Se o fizerem, o meu obrigado ;D se não o fizerem.. paciência.. o activismo lgbt em portugal está muito enfraquecido, poucos são aqueles que dedicam tempo e forças a "erguer bandeiras" e muito pessoalmente, julgo que tudo o que cresce vem de baixo, comecemos por nós..   :curtain
                              - Vai chover...   
                               - Vai tu!!!!!!!!!!

hal

• Visitante
                              Gosto bastante do Herman José.

Conheço muitas pessoas (pessoas mais idosas) que dizem que gostavam dele e, quando souberam que supostamente ele terá estado envolvido nos casos tão falados da pedofilia, deixaram de gostar dele porque acham que ele é homossexual. Mais uma vez, a pedofilia é conotada com a homossexualidade. Mas também conheço pessoas que não gostam dele simplesmente porque ele tem "tiques" de gay...

Portanto, acho que ele é um bocado vítima de homofobia porque algumas pessoas deixaram de ver nele aquilo que viam, e mesmo que ele continue a ser o excelente humorista que é, o preconceito das pessoas fala mais alto.

Offline HLuso

• Membro Elite
                                Gosto bastante do Herman José.

Conheço muitas pessoas (pessoas mais idosas) que dizem que gostavam dele e, quando souberam que supostamente ele terá estado envolvido nos casos tão falados da pedofilia, deixaram de gostar dele porque acham que ele é homossexual. Mais uma vez, a pedofilia é conotada com a homossexualidade. Mas também conheço pessoas que não gostam dele simplesmente porque ele tem "tiques" de gay...

Portanto, acho que ele é um bocado vítima de homofobia porque algumas pessoas deixaram de ver nele aquilo que viam, e mesmo que ele continue a ser o excelente humorista que é, o preconceito das pessoas fala mais alto.

Pois, eu tenho constado precisamente o mesmo...

Offline HLuso

• Membro Elite
                                  e muito pessoalmente, julgo que tudo o que cresce vem de baixo, comecemos por nós..   :curtain

As tempestades crescem e vêm de cima...;)

Offline bITaS

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                    • e puff! fez-se chocapic...
                                      • ex aequo aveiro

eu acho q o problema é precisamente este, ele já n é o "excelente" humorista q foi antigamente... tá demasiado gasto

Offline paulosabino

• Associad@
                                      • Membro Vintage
                                      e muito pessoalmente, julgo que tudo o que cresce vem de baixo, comecemos por nós..   :curtain

As tempestades crescem e vêm de cima...;)

talvez não ;) mas isso ja seria tema de conversa num tópico sobre a formação/origem de tempestades, o que não é o caso :)
                                      « Última modificação: 10 de Maio de 2007 por paulosabino »
                                        - Vai chover...   
                                         - Vai tu!!!!!!!!!!