Outras Conversas > Teatro, Cinema e TV

ALMODÓVAR

(1/11) > >>

Wiko!:
Simplesmente, adoro Pedro Almodóvar. É, para mim, o melhor realizador de sempre. Mesmo melhor que Iñárritu, Bergman, Kusturica, Lynch, Tarantino, Fellini, Visconti e Eastwood (realizadores que, by the way, venero imensamente). A genialidade de Almodóvar não se manifesta apenas nos argumentos surpreendentes, mas muito mais na desconstrução que faz dos personagens, na forma como, após uma descrição inicial em que vincadamente assumem esteriótipos, ao longo do filme vão-se despindo dos mesmos, dando-nos novas perspectivas, fazendo-nos pensar...
Sempre senti um fascínio enorme pelo universo feminino e considero que Almodóvar compreende esse mundo como ninguém. Veja-se a interacção que cria entre os personagens femininos em Todo sobre mi madre ou Volver. Contribui muito para o sucesso destas interacções as extraordinárias actrizes com quem tem trabalhado, com prestações todas dignas de Óscar! Marisa Paredes em La flor de mi secreto e em Todo sobre mi madre, Cecilia Roth em Todo sobre mi madre, Carmen Maura em Mujeres al borde de un ataque de nervios e ¿Qué he hecho yo para merecer esto? e a mais recente musa Penélope Cruz em Volver (e, proximamente, em Los abrazos rotos).
Sobre os personagens, basta citar dois para que se perceba, novamente, a manifestação do génio almodovariano: Agrado em Todo sobre mi madre (quem não ficou marcado pela frase "somos tão mais autênticos quanto mais nos aproximamos daquilo que sonhámos para nós"?) e Benigno, o enfermeiro de Hable com ella.
A música tem um papel importantíssimo no universo almodovariano. Dois exemplos magistrais: La mejor escena de Todo sobre mi madre; Caetano Veloso - Cucurrucucu Paloma.
Penso que nunca niguém conseguiu retratar o universo lgbt de uma forma tão verdadeira e, ao mesmo tempo, com tanto humor, como Almodóvar.
Não consigo escolher um filme preferido de entre os mais de 10 que já vi., mas talvez o que me tenha marcado mais seja o La mala educación...
E quanto a vocês? Partilham desta minha veneração? De que filme de Almodóvar mais gostam?

Skodan:
Eu gosto de quase todos...  ::)

Mas o «Mujeres al borde de un ataque de nervios» é o meu favorito. Foi o primeiro filme que vi de Almodóvar e adoro-o ;D

blanksheet:
foi sem dúvida inesquécivel a palestra/conferencia/o que lhe queiram chamar em que vi ao vivo e a cores, o grande Pedro de quem aqui se fala =)
o ano de 2007 já estava a acabar e foi sem dúvida um ponto alto... espero que tenha sido o primeiro de muitos encontros, lool
até ao próximo só posso ficar com os filmes que cada vez vejo como se fosse a primeira "almodovar experience"

acriaturaverde:

GENIAL!!  :up :up :up [smiley=orgulhoso.gif]

Habbla Con Ella é o meu preferido, assim de longe dos melhores filmes que já e que um dia irei ver!!!!
 Ah e já agora a mulherona, que ele diz ser a sua musa, é fantástica mesmo!!, para não dizer que a señorita Cruz é assim um avião!!  :)

Interpol:
O meu favorito será talvez o «fala com ela», uma história brutal de amizade, no meu entender. Mas é muito difícil escolher um. O Almodóvar não faz nada mal! Antes de ver o «fala com ela», o meu favorito era o «Em carne viva».

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa