rede ex aequo

Olá Visitante21.jun.2021, 09:17:24

Autor Tópico: Erasmus  (Lida 24336 vezes)

Erasmus

Offline Cátia.

• Associad@
  • Membro Elite
  • Género: Feminino
  • So, what difference does it make ?

No próximo ano vou fazer Erasmus em Valência. Acho que tomei a decisão certa... a nível profissional acho que vai ser excelente porque vou integrar um excelente grupo de investigação!!!  :)

A nível afectivo é que nem tanto!!!!  :-\

Eu queria mesmo muito fazer erasmus, amava. E seria muito bom a nivel profissional ainda por cima estou numa área com muito pouca saida e iria ser optimo mas a nivel afectivo  [smiley=morto.gif]  é provavelmente a única coisa que me impede de o fazer, é uma opção minha e essa parte afectiva tem demasiada importancia para ser ignorada.  :-\
    Oh, it makes none...

Erasmus

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
    • Membro Vintage
    • Género: Masculino
    Informações de Erasmus na Alemanha, anyone?

O fórum Portal Universitário tem um bom sub-fórum sobre Erasmus. Podes abrir o teu próprio tópico se ainda não existir um com a cidade para onde vais. O pessoal ajuda-se e dá-te informações úteis.

Tens é de te registar.

Erasmus

source_code

• Visitante

No próximo ano vou fazer Erasmus em Valência. Acho que tomei a decisão certa... a nível profissional acho que vai ser excelente porque vou integrar um excelente grupo de investigação!!!  :)

A nível afectivo é que nem tanto!!!!  :-\

Eu queria mesmo muito fazer erasmus, amava. E seria muito bom a nivel profissional ainda por cima estou numa área com muito pouca saida e iria ser optimo mas a nivel afectivo  [smiley=morto.gif]  é provavelmente a única coisa que me impede de o fazer, é uma opção minha e essa parte afectiva tem demasiada importancia para ser ignorada.  :-\

Erasmus é um sonho que tenho de conhecer uma nova cultura... de estudar fora de Portugal e uma oportunidade como esta é excelente... ainda mais que o grupo de investigação é dos melhores  :).

Compreendo-te muito bem. Espero conseguir ultrapassar essa barreira vindo muitas vezes a Portugal e também conto que o meu namorado vai algumas vezes lá.  ::)

Custa tanto ficar longe dele...  :'(

ERASMUS POLONIA

HoNoR

• Visitante
        Boas pessoal... O meu nome é Bruno e interessei.me por isto do Erasmus a coisa de dias, e estou muito em cima da hora para tomar as minhas decisoes... por isso gostaria de que me ajudassem... Estou a pensar na Polonia devido ao custo de vida, conhecem algum pais em que o custo de vida seja mais barato que la? Polonia parece.me bastante popular entre os estudantes de erasmus... alguem que me possa deixar cntactos para falar no msn sobre esta situacao? obrigado pelo tempo *

PS: gostaria de saber tb tudo o que souberem de la, quanto custa isto e aquilo... onde se come melhor... quanto custa um prato num restaurante... quanto custa o cinema... onde se sai melhor a noite, discos, etc....

ERASMUS POLONIA

Offline David Erif

• Associad@
          • Membro Ultra
          O custo de vida da Polónia é mais baixo que o de Portugal, mas não é o mais baixo da União Europeia.

Mas é esse o único ponto que te leva a querer ir de erasmus para a polónia ??? De certeza que há outros pontos a seu favor :)

Só uma coisa que me desagrada na Polónia - as leis polacas tornam-na no pais mais homofóbico da U.E  :-\
            A Amizade é uma Força que altera o Mundo

ERASMUS POLONIA

CoolApple

• Visitante
            Olá Honor

Eu fiz erasmus na Polónia, há 4 anos atrás. Estive lá um ano, numa cidade pouco conhecida que fica a uns 60 km de Varsóvia (para sul). Devo-te dizer que foi uma experiência extraordinária. Dou-te força para ires.. Há oportunidades que são irrecusáveis e que só surgem uma vez na vida.

Para além de ser um país com muita história, tem uma natureza fantástica (principalmente nas montanhas do sul, que fazem fronteira com a Eslováquia).. Depois conheces imensa gente...

É preciso é ter um cuidado acrescido por causa dos assaltos e afins, mas hoje em dia tens de ter cuidado em todo o lado portanto...

O nível de vida era na altura bastante inferior... e como o euro entretanto valorizou, o zlote deve estar mais barato ainda... mas não te posso afirmar, porque não sei.

Os professores que tive eram um bocado rígidos mas astante acessíveis...

Para finalizar, achei o povo Polaco muito acolhedor/simpático, embora um bocadinho desconfiados.... vai..vai.. vais te fartar de vodka purinha!!

Força .. bjoka

Erasmus

Offline dante cry

• Membro Sénior
              Se eu eu quise-se fazer Erasmus faria em Amestardão  :P  :devil
                carpe diem=viver cada momento como se fosse o ultimo : )

Erasmus

Offline Abelha

• Associad@
                • Novo Membro
                olá pessoal

vou aproveitar este tópico para vos pedir uma opinião.
                estou a pensar fazer erasmus mas estou com dificuldade em escolher o país para onde quero ir.
                ando a tentar encontrar uma universidade que esteja relativamente relacionada com as artes e que seja num país baratuxo...

já andei a pensar na Itália, que deve ter óptimas ofertas a nível artístico em quase todas as universidades, mas por outro lado parece-me que é um pouco caro (sendo que para mim até a vida em Portugal se torna cara... o bolso vazio é o podre da vida do estudante :P) e se vou gastar muito em alimentação e alojamento fico sem cachê para as festas!
                Também já me falaram em Berlim e sei que a Polónia anda muito na berra para o erasmus, mas também não queria seguir o rebanho sem pensar primeiro se vale a pena...

digam-me vocês o que acham
                os vossos conselhos please ;)
                obrigada

Erasmus

Alexander

• Visitante
                  eu vou pra galiza em setembro. a cidade termal de ourense. nao foi a minha primeira opçao mas acho q vou curtir bues. s pudesse ia ou pra hungria, republica checa, barcelona ou madrid. cidades pseudo-alternativas sao onde melhor se vive o erasmus. nao queiras ir pa londres ou paris.. gastas imenso e nao conheces ninguem de jeito

Erasmus

Offline Cátia.

• Associad@
                    • Membro Elite
                    • So, what difference does it make ?
                     :curtain

Eu estou a fazer erasmus em santiago de compostela  ;D Esta a ser muitoooo giro  :D e ainda por cima a minha namorada, que estuda o mesmo que eu, tambem veio. Estamos a morar juntas e a viver esta oportunidade ao maximo. Estou a amar  :D
                      Oh, it makes none...

Erasmus

Offline Adinatha

• Membro Ultra
                      • Can you hear me, Major Tom?
                        • z3r0sum - o meu blog
                      ou no final deste mês para Targoviste, Roménia. Alguem vai?
                      Dicas e conselhos?
                        Eleven dimensions, parallel universes and a world made of strings. It's not science fiction. It's String Theory.

Erasmus

Offline JoanaWildy

• Membro Vintage
                        Ainda estou a ponderar mas em gostava muito de ir em erasmus. As minhas colegas querem que vá com elas para Itália mas eu preferia ir para a Polónia ou Suécia.
                        Ainda não sei...tenho esta semana para ver isso melhor e me pré-candidatar.
                          "Someone once said if you want something very badly, set it free... If it comes back to you, it's yours forever. If it doesn't, it was never yours to begin with."

Erasmus

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
                          • bang bang, I shot you down!
                          I've been in the Netherlands! Yeah  lol
                            With my feet on the air and my head on the ground

Erasmus

Offline alexalex

• Membro Total
                            Olá a todos... tenho lido aqui alguns coments onde dizem que Portugal está a nos-luz de todos os outros países... mas não é bem assim...
                            Eu estou neste preciso momento em Itália. No sul (atenção que existem diferenças muito grandes entre o Norte e o Sul), mas mesmo assim...
                            A Itália faz parte dos G8, de maneira que esperei encontrar um país que me fosse deixar imprecionado positivamente... Mas vou regressar a Portugal com muito mais orgulho nele, do que tinha antes. A nivel de LGBT's isto cá é pa rir. Nem uniões de facto permitem e aindahá pouco tempo houve um pedido À Assembleia para agravar as punições por agreção a homossexuais. E foi recusada, muito por pressão da igreja que dizia que isso era desproteger as crianças dos pedófilos... acham normal???
                            Já para não falar no desrespeito que existe na rua, a nível de condução (aqui nunca param numa passadeira. Em Portugal, se não conseguem parar, até pedem desculpa). Passam à frente das pessoas nas filas e os programas da TV são piores 200 vezes que os da TVI.
                            Mas amigos, claro que digo que façam Erasmus (mas cuidado com as equivalências), mas não rebaixem Portugal, porque pelo menos ainda existe algum respeito e dignidade.

Beijos e Abraços

Erasmus

Offline Adinatha

• Membro Ultra
                              • Can you hear me, Major Tom?
                                • z3r0sum - o meu blog
                              Portugal a anos luz dos outros paises? Entao eh porque nao conhecem isto. Tipo, em Portugal nunca me faltou agua, luz, aquecimento ou internet por mais de uma semana seguida, aqui volta nao volta fico-me a arder. As pessoas sao muito simpaticas mas por outro lado muito "careless"... tipo, tens uma cozinha para 30 pessoas mas que so eh limpa no fim do dia se for (e ficam muito admirados de eu passar um paninho na mesa depois de cozinhar, para n falar que ficam de boca aberta por sermos capazes de ficar uma hora na cozinha - quando muito metem comida no microondas ou assim). Quanto a cuidados com os animais, eh para esquecer. Ha centenas de caes nas ruas e em Bucareste pelo menos chegam a atacar pessoas porque tem fome; ha uns anos mataram um rapaz japones e tudo.

Mas eh a tal coisa, tem tudo de bom e tudo de mau, mas tenho aprendido mais neste semestre sobre a vida e o "desenrasca-te" que eu toda a minha vida... Note-se que eu nem para estudar no superior sai de casa...
                                Eleven dimensions, parallel universes and a world made of strings. It's not science fiction. It's String Theory.

Erasmus

Offline Revelry

• Membro Total

Já fiz  :D tive em Santiago de Compostela com a minha namorada :heart e adoooooooooorei ::)  :P

Erasmus

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                                  • Membro Vintage
                                  Ena, tanto que falava disto e nem cá vim comentar a minha experiência :P

Eu fiz Erasmus na Grécia, em Atenas, em 2009. Fui apenas o 2º semestre, de Fevereiro a Julho - fez dia 1 de Julho 1 ano que voltei :D

Foi das melhores experiências que já vivi, e foi uma altura bastante introspectiva da minha vida, pois comecei a namorar 2 semanas antes de ir para a Grécia :P Todo o tempo que lá estive foi um juntar das saüdades que sentia e o tentar aproveitar ao máximo, perdi mũito do que mũita gente diz ter vivido em Erasmus, mas ganhei mũito mais, embora na altura pensasse que não. Os amigos foram poucos, mũito poucos, mas bons^^

Já tinha estado na Grécia antes, em InterRail, mas tinha odiado Atenas. A razão por que escolhi ir para lá em Erasmus foi porque me disseram que quando não gostamos de um sítio deveremos sempre dar uma segunda oportunidade, assim o fiz, e foi das melhores decisões e dos melhores acasos (porque não foi a minha primeira escolha) da minha vida, embora (de novo) não pensasse assim na altura.

Mais razões de porquê a Grécia?
                                  1. Sol, Calor, Praia, Mar...!!!;
                                  2. O custo de vida não é mais alto que em Portugal, logo, poupa-se;
                                  3. Um semestre apenas (na Faculdade de Belas-Artes de Atenas não deixam fazer-se mais do que um semestre), logo, mais dinheiro da bolsa para cada mês;
                                  4. Grécia = Arte/História = Na Grécia os estudantes da União Europeia têm entrada livre em TODOS os locais arqueológicos e museus em TODA A PARTE DA GRÉCIA, logo, viagens! conhecimento! e mais se poupa;
                                  5. Na Grécia os estudantes não pagam as refeições (almoço e jantar) em NENHUMA escola/faculdade, é tudo grátis! Mesmo aos fins-de-semana! Logo, mais se poupa! E não há o trabalho de se cozinhar em casa!;
                                  6. Na Grécia os estudantes têm 50% de desconto em todos os transportes públicos (autocarro, metro e eléctrico) e descontos de 25% a 50% em transportes marítimos, logo, viagens! e mais se poupa.
                                  EDIT: 7. A faculdade de Belas-Artes de Atenas tem 5 ateliers/anexos espalhados pelas ilhas e 1 em Delfos, para onde os estudantes podem ir e ficar um período máximo de 30 dias, revezando-se pelos anexos todos, e sem qualquer custo, o alojamento é à borlix!

Pontos contra:
                                  1. 1000 vezes mais desorganizados que Portugal, 500.000 vezes mais desorganizados que Portugal!!!;
                                  2. Os gregos são 1000 vezes menos civilizados que os portugueses: nunca param nas passadeiras, atiram lixo para o chão, fazem xixi na estrada/rua (em ruas normais de bairros até), não conduzem motas de capacete;
                                  3. 8 em cada 10 gregos fumam e é permitido fumar em quase toda a parte (inclusivé nos gabinetes da faculdade, nas salas de aula, nas cantinas das faculdades, nos centros comerciais...), tive grandes problemas com isto, pois sou a pessoa mais contra o tabaco que conheço;
                                  4. Os jovens de classe média e baixa são totalmente anarquistas, vão contra o sistema por tudo e por nada, e organizam-se imensas greves e manifestações por tudo e por nada (acredito que mũitas das vezes tenham razão), e mũitas vezes as faculdades fecham por um dia ou dois devido a essas greves ou até festivais que se lembram de fazer e que pode ir até uma semana;
                                  5. A polícia não pode entrar em nenhuma escola ou faculdade em qualquer parte da Grécia, isto é lei, devido a um acontecimento de há várias décadas onde devido a uma intrusão da polícia numa faculdade vários estudantes morreram em confrontos. Sendo assim, os estudantes fazem o que querem e o que lhes apetece nas faculdades e escolas, e as mesmas estão repletas de escritos, tags, grafítis, pósteres, cartazes, tudo e mais alguma coisa, mũitos edifícios/instalações danificados devido às manifestações (vidros partidos, portas estragadas, paredes sujas...).

Atenas é uma cidade, regra geral, feia, para quem chega e fica pouco tempo, para nós que vamos para lá durante algum tempo. Os prédios são feios, urbanismo é nulo, mũita, mũita, mũita poluição, mũito fumo, mũita buzina, mũito trânsito...afinal, são 3 milhões de habitantes. Poucos espaços verdes :(

Os gregos têm uma taxa de obesidade altíssima, é raro andar na rua e ver uma mulher (digo mulher porque se nota mais nas mulheres) que não tenha algum excesso de peso, as pernas, barriga etc têm sempre aquele peso a mais, os gregos comem carne, carne, carne que se farta, e bebem cafés atrás de cafés, sempre com um na mão, é uma bebida nacional da Grécia - o frapé, uma bebida gelada de café.

A Grécia tem uma taxa de imigração altíssima, imigração ilegal altíssima. Há 13 milhões de habitantes e creio que cerca de 3 milhões de habitantes são imigrantes. Isto devido ao espaço marítimo e terrestre da Grécia ser pulvilhado de ilhas e mais ilhas, o que faz com que haja fraco policiamento e seja fácil chegar-se clandestinamente a qualquer uma delas e daí partir sem problemas para o Continente. O que é que acontece com estes imigrantes? Chegam à cidade apinhada de gente, não têm trabalho e o resto já se sabe.

Cheguei à Grécia imediatamente após os confrontos e manifestações de Dezembro de 2008, e vivi e assisti numa/a uma Grécia que apesar de aparentemente ter um PIB superior ao de Portugal não aparenta nem por um instante tê-lo. Um povo acomodado, com maus hábitos, com cidades mal construídas e feias, desorganizados, atrasados em tudo, uma sociedade à beira da roptura,...

E no entanto, hoje olho para trás e de tudo o que já visitei é o país com que mais me identifico a seguir a Portugal e Espanha, e não tenho quaisquer dúvidas de que definitivamente será um local onde gostaria de viver a minha vida e trabalhar. É preciso ter a experiência de viver na Grécia e conhecer os gregos para se amar verdadeiramente a Grécia e Atenas, ou estar com alguém que conheça bem e viver lá momentos inesquecíveis (como aconteceu com o meu namorado^^).
                                  Chegar ao fim de Erasmus, olhar para trás, sentir falta e pensar que é ali que quero ser feliz, é ali que também pertenço, foi talvez a melhor prenda que o meu Erasmus me trouxe. E conheço imensa gente que não se identifica a este ponto com o país onde estudou. Eu próprio já tinha estudado antes na República Checa e é um local onde seria incapaz de viver, por tudo e mais alguma coisa.

A Grécia tem locais belíssimos e recônditos, imensa história e sítios para visitar, parece que nunca se esgotam. Desde praia a montanha, locais exóticos, sítios românticos, escapadelas de fim-de-semana, viagens de um dia, férias de semanas, viagens pela estrada. Um tempo maravilhoso, e, apesar de tudo, os gregos são um povo simpático e bastante parecido connosco (não conhecêssemos nós também a nossa desorganização), quer social que fisicamente. Alguma variedade gastronómica (não diria mais que nós).
                                  À medida que vou escrevendo vou-me lembrando de situações, costumes, tradições e momentos dos gregos e que lá vivi, e que não chegariam sequer para relatar em pouco tempo aqui. Em pouco mais de 4 meses vivi mais do que mũitos estudantes Erasmus que não tiveram de lidar com as mesmas coisas que eu.
                                  Fartei-me de viajar, sim, uma semana em Atenas deixa-nos loucos, é preciso sair ao fim do mês assim que se puder lol E com as condições que oferecem aos estudantes não há como negar ;D

Vivi 10 dias mágicos quando o meu namorado me foi visitar [smiley=enamorado.gif] E nunca tivemos problemas por sermos namorados. Os meus amigos sempre me respeitaram, os meus colegas de faculdade também, até cipriotas (sim, uma ideia algo preconceituosa de que em sítios mais esquisitos serão mais intolerantes).
                                  Na Grécia vi vários casais de lésbicas na rua, ilhas e continente. No hotel onde fiquei com o meu namorado em Santorini não houve qualquer problema e quiseram que voltássemos um dia :D
                                  Fomos ao Festival Internacional de Cinema Gay Independente de Atenas (o Queer Lisboa deles, neste caso seria Queer Athína^^) onde conhecemos bastante pessoal LGBT. Inclusivé na noite, uma dos bairros hip da noite ateniense, equivalente ao nosso bairro alto, é praticamente todo gay(ou gay-friendly) - chama-se Gázi.

Os gregos não têm problemas com a homossexualidade, desde que não haja reivindicação de direitos, pelo que me apercebi. As pessoas andam contentes na rua (não fiquem com a ideia de que andam na rua e se fartam de ver gays e lésbicas de mão dada) e na marcha, etc (por acaso não fui à marcha porque estava de viagem nesse fim-de-semana), mas ninguém reivindica direitos e as associações LGBT gregas estão estagnadas e só se preocupam basicamente com a marcha. Estava com vontade de explorar a possibilidade de abrir uma "rede ex aequo" grega, introduzir o conceito, mas tal não foi possível, pois não havia com quem falar. Também achei que o movimento está bastante separado, lésbicas de um lado e gays do outro, isto porque quando cheguei à entrada e falei com umas mulheres a perguntar por gente com quem falar de uma associação gay, disseram-me: "Gay? Gay is there!" ???
                                  Claro, com este movimento não há praticamente quaisquer direitos contemplados, apesar de socialmente ser algo que achei ser aceite.

Os professores na minha faculdade eram bastante bons, apesar de não me ter dedicado como deveria às aulas, ainda consegui trazer dois 20 para casa ;D Fiz uma cadeira lá, e não completei outras duas...olhando para trás é definitivamente algo de que me arrependo, mas nada por aí além.

A certeza é a de querer voltar ininterruptamente à Grécia, e a lua de mel já a combinámos e já temos vários destinos à escolha lol

Erasmus é Erasmus e é bom em qualquer lado. Apesar das coisas más a Grécia tem coisas óptimas! Conheci estudantes Erasmus de Salónica contentíssimos com essa cidade também, e não são poucos, conheci bastantes. Aconselho a todos a fazerem Erasmus em Atenas...mas têm de ir com espírito aberto, receptivo e crítico, e sobretudo cresçam! E não desistam facilmente. Vai haver alturas em que vão odiar a cidade, nesses momentos abram o mapa da Grécia e escolham o próximo local a visitar, quer vão sozinhos ou acompanhados, vão! E pensem, pensem mũito em vocês próprios e na vida. E se tiverem namorados, convidem-nos imediatamente e vão passear! A Grécia é talvez o país mais romântico que conheço!
                                  Obviamente que vão encontrar dezenas de espanhóis, Atenas não é excepção, os espanhóis estão em toda a parte, há espanhóis a fazer Erasmus em todo o lado!!! LOL Além de mim conheci mais uns 8 portugueses a fazer Erasmus em Atenas, não estarão sozinhos! ;)

O toque de ouro: a língua. A língua grega é a cereja no topo do bolo [smiley=enamorado.gif] A seguir ao português, e lado a lado com o italiano (para mim), não há melhor. Passei a febre ao meu namorado e hoje já sabe tanto quanto eu^^ A promessa também já ficou, seremos fluentes e os nosso filhos também^^

Estarei aqui para o que precisarem da Grécia, e vão! Vão em Erasmus!

peace!
                                  [smiley=vencedor.gif]

will return to that special place, where i felt the bigger happiness...

photos by me^^
                                  « Última modificação: 13 de Julho de 2010 por τοRoyalSizeΚΞ »

Erasmus

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
                                    • bang bang, I shot you down!
                                    Ide todos de Erasmus!
                                    Faz-vos bem, aprendem parcialmente a desenvencilharem-se na vida, e abre-vos a mente.
                                    Tentem assim superar o atrito derivado da mesquinhez e falta de amplitude de visão e pensamento que inunda neste País!

E não estou a ser irónico! Eu também já fiz ;)
                                      With my feet on the air and my head on the ground

Erasmus

Offline Back Room

• Membro Elite
                                      Grande grande relato τοRoyalSizeΚΞ, muito obrigado.  :)
                                        "I started being proud of being gay, even though I wasn't." Kurt Cobain.

"Quelle est votre plus grand ambition dans la vie? Devenir immortel... et puis... mourir." À Bout de Souffle, Godard.

"One of the great tragedies of mankind is that morality has been hijacked by religion." Arthur C. Clark

Erasmus

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                                        • Membro Vintage
                                        Esqueci-me deste pormenor bastante importante^^:
                                        EDIT: 7. A faculdade de Belas-Artes de Atenas tem 5 ateliers/anexos espalhados pelas ilhas e 1 em Delfos, para onde os estudantes podem ir e ficar um período máximo de 30 dias, revezando-se pelos anexos todos, e sem qualquer custo, o alojamento é à borlix!

Grande grande relato τοRoyalSizeΚΞ, muito obrigado.  :)

:up

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          0 Respostas
                                          6424 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Agosto de 2018
                                          por _jorge_
                                          1 Respostas
                                          6211 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Agosto de 2018
                                          por Andy 8