rede ex aequo

Olá Visitante23.set.2021, 22:39:29

Autor Tópico: Estado Novo  (Lida 15868 vezes)

Estado Novo

Offline Robert Lee

• *
  • Novo Membro
  • Banido
Há factos que sustentam alguma saudade, na altura eramos um país rico. Agora temos liberdade, mas há que saber usa-la de maneira correcta. O que agora acontece é vermos políticos corruptos e completamente incompetentes a dar rumo ao nosso futuro inclinando para o lado deles. Claro que Salazar também o fez, mas fez também muito mais por este país do que agora esses burros que não têm outro nome. Em vez de subirmos só descemos, até já vendemos património... qualquer dia vendemos a nossa alma.

Enfim... isso sim entristece-me e dá-me raiva. Andamos a suar para ter dinheiro para comer, vêm os impostos que vão dar luxo a quem está no tapete vermelho. No fundo a liberdade é a deles, não a nossa!

(suspiro)

No tempo do Estado Novo, havia liberdade de opnião, mas não se pode confundir liberdade com libertinagem, obviamente que as actividades terroristas do Mário Soares e do pessoal do PCP não eram permitidas...

Estado Novo

MisticThought

• Visitante

Uma liberdade muito muito relativa...

Estado Novo

HumanBehaviour

• Visitante
      Há factos que sustentam alguma saudade, na altura eramos um país rico.

Só podes estar a brincar... Eu nasci numa aldeia onde as pessoas passavam mal no tempo de Salazar! A minha mãe tem uma pequena loja de mercearia e carnes e eu habituei-me a ouvir as pessoas a dizer "Noutro tempo (no tempo do Salazar) onde é que nós podiamos comprar carne!" Não podiam! Dividiam uma sardinha por 3!!!! É verídico.

Esqueces-te que as pessoas das aldeias do tempo dos meus avós não sabiam ler! Os meus pais têm apenas a 4ª classe!! Isso revela o atraso do país!!! Onde é que o país era rico??? Portugal tinha ouro quando o Salazar morreu mas não tinha sistema nacional de saúde, não tinha segurançã social, tinha analfabetismo, era atrasado. Não era rico, era pobre!!!!

Como é que podes dizer que Salazar foi bom para o país? Como é que podes dizer que Portugal era um país rico no tempo dele???!!!!

Estado Novo

MisticThought

• Visitante
        Há factos que sustentam alguma saudade, na altura eramos um país rico.

Só podes estar a brincar... Eu nasci numa aldeia onde as pessoas passavam mal no tempo de Salazar! A minha mãe tem uma pequena loja de mercearia e carnes e eu habituei-me a ouvir as pessoas a dizer "Noutro tempo (no tempo do Salazar) onde é que nós podiamos comprar carne!" Não podiam! Dividiam uma sardinha por 3!!!! É verídico.

Esqueces-te que as pessoas das aldeias do tempo dos meus avós não sabiam ler! Os meus pais têm apenas a 4ª classe!! Isso revela o atraso do país!!! Onde é que o país era rico??? Portugal tinha ouro quando o Salazar morreu mas não tinha sistema nacional de saúde, não tinha segurançã social, tinha analfabetismo, era atrasado. Não era rico, era pobre!!!!

Como é que podes dizer que Salazar foi bom para o país? Como é que podes dizer que Portugal era um país rico no tempo dele???!!!!

Interpretaste mal... éramos um país de facto rico, tinhamos economia. Isso não quer dizer que as pessoas fossem ricas. Havia uma disparidade como é óbvio. Mas a indútria estava em alta! São duas coisas diferentes! Tambem tive familia a viver na aldeia  ;)

Estado Novo

Maio´68

• Visitante
          Mas a indútria estava em alta! São duas coisas diferentes!

Na verdade no tempo de salazar não havia indústria. isto porque ele não queria que o proletariado crescesse. O país era por isso muito rural e tinhamos só uns poucos grandes empresários.

Estado Novo

Offline capa de elias

• *
            • Novo Membro
            • Banido
            Acredito que estavamos bem melhor do que agora, sem qualquer dúvida, ao menos tinha-mos as províncias ultramarinas. E isso da "alegada guerra do ultramar" é só tretas, nunca houve guerra, o que houve foi uma acção de policiamente feita principalmente por militares contra organizações criminosas e terroristas como o PAIGC, FRELIMO e MPLA, para evitar acções subversivas.

Responder
            Na altura eramos sim um país rico, eramos mais desenvolvidos que a Espanha. Mas eramos outros tempos, se formos a ver a França actualmente está mais desenvolvida do que á 50 anos atrás. Se não fosse i 25 de Abril eramos mais desenvolvidos que a Espanha. Portugal deve muito ao Salazar.

Responder
            Na verdade no tempo de salazar não havia indústria.
            Havia sim.
            « Última modificação: 8 de Dezembro de 2009 por capa de elias »

Estado Novo

Offline Back Room

• Membro Elite
              • Género: Masculino
              É uma pena que tenhas faltado às aulas de História.
                "I started being proud of being gay, even though I wasn't." Kurt Cobain.

"Quelle est votre plus grand ambition dans la vie? Devenir immortel... et puis... mourir." À Bout de Souffle, Godard.

"One of the great tragedies of mankind is that morality has been hijacked by religion." Arthur C. Clark

Estado Novo

Offline capa de elias

• *
                • Novo Membro
                • Banido
                É uma pena que tenhas faltado às aulas de História.
                Fala por ti, nunca faltei a nenhuma aula de história e fui sempre o melhor aluno, por isso n me deixo enganar pelas mentiras dos comunas.

Estado Novo

R A I N B O W

• Visitante
                  É como tudo, tinha coisas boas e coisas más... Mas contribuiu bastante para o atraso do País, embora houvesse mais segurança (uma coisa boa).

A má é que não havia liberdade de expressão, e até à independência das nossas colónias, Angola, Moçambique e afins, as pessoas que lá viviam, viviam MUITO bem! Mas devíamos ter ensinado os nativos a governarem-se, a terem um estatuto de autonomia, coisa que não fizemos, e agora esses países vivem na maior miséria porque não se sabem governar.

Os meus avós maternos dizem que era muito complicado, à aldeia deles não chegavam qualquer tipo de notícias, as pessoas viviam muito mal e a trabalhar nos campos, os jovens acabavam o 4º ano, e iam para os campos trabalhar...

Contudo, outra opinião completamente diferente é a dos meus avós paternos, vivem no centro de Lisboa, que disseram que apenas havia mais segurança, mas que viviam numa boa estabilidade económica...

Estado Novo

Agamemnon

• Visitante
                    embora houvesse mais segurança (uma coisa boa).

A má é que não havia liberdade de expressão

Repara então: havia mais segurança contra a violência física arbitrária que eventualmente sofrerias na rua. Porque se não há liberdade de expressão e os teus direitos fundamentais estão a ser constantemente violentados, segurar o quê? É contraditório dizer-se "estávamos mais seguros mas não havia liberdade de expressão". Se eu não estou seguro para usufruir do meu direito de propriedade e seus corolários não estou seguro, ponto! Estar a particularizar a violência é sofismar.

É quase como dizeres que na cadeia estás seguro de ser atropelado. Não concordas?  ;)

Estado Novo

R A I N B O W

• Visitante
                      embora houvesse mais segurança (uma coisa boa).

A má é que não havia liberdade de expressão

Repara então: havia mais segurança contra a violência física arbitrária que eventualmente sofrerias na rua. Porque se não há liberdade de expressão e os teus direitos fundamentais estão a ser constantemente violentados, segurar o quê? É contraditório dizer-se "estávamos mais seguros mas não havia liberdade de expressão". Se eu não estou seguro para usufruir do meu direito de propriedade e seus corolários não estou seguro, ponto! Estar a particularizar a violência é sofismar.

É quase como dizeres que na cadeia estás seguro de ser atropelado. Não concordas?  ;)

Concordo sim  :)

Mas o que digo são só relatos, claro que se tivesse vivido na época poderia ter a minha opinião xD

Estado Novo

Offline _Margot_

• Membro Elite
                        • Género: Feminino
                        • The show must go on!
                        eu pessoalmente noto ainda o estado novo "agarrado" a nós. continuamos um país de valores de "deus, pátria e família". eu mesma que sempre o combati, às vezes apercebo-me de certos valores que não são meus mas que me foram "impingidos" ao longo da minha educação.
                        e como diz o morrissey "these are the ways in which I was raised"
                          "Be anything but a coward, a pretender, an emotional crook, a whore: I'd rather have cancer than a dishonest heart." Truman Capote - Breakfast at Tiffany's

Estado Novo

Navegante

• Visitante
                          Uma questão de pontuação:

Uma noite, durante o salazarismo, um homem foi apanhado pela policia a escrever a seguinte frase num muro:

SALAZAR MORRE NÃO FAZ FALTA

Quando a polícia o quis prender, ele disse muito simplemente que a frase ainda não estava concluida, que faltava a pontuação. E acrescentou:

SALAZAR MORRE?? NÃO! FAZ FALTA!!

E com estes simples pontos de interrogação e de exclamação livrou-se de ir preso. lol lol

Estado Novo

x3na

• Visitante
                            CENA BRUTALÍSSIMA!!! FICO PASMADA COM CERTAS COISAS: ESSA SITUAÇÃO FOI MUITO CÒMICA! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Estado Novo

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
                              • bang bang, I shot you down!
                              Se abolissem os Descobrimentos do plano curricular e substituissem por um capitulo de como ser empreendedor, talvez tivessem um ganho de bem-estar economico e social em contrapartida de uma perda cultural inutil. 
                                With my feet on the air and my head on the ground

Estado Novo

Offline Elizabeth Siddal

• Membro Total
                                Se abolissem os Descobrimentos do plano curricular e substituissem por um capitulo de como ser empreendedor, talvez tivessem um ganho de bem-estar economico e social em contrapartida de uma perda cultural inutil.

Não percebi o teu ponto de vista: o que é que os Descobrimentos têm a ver com o Estado Novo? ???

Estado Novo

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
                                  • bang bang, I shot you down!

Não percebi o teu ponto de vista: o que é que os Descobrimentos têm a ver com o Estado Novo? ???

Metafora para saudosismo & passado.
                                    With my feet on the air and my head on the ground

Estado Novo

Offline Elizabeth Siddal

• Membro Total

Metafora para saudosismo & passado.

Ok. Got it. ;)

Estado Novo

Offline winkie

• Membro Ultra
                                      como filho de um pai que sofreu  bastante com o estado novo, tenho somente a dizer que foi uma época sombria. O que me contam e ouço é horrível. não me imagino a viver numa altura dessas! e pensar que não foi há muito tempo, ainda me assusta, admito. contudo há sempre quem defenda o salazarismo: os fascista. eles eram bastante beneficiados, por trabalharem na agricultura, etc.
                                      muitos morreram, nos campos de trabalho, onde eram torturados.
                                      foi uma época triste... conheço quem defenda e quem não possa ouvir falar nisso.
                                        "O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele." Nietzsche

Estado Novo

Offline absolut_

• Membro Ultra
                                        contudo há sempre quem defenda o salazarismo: os fascista. eles eram bastante beneficiados, por trabalharem na agricultura, etc.

Hã?
                                          http://sementesmarginais.blogspot.com

"They promise you heaven so they can steal this world"

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          266 Respostas
                                          51326 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Abril
                                          por jxjx00
                                          47 Respostas
                                          14629 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Maio de 2005
                                          por bluejazz
                                          Estado do Tempo!

Iniciado por v « 1 2 ... 30 31 » Outras Conversas

616 Respostas
                                          68503 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Novembro de 2011
                                          por Miguel★
                                          1075 Respostas
                                          88231 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Maio de 2019
                                          por Di HF
                                          2 Respostas
                                          2041 Visualizações
                                          Última mensagem 28 de Junho de 2011
                                          por forjaz