Ainda nao sei se o topico vai ser transferido ou não, mas como é um assunto que está implicitamente ligado à minha área não posso deixar de tecer o meu comentário. Como estagiário em contexto clínico tenho direito a ser vacinado e já o fui, felizmente, apesar de não me darem certezas de que esta confira 100% de imunidade. Não estudo na UM, mas já que se fala do assunto e que o importante é adoptar as medidas de prevenção de transmissão do vírus, aconselho a todos a revisão de alguns documentos da DGS, como as orientações técnicas presentes no microsite da Gripe da DGS:
http://www.dgs.pt/ms/2/default.aspx?pl=&id=5509&acess=0&cpp=1Mais, apesar de não querer motivar alarmismos e preocupações excessivas, houve já um aluno do IPVC que nos deixou, apesar de ter outras complicações a nivel respiratório, pelo que sei, a Gripe A foi a grande responsável por esta perda que deixou todos em choque.
Já agora, se estiverem incluídos em qualquer dos grupos prioritários para serem vacinados, não hesitem... protejam-se. Acresço ainda a minha experiência profissional, que é pouco ainda, nas convocações para vacinação que têm estado a decorrer no meu local de estágio tem sido incansável o trabalho da Equipa de Profissionais de Saúde e ainda se registam casos de muita irresponsabilidade. As pessoas pensam que as doenças que possuem são demasiadamente graves para tomar a vacina, quando isso é a principal razão para a tomarem. Asmáticos, doentes com DPOC, doenças cardiovasculares, Diabéticos, doentes com obesidade e obesidade mórbida, doentes imunodeprimidos, doentes do foro renal, entre muitos outros... a vacina está nas Unidades de Saúde, procurem aconselhar-se com os vossos médicos e enfermeiros de familia. A vacina é gratuita. Não ganho nada em promover esta causa, mas é a ÚNICA forma de nos protegermos e aos outros. É certo que outros paises, por sinal mais desenvolvidos não têm esta vacina, outros que a recusaram... mas, e se não houvesse qualquer outra forma?? e se a vacina não fosse gratuita? se calhar toda a gente a compraria, como aconteceu à tempos com a famosa vacina da meningite (
Prevenar). Já se registaram mortes por Gripe A, mas não há documentada qualquer morte por se terem vacinado. Pensem... não é um apelo à vacinação, apenas uma forma de sensibilizar todos para esta iniciativa do nosso Sistema Nacional de Saúde.
Desculpem se não é o local mais apropriado para o post, mas pronto...
Abraço!