Outras Conversas > Outras Conversas

Será dificil conhecer novas pessoas?

<< < (77/80) > >>

carolinalg:
Conhecer... não digo.
(Começar a) Criar laços e mantê-los, isso sim, é-me normalmente difícil... Sou um bocado tímida nessas coisas.

سامانتا:
Sim.

Fazendo parte do espectro do autismo e não tendo uma base social como a maioria das pessoas (amizades de amizades, conhecidos de conhecidos, etc), é muito difícil para mim. Nem através de meios virtuais é fácil porque se me enviam uma simples mensagem a questionar "olá, tudo bem?" eu não vou conseguir responder a isso. Se me enviam algo mais aleatório ou com conteúdo, sim, mais facilmente surge conversa. Se for a questão em cima, parecendo que não e parecendo que é uma birra da minha parte, o meu cérebro simplesmente não consegue ultrapassar isso porque é desconfortável e supérfluo e simplesmente não dá (para mim. Não estou a julgar, simplesmente a tentar explicar algo que me custa muito). 

O mais engraçado é que não sou tímida nem desinteressante. Modéstia à parte, tenho muito assunto interessante e pontos de vista e opiniões sobre os quais conversar. Mas funciono muito à base de químicas comunicacionais e, se não existe, simplesmente não dá. Tudo o que seja um guião normal social de conversação (ou de comportamento, tipo jantares de grupo, beber cafés, etc) é algo que não funciona comigo. E nem é porque não quero, é porque simplesmente o meu cérebro não funciona assim. O que é muito frustrante. E cansa-me ter que ler «faz um esforço, e faz isto, e que mal tem responder "tudo bem! e contigo?"» como se eu fosse uma criança a bater o pé. Viver no espectro do autismo é cada vez mais complicado. Parece que em vez de ganhar ferramentas sociais cada vez as perco mais. Não há cá pensamentos de fugir à zona de conforto porque isso, em pessoas como eu, pelo menos, normalmente não traz coisas boas mas sim (no meu caso) estados depressivos e é necessário ter cuidado com isso.

Atomic:
سامانتا Embora seja injusto eu dizer que compreendo o que sentes, porque muito provavelmente não compreendo, concordo plenamente com a questão da conversa casual sobre assunto nenhum! Odeio conversas vazias! Principalmente quando estou em modo de dating, se alguém nas primeiras 5 frases ainda não me disse nada de interessante perco um bocado o interesse.

Por outro lado, diria que tenho até alguma facilidade em fazer amizades, sou muito instintivo e é extremamente raro o meu instinto falhar-me. Também gosto muito de cruzar diferentes grupos de amigos e diferentes pessoas que ache que se irão dar bem, só mesmo para ver o que acontece! No entanto, estivesse eu a escrever isto há uns 5 anos, o caso seria completamente diferente :P

Acho que com o tempo uma pessoa vai establecendo uma rede de amizades e contactos e vai crescendo a partir daí, normalmente o mais difícil é começar

sam_mukka:
Eu sou uma pessoa extremamente isolada/introvertida, e acreditem, se dependesse de mim, seria um dos primeiros defeitos que eu tentaria remover.
Desde muito novo, que eu me sinto diferente, e isso sempre excluiu-me de fazer laços com outras pessoas. Claro que hoje em dia tenho alguns amigos, mas por vezes sinto-me só, visto que muitos só os posso ver na escola ou muito esporadicamente em alguma saida que organizemos.

Às vezes gostava de poder dar-me bem com toda a gente, mesmo alguns colegas na escola, que podem pensar que eu sou uma pessoa fria.. mas quando eu ganho confiança e afinidade com alguém, torno-me um chato  ;D

solitude:

--- Citação de: سامانتا em 29 de Dezembro de 2017 ---Sim.

Fazendo parte do espectro do autismo e não tendo uma base social como a maioria das pessoas (amizades de amizades, conhecidos de conhecidos, etc), é muito difícil para mim. Nem através de meios virtuais é fácil porque se me enviam uma simples mensagem a questionar "olá, tudo bem?" eu não vou conseguir responder a isso. Se me enviam algo mais aleatório ou com conteúdo, sim, mais facilmente surge conversa. Se for a questão em cima, parecendo que não e parecendo que é uma birra da minha parte, o meu cérebro simplesmente não consegue ultrapassar isso porque é desconfortável e supérfluo e simplesmente não dá (para mim. Não estou a julgar, simplesmente a tentar explicar algo que me custa muito). 

O mais engraçado é que não sou tímida nem desinteressante. Modéstia à parte, tenho muito assunto interessante e pontos de vista e opiniões sobre os quais conversar. Mas funciono muito à base de químicas comunicacionais e, se não existe, simplesmente não dá. Tudo o que seja um guião normal social de conversação (ou de comportamento, tipo jantares de grupo, beber cafés, etc) é algo que não funciona comigo. E nem é porque não quero, é porque simplesmente o meu cérebro não funciona assim. O que é muito frustrante. E cansa-me ter que ler «faz um esforço, e faz isto, e que mal tem responder "tudo bem! e contigo?"» como se eu fosse uma criança a bater o pé. Viver no espectro do autismo é cada vez mais complicado. Parece que em vez de ganhar ferramentas sociais cada vez as perco mais. Não há cá pensamentos de fugir à zona de conforto porque isso, em pessoas como eu, pelo menos, normalmente não traz coisas boas mas sim (no meu caso) estados depressivos e é necessário ter cuidado com isso.

--- Fim de Citação ---

Olá,

Revi-me muito no teu post. Parabéns por expressares abertamente qual o teu problema, eu não tenho essa coragem. Tenho mais ou menos as mesmas dificuldades que tu, mas por causa de uma outra doença. Já fui membro do fórum, registei-me hoje por causa do teu post.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa