rede ex aequo

Olá Visitante24.out.2021, 15:46:56

Autor Tópico: Homofobia na ESDG  (Lida 10998 vezes)

Homofobia na ESDG

Offline Minimalistic

• Associad@
  • Membro Sénior
  • Género: Masculino
Perante comentários ouvidos recentemente tomei a liberdade de enviar hoje o seguinde e-mail para a escola em questão e para o ministério de educação:

Olá o meu nome é João, e embora estude em Lisboa, sou de Beja e mantenho um contacto frequente com a cidade que me viu nascer. É nesta cidade que vejo as minhas origens, e é tambem por ela que luto para um dia mais tarde, num futuro mais proximo, ter um pouco mais de orgulho por ver que a sociedade Bejense se moldou à evolução.
Infelizmente, não passaram desapercebidos alguns comentários feitos por alunos da Escola Secundária Diogo Gouveia, dizendo que havia uma votação a decorrer sobre a eventual possibilidade de 2 raparigas irem juntas ao baile de finalistas da escola. E é aí que me interrogo, o porque de uma votação? Não somos todos iguais em dignidade e em direitos? A felicidade de cada um só a si diz respeito, e cada pessoa tem o direito de lutar por ela como bem entender. A Homossexualidade não é uma doença, nem tao pouco uma opção, é sim uma orientação que nasce contigo e contra a qual não vale a pena lutar. Só o facto de haver uma votação ja é crime, porque ninguem no mundo tem o direito de escolher por ti, o direito a ires com quem tu queiras, onde bem entenderes. É triste ver que actos destes ainda acontecem, numa sociedade que devia de estar aberta, deixando-se de mentalidades retrogadas e desrespeitosas perante o próximo. Nunca é tarde relembrar que a Homofobia é crime, e é punida por lei em Portugal, mas se quizermos podemos ir mais longe e pensarmos na Carta Universal dos Direitos Humanos que no 1º artigo diz:

Artigo 1.º

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

A minha vontade pessoal, é de ir a esse baile fazer um show off de maos dadas com alguem que amo, e que independentemente do seu sexo consegue-me fazer feliz e pôr-me um sorriso na cara, fazendo-me ver cada dia como uma dádiva maravilhosa. Mas não o vou fazer porque não sinto vontade de chocar, nem de ir contra ninguem, portanto espero que vocês tambem não o façam, porque cada um tem o direito a ser feliz da maneira que entender, e a vida de cada um só a si diz respeito. São estes actos que me fazem ter vergonha do país em que vivo, mas felizmente a minha força de lutar é superior à vergonha, e por isso reinvindico o que acho que está  correcto, espero que vocês tambem o façam.

Aguardo uma resposta breve

João

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009 por guardian »

Homofobia na ESDG

Offline 2estrelinha3

• Membro Elite
    • Género: Feminino
      • A lés de mim
    Também já me haviam chegado uns zum-zuns acerca do tema, contudo não os vendo confirmados acabei por não intervir nesse sentido.

Irei contactar a referida instituição por forma a saber concretamente o que se est´a passar relativamente a esta questão.

beijinhas :D

Homofobia na ESDG

Offline guardian

• Associad@ Honorári@
    • Membro Elite
    • A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se
    Breve Resumo:

Duas raparigas (amigas não namoradas) decidiram que queriam ser o par uma da outra no baile da escola, a professora que ia ensinar valsa aos alunos recusa-se a ensiná-las, isto é o básico que se fala por toda a cidade.
    Agora os promenores de que me lembro:
    -Já houve uma Reunião Geral onde o assunto foi discutido e feita uma votação, na qual ganhou o NÃO...
    -Entre coisas sem nexo, perguntaram-lhes se os pais não tinham vergonha delas.....  E levaram como resposta: ''-Para sua informação a minha mãe vem ao Baile..  - E a minha avó tambem!! ''  (Terá sido algo assim..)  -> Eu adorei a resposta!  lol
    -Tambem lhes foi dito que se assumissem serem lesbicas e namoradas poderiam dançar........  (  To mesmo a imaginar tds os casais heteros  na entrada a terem de dar provas que são namorados ou não bailam.... )
    -Ao que parece alguem escreveu nas paredes da escola ''homofobia é crime!'' e outras frazes assim  ->situação que uma destas raparigas levou com a culpa.. (será que não põem a hipotese de existir mais LGBTS na escola que se sintam indignados sem serem elas as duas?? )
    - Por fim vai haver uma nova Reunião para nova votação, em relação á qual a professora já disse que se o SIM ganhar não as vái ensinar....

Enfim....  :P
    Vou investigar e mandar um mail á escola e ao jornal regional a ver se mediatizamos a situação e acabamos com mais uma situação de homofobia...

Acabei por enviar este mail a tds os orgãos da escola, ja agora deixo aqui e enviem!!
    Vamos fazer a diferença! 8-)
    aqui estão os contactos da escola :
    esdg@esdg.pt
    ae@esdg.pt
    cp@esdg.pt
    ce@esdg.pt
    ae@esdg.pt
    apee@esdg.pt

----------
    Responder

Ex.mos senhores dos vários orgãos da Escola Secundária Diogo de Gouveia,

É com enorme indignação que fiquei a saber de um caso explicito de homofobia na vossa escola.

Numa altura em que tanto se fala de Bulling nas escolas e lutas pelos direitos humanos,

continuamos a assistir a situações como as duas alunas que manifestaram querer dançar juntas no Baile de Finalistas da Vossa Escola, situação a qual terá sido recusada por alguns docentes.

Claramente esta situação nada tem a ver com tradição, sendo sim reveladora de um sem fim de preconceitos e estéreotipos homofóbicos.

Deixo-vos a seguinte citação

"No estamos legislando, Señorías, para gentes remotas e extrañas. Estamos ampliando las oportunidades de felicidad para nuestros vecinos, para nuestros compañeros de trabajo, para nuestros amigos y para nuestros familiares, y a la vez estamos construyendo un país más decente, porque una sociedad decente es aquella que no humilla a sus miembros"

José Luis Rodríguez Zapatero

( Presidente do Governo Espanhol )

Confiante numa escola de ensino merecedora de todo o respeito por parte dos seus cidadãos, apelo para que não deixeis ocorrerem situações de humilhação dentro da vossa escola, dos vossos alunos

Com os melhores cumprimentos

guardian

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009 por guardian »
      As quatro coisas q não voltam para trás:A pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida, e o tempo passado

Verdade ou uma Mentira Gentil? Oo

Homofobia na ESDG

Offline 2estrelinha3

• Membro Elite
        • A lés de mim
      Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Enviei e-mail à dois dias, hoje reforcei a coisa, tambem vou enviar um mail aos jornais regionais para pelo menos fazer presão no sentido de apurar a verdade acerca do assunto e "obrigar" a escola a adoptar uma postura, de preferencia correcta, em relação ao assunto.

Homofobia na ESDG

Offline Minimalistic

• Associad@
      • Membro Sénior
      Obrigado pela ajuda! ;D
      Acho a situação da um ridiculo tal, que nem consigo entender bem as coisas. Não tiveram a decencia de me responder ao email. Enfim :-X

Homofobia na ESDG

Offline 2estrelinha3

• Membro Elite
          • A lés de mim
        Tambem não obtive, até agora, nenhuma resposta!

Água moli em pedra dura...

Homofobia na ESDG

Offline Agripina

• *
        • Novo Membro
        So posso agradecer o apoio pessoal. :D E bom saber que depois de tantas "bocas" e "olhares de lado" (partindo nao so de alunos mas tambem de professores) >:( ha quem compreenda e nao me critique "porque nao e' estetico"  (palavras ditas por uma professora  :o). Supostamente os docentes deviam dar um exemplo positivo e transmitir um espirito de uniao... E mau saber que isso nao vale para todos :-X obrigada mais uma vez a todos! :-* Obrigada Minimalistic ;)
        « Última modificação: 18 de Fevereiro de 2009 por 2estrelinha3 »

Homofobia na ESDG

Offline 2estrelinha3

• Membro Elite
            • A lés de mim
          Ois agripina, dado que esta situação está a ser vivida por ti, e à falta de esclarecimento por parte da entidade de ensino poderia expor os factos?

Já agora poderias ainda preencher o questionário  para o observatório de educação?
          Podes fazer o download do questionário aqui:
          http://rea.pt/observatorio.html

Depois de preenchido deverás enviar para: geral@rea.pt

:-*

Homofobia na ESDG

Offline cerm

• **
          • Membro Júnior
          Perdoem o offtopic, mas dado que frequentei essa fantástica escolinha há uns 7 anos, não posso deixar de sorrir cinicamente quando leio este tipo de barbaridades e o pior é que apenas uma palavra me vem à cabeça: previsível.

Homofobia na ESDG

Offline Agripina

• *
            • Novo Membro
            pois e' estrelinha.. a escola esta no seu Best...

tudo começou porque uma amiga minha nao podia dançar com um amigo dela porque e do 11º ano..
            tinham uma "regra" qualquer que dizia que no baile so se podia dançar finalistas com finalistas porque assim evitava-se um excesso de pares a dançar a valsa...

entao essa amiga minha (eu e ela nao temos qualquer relacionamento amoroso) convidou-me para dançar dado que assim seriam dois finalistas a dançarem (seguindo assim o que foi estipulado para os pares da valsa).

a professora que ficou encarregue de ensinar a valsa ja foi minha professora a dois anos e ela nunca simpatizou comigo.. muito pelo contrario, nas aulas fazia de tudo para mostrar esse "apreço" pela minha pessoa.. ate chegou a difamar a minha imagem como aluna ao dizer que eu ia bebeda para as suas aulas (mesmo sem ter qualquer prova, como e obviu dado que ia sobria)

essa dita professora apresentou varios agrumentos para se recusar a nos ensaiar como:
            ->nao e tradiçao
            ->nao e estetico (por dois motivos: por sermos duas raparigas e por eu "nao ficar bem" como par da minha amiga)
            ->iria ser uma afronta para os pais que iriam ao baile
            entre outros (estes sao os principais e os que sempre frisou)

(tambem me chegou a informaçao de que a professora teria jurado a pes juntos de que isto era so para eu a afrontar e que se tratava de um acto para uma "mini-campanha" LGBT -.-')

numa das suas aulas, tambem disse que so iria aceitar nos ensaiar se eu e a minha amiga assumissemos uma relaçao.  :o

ora aqui eu me perguntei.. sera que os seus argumentos apresentados eram mesmo verdadeiros? porque assim onde estariam esses argumentos se eu assumise um relacionamento?

em relaçao aos argumentos eu fiquei esclarecida... a professora nao queria(nem quer) saber nada de tradiçoes ou estetica pois na reuniao que se deu, a professora so me criticava a mim, so falava para mim, so chamava a atençao para mim... esquecendo o facto de que nao era so eu a querer dançar..

quanto a tradiçao, eu sempre concordei que têm que ser respeitadas e nao podem ser esquecidas pois fazem parte do nosso passado como sociedade. mas nao podemos segui-las fielmente para sempre, nao quando isso passa por cima de pessoas, da constituiçao e da liberdade de cada um.
            quanto aos pais "chocados" eu pensava que esses iriam estar la para ver os seus entes queridos e nao quem e que estava a dançar com quem.
            e mesmo eu duvidei desse choque porque afinal, ate a minha avo iria estar presente nesse mesmo baile :)
            (agora ja nao vai porque diz "nao quero participar num evento que discrimina a minha neta" :) --> ganda avo  ;D

(ah, eu dirigi-me ao concelho executivo para falar com o presidente (professor Jose Maria). a opiniao deste basicamente e' nada: "o baile e dos alunos para os alunos, so quero segurança no baile. o resto e' com voces" mas tambem disse "se nao for este ano a aparecer um par para a valsa com alunos do mesmo sexo, ira' aparecer para o ano que vem ou para o outro.. ninguem pode parar a sociedade" --> nem mesmo uma professora)

depois da dita reuniao, a mae da minha amiga tambem foi falar com o professor jose maria que ficou parvo com o procedimento tomado pela professora mas manteve-se na mesma posiçao.

apareceram duas frases escritas na parede do liceu:
            uma a entrada que diz "HOMOFOBIA E' CRIME" e outra algures que ainda nao vi, que diz "TRADIÇAO NAO E EVOLUÇAO", ora no dia em que isso apareceu, começaram conversas a dizer que fui eu a escrever aquilo ..

nao posso dizer que aquilo e' bonito mas ao menos muitos colegas ficaram mais informados sobre o que e' a homofobia (havia quem dizia que isso nao era crime e nao era discriminação)
            ao menos por isso tenho que agradecer quem escreveu as frases porque fez com que se falasse do assunto, ficando assim muita gente mais esclarecida.

Homofobia na ESDG

Offline cerm

• **
              • Membro Júnior
              Só posso imaginar o impacto que essas palavras nas paredes terão. Tendo em conta algumas demonstrações de homofobia que assisti aí no meu tempo (felizmente não fui eu o visado das mais pro-activas), inscrições dessas pesariam num certo grupo de colegas meus como se lhes fossem gravadas na pele, disso estou certo. Não sei como é agora, mas pelos vistos os professores pelo menos continuam iguais a si mesmos mas no meu tempo o pior eram mm os alunos.

Homofobia na ESDG

Offline guardian

• Associad@ Honorári@
                • Membro Elite
                jah la vai uma semana e nada.... nem uma respostazinha......  :P
                  As quatro coisas q não voltam para trás:A pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida, e o tempo passado

Homofobia na ESDG

Offline Minimalistic

• Associad@
                  • Membro Sénior
                  E quem vai ao Baile?  ;D
                  Eu vou, Eu vou!

Homofobia na ESDG

Offline 2estrelinha3

• Membro Elite
                      • A lés de mim
                    E quem vai ao Baile?  ;D
                    Eu vou, Eu vou!

Eu não, eu não!

Realmente a ausência de resposta mostra uma certa falta de consideração!

E a final as meninas bailam ou nem por isso?

Homofobia na ESDG

Offline guardian

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Elite
                    E quem vai ao Baile?  ;D
                    Eu vou, Eu vou!

Eu não, eu não!

Realmente a ausência de resposta mostra uma certa falta de consideração!

E a final as meninas bailam ou nem por isso?

ora plo que entendi a homofobia levou a sua avante...... >:(

btw eu tb n vou  :P

Homofobia na ESDG

Offline 2estrelinha3

• Membro Elite
                        • A lés de mim
                      Dado que ao que parece a homofobia levou a sua avante e na ausência de resposta por parte da entidadezinha vou mudar o meu discurso enviando um e-mail não de esclarecimento mas de indignação!

Homofobia na ESDG

Offline Minimalistic

• Associad@
                      • Membro Sénior
                      O baile foi bonito, as 2 meninas estavm muito bonitas, mas não dançaram juntas  :-\

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                        Homofobia em Coimbra

Iniciado por Andy « 1 2 ... 10 11 » Coimbra

201 Respostas
                        45069 Visualizações
                        Última mensagem 8 de Junho de 2011
                        por joanablue
                        Como lidar com a homofobia?

Iniciado por Azuth « 1 2 ... 5 6 » Apoio

107 Respostas
                        31573 Visualizações