A rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes promove no próximo dia
26 de novembro, quinta-feira, a 11ª edição dos seus Prémios Média, agora denominados
prémios ex aequo, na
Casa Independente, em Lisboa, às
19h00, na qual gostaria de contar com a vossa presença.
Os jovens homossexuais, bissexuais, trans ou intersexo, LGBTI, segmento da população que constitui o alvo primordial do trabalho que desenvolve a rede ex aequo, a certa altura da vida descobrem que a sua orientação sexual ou identidade de género é diferente da norma. A maioria destes, não possuindo informação e com receio de pedir apoio para evitar a discriminação dos colegas, amigos e familiares passam por momentos difíceis, levando, entre outras situações, à solidão, ao isolamento, a comportamentos de risco, à depressão, à baixa auto-estima, ao insucesso escolar e, em casos extremos, mas demasiado frequentes, ao suicídio.
Conhecendo a gravidade destas situações, a rede ex aequo organizou este evento, para homenagear as figuras da comunicação social, artes e espetáculo em Portugal que, através do seu trabalho, dão visibilidade a algumas das muitas dificuldades sentidas pelos jovens LGBTI. O seu contributo é fundamental para a desconstrução de estereótipos, infelizmente ainda associados à orientação sexual ou à identidade de género.
Neste contexto, tem-se a honra de distinguir em ex aequo, as seguintes personalidades:
Alexandre Hachmeister, Ana Morgado, António Figueirinhas, Catarina Bizarro, Duarte Gomes, Duarte Teixeira, Filipa Poppe, Filipa Projecto, Filipe Santos, José Pinto Carneiro, Luís Marques, Maria João Marques, Mário Cunha, Marta Pais Lopes, Miguel Simal, Nuno Duarte, Paulo Brito, Rita Henriques, Sisley Dias e Vasco MonteiroArgumento, realização, produção e elenco da história do casal gay Xavier Cardoso e David Lopes na telenovela
Os Nossos Dias da RTP1;
Amanda RibeiroDepoimento
Deficiente e gay: entre o “coitadinho” e o “pervertido”, publicado no P3;
António Rocha Lopes, Catarina Marques Rodrigues, Fábio Pinto, Hugo Amaral, Michael Matias e Miguel SoaresRealização de reportagens que abordam positivamente as questões de género e sexualidade, no ADN do Observador.pt;
Duarte Domingos, Filipe Penajóia e IsauraRealização do videoclip
Change it, de Isaura;
Lorenzo e PedroExperimentos sociais relacionados com a visibilidade de pessoas LGB no canal de youtube lorenzoandpedro;
Maria Gil e Miguel BonnevilleAutoria dos espetáculos
Medo e Feminismos (de Maria Gil e Miguel Bonneville) e
A importância de ser Simone de Beauvoir (de Miguel Bonneville).
Apresentação de
Pipa Marinho =)
A abertura contará com a atuação da
Sequin.

A entrada é livre e haverá mais surpresas a divulgar. Aparece! =)
Edições anteriores em
www.rea.pt/premios-ex-aequo