Eu acho que as pessoas estão a encher e explodirão no dia em que seja realmente insuportavel viver. Para muitos já o será, mas o será ainda para muitos mais. Julgo que são tantas as medidas a aplicar que prejudicarão o dia a dia das pessoas, que estamos todos muito atentos.
Tenho esperança, alguma, na ministra da agriculltura que pelo menos tem aparecido mais no terreno que qualquer outro anterior. De resto, em termos de educação, o que parecia ser uma avalanche de rigor com este ministro, mais parece uma avalanche de atrapalhação. Contratos mensais para os docentes é o mais recente exemplo. Que Estado dá exemplo contra a precariedade laboral com uma mentalidade destas? Se um professor for colocado por falta de outro, significa que até ao final do ano esse professor será necessário. Contratos mensais significa, que ficando um professor de baixa, logo se pode descartar ao fim de um mês sem que este tenha qualquer tipo de protecção social. E que amanhã esta facilidade de descarte fosse aplicado a toda a sociedade? Quanto à segurança social, mais uma anedota. Vêm agora com um apoio às pessoas com menor rendimento em que usufruirão de um apoio da redução de 3 e 6 %(salvo erro) nos custos da luz e gás. Que apoio? ainda assim, pessoa que tenham rendimentos de 200 eur por exemplo, apesar de uma redução de 3 e 6% nessas facturas, continuam a ver aumentadas em 14 e 11 %.
Ainda sobre a SS, ainda espero ver as tais medidas que diziam que aplicariam às pessoas que vivem de apoios sociais, voluntariado etc que tal como as gorduras do Estado, ficaram esquecidos na campanha.
E quanto ás ditas gorduras do Estado, por favor, é certo que já cortaram alguma coisa que nenhum outro governo cortou, mas , também já aplicaram impostos e outros sacrificios que nenhum outro em tão pouco tempo. Acabaram(ou melhor, supostamente vão acabar) com cento e tal DG, mas e o que fazem a essas pessoas? Vão para o desemprego ou continuam a ser despeza directa do Estado mas noutros lugares?
Também tenho pena de ver que todos os apoios sociais à saude e educação do PS vão acabar por morrer. Alguns poderiam ser corrigidos, melhorados ou reduzidos, mas a ver pelo exemplo do projecto e-escolinhas que precisamente no inicio do ano lectivo é que é suspenso para uma suposta avaliação, deixa muito a desejar. Não somos vacas que dão leite sem parar, e mesmo essas, se não comem nem são bem tratadas, deixam de produzir e secam, e o dono explorador, acabará por secar também mesmo que seja o ultimo a cair.
Eu identifico-me com o PS, mas acredito que uma governação saudavel teria de passar um pouco pela sede dos números do psd e um pouco para vertente mais social do PS e restantes de esquerda. Não o é e por isso só desejo que termine depressa.
Para além de que, seja uma certeza que com esta maioria de direita, nem valha a pena pensar em avanços legislativos para a população LGBT.