rede ex aequo

Olá Visitante10.jun.2023, 06:26:10

Autor Tópico: Nova medida permite avançar do 8º ano para o 10º  (Lida 15887 vezes)

Nova medida permite avançar do 8º ano para o 10º

Elijah Keat

• Visitante
 Acho que já todos conhecem esta medida proposta pelo actual Governo, que diz que os alunos com mais de 15 anos que frequentem o oitavo ano de escolaridade podem avançar para o 10º ano se conseguirem realizar os exames do 9º ano.
Se quiseres ler uma notícia relativa ao tema podem ler esta que encontrei à pressa, mas há mais por aí.

Qual é a vossa opinião sobre este assunto?

Agamemnon

• Visitante
    A minha opinião é que devia ser possível a qualquer pessoa saltar os anos todos. Andei anos a pastar porque em PT tens de fazer tudo direitinho! Há imensos miúdos com 14/15 anos perfeitamente capazes de saltar para o Ensino Superior.... E não deviam ser travados! :-\

Elijah Keat

• Visitante
      A minha opinião é que devia ser possível a qualquer pessoa saltar os anos todos. Andei anos a pastar porque em PT tens de fazer tudo direitinho! Há imensos miúdos com 14/15 anos perfeitamente capazes de saltar para o Ensino Superior.... E não deviam ser travados! :-\

Concordo. Mas aqui a medida não favorece os melhores alunos, muito pelo contrário. Favorece os piores. Enquanto que se tu fores um excelente aluno com capacidades para ir do sétimo ano para o secundário te vês impedido de o fazer, se fores um aluno que já repetiu umas quantas vezes consegues avançar do 8º para o 10º.

Acho que o problema desta medida é que vem, uma vez mais, mostrar que os favorecidos pelo sistema de ensino português são os maus alunos e não os bons alunos.

Agamemnon

• Visitante

Concordo. Mas aqui a medida não favorece os melhores alunos, muito pelo contrário. Favorece os piores. Enquanto que se tu fores um excelente aluno com capacidades para ir do sétimo ano para o secundário te vês impedido de o fazer, se fores um aluno que já repetiu umas quantas vezes consegues avançar do 8º para o 10º.

Acho que o problema desta medida é que vem, uma vez mais, mostrar que os favorecidos pelo sistema de ensino português são os maus alunos e não os bons alunos.

Claro! Tens razão! Mas isso não é um problema português (por exemplo).

Enfim................. Estuda por ti. :-\

Offline btsferreira

• Membro Elite
            • facebook btsferreira
          Acho muito boa ideia :) passar a força para depois reprovarem no universitario ou no profissional

Propõe um debate na tua Escola/Universidade. Info: educacao@rea.pt
            No matter gay, straight or bi, lesbian, transgendered life. I'm on the right track baby, I was born this way

Elijah Keat

• Visitante
            Acho muito boa ideia :) passar a força para depois reprovarem no universitario ou no profissional

Partindo do princípio que passam no exame. Não me parece que um aluno com sucessivas reprovações chegue a um exame de um ano mais avançado que aquele em que se encontre consiga fazê-lo com uma nota razoável. Excluindo sobredotados, que esses é que são conhecidos por reprovarem muito para depois fazerem coisas desse género.

Offline teddyJ

• Membro Ultra
              • Género: Masculino
              Não concordo nada, cada vez se ajuda mais quem não faz nada.
                Happiness can be found, even in the darkest of times, if one only remembers to turn on the light.

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
                • bang bang, I shot you down!
                No limtie é desvantajoso para os alunos na medida em que, apesar de serem pessoas que têm, à partida, uma flexibilidade mental / esforço de trabalho que lhes permite acompanhar decentemente o 10º, tal capacidade pode ser sobre-estimada se o Exame for uma treta.

Economicamente, aumenta recursos públicos por via de poupança de custos variáveis de educação e aumento da carga fiscal na vida activa destes gajos.
                  With my feet on the air and my head on the ground

Agamemnon

• Visitante
                  Economicamente, aumenta recursos públicos por via de poupança de custos variáveis de educação e aumento da carga fiscal na vida activa destes gajos.

Oh.... Mas se o exame for estimador enviesado pode reduzir-se o valor actual dos fluxos de rendimento logo não compensar com as perdas na tributação. :P

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra

Oh.... Mas se o exame for estimador enviesado pode reduzir-se o valor actual dos fluxos de rendimento logo não compensar com as perdas na tributação. :P

Certo, mas nota que não se tributa o valor actual (ainda). :P

Agamemnon

• Visitante

Certo, mas nota que não se tributa o valor actual (ainda). :P

Mas como decides se a medida é ou não boa? Actualizando os fluxos! :P OK corrijo: reduzes o valor actual dos fluxos de imposto provenientes desses individuos. :P Assumindo taxas constantes é corolário.

Offline JoanaWildy

• Membro Vintage
                        • Género: Feminino
                        Sou efectivamente contra, assim como sou contra à escolaridade obrigatória ser até ao 12º ano.
                        Sei que o governo pretende combater o analfabetismo, no entanto, também não deixa de ser uma estratégia para tentar combater o desemprego e o emprego precoce de pessoas com idades menores.
                        De qualquer maneira, acho que o ensino geral em Portugal está mal delineado e mal estruturado.
                          "Someone once said if you want something very badly, set it free... If it comes back to you, it's yours forever. If it doesn't, it was never yours to begin with."

Elijah Keat

• Visitante
                          Eu não consigo perceber é a lógica do ensino ser obrigatório até ao 12.º e não ser de graça, tal como é até ao 9.º ano. De graça salvo seja, o que quero é dizer que a partir do 10.º as despesas aumentam bastante.

Offline TiagoJ

• Membro Elite
                            • make a U turn
                            Eu não consigo perceber é a lógica do ensino ser obrigatório até ao 12.º e não ser de graça, tal como é até ao 9.º ano. De graça salvo seja, o que quero é dizer que a partir do 10.º as despesas aumentam bastante.

Realmente as despesas aumentam de uma maneira brusca quando se passa para o secundário, mas não sei como é a discrepância de valores nas diferentes vias que dão equivalência ao 12º.

Não concordo com esta medida do Governo, o facilitismo pode trazer uma 'alegria' momentânea mas a longo prazo as coisas estão longe disso.
                            E relativamente à passagem, mantêm-se as normas habituais após os exames? Escolha da área/via, etc?
                              touching the edge of space, the edge of heaven, the edge of dreams...

Elijah Keat

• Visitante

Realmente as despesas aumentam de uma maneira brusca quando se passa para o secundário, mas não sei como é a discrepância de valores nas diferentes vias que dão equivalência ao 12º.

Não concordo com esta medida do Governo, o facilitismo pode trazer uma 'alegria' momentânea mas a longo prazo as coisas estão longe disso.
                              E relativamente à passagem, mantêm-se as normas habituais após os exames? Escolha da área/via, etc?

Presumo que sim.

Li ainda há pouco que a Ministra da Educação disse que esta medida não é facilitista uma vez que os alunos terão que efectuar 11 exames: um a cada disciplina do nono ano, mais os exames nacionais próprios do nono. Segundo a ministra poucos serão o alunos que conseguirão passar.

Ora, se ela admite que esta medida não vai ter efeito... qual é a sua utilidade?

Offline Back Room

• Membro Elite
                                É uma não-questão. Dos alunos aptos a esse "salto", quase nenhum é capaz de o concretizar. Que aluno que reprovou é que consegue passar nos exames de um ano mais avançado que o dele?
                                  "I started being proud of being gay, even though I wasn't." Kurt Cobain.

"Quelle est votre plus grand ambition dans la vie? Devenir immortel... et puis... mourir." À Bout de Souffle, Godard.

"One of the great tragedies of mankind is that morality has been hijacked by religion." Arthur C. Clark

Offline JoanaWildy

• Membro Vintage
                                  • Género: Feminino
                                  Sinceramente não faz absolutamente nenhum sentido o que a Ministra propõe.
                                  É como dar um incentivo ao aluno, sabendo ele de antemão que não o conseguirá. Enfim!!
                                  Só dá para rir, ao que o país anda.
                                    "Someone once said if you want something very badly, set it free... If it comes back to you, it's yours forever. If it doesn't, it was never yours to begin with."

Agamemnon

• Visitante

Aumentam? ???

Oh e se alguém adoecer e perder três anos? Pode ser que consiga recuperar.  ;)

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
                                      Sempre tive uma visão muito rígida sobre ensino.
                                      Na minha opinião, 80% dos alunos andam na escola a ver passar navios e tá-se tudo a marimbar para as aulas, o estudo e por aí fora. Criticam professores por tudo e por nada, e adoram facilitismo. A lógica do facilitismo irrita-me duma maneira..

Nos colégios de topo ensinam álgebra linear e princípios de cálculo no 11º, física de universidade e por aí fora. Flexibilizam os currículos, exigindo mais. Os pais exigem dos filhos, cultivam-lhes práticas de estudo e por aí fora.

É certo que um bom ambiente em casa é condição necessária para se vingar no estudo. Mas não me parece que 80% dos alunos tenham problemas materiais e estruturais desse âmbito, que justifiquem o seu "ver passar navios".

Sou apologista da exigência. E se há quem a cultive em si próprio, o ridículo é proibirem-lhes uma possibilidade que os pode beneficiar, por muito subjectivo que seja quantificar à priori e em concreto esse benefício.

Offline abyssos

• Membro Sénior
                                        Sempre tive uma visão muito rígida sobre ensino.
                                        Na minha opinião, 80% dos alunos andam na escola a ver passar navios e tá-se tudo a marimbar para as aulas, o estudo e por aí fora. Criticam professores por tudo e por nada, e adoram facilitismo. A lógica do facilitismo irrita-me duma maneira..

Nos colégios de topo ensinam álgebra linear e princípios de cálculo no 11º, física de universidade e por aí fora. Flexibilizam os currículos, exigindo mais. Os pais exigem dos filhos, cultivam-lhes práticas de estudo e por aí fora.

É certo que um bom ambiente em casa é condição necessária para se vingar no estudo. Mas não me parece que 80% dos alunos tenham problemas materiais e estruturais desse âmbito, que justifiquem o seu "ver passar navios".

Sou apologista da exigência. E se há quem a cultive em si próprio, o ridículo é proibirem-lhes uma possibilidade que os pode beneficiar, por muito subjectivo que seja quantificar à priori e em concreto esse benefício.

Idem idem aspas aspas.
                                        A chatice é que o facilitismo chega à idade adulta e ao mercado de trabalho e depois é tarde demais, faz-se sempre o mínimo e não há brio nenhum...
                                          "It is better to be hated for what you are than to be loved for something you are not." - Andre Gide

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          84 Respostas
                                          50268 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Maio de 2015
                                          por soraia_asd
                                          Ano 2012... Nova era?

Iniciado por pallladio « 1 2 ... 23 24 » Arquivo (Outras Conversas)

475 Respostas
                                          122489 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Janeiro de 2013
                                          por Blackdi
                                          15 Respostas
                                          5350 Visualizações
                                          Última mensagem 4 de Julho de 2010
                                          por Diva
                                          12 Respostas
                                          4023 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Outubro de 2013
                                          por Endovélico
                                          Feliz Ano Novo para tod@s

Iniciado por marcusmarcus Outras Conversas

3 Respostas
                                          1995 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Janeiro de 2015
                                          por Black$Gold