rede ex aequo

Olá Visitante24.mar.2023, 23:10:03

Autor Tópico: Vamos lá Reflectir.....  (Lida 61837 vezes)

tópico de questões metafísicas

Offline abreasasas

• Membro Ultra
essa do 2+2, faz-me lembrar quando eu digo: na idade média acreditava-se que a terra e a humanidade eram o centro do universo. não havia dúvidas; hoje acredita-se que o sol é o centro do sistema solar e não se sabe onde está o centro do universo.

na idade média as pessoas acreditavam nisto porque os peritos da altura lhes diziam que era assim. hoje fazemos o mesmo. então?

outra mais ridícula: há um tempo ninguém toda a gente cozinhava com óleo porque se dizia que o azeite fazia mal. hoje já se sabe que o azeite faz muito melhor à saúde. então?

estes dois exemplos tão diversos demonstram que não podemos dar nada como certo...

e ainda mais: quando falamos com pessoas com níveis de educação e de experiências diferentes dos nossos apercebemo-nos que muitas das nossas certezas não cabem nas cabeças dessas pessoas. e vice-versa. As interpretações da realidade variam de cabeça para cabeça. quem está mais certo? quem está mais errado?

não sei.

todos compreendem a utilidade do que é útil.
    ninguém compreende a utilidade do que é inútil
    chuang tse em "capítulos interiores"

Offline Lorca

• Membro Total
    • Género: Feminino
    • "...Amanhã será outro dia..."
    Bem, a questão que mais me martela o cérebro desde que me lembro de existir, tem a ver com o Universo...quando era criança era o "Existirá seres noutros planetas"?Agora acho que tem de  existir, sem dúvida, vida noutros planetas (que formas é que não sabemos...).Hoje a pergunta é mais, "Terá o Universo fim?"Se tem, o que existe para lá do fim?O nada?E o nada, terá de ser , no fundo , alguma coisa?O que é então?E se não tem fim, para onde caminha?Na matemática, existe o conceito de recta, não tem princípio nem fim, no Universo será tb assim? :oE alguma destas coisas faz sentido?Digam-me de vossa justiça...
      "This is my world my pinky world, that some made me believe that exist"

Offline indigo

• Membro Elite
        • indigo prateado
      Acredito q haja um devir e uma constante mutação ,mas ela faz parte de uma lógica...como se fosse o caos inserido numa harmonia  8)
      No entanto, quanto à matemática, ela também tem as suas falácias, não?! ???Já dizia lavoisier...
        "Our suffering is peeling off and revealing a brand new skin, a new power.
        Love heals all wounds and not just time alone. " (Jeff Buckley)

Offline abreasasas

• Membro Ultra
        a minha mãe estuda filosofia. e então, conforme vai estudando um e outro filósofo, vai-me falando deles, entusiasmada. mesmo antes de estudar filosofia ela já me falava de teorias filosóficas e etc. e eu ao princípio não percebia: ela vinha-me com uma conversa e com muitos bons argumentos a dizer que o mundo era assim e assado. passadas algumas semanas já vinham com uma teoria completamente diferente. ao princípio isto fazia.me confusão. depois percebi que era mesmo assim.

é como a arte: a seguir a um movimento realista vem um abstracto e etc. Qual dos estilos o mais belo? nenhum! há é belíssimas obras de arte dentro de cada um deles. podíamos ver tudo assim... sem extremismos malucos.

mas como diz a minha mummy: "é preciso de tudo para fazer um mundo".

isso é tao. :)

Offline indigo

• Membro Elite
            • indigo prateado
          é tanta a participação q nem tenho tempo para arrumar as ideias :o
          acho que tudo e nada se identificam um com o outro...não podemos dizer que do outro lado não exite nada, porque afinal já estamos a dizer q exite ???
          confuso, não ???vou fazer um chá de camomila :´

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
              • Mais sobre mim...
            Simmm! E que na natureza, nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma lol

Quanto ao fim do Universo. Pq não? Se a terra é um organismo vivo terá de morrer necessariamente ou não?! :P ;)
              Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

ana

• Visitante
              já estou a precisar de dose dupla de lecitina de soja!!! mas mesmo assim aqui vai: a perfeição é encerrar em si todas as possibilidades. esta ou aquela posição são visões parcelares do todo.
              E se o universo se acabar, outros se sucederão...

citando aquela sábia filósofa: "sei lá!"   :devil :devil :devil

;D ;D ;D
              Yi Yi Yi!!!

Offline indigo

• Membro Elite
                  • indigo prateado
                A terra talvez, mas o universo é um pouco mais difícil, ainda que haja a teoria de que, tal como ele se expandiu ( big bang), ele se encontra neste momento em retrocesso, a afundar-se num gigantesco buraco negro..o que existe do outro lado não sei! :P

Offline Lorca

• Membro Total
                  Quando falo do fim, estou a referir-me a uma noção de espaço, como se estivesse  a falar de uma estrada que se interrompe...o fim efectivo, tipo, explosão que acabe com tudo, tal como houve uma outra que iniciou, parece plausível...agora neste momento concreto...nós estamos num pontinho do espaço e como sabemos, num referencial cartesiano o "espaço" é infinito...tb o será o Universo?Eu não consigo conceber estas ideias...porque a cada "respost" surge logo em contraponto outra pergunta igualmente "retórica"... vezes acho que se pensar demasiado nisto fico louca ;D

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Vintage
                      • Mais sobre mim...
                    Voltando  questões metafisicas, quem do fórum acredita  nos sonhos? :D Já agora em pesadelos ... Acham que são uma espécie de presságio?

ana

• Visitante
                      Bem, ainda n é dessa que me mudo de tópico  ;D
                      sinto os sonhos com muita intensidade, são sempre mt realistas, mas n acredito que sejam presságios.
                      Comigo são mais um feedback do que uma previsão.
                      A noite passada agonizei a sonhar que tinha ficado presa no elevador...isto porque no dia anterior tinha estado avariado...

Offline indigo

• Membro Elite
                          • indigo prateado
                        mais um tema interessante e complexo!
                        se é presságio ou nao, não sei,mas já tive uma experiência esquesita:sonhei q uns amigos meus tinham tido uma acidente e não é que no dia a seguir eles tiveram mesmo! ???
                        pode ser a nossa capacidade de premonição ou apenas sugestão! ???

Offline kalypigirl

• Membro Sénior
                          • wazza!?
                          que estranho... hoje, entre outras coisas, também sonhei que fiquei presa num elevador

uma das piores/melhores coisas que me aconteceu, sonhei com ela 2 ou 3 meses antes... e foi tao real... :-/

e ultimamente tenho tido bue pesadelos... :wor

nao acho que seja um presságio ou uma questão de acreditar... para mim eh mais um reflexo dos nossos medos (os pesadelos)... e se sao medos eh porque eh provavel acontecer... e as vezes acontece :-/
                            An It Harme None, Do As Ye Will.

"My mother always used to warn me about men but she didn't say anything about women.." - Tallulah Bankhead

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                              • Mais sobre mim...
                            Eu desde pequena tenho muitos pesadelos e todos muito angustiantes... Mas nunca foram presságios nem nunca os vi como tal... ufa!...

Offline Lorca

• Membro Total
                              Uma vez tive um sonho muito estranho...tinha +- 15 anos e sonhei que estava a ser perseguida..a certa altura (aquilo era muito angustiante.. :'(), perguntei quando é que aquilo ia terminar, e alguém respondeu  "com um bocadinho de sorte, daqui a 7 anos"...nunca mais pensei nisso...a verdade é que a minha vida mudou completamente aos 22 , quando finalmente me encontrei...quando aconteceu esta mudança, que teve de facto um momento concreto,lembrei-me do sonho :o..coincidências

Engraçado, nos últimos dias, sonhei com todas as minhas paixões...TODAS, concretizadas e por concretizar...terá algum significado?!?!?

Offline frodo

• **
                                • Membro Júnior
                                • Género: Masculino
                                olá,
                                já há algum tempo que pensava em escrever isto. a vantagem deste site é o anonimato. há coisas acerca de mim que não falo com ninguém, umas partilho com uns outras com outros, mas isto partilhei só parte com uma boa amiga.
                                a minha av'materna, a minha mãe e depois eu fomos o alvo de um pequeno trabalho não muito positivo começou com a minha avó e passou daí até mim. nem os meus irmãos souberam disto. a minha mãe contou-me porque percebeu logo à minbha nascença que algo estranho se passava.  tive entre a vida e a morte durante os primeiros 4 meses após o nascimento, depois diso fui muito saudável. a partir dos 8 anos de idade comecei com sonhos acerca de imensas coisas. coisas que foram, coisas que são e coisas que podem vir a ser, não que vão forçosamente suceder. com o tempo apercebi-me do que era e consigo hoje distinguir melhor o que é um sonho produto de cansaço e mistura de memórias do quotidiano e o que é um pouco mais do que isso.
                                com o avançar do tempo ganhei uma certa sensibilidade acerca das pessoas que me rodeiam e o seu potencial. não consigo discernir o que intendem no momento muitas vezes mas, sei que tudo isto soa muito estranho e talvez estúpido, mas sinto/vejo onde as escolhas dessa pessoa o/a estão a conduzir. gosto de pensar que vejo o diamante onde muitas vezes a própria pessoa ainda só viu o carvão. mas nem sempre isto é uma coisa positiva.
                                muitas vezes choro por isto. uma vez , no dia que o meu ex mesmo depois de eu lhe perdoar por me ter usado e traido, me largou, senti uma angústia tremenda e fiquei com medo de isto intensificar a sensibilidade, o que tende a fazer. por isso fui para a discoteca e bebi e bebi, alguém tinha me dito que isto tendia a tirar a sensibilidade interior. erro crasso. a dado ponto estava sentado num canto a chorar e a olhar para o chão. conseguia até pressentir o tipo de morte das pessoas, as doenças que portavam, pressenti a entrada duma pessoa que tinha a mesma capacidade que eu de ver coisas, mas ainda não o tinha descoberto, o potencial estava lá ma mas considerando as tendências violentas deste rapaz era talvez melhor continuar "cego".
                                não sei o que despoleta isto. muitíssimas vezes até quero ver algo e não consigo, outras estou simplesmente a fazer o que seja e ao olhar nos olhos da pessoa de repente é como se acendesse uma luz num quarto escuro. ás vezes queria que ficasse sempre escuro.
                                sei que para muitos isto parece completamente idiota.  assim seja.  seja como for quem me conhece já me tira pinta de idiota. só desejava não ser tão escravo das minhas emoções, desejar tão ardentemente encontrar alguém em quem encontrasse um mais digno e confiante reflexo meu. porque acerca de mim mesmo não vejo nada. talvez por isto sinto uma necessidade tão intensa de encontrar alguém que me ajude a ver em mim mesmo o diamante que nunca nenhum "espelho" me mostrou.
                                fiquem bem e perdoem-me se vos pareci tolo e chato.
                                um abraço
                                frodo

:´ :-*

Offline abreasasas

• Membro Ultra
                                  weeeeelllll..... frodo! fiquei impressionada! ~hmmmm~~ não sei que dizer... mas tenho a certeza que hás-de encontrar algum ..espelho!

as meninas andaram aqui a brincar, no? ;)

bem, quanto aos sonhos eu tive um sonho muito forte há cerca de 3 anos que nunca mais me esqueci. Sonhei que uma amiga minha de infância (uma colega, não era uma GRANDE amiga...) estava comigo na minha sala. Estávamos sentadas nos cadeirões e viradas uma para a outra. Eu tinha um frasco de perfume (!) no braço do cadeirão e estava a brincar com ele, com as mãos. De repente ela começou a abrir muito os olhos e a fazer o frasco mexer-se sozinho com a força da mente. Eu comecei a fcar cheia de medo e comecei a gritar: Ana pára! Ana, pára! estás a encher-me de medo! E tapei os olhos com as mãos para não ver aquilo. Quando começo a sentir que ela me está a puxar os dedos dos olhos com a força da mente. Aqui acordei assustadíssima. Até tinha medo de acender a luz, com medo de a ver ali no quarto. Foi de tal forma assustador e sugestivo aquele sonho, que deixei de falar com a rapariga. Quando a via na rua, não conseguia falar-lhe, fingia que não a via.

Aqui há um mês encontrei-a no autocarro e, sem pensar sorri-lhe e falei-lhe. Ela falou-me também, muito contente. Fiquei aliviadíssima. A rapariga não tinha culpa nenhuma dos sonhos que eu tenho, né?

Offline indigo

• Membro Elite
                                      • indigo prateado
                                    sim, andamos a abandalhar isto um bocadinho, SORRY :P

a descrição do teu sonho parecia um filme sobre exorcismo :o
                                    o q é de realçar é a capacidade q ele teve para te fazer mudar de comportamento com a tua colega....
                                    tb já me aconteceu chegar ao ponto de, por instantes,  não conseguir distinguir o sonho da realidade, devido aos sonhos  terem sido tão marcantes :´  

Offline Videl

• Membro Ultra
                                      • Some place where no-1 calls it wrong
                                        • Blog
                                      vcs são malucos!vai uma pessoa a ler um tópico k pensava k era novo ou k era relativamente pekeno e depara-se com 8 páginas novas!!! como é k vcs fizeram isto?? eu ainda só li ateh à 4, e não me pude calar nisso de tomar banho depois de comer...o k sempre me disseram (até professores de ciências) foi k na primeira meia hora se pode pk a digestão ainda não começou, mas k depois não se deve...pk pode haver a tal mudança mt grande de temperatura e a digestão parar...mas eu axo k isso é mais para tomar banhos no mar ou assim, pk a água é fria, pk se nós tomar-mos banho de chuveiro, a uma temperatura tipo 32º ou 33º graus, a temperatura do nosso corpo não vai sofrer grandes alterações pk a água está kente, logo pode-se tomar banho...eu por acaso atrofio imenso com isso :P fiko toda stressada kuando tou na praia com o meu irmão e ele a meio da digestão decidi ir para  água, passo-me mesmo! e já ouvi histórias horriveis, ainda ha pouko tempo a minha mãe me contou k uma senhora tinha almoçado, foi ao cabeleireiro, e começaram a lavar-lhe o cabelo, com água fria ou morna, n sei, e de repente a cabeleireira foi buscar uma cena kk e kuando voltou a senhora estava morta pk tinha tido uma paragem de digestão ou lá o k era...
                                        "-Lesbian?? You think I´m a lesbian? (...)
                                        - Well, u´re a girl in love with a girl, aren´t u?
                                        - No! I´m Paulie, in love with Tory!!!Remember?And Tory is, she IS in love with me, because I´m hers, and she´s mine,and neither of us are lesbians!!" - Lost and Delirious

Offline Videl

• Membro Ultra
                                        • Some place where no-1 calls it wrong
                                          • Blog
                                        Eu axo k a maior parte dos sonhos são apenas pensamentos soltos do nosso subconsciente, mas alguns são premonitórios, e eu já tive alguns, o k me lembro melhor foi um k tive kuando tinha mais ou menos 10 anos...eu tinha uma amiga k tinha 11 anos, a mãe dela era divorciada, e eu pensava k ela não tinha namorado, aliás, nunca pensava mt na mãe dela...uma noite sonhei k ela estava grávida...no outro dia disse à minha amiga, e ela no momento fikou mt eskisita, teve uma reacção...estranha! mas n disse nada...passado uns dias eu soube k a mãe dela estava realmente grávida e ela contou-me k no dia em k eu lhe tinha dito k tinha tido o sonho a mãe lhe tinha contado, e k ela até pensou k a mae dela tb me tinha contado a mim lol lol lol

Agora já pressentimentos...eu até me assusto com os  meus pressentimentos, acerto kuase sempre, e nem sempre é bom, e é horrivel pressentir más e não puder fazer nada para as evitar...os últimos pressentimentos k eu tive nem vou contar k foram horriveis e aconteceram, mas lembro-me de um engraçado, kuando tinha praí 6 anos (ha pois, isto já são mts anos de pressentimentos :P)...a minha avó tinha ido para Espanha e disse à minha mãe k só voltava no Sábado à noite...na Sexta à tarde eu disse à minha mãe k lhe keria ligar (na época era para casa, ainda n era vulgar o uso de télélés :P) e a minha mãe disse "oh, tu sabes k ela só vem amanhã à noite..." e eu repsondi "não mãe, a avó já está cá!" a minha mãe insistiu k não, mas eu usei um bom argumento "oh mãe, deixa-me ligar-lhe, se ela não estiver em casa o telefone vai tocar e ninguém vai atender, kual é o problema de eu tentar?" e ela cedeu...eu liguei e a minha avó atendeu, tinha decidido voltar mais cedo  ;D e depois tenho sempre akeles pekenos pressentimentos, por exemplo, kuando tenho o tlm sem som no meu kuarto, e tou na sala ou na cozinha e pressinto k recebi uma mensagem...e recebi mesmo...não costumo errar :P
                                          "-Lesbian?? You think I´m a lesbian? (...)
                                          - Well, u´re a girl in love with a girl, aren´t u?
                                          - No! I´m Paulie, in love with Tory!!!Remember?And Tory is, she IS in love with me, because I´m hers, and she´s mine,and neither of us are lesbians!!" - Lost and Delirious

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          144 Respostas
                                          80498 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Janeiro de 2018
                                          por DiaryGirl
                                          204 Respostas
                                          73170 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Agosto de 2008
                                          por girl_sky
                                          41 Respostas
                                          18361 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Abril de 2016
                                          por tcfr
                                          Vamos Sair!!!

Iniciado por FábioRodrigues « 1 2 3 » Guarda

42 Respostas
                                          12167 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Janeiro de 2012
                                          por Nostradamus
                                          Vamos Jogar...

Iniciado por Nightmare_666 Arquivo (Outras Conversas)

2 Respostas
                                          2250 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Junho de 2015
                                          por miss_g