rede ex aequo

Olá Visitante12.ago.2022, 17:06:48

Autor Tópico: Homofobia e misoginia  (Lida 4162 vezes)

Homofobia e misoginia

Offline Prince Ren

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
Acham que há alguma relação entre a misoginia (ódio/discriminação/repulsão por pessoas do sexo feminino) e a homofobia (neste caso, a discriminação de homens gays)? Já li vários artigos na Internet que expressavam a opinião que estes dois fenómenos estão interligados, e gostaria de saber o que pensam dela. Chamo a vossa atenção para esta entrevista do escritor/colunista americano Dan Savage com o A.V. Club:

Responder
AVC: By your reckoning, it seems like more education, acceptance, and openness—enough to make men more confident about their sexuality and less paranoid about other people's—would be a solution to most men's sexual problems, and to homophobia as well.

DS: I actually think the solution to homophobia is eradicating misogyny. I think a lot of homophobia is hatred of women repackaged, 'cause gay men seem to preoccupy homophobes the most. It's usually about anal sex, and gay men are perceived as taking on the woman's role, and women are despised. The woman's role is less-than. And in a male-supremacy culture, men who take on the woman's role willingly kind of freak out some of the dudes. If you could eradicate misogyny, homophobia would evaporate. That's why I always tell women, "If you're dating a homophobe, you're dating a guy who's secretly a misogynist, who secretly hates you. And you shouldn't."

Tradução/resumo da parte a negrito: «penso que a solução para a homofobia é a erradicação da misoginia. Grande parte da homofobia é uma manifestação do ódio pelas mulheres, já que os homens gays são a principal preocupação dos homofóbicos. Usualmente tem a ver com o sexo anal, e entende-se que os homens gays tomam o papel da mulher, e as mulheres são desprezadas. O papel da mulher é inferior. E numa cultura de supremacia masculina, os homens que tomam de livre vontade o papel da mulher perturbam alguns dos outros homens. Se pudéssemos erradicar a misoginia, a homofobia evaporaria.»

Portanto, do ponto de vista desses homens misóginos, a masculinidade é valorizada como poderosa e dominante, enquanto a feminidade é tradicionalmente vista como um tipo de fraqueza e submissão, servindo esta somente para reafirmar o poder e o domínio dos homens. Os homens homofóbicos que valorizam a masculinidade tradicional (e até a hiper-masculinidade) vêem a relação entre homossexuais masculinos como contranatural, pois como não existe uma mulher para reafirmar a masculinidade, não existe uma «estrutura de poder». Daí a relação entre a discriminação de mulheres e a discriminação de homens gays.

Do meu ponto de vista, isto faz tudo muito sentido, especialmente porque vai de encontro a minha experiência pessoal: os homens homofóbicos são 99% das vezes também machistas/misóginos. O que pensam vocês?
    "Because no battle is ever won he said. They are not even fought. The field only reveals to man his own folly and despair, and victory is an illusion of philosophers and fools." (Faulkner)

Homofobia e misoginia

Offline android

• Membro Vintage
    Yep. Nada a discordar.

Homofobia e misoginia

Offline Hedwig

• Associad@
    • Membro Ultra
    • Género: Feminino
    Acho que faz algum sentido... Mas nesse caso onde se enquadra a homofobia para com as lésbicas?

Homofobia e misoginia

Offline Azula

• Associad@
      • Membro Elite
      • Voluntary Simplicity
        • Hábitos Alimentares e Sexualidade
      Acho que faz algum sentido... Mas nesse caso onde se enquadra a homofobia para com as lésbicas?

Por serem mulheres +  não estarem "sob o "domínio" de homens  ::)  :P

Concordo completamente, Prince Ren, infelizmente não tenho nada a acrescentar mesmo (damn!)  lol
        Acreditas no trabalho da rede ex aequo e queres participar activamente na vida da associação? Torna-te sóci@! ;-) Consulta http://www.rea.pt/inscricao.htm

A finalidade humana deveria ser a de amar a Vida - todos os problemas se extinguiriam se admitíssemos esta realidade.

Homofobia e misoginia

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
          • Homofobia
        Yep, o sexismo está por detrás da homofobia e transfobia. Isso é algo que já foi referido aqui no fórum e por uma série de activistas LGBT em Portugal. :)
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Homofobia e misoginia

Offline Gharam

• Membro Elite
          • Closets are for clothes.
            • A minha página no Deviantart
          Sinceramente, nunca tinha pensado nas coisas nesses termos, mas faz todo o sentido.

E confirma-se, em parte, pelas perguntas que as pessoas costumam fazer: "Então e qual de vocês é que é o/a homem/mulher?"
            "Quem nos deu asas para andar de rastos? Quem nos deu olhos para ver os astros - Sem nos dar braços para os alcançar?!... " - Florbela Espanca

"Gostaria muito de quebrar certas ideias à martelada. Infelizmente nenhuma das ideias que me incomodam foi moldada em cerâmica"

(\ /)
            ( . .) c(")(")

Homofobia e misoginia

Offline Miguel★

• Membro Elite
            • Sonhador apaixonado
              • A Minha Intensa Paixão
            Yep, o sexismo está por detrás da homofobia e transfobia. Isso é algo que já foi referido aqui no fórum e por uma série de activistas LGBT em Portugal. :)

Exactamente! Eu acho completamente inaceitável as sociedades actuais proclamarem-se as mais avançadas de sempre quando continuam a "perseguir" como perseguiam durante séculos. As mulheres eram tratadas como lixo, umas escravas. Agora como os LGBT estão em mais evidência (fala-se mais do assunto) são eles que são tratados como a escória da sociedade por parte de muitos mesmo. É lamentável. Chega de impunidade e de oprimir os oprimidos. Tem de haver limites. Chega de sexismo, misoginia, homofobia e por aí fora. Vivam as suas vidas e deixem a dos outros (quem o faz).

OK, isto foi um belo discurso...  ::)
            « Última modificação: 26 de Outubro de 2011 por JM Star »

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
              Homofobia em Coimbra

Iniciado por Andy « 1 2 ... 10 11 » Coimbra

201 Respostas
              49991 Visualizações
              Última mensagem 8 de Junho de 2011
              por joanablue
              Como lidar com a homofobia?

Iniciado por Azuth « 1 2 ... 5 6 » Apoio