rede ex aequo

Olá Visitante04.ago.2021, 19:20:52

Autor Tópico: Da passagem do tempo e suas melancolias...  (Lida 2083 vezes)

Da passagem do tempo e suas melancolias...

Offline ttorres

• Associad@
  • Membro Sénior
  • Género: Masculino
  • I have SPOKEN!
Hello a toda a gente :)

Inicio este tópico pela curiosidade que tenho em saber, principalmente dos membros mais velhos, de que modo o passar dos anos vos tem afectado. Se é que sentiram que a própria velocidade dos dias mudou, tudo passa a correr, que as escolhas que fizeram não terão sido as melhores, que os amigos que fizeram não foram suficientes, que deixaram passar oportunidades...ou se sou só eu. :'(

Nestes últimos tempos não consigo sacudir uma ansiedade generalizada presa a estes pensamentos que não desaparecem...Sinto que devia ter feito tudo de uma forma tão diferente!

anonimo8520

• Visitante
    Olá!

Eu sou novinha ainda, mas recentemente tenho sentido muito isso. Fui obrigada a tomar uma decisão que virou a minha vida de pernas para o ar, e simplesmente fiquei desligada do mundo e tudo o que tenho neste momento são boas recordações de coisas cada vez mais distantes... E sinto que o tempo passa e que quando finalmente terminar aquilo a que me propus, que serei ja demasiado velha para ter uma vida como sempre sonhei... Frequentemente (entenda-se, raro é o dia em que nao acontece) acho que a decisao que tomei nao foi a melhor, mas sou demasiado fraca para voltar atrás.

Se entendo como te sentes? Sim, acho que entendo. Como lidar com isso? Eu própria ainda nao descobri e a maioria das vezes nao o faço da melhor forma!

Offline ttorres

• Associad@
      • Membro Sénior
      • I have SPOKEN!
      Olá e obrigado desde já pelo interesse no tópico! :)

Também não sei como fazer desaparecer esse sentimento mas não há dia que não venha e ele me moa o juízo.. :P

Mas, dado a tua resposta parece que as razões que os dois temos para nos sentirmos em baixo são provavelmente bastante distintas. Nem imagino como será para alguém como tu que tomou uma decisão importante e passa pela pressão de se questionar se fez bem ou não em tê-la tomado...Só posso é ficar impressionado com tamanha coragem em correr riscos :) e isso é sempre um atributo de qualidade ;)

No meu caso é mais um estado de espírito de fundo, não é motivado por uma razão específica: uma insatisfação com o que fiz e uma apreensão pelo que está para vir, acho eu :P

Agamemnon

• Visitante
        Tópico INTERESSANTE! :D

Sinto MUITO a passagem do tempo. Sempre senti, desde que me conheço. Sempre achei que passava estupidamente depressa e sempre me senti velho. Não me arrependo de nada. Mas sinto uma grande ansiedade com o bater do relógio. Às vezes gostava de parar o tempo. Não no sentido comum de "parar e continuar a fazer coisas enquanto ele estivesse parado" ou "parar para não envelhecer", mas no sentido de parar para recuperar fôlego! Um dormir atemporal. Não sei se me faço entender... Se calhar só quem sente ou já sentiu a mesma necessidade compreende. Aí tens uma melancolia. :-\

Offline tal-go

• Membro Ultra
          • Um sonho...o Mundo.
          Quanto mais velho, mais rápidas me parecem as semanas.
          A melancolia vai-se apoderando porque à medida que vais ganhando experiência de vida, vais descobrindo que algumas coisas se vão ciclicamente repetindo. Sejam boas ou más, geram angústia.
          Se achas que escolheste algo mal e que pode vir a afectar a tua vida futura, de pouco vale estar a perder tempo a ver quais os factores que levaram a essa escolha. Urge, nessa altura, delinear estratégias que conduzam a um resultado menos mau da escolha que nós fizemos anteriormente.

Offline Blackdi

• Membro Vintage
            • Género: Feminino
            • "Na vida nada acontece por acaso."
              • Criatura da Noite
            Curiosamente, comecei a denotar a passagem do tempo com mais intensidade a partir dos 30.  :P Por vezes, dou por mim a pensar na velhice e como será o futuro sozinha e sem os meus pais.

A passagem dos anos também tem-me ajudado a crescer e coisas a que dantes dava imensa importância como querelas ou coisas assim, passaram a ter menos importância. A vida vai-nos moldando e acaba por mostrar-nos que esta passagem é demasiado curta para vivermos em permanente guerra aberta com outras pessoas.  :P

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
            73 Respostas
            25954 Visualizações
            Última mensagem 5 de Maio de 2012
            por ^_PiPa_^
            9 Respostas
            2281 Visualizações
            Última mensagem 23 de Maio de 2013
            por Endovélico
            57 Respostas
            8318 Visualizações