Fico contente por começarmos de outra forma mais calma!
Eu percebo o teu ponto de vista, até mais do que pensas provavelmente. Sempre convivi com dificuldades à minha volta, quer através de amigos ou vizinhos (felizmente nunca na primeira pessoa, e ao contrário do que pensas, dou muito valor a isso).
E das valor de que forma? Dizendo que essas não merecem tanto como tu?
Mas quanto a esses dados estatísticos que referes, que percentagem desses jovens não são de cursos (que nem se deviam chamar cursos) de meia tigela, que já sabiam à partida que não iam ter emprego? Não é que tenhamos que ser todos médicos e engenheiros (...)
Nem te fies tanto que é seguro.
É que é muito giro isso de 'seguir o que se gosta', muitas vezes disfarçado de 'seguir o que parece mais fácil', mas há que pensar um bocadinho mais longe... As pessoas têm que parar de quererem ter as hipóteses de escolha conforme aquilo que escolhem, e passarem a escolher aquilo que as hipóteses lhes dão, isto é: não é "eu quero ter emprego porque quero tirar o curso X" mas sim "eu quero tirar o curso Y porque quero ter emprego", há que ser racional!
De todo o teu texto, esta é a parte que eu mais discordo! Mas entendo razão porque a disseste.
Eu pessoalmente
recuso-me a viver em função do dinheiro. (e certamente vais-me perguntar "do que estas à espera então?") Mas trabalho não é uma coisa que me assuste, gosto de trabalhar. Inclusive tenho vários dias que trabalho mais de 10 horas, e fins-de-semana! E se converte-se o meu trabalho em dinheiro, garanto-te que o que ganho não paga 1/3 do meu trabalho! Em contrapartida, não me falta nada, tenho onde dormir, e gosto de ir trabalhar todos os dias (até porque não o encaro como trabalho=esforço contrariada) e prefiro viver todos os dias a fazer algo que goste e quero. A ter um trabalho pelo qual eu não gosto, mas que tenho que fazer esse esforço diariamente porque o capitalismo assim o diz e ainda me criou o desejo de ter um iphone5 que terá uma duração máxima de 2 anos (já nem contando com a obsolescência programa do próprio objecto, mas sim, porque fica desactualizado!)
E chateia-me essa manipulação do capitalismo sobre as pessoas.
Tu dirias-me agora, "mas se elas querem viver assim, tem que se submeter!" Pois, não pela simples razão de que é insustentável. É impossível a nível ambiental, humano, etc manter esse desejo de consumo que o capitalismo nos ensina.
É difícil sentir tão fortemente essa impossibilidade, porque vivemos aqui na Europa, mas se vivêssemos num outro país onde diariamente viria parar todo o lixo dos países mais consumistas e nós tivéssemos que lutar diariamente para comer seja o que for, ou beber água! Era outra história..
E a esses consideramos nós, países e pessoas de terceira categoria, que são menos que nós que não querem trabalhar.. não.
E mudando de assunto porque este dava para outra discussão!
Resumindo que o capitalismo é mau, manipulador, ilusório, que nos põe uns contra os outros, que nos mata? Sem dúvida.
(...) mas há que pensar um bocadinho mais longe...
Não é isto pensar um bocadinho mais longe? Ou pensar mais longe é "faz-te à vida, dentro do que te damos (nós o sistema), escolhe."
É uma falsa escolha, não estás a escolher o que queres, escolhes o que o sistema precisa.
Quanto ao resto que dizes, são problemas do capitalismo..
PS: "As pessoas não são todas iguais!" Hã? Qual a tua categoria? E dá as graças por teres nascido cá. Que se os teus pais tivessem emigrado para outro país antes de nasceres, e esse país entrasse em guerra e tivesses tu menos condições! Já não serias da mesma.. talvez de C para baixo? Aí haverias tu de me dizer que não mereces tanto comer, nem afecto, como eu.
PS2: Em momento nenhum quis compaixão! (não te estou a atacar!)
Viesse quem fosse ter a lata de me pedir a mim 17000 euros! Não pago. Que a paguem eles. Que foram os capitalistas da treta que a fizeram, e ainda nos obrigam a paga-la. Haviamos todos de recusar a paga-la!
Haviamos todos de ir atrás dos que a fizeram.
O povo não devia ser escravo deste sistema podre.