rede ex aequo

Olá Visitante19.jun.2021, 01:03:01

Autor Tópico: Acham que uma rejeição amorosa pode levar ao suicídio?  (Lida 5708 vezes)

Acham que uma rejeição amorosa pode levar ao suicídio?

Offline Soulmate

• Membro Ultra
  • Género: Feminino
  • Tudo é provisório, inclusive nós.
Bem, tive a curiosidade de criar um tópico novo e então estive a ver alguns temas, que pudessem ser interessantes para debater :)
Acham que por alguém sentir uma rejeição amorosa, pode então estar num estado de desespero total e procede ao suicídio? Ou acham que isso nem sequer é viável?
 :-X
    Traumatismo craniano fruto de mergulhos profundos em pessoas rasas.

Offline ^_PiPa_^

• Membro Ultra
    Sim, é viável.... claro que depende provavelmente de outras circunstancias atenuantes mas desilusões amorosas podem levar a grandes depressões e consequentemente ao suicidio
      “It hurts to love someone and not be loved in return, but what is the most painful is to love someone and never find the courage to let the person know how you feel.”

Offline Soulmate

• Membro Ultra
      É verdade, o acumulo de sitações, quer sejam rejeições amorosas ou até não, podem levar uma pessoa a esgotar-se e depois, começam a ficar desesperadas e angustiadas e acabam por se suicidarem, acabando por pensar, que assim, podem apagar toda a dor, que sentem naquele momento . Infelizmnte, hoje em dia, observamos cada vez mais situações como estas... por isso devemos ter sempre cuidado, como "cuidamos" das pessoas, pois nunca sabemos, como é a fragilidade dessa mesmo pessoa, muito menos sabemos o qu vai na mente dela :/ .

Offline Cris22

• *
        • Novo Membro
        sim creio que sim. porque nos sentimos nao amadas e rejeitadas. nao desejadas. cria-se a nossa volta um desespero, mesmo que tenhamos muito amor próprio, mesmo dependendo da nossa educação, até de outros factores, sentimo-nos sozinhas, e queremos a resposta absoluta e logica e nao relativa do que se passou do que nao resultou, o que fizemos de errado, o que temos de errado, e as vezes ficamos a pensar nisso o dia td que talvez o suicidio, algumas pessoas pensam serem a forma mais "certa" de acabar com esse sofrimento, de lidar com essa rejeição.

Offline Bring

• Membro Ultra
          • Género: Masculino
          Acho que pode levar ao suicídio, principalmente se nascer uma obsessão.  :-\

Offline Soulmate

• Membro Ultra
            Eu acho que não é preciso entrar em plena obsessão. Até porque repara, a pessoa pode perfeitamente entrar num desespero total com a sua situação, de várias coisas acumuladas. Existe muita gente, em que nem sequer imaginámos o dia a dia delas, e não fazemos ideia do que se pode passar na mente delas e ás vezes pessoas, que aparentam ser perfeitamente alegres, depois quando chegam a casa.. podem-se refugiar em muitas coisas.  :-\ estas situações, são bastante delicadas.
            Um ser humano, perdendo o controle por si próprio, nunca se pode imaginar, o que ele possa fazer.

Offline miSsy

• Membro Elite
              • Super human
              Eu acho que a falta de amor próprio e de autoconfiança sim. Uma rejeição amorosa não, mas confesso que já pensei que sim.
                "i can't choose who I am going to love.. my heart does it for me!" (by Me)

Offline Soulmate

• Membro Ultra
                Exacto, a grande falta de confiança e o vário acumulo de variadas situações, acredito perfeitamente que possa levar. 

Offline Bring

• Membro Ultra
                  De certeza que já deve ter levado ao suicídio, mas como disse atrás acho que deixa de ser amor para passar a obsessão.
                  Mas também acredito que hajam casos destes, pois uma rejeição amorosa pode levar a uma depressão e a consequência dessa depressão seja o suicídio.

Offline Soulmate

• Membro Ultra
                    Bring, estás totalmente certo :) . O que eu acho, é que as pessoas, depois de ficarem sem aquele alguém, ao sentirem aquela falta, ao pensarem em tudo o que viveram, e em tudo o que ainda queria viver com essa pessoa, deixam somente de viver, é estranho mas é verdade. Porque ninguém sabe o que vai na mente de cada um, mas a verdade é que quando gostamos mesmo de alguém, como podemos lidar com a falta dessa pessoa, que nos segue todos os dias?  outra razão, as pessoas entram em pleno desespero, e preferem morrer, do que sentir essa dor permanente... Cada um tem uma maneira especial de mostrar o que sentem, uma vez li - " se algum dia tiver que te esquecer? esquecerei sim, no dia, em que for daqui para o paraíso" , e isso fez-me pensar, enfim situações, plenamente difíceis.

Offline Bring

• Membro Ultra
                      Além das rejeições amorosas, também há a morte do marido/mulher que atinge o parceiro, como por exemplo aqueles que têm 30,40 anos de casados. Há pessoas que deixam de viver quando o seu amor da sua vida morre.
                      É triste, mas conheço casos destes...

Offline Soulmate

• Membro Ultra
                        Eu também conheço. Já conheci pessoas, que entraram numa depressão enorme, por causa disso, é incrível como uma pessoa nos pode fazer ficar assim, não é? por isso é que eu acho, que devemos ter um certo cuidado, quando nos entregamos a alguém... porque quando nos entregamos demasiado, e as coisas não dão certo, existe ali uma tremenda "falta de equilibrio" que atinge a pessoa que fica a sofrer.

Offline Blu

• Associad@
                          • Membro Júnior
                          Soulmate, devemos entender rejeição amorosa como uma relação que não deu certo?
                          Partindo desse princípio, é normal que o fim de uma relação seja uma experiência dolorosa, ainda para mais para quem não queria que ela terminasse. Depois cabe a cada um usar os recursos que tem disponíveis para lidar com a situação.A depressão "atinge" as pessoas de forma diferente, há umas que são mais propensas a desenvolver depressões do que outras, e quem souber que tem uma tendência para tal, deve estar mais atento ao que sente.
                          No entanto, dizer que há uma relação direta entre uma rejeição e o suicídio parece-me exagerado. Poderá sim, em conjunto com outras situações da história de vida e caraterísticas da pessoa potenciar esse comportamento.

Offline Soulmate

• Membro Ultra
                            Blu, sim referia-me ao facto de ser uma relação que não deu certo :)
                            Tens toda a razão, acho que uma pessoa que sente que pode mesmo ficar totalmente depressiva, até porque existe pessoas mais fortes que outras não é? essas deveriam, partir do principio que devem tentar superar, ou mesmo ir em busca de ajudas psciologicas, e aliás que nunca sintam vergonha de procurar, um psicólogo, só seria melhor ter esse acompanhamento, uma vez que a pessoa pode ser demasiado frágil...
                            Mas acho que uma situação destas nunca é fácil é claro, mas existe os seus limites, e as pessoas devem contornar isso mesmo, à quem diga que melhores dias virão, é bom acreditar nisso, mas todos nós sabemos que um processos desses , uma recuperação demasiado forte, é um processo lento... e com muita paciência, é que pode chegar a passar, e com muito esforço também, por parte da própria pessoa :) .

Offline Carlos936

• *
                              • Novo Membro
                              Sim, é viável.... claro que depende provavelmente de outras circunstancias atenuantes mas desilusões amorosas podem levar a grandes depressões e consequentemente ao suicidio

Eu acho que não. O suicídio é desamor não é amor. Se o amor por outros nos levar ao desamor por nós próprios então teremos de repensar o que realmente sentimos pelos outros. O amor é sempre um sentimento nobre que envolve respeito por nós e pelas opções dos outros. É para ser lembrado e vivido com um sorriso e nunca misturado com sentimentos destrutivos.  Quando o nosso amor ou o amor dos outros acaba temos de sorrir e não morrer. Muitos outros amores virão depois deste.

Draco

• Visitante
                                Claro que sim. Acredito que qualquer rejeição "forte" ou "fraca" possa levar ao suicídio. Depende da estrutura mental/psicológica da pessoa em causa, da "bagagem mental/emocional" dessa pessoa e dos factores externos a essa pessoa: família, sociedade... o meio que a rodeia.

Por vezes basta um pequeno estímulo negativo para a pessoa "rebentar" e, em alguns casos, cometer suicídio. Pode ser um efeito dominó só à espera de um pequeno "empurrão" para desencadear a reacção em cadeia. As pessoas às vezes não fazem o "luto" de certos acontecimentos das suas vidas e, por não fazerem essa "limpeza mental", vão acumulando e ganhando muita "bagagem". Algumas pessoas conseguem lidar com muita "bagagem", outras nem tanto. Depende da estrutura das pessoas e da dinâmica entre os factores "erosivos" dessa estrutura e o factor "cura". Depende dos limites de cada um.

Offline Soulmate

• Membro Ultra
                                  Draco sem qualque dúvida, estás certo. Com o tal acumulo de situaçoes essa bagagem de que falas vai enchendo, e dependendo do estado psicologico e mental da pessoa pode vir a ser distrutivo ou não. Muita gente, acha que ao acabar com a sua propria vida deixam de sentir toda a dor, que naquele momento poderiam estar a sentir. O grande do ser humano é que ganhando depressoes, caindo no isolamento, é propricio a que eles se sintam cada vez mais sozinhos e acabem por cometer esse tipo de coisas! É a verdade. Por isso, nunca sabendo tudo totalmente da pessoa, deveriamos ter uma certa consciencia de como a tratamos, porque nunca se sabe o que se poderá surgir! :|

Buzzz

• Visitante
                                    acho que sim, daí a importância da pessoa ter certos pilares de suporte na vida. Uma pessoa não pode simplesmente depender de outra numa relação, acho que assim torna-se uma doença, torna-se um ciclo vicioso difícil de ser quebrado. Certas bases como a família, os amigos, a carreira, e acima de tudo...a própria pessoa tem que saber viver sem o outro...possuindo um amor proprio,independencia e confiança suficiente para ultrapassar uma má relação.

E que grande verdade!

Offline Imaterial

• Membro Sénior
                                      • Go ask Alice, I think she'll know
                                      Acho que depende do contexto, mas casos como fazeres coisas que não farias por alguém (amantes, cenas assim mais complexas) acredito que poderiam levar a isso dependendo do que se sacrificasse para chegar lá. Também há as situações de grande falta de auto-estima, e daqueles que abusam disso, descartando a vítima no fim.
                                        It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

Bc

• Visitante
                                        Sim , tudo depende da personalidade da pessoa em questão e da sua vulnerabilidade emocional .
                                        As questões psicológicas são sempre um assunto complicado de discutir, por serem bastante subjectivas. As vivências e a mente de cada um são percepcionadas de forma única.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          612 Respostas
                                          105755 Visualizações
                                          Última mensagem 12 de Janeiro de 2014
                                          por Bílitis
                                          Suicidio nos LGBT´s

Iniciado por MRPEC « 1 2 » Apoio

39 Respostas
                                          8525 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Setembro de 2011
                                          por dc020
                                          13 Respostas
                                          7550 Visualizações
                                          Última mensagem 29 de Dezembro de 2017
                                          por Atomic
                                          2 Respostas
                                          1401 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Novembro de 2013
                                          por Bc
                                          Como lidam com a rejeição?

Iniciado por sleepy_heart Apoio

8 Respostas
                                          2125 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Setembro de 2016
                                          por Bc