rede ex aequo

Olá Visitante25.jun.2022, 17:59:38

Autor Tópico: Lutar pelos nossos Sonhos  (Lida 34996 vezes)

Lutar pelos nossos Sonhos

Offline pink

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Feminino
Olá!

Gostava que me dessem a vossa opinião sobre o famoso provérbio:

"Vale mais um pássaro na mão do que dois no ar"

Em primeiro lugar acho uma crueldade prender um pássaro, ou qualquer outro ser vivo, se pudéssemos falar do sentimento de posse.

Mas sobretudo penso que este é o provérbio do comodismo: não sejas ambicios@ porque senão deitas tudo a perder, incluindo o pássaro que já tens na mão.

Isso não é o mesmo que dizer "As coisas estão 50% bem, mas é melhor isso do que 100% mal?" E isso significa o quê? Que o facto de perdermos aquele pássaro para tentarmos apanhar outros dois - metaforicamente falando, claro - estamos automaticamente a fazer um erro?

Tenho a sensação que se seguirmos sempre essa linha de pensamento nunca vamos sair do mesmo sítio, avançar, progredir. E o que é a vida senão devir, transformação, modificações e seguirmos o nosso instinto quando precisamos decidir algo? O nosso instinto não está sempre errado, por mais irracional que lhe queiram chamar. O nosso instinto é o instinto que protege todos os animais desde que o nosso planeta existe e que permitiu que sobrevivessem até aos nossos dias. Não pode ser assim tão mau!

Isto tudo para dizer que no toca à natureza humana, nunca estamos satisfeitos, e como eu não penso que isso seja um grande defeito, acho que devemos ter a coragem para soltar um pássaro e procurar algo mais quando o momento chega.

Como alguém muito sábio disse: "Devemos ter coragem para mudar o que pode ser mudado, serenidade para aceitar o que não poder ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra".

Comentários?
« Última modificação: 24 de Março de 2006 por David_erif »
    Pink

Free your mind and the rest will follow

http://patriciaventura.no.sapo.pt

Lutar pelos sonhos

Offline Ganymedes

• **
    • Membro Júnior
    • Género: Masculino
    • «A rir se corrigem os costumes.» (prov. latino)
    Olá a tod@s!!   :D

Pink, permite-me que comente o que disseste com um provérbio, também ele português e que -- digo eu -- embora não se enquadre tanto na mentalidade lusitana, também tem a sua mensagem.
    É que, como diz o Povo: "QUEM NÃO ARRISCA NÃO PETISCA!"  ;D ;D ;D

:-*
      «Um pequeno passo para um homem, um passo gigantesco para a Humanidade.»

Lutar pelos sonhos

Offline Ines

• Membro Sénior
      • aprende a amar as tempestades, não fujas delas...
      Olá pink  ;)

Antes de mais, kero-te desejar as boas vindas ao fórum e espero k desfrutes dele da melhor forma possível e no fundo te possamos ajudar, ou contribuíres c a tua ajuda  ;)

É assim, eu pessoalmente não sei viver sem sonhos...já alguém um dia dia escreveu um poema k ficou imortalizado, cujo o nome era, "a pedra filosofal"...eu retrato-me inteiramente nesse poema...a vida é comandada pelo sonho, kem não sonha apenas sobrevive à margem da sua própria sombra...eu perfiro a luz è sombra :)
      Pegando no provérbio k colocaste...eu não defendo mto essa teoria por uma razão mto simples...se esse pássaro k tenho na mão (falo a nível emocional e profissional) me sufoca e não me estimula no dia a dia...ou sinto k não evoluo...eu perfiro ir atrás de dois pássaros k me dêem essa liberdade de "movimentos" do k me acomodar c akele k apenas está, permanece...mas nada mais ;)
      Por isso o sonho comanda a vida... :D Não deixem de sonhar, pk assim deixam de viver...apenas sobrevivem, eu não kero sobreviver eu kero viver ;) :)

:-* a tod@s
        De todos os canto do mundo
        Amo com um amor mais forte e mais puro
        Aquela praia extasiada e nua,
        Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

Lutar pelos sonhos

Offline marazul

• *
        • Novo Membro
        Olá!!!!     :D

Pessoalmente também não concordo com o velho provérbio "Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar". O que é viver senão aproveitar todas as emoções que se põem no nosso caminho. Rechear o nosso coração de sentimentos e vivê-los intensamente.  Partir nas asas do sonho e lutar pela felicidade que muitas vezes não está no final da linha mas sim no caminho, na luta , na esperança de agarrar a felicidade.

Viver é ter a coragem de ir em busca do incerto e fugir à rotina e ao aprisionamento da alma. Porque ninguém é feliz numa prisão em que sonhar e aproveitar as emoções não é possível.   :(

Por isso vamos atrás dos dois pássaros mesmo sabendo que poderemos nunca os agarrar. Talvez essa liberdade seja a sua verdadeira beleza.  ;)

Beijos  
          "Ruge, repreende, arrasa, desde que sempre o faças com as asas."

Lutar pelos sonhos

Offline Ganymedes

• **
          • Membro Júnior
          • «A rir se corrigem os costumes.» (prov. latino)
          Oi outra vez!!  :-*

Relendo este tópico, apercebi-me do alcance que ele verdadeiramente terá, não apenas reflectindo acerca da própria natureza humana, mas também reflectindo sobre a sua articulação com o que cada um deixa aqui escrito.
          Na verdade, "o sonho é uma constante da vida" (A.Gedeão). É essencial a todas as pessoas o sonhar. Mesmo aquelas que não sonham de noite terão um dia de sonhar. Acho que aquilo que nos move em cada dia é precisamente isso, o sonharmos com coisas (umas boas, outras más). Neste forum muitos alguns de nós cumprem um desejo de sempre, algo com que sempre sonhámos: o poder falar uma linguagem que alguém compreenda, o procurarmos respostas, o conhecermo-nos melhor e compreendermos a naturalidade daquilo que somos. Quantas pessoas não sonham com isso uma vida inteira?
          Mas o que define o ser humano é não apenas a capacidade de sonhar mas igualmente a capacidade de prosseguir o seu sonho. Por isso se "luta" pelos sonhos. E gosto particularmente da expressão "lutar pelos sonhos". Como já tive a oportunidade de dizer anteriormente, a felicidade é um investimento, por isso é necessário arriscar e não apenas ficarmos a olhar para o pássaro que temos na mão. É necessário aspirar ao outro. E decidir. Investir. Acho que a maior beleza de sonhar está em podermos lutar pelo nosso sonho, e podemos lutar de diversas maneiras, também os sonhos poderão ser os mais diversos. Mas temos que decidir entre investir no sonho ou sonhar apenas. E, por incrível que pareça, as pessoas acabam sempre por investir no sonho e sonhar é apenas um primeiro passo.

Beijos a tod@s
            «Um pequeno passo para um homem, um passo gigantesco para a Humanidade.»

Lutar pelos sonhos

Offline goldis

• **
            • Membro Júnior
            • Luta e vence!Sê feliz!!;)
              Olá a todo@s!!!
            :D
             Já dizia a célebre canção "o sonho é uma constante da vida...", por isso sonhem e não tenham medo de sonhar...Ainda ontem num filme, li a seguinte frase, que passo a partilhar com voces ;)
            "Não deixes que ninguém te diga que os teus sonhos ou são grandes ou são pequenos, pois enquanto tu acreditares neles, poder-se.ão realizar!!!"
            :D
             Assim sendo amig@s, vão sonhando, pois mesmo tendo um pássaro na mão, podemos muito bem sonhar emter outro, sem medo de perder aquele que já temos...
              jinhos e bons sonhos para tod@s!! ;) :-*
              " You are beautiful, no matter what they say...their words can´t bring you down..."

Lutar pelos sonhos

Offline c

• Membro Ultra
              • "Imitem as árvores dos caminhos" J. Gomes Ferreira
              não que discorde com tudo o que aqui foi dito, muito pelo contrário. também eu acho que não se pode deixar morrer o sonho, mais estou convencida de que só acreditando na utopia é que as coisas avançam. tanto que fico-me já por aqui com as justificações.
              é que nisto de provérbios, como já se viu, para cada um que encontramos parece que há um outro que diz precisamente o contrario. e é claro que são sempre demasiado generalistas.
              mas apetece-me olhar para este com outros olhos, de uma outra perspectiva. ora a mim ninguém me tolda o sonho, não será um provérbio. e não vejo que imprudência seja uma vantagem, e os impulsos podem ser precipitados, mesmo aqueles a que nos força o coração (não é por isso que deixarei de partir a cara vezes sem conta, dizê-lo e sabê-lo é muito mais fácil do que fazê-lo).
              mas parece-me a mim que o provérbio chama, e bem, a atenção para uma coisa fundamental. o que pode estar em causa é abrir mão de algo que é muito valioso motivado por uma nova circunstância cujos contornos são ainda indefinidos.
              já vi muita gente arrependida, verdadeiramente, por ter deixado o "seu pássaro" voar em troca de ilusões que em menos de nada se desfizeram.
              é da natureza humana o descontentamento, o querer sempre mais e melhor. mas por vezes somos conduzidos a um egoísmo que nos impede de ver o imenso que temos, que nos faz desvalorizar quem de facto está ali ao nosso lado.
              enfim isto são apenas umas considerações que me surgiram, porque gosto de contrariar. ;D
              de todas as formas entre o dos pássaros e o do "quem n arrisca n petisca" continuo a preferir o 2º. ;)

pink: só agora reparei...ARGH!!!! [cláudia levanta-se, agarra os cabelos arrancando-os aos tufos e correndo pela sala]... er...er... [cláudia senta-se novamente procurando readquirir a compostura e evitando os olhares, agora sim, perturbados dos outros utilizadores]... bem era só para dizer que até gosto um bocadinho de bauhaus  ;D8);D

bjs,
              (c.)
                "No entanto és tu que te moverás na matéria/ da minha boca, e serás uma árvore dormindo e acordando onde existe o meu sangue" - Herberto Helder

Lutar pelos sonhos

Offline marazul

• *
                • Novo Membro
                C:  

CLAP CLAP CLAP  (isto sou eu a bater palmas para ti)  ;)

De tudo o que li (e até escrevi), acho que te aproximas-te muito da verdade quando dizes "o que pode estar em causa é abrir mão de algo que é muito valioso... é da natureza humana o descontentamento, o querer sempre mais e melhor. Mas por vezes somos conduzidos a um egoísmo". ???

Acho que não estás nada a contrariar mas sim a tocar num dos pontos essenciais da questão. Também concordo que  vezes a nossa "sede" por novas emoções e sentimentos é tão grande que não nos deixa ver e dar valor àquilo e a quem temos ao nosso lado. E depois quando se alcança o suposto sonho é que verificamos que foi o verdadeiro que deixámos ir embora!! :(

E essencial ir atrás dos dois pássaros...depois de dar valor a quem temos perto. Porque quem sabe se não desistimos...uma desistência em busca da real felicidade.
                :D  :D

Jinhos  :-*
                  "Ruge, repreende, arrasa, desde que sempre o faças com as asas."

Lutar pelos sonhos

Offline pink

• **
                  • Membro Júnior
                  C:

Eu compreendo o que queres dizer, não nos devemos precipitar e deixar guiar apenas pelos nossos impulsos, porque podemos arriscar-nos a perder algo de valioso a que apenas podemos a vir a dar valor apenas depois.

Mas se uma pessoa se sente inquieta, transtornada e insatisfeita não deve procurar a razão de tudo isso? Acho que deve tentar ultrapassar o estado de ansiedade em que está, procurando aquilo que a está a perturbar ou a fazer-lhe falta.

Não creio que as pessoas andem toda a vida insatisfeitas com aquilo que têm, mas se em certos momentos se sentem assim e se necessitam de algo mais, devem procurá-lo, devem começar a acreditar nos sonhos que as perseguem e tentar concretizar aqueles que estiverem ao seu alcance.

Se uma pessoa se sente só, não deve resignar-se mas sim abrir a mente e contactar com pessoas novas. "Lonely people burn like candles..." como cantam os Bauhaus numa música, mas apenas se deixarem que a solidão se apodere delas.

Bjs
                    Pink

Free your mind and the rest will follow

http://patriciaventura.no.sapo.pt

Lutar pelos sonhos

Offline mega

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Sénior
                    A semana passada contaram-me uma história de um casal que passava a semana toda a trabalhar e aos fins-de-semana, o único tempo que tinham livre, ela ia para a praia e ele ia para a pesca. Quando perguntaram à mulher, porque é que passavam separados o fim-de-semana, ela respondeu da seguinte forma:
                    - Eu gosto de praia, ele gosta de pesca. Por isso eu vou para a praia e ele vai pescar.
                    Então, voltaram "à carga" e perguntaram, curiosos:
                    - Mas assim nunca estão juntos... quando se vêm?
                    E é esta a parte linda da relação:
                    - Quando a minha vontade de estar com ele é superior à minha vontade de ir à praia vou à pesca com ele. Quando a vontade dele de estar comigo é superior à vontade dele de ir à pesca ele vem comigo à praia. Ora se eu fosse com ele, contrariada, à pesca, arruinava o meu dia e o dele. E vice-versa, se ele viesse contrariado à praia comigo, arruinava o dia dele e o meu.
                    Depois de uma risada geral e completamente concordante alguém perguntou:
                    - Então e a míuda?
                    - A míuda está sempre bem. Quando lhe apetece ir para a praia vai comigo, quando lhe apetece ir à pesca vai com o pai.

Eheheheh.... moral da história: o amor é feito (também) de respeito pela vontade do outro. E sempre que a vontade de estar com o outro é superior a tudo, vai ter com ele/a. Sempre.

Bjs,
                    Cristina
                      "Grief is the price we have to pay for Love, it is the cost of Commitment"

Lutar pelos sonhos

Offline tweetwe

• **
                      • Membro Júnior
                      Pois bem, na minha opinião acho que devemos sempre seguir o que sentimos e se no caso diz para seguir os dois passáros, assim seja.   8)
                      Prefiro atirar-me de cabeça, do que nada fazer, se depois bater no fundo, logo se verá, também é uma virtude sabermos levantar dos empurrões da vida.
                      Por isso, eu sou a favor sim, de lutar por aquilo que desejamos, mesmo que a luta seja grande, mas ao menos fizemos algo!!!
                      A ambição desde que não prejudique outras pessoas, é uma coisa bastante boa... senão fosse a ambição, ainda continuavamos a bater em duas pedras para fazermos fogo.... ;D

:-* :-* :-*
                      Carpe Diem
                        " Porquê? Porque sim. Porque amanhã pode ser tarde demais. "

Lutar pelos sonhos

nicsparks

• Visitante
                        É verdade :)

DSevemos lutar com todas as forças possíveis e imaginárias, que temos e não temos, que conhecemos e não conhecemos, para podermos atingir os nossos propósitos e realizarmos os nossos sonhos.... :up

Custa muito, mesmo muito, e dou como exemplo o meu sonho de a minha relação com o goldis ser aceite pelos meus pais...Já passei por muito nesta fase de aceitação, já ouvi coisas que nunhum filho devia ouvir da boca dos próprios pais, mas nunca desisti, não terminei a minha relação, por mais que interiormente chorasse lágrimas de sangue, não baixei braços e ainda hoje os tenho levantados , a provar que sou feliz com o goldis e que nos AMAMOS MUITO, e que NADA E MINGUÈM o poderá contrariar...O meu sonho é esse e todos os dias , há um pequeninho passo que é dado, mas que me mostra, que se deve mesmo lutar , por mais que se bata com a cabeça e se caia...Temos smepre quem nos ajude a sarar as feridas;)

Por isso , lutem , lutem e não desistam.. :up :)

Lutar pelos sonhos

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                          • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                            • Mais sobre mim...
                          Nics  vezes os pais fazem as piores coisas a um filho e chega-se mesmo a ouvir o que nunca se deveria ouvir algum dia. É nesses momentos que devemos levantar os braços, respirar bem fundo e mostrar que se amamos alguém de verdade nunca poderemos estar errados.
                            Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Lutar pelos sonhos

nicsparks

• Visitante
                            Bem dito cacaozita!!!

Sendo assim pelas vezes que rspiramos fundo, sempre vamos treinando os nossos pulmões!!!! ;D ;D ;D

Lutar pelos sonhos

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Vintage
                                • Homofobia
                              Nics, há 4 anos que estou à espera que a minha mãe aceite plenamente a minha homossexualidade, sem problemas, sem discussões. Já desisti.

Já me dou contente pelo meu pai não me aborrecer com o assunto ou ter atitudes menos positivas ligadas ao assunto, como a minha mãe, ser afectuoso comigo e cumprimentar com naturalidade e gosto a minha namorada.

O mesmo vai para o meu querido sobrinho de quase 4 anos que tem uma adoração louca por ela (gosta mais dela do que de mim! lol Ok mas isso é porque ela anda aos pulos na brincadeira com ele e eu não tenho forças e pachorra para isso! :)).
                                "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Lutar pelos sonhos

nicsparks

• Visitante
                                POis Blue!! :up :)

A vida também é só nossa e se a tivermos que viver sem o apoio dos pais, assim será, poi snão irei abdicar de quem amo por causa deles!!! :)

Re:Lutar pelos sonhos

Offline Psicoboy

• Membro Total
                                  • Psicoboy
                                  Sempre lutei pelos meus sonhos, e nunca vou deixar de lutar por eles, pois alguns ja se tornaram realidade, e outros estao prestes a se realizarem  ::)

Hoje luto com o meu namorado a dor que nos tem assombrado, onde até a morte nos ameaçou, mas o nosso amor superou isso e tenho a certeza que irá superar muito mais.

Luto e lutarei até que o amor deixe de brotar em mim  :-*
                                    Todo o ser vivo necessita de amar e ser amado...

Psicoboy

Offline Emanem

• Membro Elite
                                    • Será loucura? Não... é paixão!

O ano de 2003, foi de luta para mim. Lutei pela minha propria aceitação do que realmente sou, e lutei para esquecer os preconceitos e decidi ouvir o meu coração. :D O ano de 2003, foi de luta para mim, lutei por um sonho que pensava que não iria concretizar, lutei para me aceitar, e ainda luto cada dia que passa, lutei e estou feliz, hoje ao lado do meu amor! :D

Amo-te! :-*

Abraça a vida com paixão, vence com ousadia, pensa com classe! Ri, chora, ama! Melhor que tudo é viver cada segundo sem medo! O que importa mesmo é sermos felizes! :)

ana

• Visitante
                                      Parabéns Emanem!!!
                                       ;)

Covilhanito

• Visitante
                                        Todos os sonhos tem uma finalidade... Deixarem de serem sonhos e passarem a ser realidade.
                                        De que serve sonhar se a maior parte das vezes não conseguimos acompanhar o próprio sonho?
                                        O sonho é como uma televisão interior que temos dentro de nós... a qual não escolhemos programação nem canal... Se sonhamos por alguma razão é...
                                        Apanhem o vosso sonho ... se conseguirem ... ele tem asas ... pois está sempre um passo à vossa frente ... quer queiram ... quer não :)

Deixo-vôs aqui
                                        Um poema que caracteriza o Sonho,
                                        http://maltez.home.sapo.pt/Sphera/os_sonhos_partiram.htm

Os sonhos partiram,  
                                        mas meu corpo ficou  
                                        a ver largar mar dentro  
                                        o navio que mos levou.  
                                        Os sonhos partiram,  
                                        e assim fiquei sozinho,  
                                        preso na pedra  
                                        do velho cais das despedidas.
                                        Vencendo o mar,  
                                        lá vão meus sonhos passageiros,  
                                        além das nuvens e do pensar,  
                                        como navios que não há:  
                                        velas de bruma,  
                                        proas de vento,  
                                        são corpos imaginados,  
                                        já sem tempo nem lugar.
                                        Voando até sem voar  
                                        já não sou vento nem bruma,  
                                        pois nem sequer vivo no mar.  
                                        Navegando por navegar,  
                                        navios são nuvens que procuram  
                                        o voo do seu próprio sonhar.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          12 Respostas
                                          3105 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Agosto de 2013
                                          por oasisgirl
                                          5 Respostas
                                          1574 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Outubro de 2013
                                          por Mr Unchained
                                          16 Respostas
                                          2878 Visualizações
                                          Última mensagem 22 de Julho de 2014
                                          por mdp