Já aqui disse que sou um europeísta ferrenho...e não estava a brincar...tenho um mapa da Europa enorme pendurado na parede do meu quarto bem como um bandeira da União...mas descansem não sou obcecado...

Sou a favor da delegação de parte da soberania de todos os países para organizações supranacionais e de carácter regional. Acho que só uma União Europeia, um Mercosul, ou uma União Africana, poderão defender os povos destes três variados continentes num mundo em velocidade acelerada para uma globalização cada vez maior. E Penso que os europeus poderão beneficiar bastante de uma união em torno de objectivos e ideais comuns que partilhem e que pretendam defender.

A União Europeia nasce da tomada de consciência de que a mesma Europa produtora de uma das culturas mais requintadas de sempre, criadora da ciência e de algumas das ideias mais libertárias da Humanidade, também fora capaz de elevar a crueldade e a barbárie a níveis inimaginários, devido à histórica tendência europeia para a guerra permanente conjugada com o ideal com maior potencial de desastre que jamais fora inventado, o nacionalismo.

Entre 1914 e 1945, com um interregno de 20 anos, a Guerra Civil Europeia autodestruiu o poder económico, político, científico, cultural e militar de todo um continente. Sem o apoio de de dois países mais ou menos exteriores à esfera europeia (EUA E URSS) a Europa teria perecido. É da consciência que os europeus teriam de se unir de modo a evitar que um horror como a guerra se voltasse a repetir que nasceu a Comunidade Europeia em 1957. Desde então muita coisa mudou: A Comunidade deu origem à União, surgiu o Mercado ùnico europeu(que muito melhorou a economia europeia), o Acordo Schengen, que aboliu as fronteiras entre os Estados-membros, o euro e muitas outras coisas. Mas sobretudo permitiu uma coisa: através do respeito pelo primado do Direito e dos Direitos Humanos, tornou a Europa Ocidental um gigantesco bloco democrático que não conheceu a guerra dentro das suas fronteiras durante os últimos 60 anos...precisamente o principal objectico que levou à sua fundação. Com a queda do Muro de Berlim e o fim do comunismo na Europa, a democracia finalmente se espalhou pela Europa Oriental, e finalmente alguns dos seus paíse foram admitidos na União.
Sou a favor do Tratado Constitucional Europeu pois acho que ele é um bom mas insuficiente instrumento para melhorar o funcionamento das instituições europeias. Acho que os europeus devem fazer um esforço para estarem mais atentos às decisões dos eurocratas de Bruxelas, pois o seu futuro depende mais deles do que muitos imaginam...
O mundo actual coloca grandes desafios à Europa...Espero que a os europeus estejam à altura do desafio...Tem havido muitas propostas para preparar o futuro da Europa...Esta é a que eu, e espero eu muitas outras pessoas, defendo.