Os psicólogos e a homossexualidade
Se você procura um psicólogo para te ajudar a encarar a homossexualidade, fique atento: eles não podem tentar "curar" uma pessoa. Ela não está doente. Eles também não podem te encaminhar para outros tratamentos.
"Isto é um decreto que o Conselho Federal de Psicologia instituiu; o profissional que age desta maneira pode ser punido", afirma o psicoterapeuta Cláudio Picazio. Ou seja, o profissional vai te ajudar a se entender e se aceitar. Ele está lá para levantar a sua confiança e fazê-lo perceber que não pode existir nenhum tipo de culpa por você ser assim.
A homossexualidade não é uma escolha. Ninguém acorda em um belo dia e diz: "ai, hoje quero ser gay". Para se aceitar homossexual há um longo processo. Portanto, este profissional tem que te ajudar a entender tudo o que está se passando com você. Se ele achar que é um problema, há grandes chances de você também pensar da mesma forma, não?
Daniela Noyori/Redação Terra
http://www.terra.com.br/jovem/sexo/2002/03/21/005.htm
Mas isto é o que se passa no Brasil,onde existe uma ordem que regula o exercício da profissão lá.
Em Portugal existe uma enorme rebaldaria; infelizmente posso adiantar que a grandessíssima maioria dos Psis enferma do mesmo problema: homofobia internalizada, que muitas vezes passa para os clientes ( o que é o mais contraproducente, anti-ético e cientificamente incorrecto possível)
Infelizmente há estudos que demonstram esta "homofobia", da parte de quem menos se esperaria, em Portugal. Onde existe uma ordem, é possível a probição do Psi do exercício da sua profissão; se sentirem que foram desrespeitados no que concerne à aceitação plena da orientação sexual , da parte de um Psiquiatra, sempre podem queixar-se à Ordem dos Médicos. Só assim haverá consciencialização para o problema. A classe é "antiquada" e persistem manuais desactualizados e/ou com erros. (para não falar da omissão do tema nas faculdades, com algumas excepções...)
Posso contribuir , com todo o gosto e se o desejarem, com a lista de Psis do Porto que têm uma prática adequada e sensível à população GLBT.