O k é k voces acham e gostava muito k a nossa bluejazz desse a sua opiniao.Obrigado pessoal.
Ângelo, peço desculpa por não ter visto antes o tópico e fico-te grata por dares valor à minha opinião (embora as outras e a sua diversidade sejam muito importantes e úteis!).

Estive a ler tudo o que já escreveste... acho que se o teu amigo for, ele está com dificuldades em lidar com o assunto e portanto poderá não estar pronto para se assumir, nem a si nem aos outros. As pessoas não são iguais. Umas fazem transições rápidas, outras nem por isso, quando confrontadas com a possibilidade de serem homossexuais. Algumas levam o seu tempo e mesmo que esteja tudo à sua frente claramente indicado que o são, há mecanismos psicológicos de defesa que bloqueiam essa clareza e fazem com que não se queira lidar com o assunto ou até mesmo que se negue que se é. Isto inclui que mesmo quando acontece que alguém lhes venha dizer "Se calhar serás gay?..." que a pessoa em momento nenhum está preparada para lidar com essa observação e que provavelmente negará. Nestes casos é um processo que levará o tempo que for preciso e que mais ninguém poderá fazer por ele.
Quanto a saber se é ou não (e como disse, mesmo sendo, pode não estar preparado para se assumir e negá-lo), acho que inclusive o mais importante será para ti saber, se é que percebi bem o que sentes, se ele gosta de ti ou não, porque ele até pode ser homossexual mas não nutrir sentimentos por ti para além da amizade. Nestes casos, as coisas acontecem por si... ou seja, se realmente gostarem um do outro, irão convergir um para o outro, mais tarde ou mais cedo. Nesse caso é uma questão de ter paciência, de ser natural, mas também de não forçar nada. Quando há correspondência, ela sente-se. Poderá é levar algum tempo a uma das partes ou a ambas para sentir-se preparada para a verbalização ou concretização desses sentimentos.
Outra hipótese que já aqui foi referida é assumires-te a ele. Mas isto não significará que, se for também, que irá de imediato dizer-to, mas com certeza que deverá dizer mais tarde ou mais cedo (e pode ser "mais tarde"!). Se não tiveres receio de perder a sua amizade, poderão existir duas vantagens em assumir-te: poderás ser mais aberto e sincero nesse campo com o teu amigo, mesmo que ele seja heterossexual ou seja homossexual mas não esteja apaixonado por ti; se ele também for, mas não estiver preparado para o dizer e esteja a ter um processo de coming out difícil ou doloroso, saberá que eventualmente se um dia quiser falar com alguém que compreenda o que sente, tem um alguém bem perto.
Estas situações são sempre difíceis... força.
