Boas, Jenny_Shaden. Fazes-me lembrar a mim, também tenho um "problema" algo semelhante, pelo menos em parte. Também acho uma pessoa da minha turma interessante, mas praticamente não nos damos.
O que fazer numa altura destas é sempre complicado de saber (eu que o diga, foi por isso que comecei o tópico "Como se aproximar de alguém", na secção Apoio...

).
Tentando dar uma achega, contudo, deixa-me dividir a questão. Primeiro tens de tentar pôr os ciúmes de lado, se não ainda fazes algo de que te podes arrepender mais tarde, nomeadamente assumires-te perante ele assim sem mais nem menos (foi a ideia com que fiquei depois do que li...

). Cabeça fria, antes de mais (sim, sim, eu sei, cabeça fria em assuntos do coração é complicado...

). Depois, ao que me parece, há duas situações com que tens de lidar, a de se darem mal e a de não saberes se ele é gay/bi (e, se não for, se é homofóbico).
Quanto ao darem-se mal... Bem, sei por experiência própria que os conflitos derivados de concorrência de notas costumam ser destrutivos (ainda hoje não suporto estar perto de uma antiga colega minha por causa de uma coisa dessas... e nós só fomos colegas no 5º e 6º anos

... [agora estou no 3º da universidade, para veres]

). A adolescência é mesmo assim (presumo que a faixa etária seja mais ou menos essa, antes dos 18...

). Mas podes sempre tentar aliviar essa tensão. Tenta ignorar se ele fizer algum comentário às tuas notas, e tenta ficar contente por ele quando as notas dele forem boas (ei, se gostas dele isso presume-se, não é?

) Pode ser que as coisas melhorem ao ponto de conseguir, eventualmente, resultar numa amizade.
Quanto ao saber se ele é gay ou não, isso estou com o mesmo problema que tu...

Remeto-te para o tópico que criei, e para as respostas que me deram.

Contudo, é relativamente fácil (pelo menos para mim) saber se pelo menos uma pessoa é homofóbica ou não. É-me relativamente simples "desviar" a conversa para a homossexualidade sem que as outras pessoas se apercebam, e ver as reacções. Claro que estou numa área em que isso é o prato do dia e também já tenho alguma prática, mas não é impossível para quem quer que seja. Como dizes que és dos melhores da turma, parece-me que te deverá ser relativamente simples de fazer isso (o dar o ar de neutro no assunto, sobretudo se as opiniões que surgirem forem más, é que é mais complicado, mas também se arranja...

)
Entretanto, fica com uma frase (que serve para toda a gente, mas pronto...

) que eu costumo dizer para mim próprio: quanto mais pensamos no amor e como o conseguir, mais o afastamos; assim que deixamos de pensar nele, ele cai-nos em cima. Funciona. Eu próprio sou vítima disso...

. Isto para dizer para ires com calma nesses assuntos, coisas feitas "à pressão" rebentam muito facilmente.
Espero que tenha sido útil. Ah! E desculpa a seca que te preguei com uma mensagem deste tamanho...

Abraços e boa sorte.
__Miguel_