rede ex aequo

Olá Visitante29.mai.2023, 22:16:44

Sondagem

A tua opinião mudou depois de participares na Marcha!?

Sim. Totalmente! Tinha uma ideia errada sobre a marcha...
14 (26.9%)
Não mudou porque sempre tive uma ideia real do que era a marcha, e da sua necessidade de existir!
33 (63.5%)
Não, não mudou, e não voltarei a participar.
5 (9.6%)

Votos totais: 44

Autor Tópico: Só para quem já participou na marcha LGBT  (Lida 16130 vezes)

Só para quem já participou na marcha LGBT

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
  • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
    • Mais sobre mim...
Este tópico é para ser respondido apenas pelas pessoas que já participaram na Marcha LGBT. Os outros forenses poderão ler aqui os testemunhos, e apenas isso.

Pede-se também que só votem aqueles que tenham participado na marcha, e não os que não participaram para que não se enviesem os resultados da mesma. Obrigada!

Assim, e se já participaste na Marcha conta-nos um pouco da tua experiência. Fala sobre as tuas expectativas, por exemplo, se ficaram aquém ou além daquilo que tinhas em mente. Se tiveste receios, surpresas, enfim, vale tudo desde que tenhas participado na marcha!

;)
    Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
    • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
    bem, eu já escrevi qq coisa sobre isto no tópico da Marcha Gay :) mas prontos volto a repetir aqui ;)

Eu mudei a minha opinião depois de ter participado pela primeira vez (há 2 anos).

Também achava q era folclórico demais para o meu gosto, tb pensava q n me identificava com o q se passava lá, tb questionava o facto de se falar em Orgulho Gay, coisa q n sinto nem acho q se deva sentir (isto em termos de acharmos q somos melhores q os outros, depois percebi q o Orgulho aparece por oposição à Vergonha, q ess tb n a tenho!! ;))

Quando participei pela primeira vez n tava muito bem a contar :-[ pensei simplesmente ir ao jantar e conhecer pessoal do forum pessoalmente (tinha conhecido o forum pouco tempo antes) mas como fui com pessoal de coimbra e chegamos no inicio da marcha lá me deixei ir meia escondida atrás da faixa, e como eu mais outros fizeram o mesmo lol e foi mesmo porreiro (de tal maneira q voltei lá este ano ;))

Vi q travestis e figuras caricatas há meia dúzia (e com todo o direito de lá tarem tb! :up) e claro q as câmaras só os focam particamente a eles (o q até dá um certo jeito para quem n quer aparecer na tv lol ;) apesar de lá tá, dar a ideia q a marcha só tem pessoas assim :( e n tem mais diversidade como eu vi q tinha :up)

Confesso q n sou muito de manisfestações e palavras de ordem e tal... n gosto muito de tar assim em destaque :-[ sou envergonhadita... mas de qq modo estava com mais gente porreiraça à minha volta e sinceramente fico sempre com uma sensação tão boa ;D tão boa ;D tão boa ;D q nem consigo descrever, ou talvez consiga, usando a palavra q outrora achava incorrecta usar lol senti mesmo ORGULHO de tar ali!!!... 8) ::) e voltarei sempre q puder...

Sou mais ou menos assumida mas n quereria propriamente aparecer na tv :inq e por isso lembro aos mais relutantes em ir por n serem assumido q uma chapeleta e uns óculos escuros fazem maravilhas :P :devil ;)
      "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
        • Mais sobre mim...
      Bene, depois de ler o post da Barthez lembrei-me que não falei aqui sobre a minha experiência... :P ::)

Não me lembro de ter ouvido falar no início da Marcha em Portugal porque na altura me encontrava a viver em Espanha. Se pensasse em parades tão pouco me diziam algo, mas também o Carnaval do Rio me diz coisa alguma! :inq

A 1ª vez que participei na MArcha foi em 2002 porque estava com a Bluejazz e ela queria participar na Marcha. Como não me fazia confusão nenhuma fomos as duas. Não me pareceu nada fora do comum, era uma Marcha como outra qualquer. Existiam palavras de ordem, mas só as dizia quem queria, havia música, afinal celebra-se algo, e por exemplo, há 40 anos atrás seria impensável haver qualquer tipo de Manif autorizada pela PSP e pelo Governo Cívil no nosso país, e talvez meia dúzia de pessoas tranvestidas, mas como não me sinto a minha integridade ameaçada cada um que vá e que fale por si afinal temos todos o direito de ali estar e de nos fazer representar.

Em suma, a experiência é boa - A minha claro! -, e continuarei a participar enquanto para mim tiver sentido. Da mesma forma que participo em Marchas contra a guerra e pela paz, etc.

:)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
          • Homofobia
        Bem, já agora aproveito a deixa... eu tenho ido a todas as marchas desde que elas são organizadas... em 2005 deverá ser a 6ª em Portugal.

Para mim é muito importante estar presente porque é o momento de visibilidade e de veiculação daquilo que ainda não está bem em termos de justiça em Portugal em assuntos LGBT. Quanto mais formos na marcha, mais a pessoas se darão conta que existimos mesmo, somos muitos e não uns quantos poucos, e que queremos ver o fim da discriminação.

Para além disso acho importante irmos pessoas de todo o género (incluíndo simpatizantes) para se ver a diversidade de pessoas que estão ali que são ou que não concordam com a discriminação (a vários níveis) das pessoas que são.

Poderá haver sempre pessoas e comportamentos com os quais não me identifico, mas é assim mesmo porque eu tenho as minhas particularidades e ao ser lésbica com certeza não sou gay, etc. Temos todos algo em comum os que estamos ali: discriminação pela orientação sexual ou identidade de género ou não ser a favor dela. Mas não me privo de estar presente, porque estou a representar-me ali (e recentemente também a rede ex aequo juntamente com todas os outros membros que vão).

Quanto a comportamentos chocantes, nunca vi uma só uma vez qualquer coisa dessa natureza nas marchas portuguesas. Mas já agora explico o que é para mim definido como "chocante". Não é homens vestidos de mulheres (ou seja, trans), nem gente muito colorida ou espalhafatosa, mas aquilo que é considerado atentado ao pudor por lei.

Quanto à deturpação dos média... essa é que é a grande questão :wor, infelizmente (mas tem havido algumas melhorias recentemente).
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

pipinha17

• Visitante
          Nunca participei mas gostaria de vir a partecipar viria.me  as sermtir bem com pessoas cm eu se souberem d alguma marcha avizem ok. ;)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
              • Homofobia
            A próxima parece que está programada para Sábado, dia 25 de Junho de 2005. :)
              "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

name16

• Visitante
              eu acho que as pessoas poderiam ter um bocado mais de juizo, algumas delas claro.

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                  • Mais sobre mim...
                eu acho que as pessoas poderiam ter um bocado mais de juizo, algumas delas claro.

I beg your pardon!!? :inq

Offline indigo

• Membro Elite
                    • indigo prateado

I beg your pardon!!? :inq

;) lol 

E acho que sei por quem começaria.. ;D :-X
                    "Our suffering is peeling off and revealing a brand new skin, a new power.
                    Love heals all wounds and not just time alone. " (Jeff Buckley)

Offline joão paulo (PG)

• Membro Sénior
                    • Género: Masculino
                    • Porquê o medo que os outros ajudem alguém?
                      • PortugalGay.PT
                    Olá a todas e todos, não podia deixar de dar o meu contributo a este tema. [smiley=feliz.gif]
                    Assim o meu primeiro Pride foi em Nova York :up , (chic não!?). Pois é, em 1999 fui pela primeira vez a NY, e tive a sorte (já que não foi nada planeado) de chegar um dia antes do Pride.[smiley=bateria.gif]  Assim fui com o meu companheiro e os nossos amigos para a 5ªavenida para assistir à parada [smiley=estiloso.gif].  No mesmo ponto, estivemos pelo menos quatro horas e não vimos tudo :´, pois quando dai saímos descendo a avenida com a marcha, ainda o fim da mesma vinha no central parque  [smiley=semfala.gif] .  Podem ver  as fotos :book em: http://portugalpride.org/world/index.asp?pag=4

Foi essa a minha primeira marcha [smiley=orgulhoso.gif], um acontecimento cheio de emoções, chorei [smiley=choro.gif] , ri  lol, gritei, bati palmas, enfim nessas quatro horas tive um turbilhão de sentimentos que não senti até hoje em mais lado algum.
                    Fui até hoje a todas as marchas realizadas em Portugal, sendo que a primeira foi em 2000 :book  http://portugalpride.org/mx2000.asp  mas aquela que mais gostei foi a de 2002,  :book  http://portugalpride.org/lx2002.asp  foi nesta que tivemos os carros decorados pelas diversas organizações, foi sem duvida um exito. :party

Este ano lá estaremos se mantiver a data de 25 Junho.
                    Beijos e toca a pensar em convidar muita gente e ter ideias :idea  para colorir a marcha,... ;)

Offline koyodu

• Membro Ultra
                      • Bleach/Naruto... qual o melhor?
                      Para mim é muito importante estar presente porque é o momento de visibilidade e de veiculação daquilo que ainda não está bem em termos de justiça em Portugal em assuntos LGBT. Quanto mais formos na marcha, mais a pessoas se darão conta que existimos mesmo, somos muitos e não uns quantos poucos, e que queremos ver o fim da discriminação.

Infelizmente acho que isso nem sequer passa pela cabeça das pessoas, vêm a marcha pela TV ou ao vivo, mas não têm em conta a sua finalidade e objectivos.

Offline candy cane

• Membro Vintage
                        • Orquídea azul (ex nóvózélica)
                          • não estou in the mood
                        Este tópico vale só para marchas como o pride ou qualquer uma em que os lgbt estejam representados?
                        Digo isto porque a única em que "participei" foi na marcha de 25 de Abril deste ano  [smiley=desconfortavel.gif]
                          Though nothing can bring back the hour
                          Of splendor in the grass, of glory in the flower
                          We will grieve not, but rather find
                          Strength in what remains behind

Wordsworth
                          | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Offline kris

• Membro Elite
                          Acho q nao escrevi nada neste tópico  :o

Bem o ano passado participei pela 1ª vez na marcha LGBT e devo dicer q gostei de ter participado.  :)

Offline candy cane

• Membro Vintage
                              • não estou in the mood
                            Este foi o meu primeiro pride.

tinha uma ideia correcta sobre a marcha, só esperava mais pessoas.

Wordsworth

Offline seraphine

• Membro Ultra
                              • Playground Twist
                              Este foi o meu primeiro pride.

tinha uma ideia correcta sobre a marcha, só esperava mais pessoas.

É sabido que, nos últimos anos, se tem assistido a uma menor afluência de gente a este evento. Mas, ainda assim, há muitos que nele se iniciam pela primeira vez: Também foi o meu primeiro pride, bem como o de inúmeros parceiros de paródia da ex aequo :).

Embora tivesse que ter estado quase permanentemente em estado de vigília para escapar às câmaras que nos perseguiam, gostei imenso da experiência. Marcar presença, visibilidade, unir esforços para que o grito pela igualdade seja cada vez maior e mais nítido, mais capaz de atingir os ouvidos daqueles que não estão tão atentos ou são menos sensíveis, foi e é muito importante para mim.

Conhece-se gente nova. Gente gira. Partilham-se expressões e, de quando em quando, talvez movidos por uma certa cumplicidade, estranhos trocam sorrisos e risos pelo meio da marcha.

No geral, foi uma experiência enriquecedora. Não me reservei qualquer espécie de expectativas antes de participar nela pela primeira vez, mas talvez me tenha surpreendido um pouco com a organização do evento. Esperava uma marcha mais organizada, não tão repartida por ritmos de frases e de passos entre os diferentes cartazes, nem tão pouco unida nesse sentido. Foi o que me pareceu. O horário de início previsto não foi respeitado, o carrinho que andava gritando aos sete-ventos as frases de luta engasgava-se constantemente, deixando até, por vezes, os membros da marcha embaraçados ou divertidos com as gralhas pronunciadas através do altifalante. Podia ter sido uma coisa mais dinâmica, mais vistosa (e vistosa não no sentido visual, que para isso já bastavam as complexas vestimentas dos travestis! lol ;)) - para que se pudessem mobilizar mais membros e contrariar a tendência actual de decréscimo de participantes, ano após ano.

Bem, no próximo ano espero regressar. :)
                              « Última modificação: 28 de Julho de 2005 por seraphine »
                                "I'd rather learn from one bird how to sing
                                than teach ten thousand stars how not to dance"

Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita

Offline candy cane

• Membro Vintage
                                  • não estou in the mood
                                ...o carrinho que andava gritando aos sete-ventos as frases de luta engasgava-se constantemente, deixando até, por vezes, os membros da marcha embaraçados ou divertidos com as gralhas pronunciadas através do altifalante.

Passo a recordar (lembras-te, menina Novoselic :D?): ::)

"Homofobia não, diz a PROSTITUIÇÃO...! ??? :-X lol A senhora, meio atrapalhada, lá se desculpou e, entre risos e atrapalhação, corrigiu o erro: ::)

"Homofobia não, diz a Constituição!" :D :).

Essa não esqueço tão cedo!! lol

Wordsworth

Offline reguila

• Membro Ultra
                                  • "Sê Plural como o Universo" F. Pessoa
                                  óóóh não ouvi;D

Participei este ano pela primeira vez!

Nunca tive uma imagem muito má da marcha até porque quando ouvi falar dela concretamente, foi através de pessoas com credibilidade... Contudo, considero que quem vai expõe-se demasiado - no meu caso, evitei todas e quaisquer câmaras e afins..
                                  .
                                  Achei a minha presença importante, representei-me melhor do que qualquer pessoa o faria por mim, e senti-me util para a sociedade - é uma forma de trilhar caminho!

Muito se fala dos travestis, mas agora fica a pergunta - quantos de nós, não travestis, queriamos colaborar com os media? É que eu só vi gente a fugir deles... (eu incluída
                                    :-[ ) ...
                                    EFEITO BORBOLETA:
                                    “You can't change who people are without destroying who they were.” * “Predictabilidade: O bater de asas de uma borboleta no Brasil poderá provocar um tornado no Texas”

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                      • Mais sobre mim...
                                    Tópico retirado do baú...

Offline blueboy

• Associad@
                                      • Membro Vintage
                                      • Smile!
                                      Eu já participei duas vezes, em 2005 e 2006. A primeira vez estava muito nervoso, escondia-me das máquinas que por lá "flashavam" e andava um pouco receoso, mas adorei. A segunda vez foi tão melhor! Fui à vontade, a carregar com os amigos uma das faixas da ex aequo, não estava tão nervoso, embora às vezes ainda me preocupava com as pessoas que estavam a ver. Já para o fim, uma pessoa está tão divertida que nem se preocupa com nada. Adorei tanto! E este ano vou de certeza, e levo umas amigas que simpatizam com a causa.  ;)

Apareçam, façam-se representar! Defendam os vossos direitos!
                                        Ainulindalë

claudia-tady

• Visitante
                                        Quando é a proxima? e onde é?

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          0 Respostas
                                          2075 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Junho de 2014
                                          por mchambel
                                          7 Respostas
                                          2721 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Dezembro de 2017
                                          por Inês Aidos
                                          5 Respostas
                                          10759 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Maio de 2018
                                          por Atomic
                                          2 Respostas
                                          1986 Visualizações
                                          Última mensagem 4 de Março de 2018
                                          por Atomic
                                          0 Respostas
                                          9659 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Maio de 2018