rede ex aequo

Olá Visitante20.out.2021, 06:53:40

Autor Tópico: Doenças Terminais  (Lida 19745 vezes)

Doenças Terminais

Di

• Visitante

Olá pessoal, decidi iniciar este tópico para saber se conhecem alguém com doenças terminais ( amigos, familiares...), ou com tumores e coisas do género. Se conhecem como lidam com isso, ou como lidariam se conhecessem alguém?!

Fiquem bem. Beijos
« Última modificação: 24 de Março de 2006 por David_erif »

Doenças terminais

Offline mIsS

• Membro Elite
    • Género: Feminino
    • my smile
    Estou-me a recordar do caso do meu tio-avô, ele estava apenas com um rim e com um cancro que apontava para a sua morte nos 6 meses seguintes! Mesmo que não muito consciente da realidade chegou a perguntar vezes sem conta se iria ficar bom, disseram-lhe sempre que sim! Realmente queria ficar bom, continuava com a vivacidade que o caracterizava, o mesmo malandreco de sempre com as suas piadas que tanto me faziam rir, mas pobre tio, a realidade era outra!
    Acabou por falecer não nos 6 meses seguintes, mas sim um ano e pouco depois!  :-\
    Se viveu muito mais do que o previsto, foi graças à minha avó paterna! Desde que os meus avós paternos se casaram, ele, que era o irmão mais novo desse meu avô viveu sempre com eles! A relação entre os três era a melhor, sempre foi ...
     O meu tio ainda foi operado, todavia de pouco adiantou, permaneceu condenado há cama como salvo erro há dois anos se encontrava! Embora tendo posses para pô-lo num lar, os meus avós nunca o quiseram, sendo assim até aos últimos dias de vida esteve em casa junto deles e junto de nós (os meus pais e o meu irmão) quando lá iamos nas férias! Quando veio do hospital vinha com algumas chagas, contudo ao nosso cuidado nem uma! Oxalá que se um dia por qualquer motivo estiver também eu numa cama me tratem tão bem quanto ele foi! Carinhosamente a minha avó mais uma empregada o cuidavam e eu enquanto lá estive de férias fiz questão de alimentá-lo e dar-lhe de beber como se de uma criança tratasse! Todos os alimentos eram se possível esmagados, o bife era cortado em pedaços pequenissimos, o peixe minuciosamente visto para não ter qualquer espinha para que ele não se engasgasse.
     Tenho saudades dele, foi e é um bom tio, mas conforta-me saber que alguém como ele só pode, só merece estar bem!

* Saudades *
    « Última modificação: 2 de Setembro de 2005 por mIsS »
      Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Doenças terminais

|pintainha|

• Visitante
      Conheço..e n são poucos.... :'( e não há maneira de lidar....é uma angustia imensa dentro de nós mesmo k aos olhos dos outros n estejamos a passar por nada e pareça k não nos afecte...um dos casos foi da mnha avó paterna inda era eu mt nova n me xeguei a apreceber mt bem do k ela tinha e só à pouco tempo soube o tinha sido cancro...sabia k era uma doença"má" como eu dizia mas nunca me tinha tocado....dp foi uma pessoa k eu cosiderava a mnha 2ª mãe (a minha tia/madrinha)...foi tão dificil... :'( e ainda continua a sê-lo.....dp foi a mnha avó materna....e infelizmente nenhuma conseguiu vencer.... [smiley=choro.gif] e agora tenho uma tia a passar por isso.... :'( mas até agora tá td a correu bem dentro dos possiveis...mas às vezes n dá p ter bem consciencia das coisas...kd as pessoas tão afastadas de nós parece k n é bem real.... n sei.. é tão dificil explicar o k nos passa na cabeça....e bem isto são as pessoas com kem tenho realmente contacto...pk conheço mts outras pessoas que já passaram ou estão a passar por isso....é um sufoco...e dp ainda mais kd as pessoas estão à nossa volta n conseguem lidar com as palavras...e dizer X tem cancro...pensam k ainda somos akelas criancinhas inocentes k n entendem o sentido das coisas...irrita-me tanto.. mas enfim...tb axo k é por n saberem lidar bem com a doença dakeles k amam....acreditem é mt dificil ver as pessoas k tanto amamos a irem-se..e a sofrerem tanto....são tantas as saudades.....de os abraçar..de vê-los rir...das tardes k passava dp da escolinha a jogar às cartas c a mnha avó (materna)...coisas k nem sempre demos valor e kd elas se vão.... [smiley=choro.gif]

Desculpem o testamento e o desabafo...

Espero k nunca tenham k passar por nada do k são estas doenças...

Doenças terminais

ur_brokenDoll

• Visitante
        A minha tia teve aqui há uns meses cancro da mama e ainda hoje está a recuperar :-\
        A mãe de uma amiga minha morreu no Natal passado com cancro do pulmão e note-se que ela não fumava... uns meses antes deste cancro lhe ter sido diagnosticado, teve cancro da mama :( :( :(
        A minha avó paterna morreu com uma doença que lhe causava dores ao ponto de nos últimos tempos de vida não sair da cama :'(
        É horrivel viver situações destas, sentimo-nos completamente impotentes [smiley=doente.gif] [smiley=doente.gif]

Doenças terminais

lost.passenger

• Visitante
          A minha tia avó.. mas tenho pouco contacto.. e sinceramente da última vez que a fui ver o choque foi tão grande(a diferença desde a última vez que a tinha visto e quando a fui ver era tão grande... ) que prefiro não voltar e ficar a lembrar-me dela como era..

Doenças terminais

|pintainha|

• Visitante
            A minha tia avó.. mas tenho pouco contacto.. e sinceramente da última vez que a fui ver o choque foi tão grande(a diferença desde a última vez que a tinha visto e quando a fui ver era tão grande... ) que prefiro não voltar e ficar a lembrar-me dela como era..

Sabes a última vez k vi a minha tia fikei surpreendida.....já n a via à algum tempo..tinha a visto logo kd começou a fazer os tratamentos e kd a vi à p ai 15 dias tava c mt bom aspecto..n como era antes..mas como ela tinha tado p o k tava...tava à espera de ainda  a ver sem cabelo..debilitada..visto ainda continuar com os tratamentos....mas n, tava c aspecto fixe p a situação...já tinha cabelo, e tava c umas corezitas...embora mt magrinha...mas a recuperar...embora saiba k agora tá mais em baixo pk começou nova sessão de tratamentos...mas ela vai conseguir recuperar...e vais ver da prox vez k fores ver a tua tia avó ela já tá mais recuperada e c outro ar....

Doenças terminais

Offline malui

• **
              • Membro Júnior
              • Uma dose de Loucura.. Uma grama de Esperança..
              Como eu lido c issu. . .essa coisa das doenças terminais. . .

Tive amigos em que os acompanhei até aos ultimos momentos e que já ca não estao, familiares que por ser muito pekena n percebia o q se passava e soh sabia q iam para o ceu, o meu pai ta com cancro agora, e digamos que eu fiquei surda de alguma maneira. . .

sendo directa, só sei que nas devidas alturas aparece uma força estranha que me faz aguentar tudo e todos e sei q as acções contam mais do q as palavras, por exemplo uma amiga minha n podia sair da cama do hospital e estava tao em baixo q tb n podia receber visitas, perguntei a enfermeira se ela tinha janela no quarto e se a podia por junto a janela, (sabia tb q ela adorava bonecos, mas q n os podia ter no quarto por terem akeles pelos e esses pelos pa kem n sabe, agarram mts microbios) resumindo, enxi o pateo todo de bonecos, bonekinhus e bonekitus e pus-me a fazer uma historia com cartolinas punha as falas dos bonecos e assim, tipo marionetas com legendas, escusado será dizer q n tive apenas uma espectadora  :D ela adorou, e eu nunca eskecerei do sorriso dela pla janela  [smiley=feliz.gif]  recuperou dessa vez, mas morreu o ano passado  [smiley=muro.gif] [smiley=choro.gif]

tenho a dizer q este topico é quase impossivel n escrevermos textos!! enfim. . .

saudades de todos akeles de kem sinto a falta e a maneira de eu reagir é ter um medo enorme de me aproximar das pessoas, pois tenho medo de voltar a perder mais alguem.
                Herrar é Umano

Doenças terminais

lost.passenger

• Visitante

Sabes a última vez k vi a minha tia fikei surpreendida.....já n a via à algum tempo..tinha a visto logo kd começou a fazer os tratamentos e kd a vi à p ai 15 dias tava c mt bom aspecto..n como era antes..mas como ela tinha tado p o k tava...tava à espera de ainda  a ver sem cabelo..debilitada..visto ainda continuar com os tratamentos....mas n, tava c aspecto fixe p a situação...já tinha cabelo, e tava c umas corezitas...embora mt magrinha...mas a recuperar...embora saiba k agora tá mais em baixo pk começou nova sessão de tratamentos...mas ela vai conseguir recuperar...e vais ver da prox vez k fores ver a tua tia avó ela já tá mais recuperada e c outro ar....

Não.. já não há mesmo nada a fazer no caso da minha tia avó :( ... o meu avô(irmão dela) até já me disse que acaba por ir mais pelo marido dela do que por ela.. porque ele sente que já não é ela que está ali... :-\
                Eu quando lá fui ela nem se lembrava do meu nome, eu não conseguia perceber o que ela dizia... a diferença fisicamente desde a ultima vez que a itnha visto era enorme...  já foi à algum tempo.. e pelo que sei só tem vindo a piorar :-\ [smiley=nao.gif] .

Para quê tanto sofrimento... [smiley=nao.gif] ...

Doenças terminais

Di

• Visitante
                    Eu criei este topico porque conheço uma pessoa pelo menos que esta muito bem agora, mas que de um momento para o outro pode... :-X :-[ , voces sabem! é muito triste, mas temos de viver com isto nao é? Quando estou ao pe dessa pessoa nem sei o que dizer... tento ser o mais normal possivel, mas a verdade é que estamos sempre tristes por dentro... :-*

Doenças terminais

lost.passenger

• Visitante
                    faleceu ...  :(

Espero que o meu avô esteja bem :-\ .......

Doenças terminais

Offline blue_angel

• **
                      • Membro Júnior
                      Infelizmente vivi bem de perto uma situação destas. :'(
                      A minha mãe morreu à um ano com cancro na mama e eu acompanhei desde sempre a evolução da doença.
                        A princípio achamos sempre que existe a possibilidade das coisas correrem bem até chegar a altura em que temos que pensar que a morte será a melhor solução de modo a acabar com o sofrimento da pessoa em causa e daqueles que a rodeiam.
                        É um pouco duro termos que aceitar tudo isto e o melhor que temos a fazer é proporcionar a essa pessoa são bons momentos até termos que a ver partir. :'(
                        Vini, Vidi, Vici.....
                        Todos nós escrevemos pelo menos um livro na vida: aquele que conta a nossa própria história, a nossa vida.Escrevam-no à vossa maneira, não deixem que o escrevam por vocês

Doenças terminais

vampiresca

• Visitante
                        Pois eu tb passei o mesmo com a minha mãe, que faleceu a quase 3 anos com um cancro encefálico...Foi e é muito duro perder uma pessoa que amamos, adoramos( Numa semana, puff!!!) ...Nessa altura apanhei a minha primeira depressão e ainda tenho réstias... :'( :'( :'(
                        Eu trabalho num hospital, no serviço de neurologia  e neurocirurgia, ou seja, apanho imensas pessoas com cancro encefálicos, é muito triste tentar animar uma pessoa que por vezes não tem cura...Mas, tb é muito gratificante ver pessoas a recuperarem dessas doenças...
                        Sem ser de cancro, conheci e conheço amigos meu que apanharam sida, é como o cancro é muito complicada esta doente e a maneira de ter que lidar com as pessoas que as padecem... :-\ :-\

:devil  VAMPIRESCA   :devil

Doenças Terminais

Peixinho

• Visitante
                           :( Passo de novo por um destes casos. Não existem palavras para descrever-lo.
                          « Última modificação: 15 de Novembro de 2006 por mezitas »

Doenças Terminais

Falabarato

• Visitante
                            Tenho uma grande amiga assim, é terrivel  :'(
                            Teres a sensação que não podes fazer mesmo nada, pois é apenas uma questão de tempo  :-\

:( Passo de novo por um destes casos. Não existem palavras para descrever-lo.

Mezitas muita força linda já sabes onde encontrar o Falabarato ;)

Doenças Terminais

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Vintage
                              • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                              bem eu tive a sorte de durante mtos anos n passar assim por nada do género (havia pessoas conhecidas mas q n eram assim tão próximas) mas este ano aconteceu (pq n haveria de acontecer? nós n somos mais q os outros...)

foi diagnosticado cancro ao meu pai (cancro nos tecidos moles) foi operado mas depois apareceram metástases nos pulmões e portanto agora está a fazer quimioterapia. ele tem passado como previsto, enjoos, fraqueza, má disposição, dias melhores (qd tá em casa) e horror ao hospital (é mto psicológico tb). depois há a tal cena de saber se o tratamento vai dar resultado ou não, se não lhe vai fazer mal pelo contrário (q o meu pai já n é assim tão novo)

mas é engraçado como estamos a lidar com a situação aqui em casa... como temos mta fé em deus isso ajuda-nos mto e somos pessoas positivas q sabem extrair as coisas boas de qq situação, além de uma família mto unida. claro q se acontecer o pior vais custar mto por mto q estejamos preparados mas penso q conseguimos ter uma calma e uma harmonia não mto habitual (especialmente o meu pai) é claro q temos esperança q as coisas corram bem mas sabemos bem q pode n acontecer isso e é bom irmo-nos preparando :-/

ele anda a contar as suas aventuras e desventuras no combate à doença no seu blog e é uma delícia lê-lo (ó pá filha babada :P) é engraçado q a minha mãe já me andava a chatear p lhe arranjar um blog há bués e só no natal passado é q finalmente tratei disso (é q ele usa a net e e-mail e coisas assim mas ainda tem algumas dificuldades, q p nós são idiotas mas p quem tem 63 anos nem por isso lol) pois parece q lhe arranjei o blog mesmo na altura certa ;)

e bem, qt ao q se pode dizer às pessoas q passam por isto... bem n há mto a dizer, são coisas q fazem parte da vida (sim n são coisas q só acontecem aos outros como mta gente pensa :-\) e cada um tem de arranjar forças em si mesmo p saber como melhor lidar. Não há mtos conselhos a dar pois cada um lida como pode. por exemplo, o meu irmão (ao contrário de mim) prefere n pensar em nada, falar o mínimo sobre o assunto  tratar das coisas o mais afastado sentimentalmente possível... [a minha mãe tb é um pouco assim - é, eu sai mais ao meu pai - mas o meu irmão é mais criança n tem noção q às vezes temos mesmo de falar das coisas e pensar nas coisas...]Agora o q é importante é dar (e receber) mto amor, desabafar com pessoas de fora (se necessário), apoiar ao máximo a pessoa, mostrar q se gosta dela e ter atenção àquelas coisas q ela gosta (e q na nossa azáfama do dia a dia nos esquecemos...)

« Última modificação: 15 de Novembro de 2006 por barthez »
                                "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Doenças Terminais

Di

• Visitante
                                  Barthez, a única coisa que te posso dizer neste momento é para teres muita força... Espero que o teu pai melhore.  :-\

Doenças Terminais

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                                  • Membro Vintage
                                  obrigado :-*
                                    "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Doenças Terminais

Offline Solitária

• Membro Ultra
                                    obrigado :-*
                                    As melhoras para o teu pai...!!! :-*

Doenças Terminais

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Vintage
                                      obrigado pela força pessoal :)

Doenças Terminais

Offline Zão

• Membro Ultra
                                        O que há a dizer?!

Avós paternos, mana e pai. Todos eles faleceram vitimas do pior que há na vida. E ainda querem mais provas de que o cancro é hereditário?

Não há palavras...

Zão
                                          Amo, logo existo.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          52 Respostas
                                          14019 Visualizações
                                          Última mensagem 23 de Março de 2019
                                          por Fernando Pinheiro
                                          0 Respostas
                                          5957 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Março de 2018
                                          por lain1989