rede ex aequo

Olá Visitante24.jun.2021, 01:19:11

Sondagem

Já usaste aliança de compromisso?

Sim, porque quis.
11 (61.1%)
Sim, porque fui pressionado(a).
0 (0%)
Não, porque nunca quis.
0 (0%)
Não, porque nunca tive oportunidade.
2 (11.1%)
Outra.
5 (27.8%)

Votos totais: 15

Autor Tópico: Alianças numa relação... Como, quando e porquê?  (Lida 1657 vezes)

Alianças numa relação... Como, quando e porquê?

PsyGirl_Av

• Visitante
Saudações caros(as) utilizadores(as) deste belíssimo fórum:up

Como o título sugere, este espaço tem por objectivo debater questões referentes com a utilização de alianças de compromisso. Quando consideram adequado que tal ocorra? Pensam que existe um período de tempo de namoro mais adequado? Têm preferência por algum tipo de aliança, ou consideram que o simbolismo é o mais importante? Se já utilizaram, ou querem utilizar, porque motivo o fizeram/pretendem?

Questões à parte, deixo-vos um pouco de história, recorrendo ao auxílio da (pouco fiável  lol :-X) Wikipedia.

Segundo consta, e por convenção, a aliança é um anel utilizado com o propósito de simbolizar o compromisso e a união afectiva entre duas pessoas, em namoros, noivados e cerimónias de casamento. A aliança tem, provavelmente, por origem um costume hindu, no qual era utilizado um anel como forma simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (vena amoris) que estava directamente ligada ao coração. No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou da compra da mesma, indicando que esta não estava disponível para outros pretendentes. A partir do século IX, a igreja cristã adaptou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
« Última modificação: 8 de Agosto de 2013 por PsyGirl_Av »

Fábio de Almeida

• Visitante
    Pessoalmente, sou da opinião que aliança de namoro só a partir dos 12 meses (1 ano, portanto). Ou pelo menos antes dos 6 meses não, porque conhecer substancialmente uma pessoa e ver se não passa de uma atracção superficial ainda demora alguns mesinhos. E até porque depois fica uma prenda conjunta gira para a comemoração do 1º ano de namoro. Uma espécie de símbolo. :)

Quanto a alianças de noivado e casamento, diria por volta dos 3-5 anos... se lá chegarem... XD

Offline Spektrum

• Membro Vintage
      • Género: Feminino
      • [P]oiesis.
      Apesar de ser normativo às relações, eu discordo do uso de aliança, na medida em que qualquer pessoa irá usar uma aliança apenas por usar. Porque é como o rótulo de ter namorad@. Ter namorad@ só por ter (pelo estatuto), ou ter namorad@ porque assim o sentem (pelo sentimento)? Então questiono: usar uma aliança pelo estatuto que ela impõe? ou usar uma aliança pelo sentimento a ela associado? Porque infelizmente vê-se muita gente a usar alianças só porque sim, porque fica bem na fotografia, porque manda estilo, porque todos os amigos usam... e na hora da verdade?! Falham no conceito de compromisso! Compram alianças, fazem tatuagens em conjunto, adoptam um gato, mudam de casa... mas passado uns meses separam-se, porque alguém traiu, porque foi tudo muito precipitado, porque se revelam as pessoas, etc.
      Isto sou eu a criticar e a satirizar a sociedade que temos, mas reconheço que há excepções. E ainda bem! :devil lol

Nunca usei aliança, e na minha actual relação também não uso. Porquê? Porque acho que ainda é cedo. Não que seja uma questão de tempo, até porque já vi utilizarem alianças após 2 ou 3 meses de namoro, mas sobretudo porque acho que é uma questão de confiar, conhecer o outro e de sentir que está na altura. É necessário perceber as barreiras e obstáculos que já se enfrentaram junt@s e que fortificaram a relação, compreender que uma vez renovada a relação, é preciso ter (ainda mais) maturidade para (re)assumir novos compromissos.

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
      Spoiler (clica para mostrar/esconder)
      « Última modificação: 8 de Agosto de 2013 por Spektrum »
        “Always be a poet, even in prose.”
        ― Charles Baudelaire

Offline Mr Unchained

• Membro Vintage
        • Género: Masculino
        • Cada passo segue um ritmo!
        Já tive relações de 5/6 meses, nas quais usei aliança e outro acessório que significava a nossa união.
        Na minha actual relação, temos quase 4 anos de namoro e já falamos em alianças, mas nunca usámos, agora que nos vamos casar para o ano, vamos usar alianças de noivado e depois claro de casamento.

Uma aliança, um relógio, uma pulseira, um colar, por mim seria qualquer coisa, porque o que verdadeiramente importa é o acto simbólico de representar uma união, um compromisso, eu acho bonito.

Dá um passo a seguir ao outro sem medos, se tropeçares e caires, podes levantar e aprender andar melhor :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
          182 Respostas
          39385 Visualizações
          Última mensagem 27 de Abril de 2015
          por Bandura_62
          33 Respostas
          12395 Visualizações
          Última mensagem 12 de Abril de 2015
          por Bandura_62
          9 Respostas
          3609 Visualizações