rede ex aequo

Olá Visitante20.out.2021, 08:27:30

Autor Tópico: Freaking out - Sozinha rumo a Lisboa  (Lida 2348 vezes)

Freaking out - Sozinha rumo a Lisboa

Offline sandy_90

• Membro Total
  • Género: Feminino
  • “The future only depends on what you do today.”
Olá malta,
não sei se este será o sítio mais indicado para expôr a minha situação, mas não encontrei outro...
Ora bem, eu estou a entrar um pouco em pânico sobre algo que sei ser uma minhoquice, mas esperava que malta que tivesse passado pelo mesmo me acalmasse um pouco.   [smiley=desconfortavel.gif]

Estou de saída de Coimbra, rumo a Lisboa.
Durante os meus longos 23 anos, vivi sempre com os meus pais. Apesar de ser da aldeia, passei uns anitos na cidade ( em França), mas sempre com os progenitores e com mais família. Agora vou sozinha. Isso não me chateia muito. A cena é que vou viver com desconhecidos (ainda não sei bem quantos) numa cidade que não conheço e onde não conheço ninguém.   :-[

Pronto's, muitos dos meus conhecidos passaram por isto na faculdade, com malta da nossa idade e com o mesmo espírito de estudante de coimbra. Acho que aqui não será bem igual...

Eu bem vos avisei que isto nem era bem um problema. Mas para mim, tímida, introvertida e meia antisocial como sou, será sair (e bem) da minha zona de conforto....   [smiley=confuso.gif]

Alguém tem algum conselho ou assim?!?

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
    "Two things are infinite: the universe and human stupidity; and I'm not sure about the universe."

"Not everything that counts can be counted, and not everything that can be counted counts."

angel_world20

• Visitante
    Nunca fui assim viver com desconhecidos para um lugar desconhecido. Mas já mudei-me bastante de casas/escolas/faculdade penso que o receio que tens é normal. Mas não podes ficar assustada pelo o que pode ou não acontecer Lisboa é fantástica tens de ter alguns cuidados, que é o normal em cidades grandes, mas de resto penso que é um lugar agradável de se estar.

Meu conselho é só teres calma porque sair da zona de conforto pode ser maravilhoso, não tenhas medo porque mesmo sendo tímida com o tempo vais abrindo-te, conversando e isso com as pessoas com que vais viver depois com o tempo vai aumentando o teu circulo de amigos. "Não te passes" é normal sentires assim porque é tudo novo. Se precisares de algo é só dizeres  ;)

Offline tapwater

• Membro Total
      • Think outside the box
      Não stresses mt a pensar nisso. Claro que vai ser meio um choque durante um tempinho e vais ter o teu período de adaptaçao que pode ser chato, mas é normal.. Eu qd fui pra lisboa tb ia um bocado com problemas na cabeça pelas mesmas razoes. E tenho estado smp numa casa com outros estudantes q nao conhecia.. Acontece a todos que saem de debaixo das saias da mãe  :P

Nao sei se vais pra trabalhar/ estudar / o que seja, mas seja o que for vais acabando por socializar e adaptar-te tanto às pessoas como aos varios aspectos da cidade. Claro que ajuda conhecer alguem na cidade. Eu tive alguma sorte com isso..

Bc

• Visitante
        Não stresses mt a pensar nisso. Claro que vai ser meio um choque durante um tempinho e vais ter o teu período de adaptaçao que pode ser chato, mas é normal.. Eu qd fui pra lisboa tb ia um bocado com problemas na cabeça pelas mesmas razoes. E tenho estado smp numa casa com outros estudantes q nao conhecia.. Acontece a todos que saem de debaixo das saias da mãe  :P

Nao sei se vais pra trabalhar/ estudar / o que seja, mas seja o que for vais acabando por socializar e adaptar-te tanto às pessoas como aos varios aspectos da cidade. Claro que ajuda conhecer alguem na cidade. Eu tive alguma sorte com isso..

Ora ai esta... Vai correr tudo bem..esses medos são perfeitamente normal... :) tudo vai passar, e nem te vais aperceber que já te adaptaste..:)

Offline moon_watcher

• Membro Sénior
          • Super Dupper Freak
          A adaptação às situações mudam a pessoa.
          Eu antes era bué quieta e medrosa e agora sou super social. Farto-me de conhecer pessoas e afins.

Primeiro tens de observar as coisas à tua volta. Tenta ver gente que tenhas um fio condutor, algo em comum. Depois dai é expoenciar tudo isso. Torna-te um camaleão. Adapta-te ao ambiente em que estás but remember: desde que te sintas bem nesse ambiente.

O teu problema é meramente social no sentido de vivência no dia à dia ou saires à noite e afins?!

ps- acho que podes começar aqui pelo forum também :) Isto é um sitio que sociabilizas. Há gente de Lisboa. Eu sou perto de Lisboa. Sintra mas passo a vida em Lx town <3
            music addicted ♪

Offline sandy_90

• Membro Total
            Muito obrigada a todas pelas vossas palavras.   ;D

É daquelas situações que sabemos que os receios são infundados, mas precisamos de alguém de fora para deixar isso bem definido!   :)

(...) Lisboa é fantástica tens de ter alguns cuidados, que é o normal em cidades grandes (...)

Sei que a pergunta é "pouco inteligente", mas tipo o quê?

O teu problema é meramente social no sentido de vivência no dia à dia ou saires à noite e afins?!

Digamos que não tenho problemas em me dar com pessoas com quem trabalho/estudo, desde que não sejam da minha faixa etária. Sei que é mesmo estúpido, mas funciono assim. Ou seja, colegas de trabalho: tudo fino; já conviver com malta fora do trabalho (da minha idade) para sair à noite ou assim: esquece.
            Mas sempre foi assim. Não gosto nada de sair à noite, pelo que não é esse o meu problema. A cena é ter de conviver com alguém da minha idade, que vive debaixo do mesmo tecto que eu. Isso é que me está a roer toda....   :-X

P.S.: tenho de frisar a vossa disponibilidade! Simplesmente fantástica...   :blush
              "Two things are infinite: the universe and human stupidity; and I'm not sure about the universe."

"Not everything that counts can be counted, and not everything that can be counted counts."

angel_world20

• Visitante
              Os cuidados que eu disse é tipo ter cuidado com a mala nas horas de ponta no metro não andar sozinha por lugares com pouco movimento a noite. Coisas que sempre precisamos ter cuidado  :) para nao termos algum inconveniente.

Sempre que precisares é só dizer nós tentamos ajudar =) Não tenhas medo vai tudo correr bem  ;)

Offline moon_watcher

• Membro Sénior
                • Super Dupper Freak
                Muito obrigada a todas pelas vossas palavras.   ;D

É daquelas situações que sabemos que os receios são infundados, mas precisamos de alguém de fora para deixar isso bem definido!   :)

(...) Lisboa é fantástica tens de ter alguns cuidados, que é o normal em cidades grandes (...)

Sei que a pergunta é "pouco inteligente", mas tipo o quê?

Digamos que não tenho problemas em me dar com pessoas com quem trabalho/estudo, desde que não sejam da minha faixa etária. Sei que é mesmo estúpido, mas funciono assim. Ou seja, colegas de trabalho: tudo fino; já conviver com malta fora do trabalho (da minha idade) para sair à noite ou assim: esquece.
                Mas sempre foi assim. Não gosto nada de sair à noite, pelo que não é esse o meu problema. A cena é ter de conviver com alguém da minha idade, que vive debaixo do mesmo tecto que eu. Isso é que me está a roer toda....   :-X

P.S.: tenho de frisar a vossa disponibilidade! Simplesmente fantástica...   :blush

Tens de deixar de fazer das coisas um bicho de 7 cabeças. Disfruta da companhia das pessoas e aproveita as oportunidades de convivo. Às vezes temos de nos contrariar para as coisas acontecerem e depois até nos sentimos bem com elas. ;)
                  music addicted ♪

Offline Rita.V

• Membro Sénior
                  • "Para ser grande, sê inteiro."
                  Allo sandy_90! Qualquer coisa apita, estou perto de lisboa.  ;) Nem que seja só para desabafar sobre a loucura dos dias vividos nessa louca cidade! ;) Um beijinho e boa sorte! 
                    "I am the master of my fate: i am the captain of my soul."

Offline FilhoDeApolo

• Membro Ultra
                    • Género: Masculino
                    • "A Esperança é só uma distração."
                      • Aeminium
                    Próximo fim de semana, lá vou eu sozinho para a capital :/

Offline sandy_90

• Membro Total
                      Ora, faz hoje 4 semanas que cheguei a Lisboa.
                      Partilho a casa com dois rapazes que trabalham comigo e que são mais ou menos da minha zona (coimbra e arredores). O mundo é mesmo pequeno!!!
                      Apesar de eles terem aquele grande defeito de não "perceberem" (nem quererem "perceber") a malta LGBT, desde início fiz-lhes entender a minha "posição". E até agora, tudo na boa.
                      Ainda não conheci ninguém fora do trabalho (é sempre casa-trabalho-casa), mas tenho colegas que chegue para conhecer durante uns bons meses...  xD E como é malta de várias nacionalidades e backgrounds estou mesmo bastante empolgada em conhecê-los. Comecei pelo meu grupo de francês, já desbravei no grupo de inglês e entro agora no meu favorito: alemão!  :oP

Outra novidade para mim, conheci um rapaz que me "topou" e se assumiu perante mim como sendo gay. Nunca tive conhecidos LGBT, pelo que estou a adorar a novidade da nossa interação.

Ontem tive cá o meu irmão mais novo. Passámos o dia a passear. Fomos ao zoo, ao oceanário e ao centro ciência viva. Prontos, conhecer conhecer, não conheci nada de novo, porque já tinha ido ao zoo, e eu trabalho quase porta-com-porta com o oceanário. Mas foi diferente.

Espero agora começar a conhecer melhor a cidade. Não me parece tão má como a pintava ao início, mas é tal coisa: o trajecto entre minha casa e a estação do oriente é literalmente uma recta (e daí ao oceanário é um salto!). Ainda que façamos esse caminho sempre a pé, conheço apenas um infíma parte de Lisboa.

Veremos bem o que a nossa capital tem para nos oferecer.

Obrigada a todos vós.
                      Abraço

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                        318 Respostas
                        67566 Visualizações
                        Última mensagem 17 de Janeiro de 2016
                        por Juh'
                        687 Respostas
                        102980 Visualizações
                        Última mensagem 24 de Setembro de 2011
                        por Boo
                        0 Respostas
                        1699 Visualizações
                        Última mensagem 28 de Março de 2012
                        por Sharingan
                        Sinto-me sozinha...

Iniciado por Its.all.lies.darling « 1 2  Todas » Outras Conversas

22 Respostas
                        3381 Visualizações
                        Última mensagem 15 de Dezembro de 2017
                        por Atomic
                        0 Respostas
                        7106 Visualizações
                        Última mensagem 25 de Setembro de 2018
                        por Insonias