rede ex aequo

Olá Visitante09.jun.2023, 01:47:54

Autor Tópico: Ajuda,minha namorada não se liberta da homofobia e preconceito  (Lida 2028 vezes)

Ajuda,minha namorada não se liberta da homofobia e preconceito

Offline Lipa

• *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
Olá,

estou a pedir ajuda porque já não sei como tentar ultrapassar esta questão. A minha namorada até me conhecer nunca se tinha apaixonado por uma rapariga nem nunca tinha sentido paixão ou amor por nenhuma. Todas as relações que teve até hoje foram heterossexuais.

Um dos sonhos dela sempre foi casar e ter uma filha, ela tem na cabeça a imagem tradicional de familia. Ela sempre me aceitou como sou, não tem problemas com a homossexualidade desde que não seja com ela.

Já estamos juntas há uns meses e neste momento vejo a nossa relação em risco porque apesar de estar apaixonada por mim ela não quer estar numa relação com outra mulher porque para ela não é normal. Ela assumiu a relação a 2 amigas, não consegue estar há vontade na rua nem em privado se estiverem amigos meus presentes ou outras pessoas. Ela diz que nunca será capaz de contar à mãe sobre nós ou apresentar me como namorada e que isso não foi o que idealizou para a vida dela. Todo o preconceito e homofobia dela está a separar nos.

Ela não se considera bi ou homossexual.

Queria saber o que posso fazer para que ela esqueça esse preconceito e que deixe de me querer esquecer (de certa forma é como vejo).

Queria saber como agir, o que fazer para que a nossa relação corra bem.

Obrigada

Offline odp

• Associad@
    • Membro Ultra
    • Género: Masculino
    Olá Lipa,

Pelo que percebi a tua namorada está em negação e, eventualmente, não considere o que vocês têm uma relação propriamente dita. Não sei se poderás fazer muito, dado o coming-out ser um processo interior que parte de cada um. Espera o melhor, mas fica preparada para o pior...
    Um abraço:)
      Contactos: mail: lisboa@rea.pt; tel: 91 791 38 78

Offline SoWhat

• Membro Elite
      Olá, Lipa.

O processo de aceitação é algo muito íntimo, e, como provavelmente já pudeste constatar através do fórum, nem toda a gente tem a mesma facilidade em se aceitar (derivado a diversos factores). Como tal, há que ter isso em consideração e respeitar isso. É possível construir uma família entre duas pessoas do mesmo sexo, e é importante que a informes sobre isso.
      Claro que é algo que afecta a relação; mas não podes fazer por ela algo que tem que ser ela mesma a fazer. Diria até que será pior se insistires demasiado no assunto, pois pode acabar por se sentir pressionada.

Não esqueças que o facto de ter uma facilidade em aceitar os outros não significa que tenha uma facilidade em se aceitar a si mesma.

Acredito que se avizinhem dificuldades, mas também há a possibilidade de "depois da tempestade vir a bonança". Como tudo na vida, é um futuro incerto. Por isso há que ter todos os pontos em conta (uma vez que tu é que a conheces e eu apenas me baseio nas informações que aqui partilhaste) e ponderar acerca do que fazer. Fica, no entanto, preparada para tudo.

Um beijinho, obrigado por teres partilhado connosco, e espero que corra tudo pelo melhor! 

Incandessence

• Visitante
        Olá lipa,eu vivi em negação muitos anos mesmo devo dizer que passei a minha juventude,sei que ainda sou nova mas é maneira de falar já que engloba adolescencia e juventude por me faltar poucos anos para os 30 anos em plena negação devo dizer que sabia que gostava de raparigas,que andava no meio lgbt desde muito nova mas sempre como hetero ou pelo menos as pessoas assim pensavam e continuam a pensar.
        Na adolescencia apaixonei-me a serio pela primeira rapariga,magoei-a muito porque se tava em negação logico que não correspondia a nada que demonstra-se mais do que amizade,mesmo a amando e mesmo sabendo porque ela o demonstrava que gostava de mim mais do que uma amiga.
        Pois bem nunca fui capaz de a corresponder e pior que isso magoava-a,por tudo isso logico que nunca fomos namoradas até que ela já devia tar tao magoada que se afastou de mim e para sempre.
        A seguir a isso e porque não queria magoar mais ninguem fiquei sozinha até me aceitar pelo menos para mim mesma,o que levou muito muito tempo só aos 22 me aceitei para mim mesma,mas mesmo assim sentia que não me aceitava plenamente abertamente ao ponto de namorar ou fazer vida com mulher.
        Só aos 24 conheci alguem que me fez ver a vida de outra forma descontraida,ela era assumida e eu apaixonei-me por ela...Hoje depois de tudo posso dizer finalmente aos 28 anos não sou assumida que sei que minha mãe não ta preparada ainda para saber isso,mas hoje posso dizer estou em paz comigo mesma finalmente e a lutar por quem amo que o que mais quero e desejo é ficar com quem amo se é rapariga paciencia o que interessa é ser feliz...Tudo isto para te dizer que a tua namorada esta em negação e é provavel que ou  muda ou irá magoar-te mesmo que não seja essa a intenção e seja a ultima coisa que quer...Ela precisa de tempo só o tempo a fará ver a vida de outra forma mais leve e pensar o que deseja de facto para ela e que a fará feliz uns levam anos e anos que foi o meu caso,outras levam meses para se aceitar  ;)

Offline Boreas

• Moderação Sénior
          • Membro Vintage
          • "Tu és rato!"
          Porque não a convidas a ler aqui o Fórum?
          Assim ela pode ver testemunhos de outras pessoas, e talvez identificando-se com algumas, ela consiga chegar à sua própria conclusão.

Muitos de nós já passaram por fases em que nos negamos a nós próprios por sentirmos que não estamos em conformidade com o que seria esperado de nós socialmente, e é um processo que por vezes pode demorar anos a ocorrer. Se a primeira vez que ela se interessou por uma mulher é normal que esteja ainda a adaptar-se à novidade, e que facilmente a queira rejeitar, porque sai da zona de conforto (vivência heterossexual) onde se manteve. Subitamente precisa de fazer coming out às pessoas, encara os preconceitos como algo que lhe podem bater à porta e prejudicar. É algo assustador, para quem antes não via problemas na sua vida a esse aspeto, e agora começa a idealizar quer os que tem, quer os que possa ter.

Recomendo que lhe mandes o link para a nossa brochura de perguntas e respostas sobre a orientação sexual e identidade de género http://rea.pt/imgs/uploads/doc-pe-perguntas-e-respostas.pdf Talvez também ajude. Numa fase mais tarde, se as coisas evoluirem positivamente e continuares por perto a apoia-la, talvez a possas levar a uma reunião de um grupo local.

Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
            MInha namorada duvida!

Iniciado por Lorena Apoio

6 Respostas
            5818 Visualizações
            Última mensagem 16 de Agosto de 2013
            por jagga
            4 Respostas
            4157 Visualizações
            Última mensagem 21 de Abril de 2012