rede ex aequo

Olá Visitante09.jun.2023, 01:49:19

Autor Tópico: Cuidar de mãe ou pai ou namorado/a doente e deixar tudo?  (Lida 7721 vezes)

Cuidar de mãe ou pai ou namorado/a doente e deixar tudo?

Offline Elizabeth Siddal

• Membro Total
  • Género: Feminino
Olá,

A questão que coloco não é agradável mas dá que pensar. Ocorreu-me quando tive conhecimento de um rapaz de 19 anos que deixou a Faculdade para tomar conta da mãe que tem um cancro e que, provavelmente, vai morrer. Ela está separada do marido e tem uma outra filha que continua a trabalhar e por isso só o filho é que está a tomar conta da mãe. A minha questão é: imaginam-se a deixar tudo para tomar conta do vosso pai ou da vossa mãe ou do vosso/a namorado/a se um deles adoecer? O que acham que é preciso ter para suportar essa situação? Espírito de sacrifício? Sentido de obrigação? Acham que nem todas as pessoas são capazes de fazer isso? Muito menos quando são ainda tão novas e estão a viver os seus melhores anos? Acham que seriam capazes?

Enfim, comentem...
« Última modificação: 6 de Março de 2012 por Elizabeth Siddal »

Offline Boreas

• Moderação Sénior
    • Membro Vintage
    • Género: Masculino
    • "Tu és rato!"
    Tendo em conta que me vi posto nessa situação ao longo dos últimos dois anos, infelizmente sem o melhor dos desfechos, pode dizer que me imagino e fui capaz.

Em relação ao resto das perguntas...podia fazer um discurso muito motivador e altruísta, mas sinceramente sou da opinião que só quando nos vemos envolvidos na situação é que sabemos como reagimos e o que é que nos motiva.
    No meu caso foi tentar mostrar, pela última vez, que era possível ver o lado positivo das coisas e ser feliz... e, mais uma vez falhei.
      Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Offline bantray

• *
      • Novo Membro
      • Género: Masculino
      • Performing Artist
      Olá Elizabeth Siddal,

Sabes ainda este fim-de-semana pensei sobre isto. E tal como o Boreas disse não vou colocar-me com um discurso motivador ou altruísta... mas enfim, eu penso que não conseguiria. Não sei... mas talvez eu optasse por ter alguém de confiança em casa ajuda-los e ia mantendo a minha vida, mas com uma atenção redobrada. Estaria muito atento... mas bem, só quando estamos nessas situações é que sabemos... mas já agora para quem estiver a ler e estiver nesta situação: FORÇA! :)

Beijos a tod@s.
        bantray

Everlasting

• Visitante
        Eu fazia-o, claro, sem pensar duas vezes porque coloco a família à frente de tudo. Mas não sei se o faria a tempo inteiro somente porque ninguém vive do ar. Se tivesse de trabalhar, trabalhava e tentava conciliar ao máximo. Mas nunca abandonaria alguém da minha família, nunca.

Offline Elizabeth Siddal

• Membro Total
          Tendo em conta que me vi posto nessa situação ao longo dos últimos dois anos, infelizmente sem o melhor dos desfechos, pode dizer que me imagino e fui capaz.

Em relação ao resto das perguntas...podia fazer um discurso muito motivador e altruísta, mas sinceramente sou da opinião que só quando nos vemos envolvidos na situação é que sabemos como reagimos e o que é que nos motiva.
          No meu caso foi tentar mostrar, pela última vez, que era possível ver o lado positivo das coisas e ser feliz... e, mais uma vez falhei.

Olá Boreas,

Eu penso que é muito importante dar conforto a uma pessoa que amamos e que está doente, lembra-te que há milhares de pessoas que estão doentes e estão sós, sem esse calor humano, sem amor, sem alguém (próximo) que cuide delas. Talvez não tenha sido possível ser feliz apesar da doença, mas lembra-te que estiveste presente e que deste conforto e calor humano e que foste corajoso por teres estado presente.

Everlasting,

Se uma pessoa se quer dedicar exclusivamente a cuidar de um familiar (pai/mãe/esposo/esposa/filho/filha) pode pedir baixa por apoio a 3ª pessoa (não sei se é assim que se chama). ;)

Everlasting

• Visitante
            Everlasting,

Se uma pessoa se quer dedicar exclusivamente a cuidar de um familiar (pai/mãe/esposo/esposa/filho/filha) pode pedir baixa por apoio a 3ª pessoa (não sei se é assim que se chama). ;)

Verdade, mas agora pensa numa pessoa que estuda e trabalha em regime de part-time para ajudar ao máximo nas despesas pessoais? Seria possível dedicar-se totalmente aos cuidados de um familiar, sem emprego a termo certo?

Lá está, repito que nunca deixaria um familiar de parte, mas há situações que se devem de ter em conta aquando da tomada de decisões.

Offline loc@

• Membro Ultra
              • hakuna matata
              eu nessas coisas lamento mas sou muito preto no branco...seja familiar/amigo/namorado(a) eu largava mesmo tudo e durante o período necessário vivia em função da pessoa..sim é preciso algum espírito de sacrifício mas quando se gosta e se quer bem a alguém nem se pensa duas vezes em estar ao lado dela..
                "i like women and i love getting high"

Offline Spektrum

• Membro Vintage
                • [P]oiesis.
                Sim, já o fiz, faço e fá-lo-ei outra vez, se necessário. Se morrer nos meus braços, saberei que estive com el@ até ao fim...
                  “Always be a poet, even in prose.”
                  ― Charles Baudelaire

~NoMore !

• Visitante
                  Sim, já o fiz, faço e fá-lo-ei outra vez, se necessário. Se morrer nos meus braços, saberei que estive com el@ até ao fim...

Totalmente de acordo.
                  Eu ate por o meu cao o fiz. Deixei de assistir às aulas para medica-lo e poder estar 24h com ele caso ele tivesse algum ataque de coração, eu estar em casa...
                  Ele faleceu, faleceu nos meus braços... !
                  Se fiz pelo meu amigo de 4 patas, certamente faria isso pelos meus pais/irmao/namorad@...

Não acho que seja uma obrigação, alias, nao se trata de obrigação, mas sim proporcionar ajuda quando mais precisam de nos. Se nao formos nos a tratar dos nossos, quem tratará?!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                    9 Respostas
                    15837 Visualizações
                    Última mensagem 11 de Outubro de 2008
                    por Rovisco
                    82 Respostas
                    42352 Visualizações
                    Última mensagem 24 de Agosto de 2013
                    por Cardo
                    34 Respostas
                    10523 Visualizações