rede ex aequo

Olá Visitante24.mar.2023, 22:05:37

Autor Tópico: Homossexual??? Bissexual??? Heterossexual??? Como saber???  (Lida 3040 vezes)

Homossexual??? Bissexual??? Heterossexual??? Como saber???

Offline anafilipa21

• *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
Olá tod@s

Chamo-me Ana e sou nova aqui no forum.

Aproveito para pedir desde já desculpas, caso esta não seja a secção correta para colocar a minha dúvida, mas agradecia realmente que me dessem a vossa opinião sincera sobre o problema que me tenho deparado.

No meu primeiro ano de licenciatura conheci uma rapariga com quem desde logo criei uma grande amizade.

Contudo, quando mudei de faculdade (pois tinha terminado a minha licenciatura e fui realizar o meu mestrado noutra) visto não termos os mesmos horários acabamos por nos separar um pouco e isso causou em mim um sentimento de perda, como se estivesse a perder uma das pessoas mais importantes da minha vida. Até porque, ela era e é a pessoa que me conhece melhor e com quem desabafo todos os meus problemas.

Perante esta situação de afastamento, tentei arranjar forma de termos mais tempo uma para a outra, cheguei mesmo a abdicar da minha hora de almoço para que pudéssemos estar juntas a conversar e combinávamos ir para casa juntas sempre que possível.

Foi neste momento que comecei a questionar quais os meus sentimentos por ela... A verdade é que tenho várias amigas e nunca senti este tipo de proximidade com nenhuma delas.

Mas esta dúvida sobre quais seriam realmente os meus sentimentos fez com que ponderasse a possibilidade de ser homossexual e, apesar, de não me considerar uma pessoa preconceituosa, admito que tais pensamentos me assustaram.

Assim sendo, desde logo tentei ignorar o que se estava a passar e não pensar muito no assunto. Também o facto dos nossos horários terem melhorado e de, finalmente, termos mais tempo para estarmos juntas ajudou a esquecer todas as minhas dúvidas.

No entanto, mais recentemente essa minha amiga começou a namorar e, sinceramente, quando me contou senti como se levasse uma facada no peito...
Não interpretem que não quero que ela seja feliz e que se apaixone, pois quero, mas aquilo foi a prova que os sentimentos que eu tinha vindo a ignorar não podiam mais ser ignorados.

Ultimamente a nossa amizade tem andado um pouco estranha, pois sempre vi nela alguém em quem podia confiar e contar tudo o que se passava comigo. Contudo, com a possibilidade de ter sentimentos românticos por ela e toda estas ideias que me tem atormentado sobre poder me sentir atraída por mulheres, fica impossível manter a nossa amizade na mesma, pois sinto como se lhe estivesse a mentir. Mas, também não lhe posso contar a verdade, pois não quero perder a amizade dela.

Posto isto, gostaria de saber se alguma vez passaram por algo semelhante e, se sim, o que fizeram? Contariam à outra pessoa o que se tem passado, mesmo correndo o risco de perderem a sua amizade?

Como é que se sabe com certeza qual a nossa orientação sexual?
Pois eu nunca me havia sentido atraída por raparigas até ao momento, na verdade, até à data, sempre tive relações com rapazes e nunca houve problemas.

Acham que poderá ser um caso isolado com esta pessoa em concreto ou, realmente poderei ser bissexual ou homossexual?

Obrigada :)

Offline Forbidden

• Membro Ultra
    • Género: Masculino
    Sinceramente aquilo que tu falas pode ser simplesmente uma amizade forte, uma relação de carinho e amor fraternal. O que define a orientação sexual é a atração sexual; se tens desejo de ter relações com a tua amiga, penso que deverás/poderás ser bissexual. Homossexual e quase impossivel, pelo que dizes tiveste relações com rapazes, e suponho que te sentias atraída por eles. Portanto no máximo serias bissexual (com preferência para rapazes).

Portanto basicamente tens que tentar perceber se os sentimentos que tens pela tua amiga envolvem ou não atração sexual, pois é isso que diferencia uma amizade do resto.

V24

• Visitante
      Já não venho aqui há muito tempo, mas acho que a tua dúvida é importante.
      Eu percebi um início de paixão por uma amiga minha dessa maneira.
      Os ciúmes normais ou seja inveja de uma amiga são mais como uma irritação.
      O que me dizes de facada no coração é de carácter mais romântico.

Já pensaste em beijá-la de outro modo ou em contacto físico? Há pessoas subtis e só por não pensarem em relações sexuais não quer dizer que não haja qualquer coisa.

Não te preocupes com histórias de homo ou bi. Pensa em ti e nela...ou até mesmo em estares com alguém do teu género se o desejares no futuro.
      É menos uma ansiedade para a tua cabeça. Acredita.

Bom, felicidades para ti e sobretudo muita calma.

sleepthrough

• Visitante
        Eu revejo-me um bocado na tua história,  ou pelo menos naquilo q sentes.  E o conselho que posso dar é: não te tentes definir.  Não precisas.  Eu estou feliz e indefinida, não consigo dizer se gosto só de raparigas ou de ambos e sinceramente já não me interessa. :) cada pessoa q conheço é uma pessoa diferente,  não sinto que por ser rapaz ou rapariga me tire ou acrescente interesse necessariamente. Tenho treinado (e é isso que aconselho) confiar nos meus sentimentos e esquecer a cabeça.  Eu entendo a tua duvida em relação à tua amiga. As minhas dúvidas surgiram qd conheci uma rapariga na faculdade q ,  simplesmente, me chamou à atenção. Não quer dizer q eu a quisesse beijar ou ter relações com ela, não tem de ser logo assim. Para mim, atracção não significa olhar para alguém e pensar "quero fazer isto ou aquilo com ela", no meu caso eu sentia uma vontade inexplicável de a conhecer e falar com ela e estar com ela.

Outra coisa, não invalides as tuas relações passadas com rapazes por agora poderes teres um interesse numa rapariga.  Eu comecei a questionar toda a minha vida para trás e ja dava tantas voltas à cabeça que já n sabia se sentia isto ou aquilo.  Again: menos cabeça,  mais sentimento :)

E se de facto estiveres atraída pela tua amiga, não quer dizer que tenhas d t sentir atraída por todas as raparigas q conheces.  Eu tb nunca me interessei por nenhuma amiga minha. E já vi muitas raparigas nos balneários e nunca me fez sentir nada.

E isto q eu estou a dizer é fácil de dizer mas para mim foi mt difícil aplicar. Ainda não o consigo fazer completamente.  A única coisa q melhorei foi esquecer a necessidade de me definir. Se me virem com um rapaz ou c uma rapariga vão automaticamente definir-me como hetero ou homo mas s me perguntarem eu digo "nao sei" . E antes eu precisava de me encaixar num rótulo (talvez para eu me perceber a mim mesma) mas hoje sou feliz sem ele :) Vivo a minha vida e pronto :)

Portanto,  o q tu sentes só tu sabes. (Ou melhor,  poderás saber, eu sei q pode ser confuso eu não entendia o q sentia) mas não tentes encaixar-te num termo.  Isto pode parecer q é conversa politicamente correcta, mas não é nessa perspectiva q falo, é na perspetiva de manter a sanidade mental pq este tipo de dúvidas e necessidade de identificação estava a dar comigo em tola xD

Ah e n es preconceituosa por isso te assustar, é normal! :) mas isso assusta-te talvez por sentires q tens de entender esse possível sentimento. Por achares q por isso tens de questionar a tua vida passada e não sabes como encarar a futura... mas não tens :) mesmo q gostes da tua amiga, ela está comprometida portanto nada a fazer e who cares? Podes nunca mais ter esse sentimento por uma rapariga ou então se tiveres logo vês,  pode ser q seja um sentimento mais forte a surgir por outra pessoa q te tire as duvidas q tens, portanto até lá,  n t preocupes :)

Espero ter ajudado :) boa sorte,  vai td correr bem! :)

Offline Bandura_62

• Membro Sénior
          • Género: Masculino
          A Sleep disse tudo basicamente. Devíamos importar-nos menos com os rótulos e viver mais a vida :)

Eu, por exemplo, não me importo muito em me definir porque não vejo necessidade disso. Como me aceito bem acho que não vale a pena me estar a definir apesar de saber por quem me sinto atraído e qual a minha orientação sexual. De certo modo consigo compreender a tua história porque eu também não tinha noção que sentia atracção por rapazes até há algum tempo atrás, mas tentei encarar isso com a máxima naturalidade. Se és de facto feliz a pensar em raparigas também, mais dia menos dia isso tudo vai ser algo super natural para ti :)
            “I was never less alone than when by myself.” ~ Edward Gibbon

Offline anafilipa21

• *
            • Novo Membro
            Desde já quero agradecer a tod@s pelas respostas postadas.
            É bom sentirmos que não somos os únicos "anormais" no mundo e que, na verdade, existem outras pessoas que já passaram por situações semelhantes :)
            Relativamente a
            Já pensaste em beijá-la de outro modo ou em contacto físico?
            Nunca me havia passado semelhante ideia pela cabeça, até recentemente, quando comecei a perguntar-me se poderia, realmente, estar apaixonada por ela. Aliás foi o facto, da forma como eu a via ter mudado (talvez mais do que uma amiga), que me fez estar hoje a questionar a minha orientação sexual.

E o conselho que posso dar é: não te tentes definir.  Não precisas.  Eu estou feliz e indefinida, não consigo dizer se gosto só de raparigas ou de ambos e sinceramente já não me interessa. :)

Devíamos importar-nos menos com os rótulos e viver mais a vida :)

Compreendo o que querem dizer com não ligar para rótulos e tentar, simplesmente, viver a minha vida, mas sem dúvida que é mais fácil falar do que fazer.
            Ponderar sobre a possibilidade de me sentir atraída por pessoas do mesmo sexo, faz-me ponderar toda a minha vida, de como, se tal for verdade, mudarão as minhas amizades e as minhas relações familiares.
            Mas acho que têm razão, que o  melhor que devo fazer agora é deixar rolar e não passar a vida a questionar-me sobre quem sou, o que penso ou o que sinto, pois caso contrário darei em louca!

Offline T.T18

• Membro Ultra
              • " tell me something "
              eu acho que essa resposta vem de dentro de nós  ;)
                " A coragem que vence o medo tem mais elementos de grandeza que aquela que o não tem. Uma começa interiormente; outra é puramente exterior. A última faz frente ao perigo; a primeira faz frente, antes de tudo, ao próprio temor dentro da sua alma." Fenando Pessoa

Offline Alexa127

• *
                • Novo Membro
                Olá Ana

Como já disseram, só tu pode dizer o que realmente você é....
                Porém, em minha modesta opinião, um homossexual sente T por pessoas do mesmo sexo.
                Um bissexual sente T por ambos os sexo.
                Um heterossexual sente T somente pelo sexo oposto.
                Tu precisa ver se sente atração física pelos dois, pelo oposto ou pelo mesmo sexo.
                Daí tu pode ter uma ideia de qual fruta gosta. Agora, esse seu ''apego'' com essa guria é estranho demais.
                Talvez você realmente esteja apaixonada, mas por ELA e não por mulheres em geral.
                E se for assim, e se tu saber que pode estragar a amizade, melhor deixar em off o que tu sente por ela.
                Eu particularmente, contaria, mas isso funciona pra mim.
                Também vejo se a pessoa não tem preconceito nenhum antes de contar qualquer coisa.
                Enfim, você precisa analisar tudo isso e daí chegar numa conclusão.
                « Última modificação: 11 de Setembro de 2015 por Alexa127 »

Stabilo

• Visitante
                  Se és hetero, bi ou homo só o tempo o dira. Não é o facto de teres tido relações com rapazes que farão de ti hetero ou bi se actualmente só te atraírem mulheres e so com elas conseguires ter realização.  O que sentes pela tua amiga parece me mais do que amizade. Não vou dizer para não usares rótulos já que a definição é importante para ti.   Mas dá te tempo. :up

V24

• Visitante
                    Há quem seja "ultra-homossexual", para outros...vem a confusão.
                    Pois, eu também era muito lésbica e até detestava homens (coitados)...até ao dia em que não sei o que me deu na cabeça LOOOL
                    Eu já nem quero saber. Quero viver. E sobretudo que ninguém me chateie.
                    Fica com alguém que te trate bem. Isso é o essencial.
                    Mas sim, um dia vais perceber...não te stresses

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                      43 Respostas
                      17849 Visualizações
                      Última mensagem 27 de Maio de 2011
                      por BrunoMCP
                      96 Respostas
                      78655 Visualizações
                      Última mensagem 11 de Fevereiro de 2012
                      por G.F
                      33 Respostas