Olá tod@s
Chamo-me Ana e sou nova aqui no forum.
Aproveito para pedir desde já desculpas, caso esta não seja a secção correta para colocar a minha dúvida, mas agradecia realmente que me dessem a vossa opinião sincera sobre o problema que me tenho deparado.
No meu primeiro ano de licenciatura conheci uma rapariga com quem desde logo criei uma grande amizade.
Contudo, quando mudei de faculdade (pois tinha terminado a minha licenciatura e fui realizar o meu mestrado noutra) visto não termos os mesmos horários acabamos por nos separar um pouco e isso causou em mim um sentimento de perda, como se estivesse a perder uma das pessoas mais importantes da minha vida. Até porque, ela era e é a pessoa que me conhece melhor e com quem desabafo todos os meus problemas.
Perante esta situação de afastamento, tentei arranjar forma de termos mais tempo uma para a outra, cheguei mesmo a abdicar da minha hora de almoço para que pudéssemos estar juntas a conversar e combinávamos ir para casa juntas sempre que possível.
Foi neste momento que comecei a questionar quais os meus sentimentos por ela... A verdade é que tenho várias amigas e nunca senti este tipo de proximidade com nenhuma delas.
Mas esta dúvida sobre quais seriam realmente os meus sentimentos fez com que ponderasse a possibilidade de ser homossexual e, apesar, de não me considerar uma pessoa preconceituosa, admito que tais pensamentos me assustaram.
Assim sendo, desde logo tentei ignorar o que se estava a passar e não pensar muito no assunto. Também o facto dos nossos horários terem melhorado e de, finalmente, termos mais tempo para estarmos juntas ajudou a esquecer todas as minhas dúvidas.
No entanto, mais recentemente essa minha amiga começou a namorar e, sinceramente, quando me contou senti como se levasse uma facada no peito...
Não interpretem que não quero que ela seja feliz e que se apaixone, pois quero, mas aquilo foi a prova que os sentimentos que eu tinha vindo a ignorar não podiam mais ser ignorados.
Ultimamente a nossa amizade tem andado um pouco estranha, pois sempre vi nela alguém em quem podia confiar e contar tudo o que se passava comigo. Contudo, com a possibilidade de ter sentimentos românticos por ela e toda estas ideias que me tem atormentado sobre poder me sentir atraída por mulheres, fica impossível manter a nossa amizade na mesma, pois sinto como se lhe estivesse a mentir. Mas, também não lhe posso contar a verdade, pois não quero perder a amizade dela.
Posto isto, gostaria de saber se alguma vez passaram por algo semelhante e, se sim, o que fizeram? Contariam à outra pessoa o que se tem passado, mesmo correndo o risco de perderem a sua amizade?
Como é que se sabe com certeza qual a nossa orientação sexual?
Pois eu nunca me havia sentido atraída por raparigas até ao momento, na verdade, até à data, sempre tive relações com rapazes e nunca houve problemas.
Acham que poderá ser um caso isolado com esta pessoa em concreto ou, realmente poderei ser bissexual ou homossexual?
Obrigada