rede ex aequo

Olá Visitante24.mar.2023, 23:13:45

Autor Tópico: Caitlyn Jenner - Transexualidade mais aceite?  (Lida 2954 vezes)

Caitlyn Jenner - Transexualidade mais aceite?

Offline icognita

• Membro Sénior
  • Género: Feminino
    • I ♥ ♀ and ♂
Olá, a todos (não sei se já existe um tópico sobre este tema, se já houver avisem-me)

Gostaria de saber a vossa opinião. Acham que o modo como a Caitlyn se assumiu ao mundo e a produção do seu programa "I am Cait" onde fala sobre a sua "viagem" contribuiu para uma maior aceitação dos transexuais ou pelo menos para compreender melhor o processo da transição e quebrar preconceitos? Já tiveram oportinidade de ver o programa?
« Última modificação: 24 de Junho de 2016 por T-Rex »
    I ♥ ♀ and ♂   |    http://ilovewandm.blogspot.com

Claitlyn Jenner - Transexualidade mais aceite?

Offline codename:none

• núcleo lgbti braga
    • Membro Ultra
    • "You'll never walk alone"
    Ainda não tive oportunidade de ver o programa e, sinceramente, não segui muito de perto toda a história.
    O Bruce Jenner nunca me disse muito, por isso a Caitlyn também não lol
    Mas acho bem que uma celebridade se tenha chegado à frente. O pessoal pode começar a aceitar homossexuais, mas ainda lhes custa um pouco a aceitar trans, por isso, se realmente a história toda e o programa foram criado para educar (de certa maneira) as pessoas, acho muito bem.
    Claro que, como se sabe, a fama vai sempre atrás..
      Somos de Braga, deixamos a porta aberta!
      O núcleo da rede ex aequo de Braga já abriu! Para saber mais sobre o que andamos a tramar, explora o fórum ou manda MP :)

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
      • Membro Elite
      • Género: Masculino
      Eu vi o primeiro epi de I am Cait e gostei. Acho que ver o programa pode levar a que fiquemos mais consciencializados para diversas coisas em relação às pessoas transgénero. Só não vi mais epis porque não tenho o E! Entretainment.

Sinvastatina

• Visitante
        Ola boa noite, sim também vi um episódio do I am Cait e também achei interessante, no entanto devo lembrar se não estou em erro um estudo da ILGA sobre transsexualidade e discriminação no acesso aos serviços de saúde. Em Portugal ainda há muito a fazer.

Offline Imaterial

• Membro Sénior
          • Go ask Alice, I think she'll know
          Acho que ela melhorou em muito a imagem e a ideia, apesar de ter pena ter sido ela quando tivemos vários outros ativistas trans com atitudes bem mais positivas relativamente a homossexualidade e direitos humanos do que ela.

Sinceramente, quando o burburinho começou achei negativo. Ela tinha uma atitude ainda muito Republicana e nada defensora dos direitos LGBT. No entanto - talvez por causa da atenção recebida, ou por uma evolução de mentalidade - ela melhorou bastante a atitude e fez brilhar a luz sobre outras pessoas.
            It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

Offline Mr Unchained

• Membro Vintage
            • Cada passo segue um ritmo!
            Demorei a dar uma espreitadela ao programa por não gostar nada da família kardashian/jenner... Mas vi dois episódios e fiquei agradavelmente surpreendido, não pela Caitlyn mas pelo facto de o programa mostrar histórias de outros trans, grupos de apoio a trans e a familiares, mostra os processos, as lutas e o sofrimento. Acho que finalmente a exposição desta família tem algum propósito positivo. Através do I Am Cait pode ser que as pessoas fiquem bem informadas sobre o assunto.
              Dá um passo a seguir ao outro sem medos, se tropeçares e caires, podes levantar e aprender andar melhor :)

Offline ÉssePê

• Membro Ultra
              • As pessoas não mudam. Revelam-se.
                • Something
              Ainda não tive oportunidade de ver o programa e, sinceramente, não sei muito bem toda a história. Mas seria bom que começasse a ser mais aceite, embora eu ache que seja complicado, mas nada é impossível. Penso que mais tarde ou mais cedo, as pessoas vão começando a aceitar melhor, assim como já começam a fazê-lo com os homos e bis.
                "Às vezes ouço passar o vento, e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

Offline Mr.F

• *
                • Novo Membro
                Vi alguns episódios do programa e por um lado acho que se necessitava de um programa que abrisse mais sobre o assunto da transexualidade tanto nos Estados Unidos como através do E! em Portugal.

No entanto, ao longo de ver os episódios e algumas entrevistas, estou mesmo bastante cético sobre a real situação da Cait. Há muita coisa na forma como ela fala, se expressa no geral que me deixa um pouco duvidoso sobre se ela é mesmo Trans ou aceitou mal o facto de gostar de se vestir como mulher.

Primeiro porque fala dessa "viagem" como algo que se pensou: achei piada, posso ser mulher e vamos ganhar dinheiro com isso
                (Na minha concepção banaliza muito o que realmente é ser trans, pois parece mais um diário de bordo)
                Segundo, porque acho incrivelmente esquisito o facto de muita das vezes ela se tratar na terceira pessoa!! Isto é-me super esquisito para quem sempre se sentiu Cait! Parece haver ali um tendencioso afastamento de si mesma, quando como Bruce nunca aconteceu.
                Terceiro, a forma como ela abre a boca para dizer que é contra o casamento gay!!!
                Isto ainda me bate mal, pois se ela foi sempre Cait e sempre gostou de mulheres, tanto que teve sempre longas relações com mulheres demonstrando amor e afecto, ela será lésbica e portanto, não percebo bem como alguém gay é contra um direito civil (que devia ser acessível a todos!)

Agora que é Caitlyn e nunca estando antes numa relação um homem, esse assunto veio à tona num episódio e agora quer experimentar ter algo com o sexo masculino... Até aqui a liberdade é dela, mas acho muito forçado a tentar entrar no politicamente correcto e "normal"

Offline T-Rex

• Associad@
                  • Membro Ultra
                  • Hakuna Batata!
                    • Um gajo trans a falar de cenas
                  Não creio que quem quer que seja pensasse que era boa ideia ou giro fazer uma coisa destas só para ganhar dinheiro. Ser trans é visto como algo extremamente negativo pela população em geral, seria uma aposta muito arriscada estar a fazer isto pelo dinheiro. A forma como ela fala dela própria também me mete confusão (principalmente esse pormenor de falar na 3ª pessoa), mas quem sou eu para dizer a outra pessoa como se deve expressar ou como se deve definir?

Além disso, ela tem quê, 65 anos? Ou algo por aí... é de outra geração, é de uma altura em que a transexualidade era vista e definida (pelas próprias pessoas trans) de uma forma muito diferente do que é hoje em dia. Aquela retórica do "sempre fui deste sexo" é algo relativamente recente, há uns tempos atrás só se falava naqueles clichés do "homem que quer ser mulher", e as próprias pessoas trans internalizavam isso. A forma como a Caitlyn fala de si própria é um tanto alienígena em relação à forma como se fala do assunto hoje em dia, mas penso que isso seja apenas uma questão de idade e de gerações diferentes.

Em relação a ser contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, eh, há gente homofóbica em todos os sítios, mesmo dentro da população lgbti. Ela é republicana, subscreve aos ideais conservadores associados a essa corrente política, não me admira que tenha esse tipo de ideias enraizadas na cabeça dela (por muito que sejam contraditórias à sua própria vivência). Não seria a primeira vez que vejo pessoas trans a "mudar" (ou a descobrir) de orientação depois de terem iniciado a sua transição.

Em relação à influência dela na população em geral... tenho mixed feelings. Por um lado é bom ter uma pessoa com tanto alcance mediático a trazer este assunto para o mainstream e a "obrigar" milhares de pessoas a pensar neste assunto. Por outro lado, não a quero como representante das pessoas trans. Ela está numa posição muito específica e muito rara: é podre de rica. O dinheiro abre muitas portas, mesmo quando outros fatores (ser trans, neste caso) fechem janelas. A Caitlyn não tem noção do que uma pessoa trans "média" passa, isso torna-se obvio ao longo de alguns episódios da série. Ela é um outlier da experiência trans, não é, de forma alguma, representativa das milhares de pessoas que não têm dinheiro suficiente para fazer tudo o que ela fez, da forma que fez e com a estabilidade económica que tem.

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                  • Membro Elite
                  • call it Magic... call it true...
                  Não sei se tem muito que ver com o tópico, mas acho que sim.

Gostava só de dizer que a postura da Caitlyn não é, a meu ver, decente, dado que essa criaturinha-de-Deus (para não ofender), pelo menos, até à pouco tempo - se é que não se mantém ainda com o mesmo pensamento - era plenamente contra o casamento e a adoção por parte de casais do mesmo sexo.

Preconceito dentro da própria sigla LGBT. Incrível, não é?
                  Ela a pedir apoio para a sua causa... Ah, e tal, mas eu sou mulher e gostava que, pelo menos, me respeitassem, mas os gays... eh, esses,... Casar? Adotar? Népias. É contra-natura.

Fiquei escandalizada quando me apercebi disto.

Enfim. Não gosto da Caitlyn. Por muito que tenha vindo ajudar alguns T, chamando à atenção para tão delicado assunto. Mas o modo de estar dela na sociedade não é, de todo, o melhor. Diva Divando. E tenho dito.

Caitlyn Jenner - Transexualidade mais aceite?

Offline Atomic

• Membro Ultra
                    • Everything changes when you grow old...
                      • Somos Blergh
                    Acho que no início não foi necessariamente positivo, porque as pessoas tiveram reações muito fortes e firmes, associando isso a reality TV. Por outro lado acho que nunca esse tema tinha conseguido chegar tão longe e fazer tantas pessoas pensar no assunto. Diria que a longo prazo fez com que as pessoas ficassem mais atentas o que era a transexualidade e abriu janelas para que se pudessem educar.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                    731 Respostas
                    154191 Visualizações
                    Última mensagem 16 de Maio de 2011
                    por FailedTheories
                    245 Respostas
                    47278 Visualizações
                    Última mensagem 29 de Abril de 2007
                    por Gharam
                    43 Respostas
                    17849 Visualizações