Olá Dredi!
Antes de mais, muito bem-vindo ao fórum da rede.
É engraçado que ainda hoje este assunto foi discutido aqui no chat da rede, uma situação mais ou menos semelhante.
É o seguinte: quando nós gostamos de alguém, ou vá, quando alguém nos desperta interesse, temos muita tendência a pensar que o objecto do nosso interesse não é heterossexual. Imaginamos muitas coisas, fazemos filmes, tentamos descobrir mais sobre a vida dessa pessoa, até que nos tornamos um pouco... "perseguidores".
Vou pegando nos tópicos que falaste um a um e tentar ser esclarecedor.
Espero que não vejas a minha resposta como algo crítico e destrutivo.
Apenas vou transcrever aquilo que alguns (poucos mas alguns) anos de experiência nesta situação me proporcionaram.
Não sei porque mas o tal rapaz, nao me parece ser Heterossexual, devido a algumas expressões dele, em alguns momentos na maneira de falar, etc...
A
Orientação Sexual de uma pessoa não deve ser nunca definida através destes elementos. Cada pessoa é uma pessoa, e não existem gestos, tiques ou expressões próprias que definam determinada orientação.
É verdade que às vezes causa desconfiança, mas não podemos afirmar com 100% de certeza.
Vale a pena relembrar que há Heterossexuais bastante femininos.
Logo, não é um dado adquirido associar expressões a orientações.
Há algum tempo que trocávamos olhares durante as aulas
Não estava lá para ver, mas cada olhar é um olhar.
Para ti pode significar uma coisa, mas para ele pode ser outra completamente diferente.
Não deixes que o teu "fascínio" pelo rapaz te deturpe o julgamento.
nunca me fala a olhar-me nos olhos, tende sempre em virar a cara ( como se tivesse com vergonha )
Embora possa parecer um "sinal", não assumas que ele faz isso porque é homossexual ou porque gosta de ti.
Nunca assumas algo do qual não tens a certeza. É um erro.
Nunca sabes o que vai na mente das pessoas.
e por mensagens tínhamos conversa mais 'quentes', o problema é que não sei se o que ele dizia por mensagens era a brincar ou não. Cheguei a um certo ponto de o convidar a ir ao cinema comigo, ele aceitou ... mas foi adiando de fim de semana para fim de semana, nunca dizendo que não queria ir ... a ida ao cinema esta agora marcada para o próximo fim de semana, mas o problema é que o tenho sentido mais distante, ja nao me fala, evita olhar para mim...
Este é um dos pontos cruciais da questão.
Tem comportamentos controversos e isso faz-te confusão porque não sabes as suas intenções.
Ele pode ser apenas um rapaz a formar amizades e tem essas conversas 'quentes' na brincadeira.
Pode estar a afastar-se por se sentir desconfortável. Pode apenas ter curiosidade.
Ou inclusive, não descartando, pode ser homossexual mas até pode nem haver interesse da parte dele.
Há um imenso e vasto leque de cenários e deves ter "cuidado" porque pode ser algo que tu não faças a mínima.
É sempre complicado abordar este assunto, mas se realmente tens confiança com ele e são amigos, no verdadeiro sentido da palavra e não apenas colegas, aborda o assunto.
Se calhar ele até precisa de desabafar.
De qualquer forma, a decisão final é tua. Pensa bem e lembra-te: Tens 17 anos. Ainda vais passar muitas situações assim.
Não há "fórmula mágica" para descobrir a orientação de alguém.
Abraço e boa sorte!