rede ex aequo

Olá Visitante30.mai.2023, 09:54:00

Autor Tópico: O que é para ti ser aceite pela sociedade como LGBT??  (Lida 5590 vezes)

O que é para ti ser aceite pela sociedade como LGBT??

Offline ICO

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
  • How I Met Me?
Ora bem, estive aqui no forum a ver tópicos e decidi criar este, que segundo o que vi, ainda não se falou disto no forum.

O que pergunto é:

O que é para ti ser aceite pela sociedade como Lésbica, Gay, Bissexual ou Transexual??
O que fizes-te/fazes para seres aceite???

Abraço
    E digam aos rapazes que por cima do telhado dos cinemas, existem estrelas a brilhar no céu!

Offline Luis19

• Membro Total
    Bem, p'ra já, acho que devias ter feito a pergunta de outra forma, porque eu, por exemplo, não fiz nem estou a fazer nada para ser aceite como LGBT na sociedade mas tenho a dita esperança de que um dia seja aceite na sociedade, tanto eu como as outras pessoas com diferente sexualidade (LGBT).

Admito que não fiz nem faço nada por receio de não ser bem aceite.
    Spoiler (clica para mostrar/esconder)
    A única coisa que posso estar a fazer, é conhecer melhor os valores e princípios das pessoas que me são mais chegadas e que tenciono ser sincero e "sair do armário". Conhecendo estes dados, posso (talvez) adiantar a reacção da pessoa.

Mas então o que pode ser feito? Acho que "cultivar" a mentalidade de que não se pode discriminar as pessoas LGBT (detesto usar este termo, porque assim estou a categorizar - diferenciar - as pessoas  >:() é um grande passo. Será talvez o meu próximo passo a dar. (sem dar nas vistas  :P)
    « Última modificação: 10 de Junho de 2009 por Luis19 »

Offline _tiago_

• Membro Elite
      • Why not??!!?
      E por exemplo não ficar o mundo parado a olhar para duas mulheres/homens a beijarem se.... ::)
      E deixarem de fazer comentarios estupidos acerca de mulheres "com voz de homem" >:(
      E deixarem de presumir que somos heteros quando nunca confirmamos isso
      E deixarem de pensar que são mais felizes porque seguem as normas da "normalidade"

Ainda ha um longo caminho a percorrer para a aceitação total e sem preconceitos da homossexualidade/bissexualidade/transsexualidade e mesmo da assexualidade...
      Mas sempre acreditei em mudanças....

Offline warmth_n_light

• **
        • Membro Júnior
        • Género: Feminino
        • Look for the silver lining
        Ora bem, estive aqui no forum a ver tópicos e decidi criar este, que segundo o que vi, ainda não se falou disto no forum.

O que pergunto é:

O que é para ti ser aceite pela sociedade como Lésbica, Gay, Bissexual ou Transexual??
        O que fizes-te/fazes para seres aceite???

Abraço

Para mim, ser aceite é ser vista como qualquer outra pessoa, um ser humano como qualquer outro. 
        O espectro imenso de variação na intensidade das orientações sexuais e de identidades de género é uma das coisas que eu acho mais fascinantes na natureza e acho incrível que haja tanta gente que discrimine tão facilmente homossexuais quanto um criminoso que apareça nos jornais.
        A falta de informação faz com que as pessoas pensem assim, são ideias que lhes vão sendo incutidas à medida que vão crescendo e que mais tarde muito dificilmente são mudadas, sendo passadas às gerações seguintes, simplesmente por falta de informação.

Eu tento conversar com as pessoas, fazê-las perceber que o mundo não é preto e branco e sim muito colorido e que essa é a beleza. E também, principalmente, de que ninguém escolhe a cor que lhe corresponde, nasce com ela e depois faz disso o que quiser.
        O mais importante é que sejamos todos felizes independentemente da orientação sexual, identidade de género, cor da pele, nacionalidade, classe social, etc.
        Desde que não se magoe ninguém, é claro. ;)
          "Be the change you wish to see in the world." - Gandhi

Offline Cátia.

• Associad@
          • Membro Elite
          • So, what difference does it make ?
          é ser indiferente
            Oh, it makes none...

Offline Luis19

• Membro Total
            Resumindo: Igualdade!

tolstoi25

• Visitante
              É estarem-se a lixar para o facto de eu ser ou deixar de ser gay.

Ser gay, é apenas um aspecto dentro de inúmeros que me definem enquanto pessoa. Ser aceite pela sociedade é apenas uma questão de direitos civis mais nada. Tenho o direito de me casar civilmente para poder usufruir de direitos legais que qq casal deverá ter e o direito de adoptar.

Ainda assim defendo cada vez mais espaços de integração, ainda admitindo que tal só acontece com mudanças contínuas na sociedade. Não deveria existir "pessoas lgbt", somos pessoas e mais nada.

O que fiz para ser aceite : EDUCACAR para a diferença !

Já o disse,e reafirmo, as pessoas com orientação sexual gay/lésbica, bissexual ou transexual devem educar continuamente. Ás vezes não basta fazer o coming out, é preciso demontrar que o mesmo passa por aquisição do mesmo respeito pelas realções amorosas que o casal , pronto lgbt, estabelece e pela aquisição dos direitos que a CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA emite.

Di HF

• Visitante
                Gostava muito ser livre nesse aspecto

Offline tutu

• **
                  • Membro Júnior
                  • Cada alma é por si só uma sociedade secreta...
                  igualdade + respeito e menos ignorância
                    só sei k nd sei!

Offline Bandura_62

• Membro Sénior
                    Basicamente é poder estar à vontade com um rapaz e não haver aqueles olhares de preconceito ou desprezo (eu quando vejo dois rapazes ou duas raparigas olho, mas porque admiro-os e acho bonito ver o amor a ser mostrado a todos, principalmente sendo do mesmo género, porque ajuda a abrir mentalidades)
                      “I was never less alone than when by myself.” ~ Edward Gibbon

Offline Dami

• Membro Sénior
                      Boa pergunta.
                      Eu penso que não ficaria apenas feliz por ter direitos iguais. Enquanto as diferenças estiverem presentes na cabeça das pessoas, não haverá aceitação. Por muito que se tornem coisas legais e tenhamos todos direitos iguais. Ficaria feliz, sim, se as mentalidades realmente mudassem. Acho que ser aceite pela sociedade é isso, mudança de mentalidades.

Aries

• Visitante
                        Para mim ser aceite pela sociedade. é não precisar de ser aceite.

nós não nascemos a pensar vou ser aceite como humano? basicamente espero o mesmo.

Offline soraia_asd

• Membro Sénior
                          • Happiness is only real when shared (Into the wild)
                          Para mim ser aceite pela sociedade. é não precisar de ser aceite.

nós não nascemos a pensar vou ser aceite como humano? basicamente espero o mesmo.
                          Subscrevo.
                          Não deveria ser preciso dizer,sou lésbica,ou tenho uma namorada e nao saber do que advém dai.. devia ser algo natural.
                          deviamos puder andar com as nossas namoradas normalmente,sem problemas. Sem discriminaçao.... lamento que ainda tenhamos de nos esconder um pouco. Acho que o ter medo da reacçao da pessoa por nao saber se é homofobica ou nao e nao puder dizer que nao tenho namorado,tenho namorada sem ter medo de nada,nos dias de hoje é taaao triste.
                          Para mim o puder ser quem sou e dizer tudo e ser tudo o que eu quiser é ser livre e ser aceite. pela sociedade. 
                            "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!"

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                            • Membro Elite
                            • call it Magic... call it true...
                            É poder ser tratada como a pessoa perfeitamente normal que sou! Poder ir na rua de mão dada sem olhares reprovadores ou cochichos... Poder dar-lhe um beijo sem ouvir "Que nojo" ao longe. Poder casar e adotar e ser feliz!

Não ter de chegar aqui ou ali e 'desiludir' toda a gente com o "eu não sou heterossexual. Sou homo." Porque ninguém deveria pressupor a sexualidade de ninguém. É esse o drama. Enfim.  :)

Offline ÉssePê

• Membro Ultra
                              • As pessoas não mudam. Revelam-se.
                                • Something
                              Resumindo: Igualdade!

Exactamente!

Citação de: carolinalg
                              É poder ser tratada como a pessoa perfeitamente normal que sou! Poder ir na rua de mão dada sem olhares reprovadores ou cochichos... Poder dar-lhe um beijo sem ouvir "Que nojo" ao longe. Poder casar e adotar e ser feliz!

Não ter de chegar aqui ou ali e 'desiludir' toda a gente com o "eu não sou heterossexual. Sou homo." Porque ninguém deveria pressupor a sexualidade de ninguém. É esse o drama. Enfim.  :)

Não poderia estar mais de acordo. Quem me dera poder fazer tudo isso com a pessoa com quem namoro à quase 2 anos. É uma pena, esta nossa sociedade. Sinceramente, nem sei se algum dia vai mudar, mas espero que sim!
                              « Última modificação: 29 de Outubro de 2015 por ÉssePê »
                                "Às vezes ouço passar o vento, e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

Stabilo

• Visitante

Verdade...E o que dói querer dizer que vamos fazer algo com a namorada ou que o que comprámos é para a namorada...Ou a apresentar a alguém...Ou dizemos q é e ficamos à espera de uma reprovação, ou não dizemos e ficamos com aquela sensação de mentir a nós próprios.

Offline searching_the_love

• Membro Total
                                  Que sejam indiferentes à minha sexualidade, que quando perguntam se estou apaixonado ou qual é o nome "dela" eu ao dizer "chama-se tal (nome de rapaz)" ficarem contentes e nem ligarem eu estar com um rapaz. É falar sobre isso como se fala de qualquer outra coisa, sem parecer um problema ou nem quererem falar porque não se sentem à-vontade comigo.

Da parte dos familiares a mesma coisa, mas com o acrescido de que quando falam do meu namorado, tratarem-no exactamente da mesma maneira como se fosse namorada/esposa/companheira para a vida toda e não como o "amigo", ou o "melhor amigo", que para mim é apenas uma maneira subtil de não o aceitarem a ele, a minha sexualidade ou não conseguirem passar essa barreira de que o meu namorado É a pessoa mais importante da minha vida, tal como o seria se fosse namorada.

E quando convidam para um jantar ou almoço ou o que seja, terem a gentileza de o convidar a ele também. Não ficar naquele limbo de convidarem a mim e estarem à espera que apareça sozinho... É referirem-se directamente a ele ou aos dois. Embora mais à frente, quando sei que realmente aceitam, mesmo que não refiram o meu namorado, sei que é para os dois (ou até fazerem o convite a ele e não a mim lol).

Para o público em geral é poder andar de mãos dadas sem ficarem a olhar, ir a locais e não assumirem que é o "amigo" e terem a mentalidade aberta que até pode ser o namorado, mas também não o assumirem apenas porque vêm dois homens juntos...
                                  E não ser preciso paradas para dizer "estamos aqui", simplesmente aceitarem... Afinal não há paradas heterossexuais, nem paradas do "orgulho branco" nem nada disso, porque são realmente aceites, não precisam de paradas, nem dias especiais para se criar essa aceitação.

Para mim, isso é ser aceite.
                                  « Última modificação: 3 de Novembro de 2015 por searching_the_love »

Di HF

• Visitante
                                    As pessoas que compõem a sociedade ou o grupo que nos rodeia, até podem saber que somos x, y ou z, podem conviver connosco, tomar café connosco, etc, mas isso não quer dizer que nos aceitem. Há pessoas que mesmo sabendo e não nos evitando não aceitam, não falam sobre isso, não querem saber nada e acham que uma pessoa homossexual ama menos que uma heterossexual (fico-me pela letra L porque não sei o que é ser outra coisa da nossa sigla).
                                    Há aquelas pessoas que perguntam "mas como sabes, como tens a certeza?", aquelas que dizem "não fales sobre isso, isso é estranho". Aceitam-nos como pessoas, mas não como homossexuais, não aceitam a nossa plenitude.

Ser aceite como homossexual pela sociedade é não precisar de dizer "sou isto", mas poder dizer "a minha namorada", "acho aquela rapariga atraente", de forma natural, sem as pessoas acharem estranho. Poder dizer a alguém "gosto de ti" sem que perguntem "ah, mas tu gostas de raparigas?".

Acho importante distinguir tolerar de aceitar. Podem tolerar-me por ser homossexual, que é o caso da pessoa que fala comigo mas não quer saber da minha vida amorosa e prefere pensar que não a tenho/tive, evitando sempre esse assunto. E há a pessoa que aceita, que é aquela que está-se pouco lixando para aquilo que eu sou ou deixo de ser, é aquela que digo "opa, aquela rapariga dá-me a volta" e a pessoa comenta a rapariga, ou nem quer saber do que eu disse por achar que é algo normal.

Estamos longe de ser aceites pela sociedade por aquilo que somos, haverá sempre algo que não bate certo, ser LGBTI é apenas um bocado de nós, não é tudo. Eu não me considero aceite pela sociedade, mas considero-me aceite por algumas pessoas, e, no fundo, é isso que importa.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      731 Respostas
                                      156326 Visualizações
                                      Última mensagem 16 de Maio de 2011
                                      por FailedTheories
                                      16 Respostas
                                      8143 Visualizações
                                      Última mensagem 7 de Abril de 2013
                                      por strings
                                      43 Respostas
                                      17979 Visualizações
                                      Última mensagem 27 de Maio de 2011
                                      por BrunoMCP