Estudo: Reflexo óptico pode revelar homossexualidade06-08-2012 às 15:56
Investigadores acabam de desvendar o mistério dos sinais que revelam a orientação sexual de uma pessoa. Segundo estudiosos, é possível saber se uma pessoa é heterossexual ou homossexual através das suas pupilas.
Há muito que se sabe que o nível de excitação pode ser calculado através da dilatação da pupila. Esta costuma aumentar ligeiramente, por exemplo, quando uma pessoa vê um cachorrinho ou um amigo. Mas agora, os investigadores incidiram o seu estudo no reflexo óptico para analisar a orientação sexual de cada um.
O trabalho, conduzido por Ritch Savin-Williams e Gerulf Rieger da Universidade de Cornell, monitorizou 165 homens e 160 mulheres, incluindo gays, heterossexuais e bissexuais.
As pupilas dos sujeitos foram estudadas enquanto viam vídeos de um minuto que mostravam homens a masturbarem-se, mulheres a masturbarem-se e umas cenas neutras de paisagens.
Homens heterossexuais reagiram ao estímulo das imagens com mulheres, homens homossexuais responderam aos vídeos exibindo imagens de homens e os bissexuais tanto a homens como a mulheres. Mas as mulheres revelaram-se bastante mais complexas.
As pupilas das mulheres homossexuais dilataram ao ver imagens sexuais com mulheres mas a reacção foi igual à das mulheres hetero ao serem expostas a imagens eróticas de ambos os sexos.
Segundo Savin-Williams, o resultado não implica que todas as mulheres heterossexuais sejam «secretamente» bissexuais, mas simplesmente que respondem a estímulos independentemente do que o seu corpo sente.
Os estudiosos do sexo não sabem como explicar este fenómeno, mas teorizam que poderá ser uma resposta de sobrevivência dado o risco de violação de mulheres. O organismo de uma mulher poderá reagir a determinados estímulos sexuais independentemente do efeito que estes surtem para sua própria protecção.
O próximo passo do estudo será monitorizar o tamanho da pupila e simultaneamente o reflexo que isso surte no tamanho do órgão genital.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=586153