rede ex aequo

Olá Visitante30.set.2022, 13:24:09

Autor Tópico: Dúvida: cirurgia FtM no SNS  (Lida 5925 vezes)

Dúvida: cirurgia FtM no SNS

Offline Mr.F

• *
  • Novo Membro
Boas pessoal,

Ando aqui numa agonia que não acaba. Sou FtM a ser seguido no público e neste momento estou à espera dos dois relatórios clínicos para poder prosseguir para as cirurgias. No entanto, o médico disse-me que para fazer a mastectomia AKA top surgery não é necessário o tal relatório. Portanto estou confuso.
A questão é a seguinte: onde posso fazer esta dita cirurgia em Portugal? há lista de espera? no privado, onde posso recorrer? sabem de privados com ADSE?

São algumas questões que não sei mais onde me informar e visto que estou na faculdade, gostaria de fazer esta cirurgia no verão para que não interferisse com os meus estudos a partir de Setembro.

Obrigado desde já

Offline T-Rex

• Associad@
    • Membro Ultra
    • Género: Masculino
    • Hakuna Batata!
      • Um gajo trans a falar de cenas
    Olá!

Os dois relatórios+autorização da ordem dos médicos só são precisos para as cirurgias de reatribuição genital. Para a mastectomia não é preciso tanta coisa. No público, penso que basta pedires à equipa que te acompanha para te meter na lista de espera de Coimbra (edit julho 2015: aparentemente, é necessária a autorização da OM para qualquer cirurgia, incluindo mastectomia) Como é que está a lista de espera... isso já é um mistério, o hospital de Coimbra não é nada transparente em relação a isso e a informação que sai cá para fora por vezes é contraditória. Vai perguntando aos teus médicos sobre a tua situação e sobre se tiveram resposta de coimbra para a tua cirurgia.

Sobre o privado, tens bastante escolha. Qualquer cirurgião plástico competente deve conseguir fazer-te uma mastectomia decente, penso que não seja um procedimento muito especializado. Em relação a ADSE, eu próprio também ando a tentar informar-me sobre isso! Sei que o Dr Décio Ferreira (Hospital de Jesus, Lisboa) tem convenção com a ADSE. Se fores mais cá do norte, penso que há um cirurgião no hospital da Clipóvoa (que tem convenção com ADSE) que também tem experiência em fazer mastectomias a pessoal FTM (eu estou a tentar explorar essa opção, depois posso confirmar-te ou não se ele tem mesmo ADSE).

Se entretanto descobrires mais, diz qualquer coisa! Assim ajudamo-nos mutuamente :)

Offline Mr.F

• *
    • Novo Membro
    Eu como estou em Lisboa, dá-me um jeitaço ser aqui.
    Coimbra, parece que meteu água nem sei o que pensar mas terá de ser uma hipótese.

Sabes quanto fica a cirurgia no privado? É que isso é um factor que me vai dividir entre ser rápido e uma ajuda incrivel ou lento e mais do mesmo :(

Se eu souber de alguma coisa eu digo, tenho andado a ver também :)

Offline T-Rex

• Associad@
      • Membro Ultra
      • Hakuna Batata!
      Pois, coimbra não é de confiar, ultimamente...

Pelo o que sei, uma mastectomia no Dr Décio fica por cerca de 2000-2500 euros. Não sei como ficará noutros locais (o Dr Décio tem fama de fazer as nossas cirurgias ao preço mais reduzido possível)

Offline Mr.F

• *
      • Novo Membro
      Dass! Até estala  lol

Sabes se dá para me meter na lista do público e caso consiga depois ir ao privado?
      Sabes mais ou menos quanto é que a ADSE ajuda nesse preço?

Offline T-Rex

• Associad@
        • Membro Ultra
        • Hakuna Batata!
        Sim, dá para nos metermos na lista de espera do público e depois ir ao privado. Aliás, conheço casos de pessoas que entraram em lista de espera, entretanto fizeram a mastectomia no privado, e passados uns meses ou um ano foram chamados por Coimbra para fazerem a cirurgia que já estava feita... só para veres o atraso de vida que é o SNS.

Ainda não sei a contribuição da ADSE; quando souber digo ;)

Offline Mr.F

• *
        • Novo Membro
        Pois, o SNS está no lodo e nós temos de ser sacrificados nisso. Não basta a demora do processo para quem está no público, parece que eles gostam de demorar mais... enfim

Ficava inteiramente agradecido se me soubesses dizer quanto fica com a ADSE, porque estou a ver que para fazer a cirurgia vai ser uma luta, caso seja um preço elevado :(
        Entretanto, vou fazer o que disseste: entrar na lista do público.

Offline T-Rex

• Associad@
          • Membro Ultra
          • Hakuna Batata!
          Voltando a pegar nesta conversa... entretanto falei com um cirurgião do hospital da clipóvoa (póvoa do varzim), e a informação que me deu era a de que a mastectomia ficaria por 400 euros com ADSE.

Para a próxima semana vou falar com outra cirurgiã noutro hospital e vou-lhe perguntar o preço por lá.

Espero bem conseguir chegar a agosto com esta cirurgia feita...

Offline Mr.F

• *
          • Novo Membro
          Hallo T-Rex,

Tenho andado a falar com o Dr. Décio e com ADSE ele também faz a 400€, no Hospital de Jesus. só que isto tem andado bastante lento e ele tem-me pedido vários papéis do que já fiz até agora e parece que não me consegue marcar cirurgia.
          Se , porventura, poder ir à Póvoa sabes se eles são rápidos a marcar cirurgia? Quero ir viver para a Alemanha nos fins de setembro e como vou perder a ADSE queria tratar disto o quanto antes!
          É preciso apresentar documentos? Tenho relatório psicologia do Sta Maria e declaração do Julio de matos...

Offline T-Rex

• Associad@
            • Membro Ultra
            • Hakuna Batata!
            Eu acabei por não fazer a mastectomia na póvoa, mas sim na arrábida. A marcação da cirurgia foi rápida, o que demorou mais foi o tempo de espera pelas consultas (3 semanas por consulta). Acabei por pagar cerca de 860€ pela cirurgia, com ADSE.

Se alguém tiver interesse, eu ando a documentar a recuperação da cirurgia aqui » http://diariosdatestosterona.blogspot.pt/

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
            2 Respostas
            1420 Visualizações
            Última mensagem 19 de Julho de 2015
            por Mr.F
            2 Respostas
            2042 Visualizações
            Última mensagem 11 de Abril de 2016
            por T-Rex
            2 Respostas
            2008 Visualizações