rede ex aequo

Olá Visitante30.jan.2023, 15:38:03

Sondagem

Eutanasia em portugal. A favor ou contra??

a favor
144 (78.3%)
contra
16 (8.7%)
nao sei
24 (13%)

Votos totais: 116

Autor Tópico: Eutanásia  (Lida 51960 vezes)

Eutanásia

Offline jamessaints

• Associad@
  • Membro Ultra
  • Género: Masculino
  • Fairy Godfather
    • Facebook
In favor ;)

Eutanásia

Offline Boreas

• Moderação Sénior
  • Membro Vintage
  • "Tu és rato!"
In favor ;)

Não gostavas de explicar porquê?  :)
    Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Eutanasia

Offline SuedeGirl

• Membro Ultra
    • Género: Feminino
    • "Everything will flow..."
    Sou totalmente a favor, sempre que se justifique.
    Penso que se tivesse a "vegetar" numa cama, pediria que terminassem com o meu sofrimento.

Sou completamente a favor.
    Já vi alguns casos e lembro-me perfeitamente de uma senhora (acho que foi no Reino Unido, não tenho bem a certeza) que estava num estado...e que suplicava, através de uma máquina, para pararem com aquele sofrimento. Fazia mais do que impressão...sem comentários possíveis... :-X
      "E esta chatice absurda de só se gostar a valer do que nunca pode existir."
      Vergílio Ferreira, Até ao Fim.

Eutanásia

Offline corema

• Membro Elite
      Eu acho que a eutanásia devia ser permitida, ou pelo menos o suicídio assistido. Devia ser permitido para todos, mas a principal razão que me leva a ser a favor é egoísta: eu quero poder fazê-lo se algum dia vier a sofrer de determinadas patologias.

Eutanásia

Offline jamessaints

• Associad@
        • Membro Ultra
        • Fairy Godfather
          • Facebook
        In favor ;)

Não gostavas de explicar porquê?  :)

Tens razão..  :P

Sou a favor da eutanásia porque existem imensas pessoas que sofrem de condições médicas horriveis e nada dignas. Penso que avaliada a situação dessas mesmas pessoas se poderia reparar que a vida delas deixou de ser vida. E a eutanásia dá-lhes, pelo menos um fim condigno.

Eutanásia

Offline the future is tomorrow!

• Membro Total
        totalmente a favor...

Eutanásia

Offline Pulse

• Membro Vintage
          • After all, losing all hope was freedom.
          Acho que antes de se debater a eutanásia tem de se debater a qualidade dos cuidados paliativos.  ;)
            And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Eutanásia

Offline jamessaints

• Associad@
            • Membro Ultra
            • Fairy Godfather
              • Facebook
            Acho que antes de se debater a eutanásia tem de se debater a qualidade dos cuidados paliativos.  ;)

True. Mas Portugal até não está mal em termos de cuidados paliativos, por isso...

É claro que há sempre espaço para melhorar, mas não é urgente :)

Eutanásia

Offline daemon

• Membro Ultra
            A favor, claro!
              कर्म Toda a acção provoca uma reacção equivalente no sentido inverso

Eutanásia

Spring

• Visitante
              Eu acho que a eutanásia devia ser permitida, ou pelo menos o suicídio assistido. Devia ser permitido para todos, mas a principal razão que me leva a ser a favor é egoísta: eu quero poder fazê-lo se algum dia vier a sofrer de determinadas patologias.

Não diria melhor. :)

Eutanásia

Offline _Margot_

• Membro Elite
                • The show must go on!
                Não tem receio que uma vez com a eutanásia legalizada acaba por se tentar fazer menos pelos doentes? Do género, "tentámos A e B, se não resultou, desistimos e pronto"?
                  "Be anything but a coward, a pretender, an emotional crook, a whore: I'd rather have cancer than a dishonest heart." Truman Capote - Breakfast at Tiffany's

Eutanásia

sadyworld

• Visitante
                  Nao porque ha doenças degenerativos e por exemplo alguem que pode fazer tudo e derepente sofre um acidente e fica so a mecher os olhos ou so a cabeça axas que essas pessoas irao gostar? Penso que se conseguissem (claro que nao conseguem se so mexe a cabeça ou os olhos) elas se suicidariam por causa nunca mais vou poder ser livres e se qualquer um de nos tem o livre abitrio para o fazer porque tbm prender a pessoa por o seu egoismo? acho que por mais que amamos alguem nunca iriamos querer ver a pessoa numa cama para o resto da sua existencia. Agora a pessoa tem de estar de acordo e querer como a forma e praticamente indolor e a pessoa morre rapidamente axo que e meramente "honravel" porque qualquer decisao em termos de suicidio sao delicados e nada facil de tomar tais decisoes.

Eutanásia

Offline Ana Raquel

• Membro Total
                    Sou super a favor da legalização, pois por vezes as pessoas encontram-se em tal situação que já nem vivem por elas, estão confinadas a uma cama, sem liberdade para tratarem delas próprias. Se pensarmos bem todas aquelas pessoas que passam anos numa cama com oxigenação, alimentação por sonda, sem capacidade para falar ou até para dar um simples abraço/beijo ao filho, companheiro não têm qualidade de vida, para mim «nem têm vida».
                    Se pensarmos friamente estas pessoas estão constantemente num sofrimento e estão a provocar sofrimento nas pessoas que as rodeiam.
                      porquê tu? porque me vias quando eu era invisivel...

Eutanásia

Frozzen

• Visitante
                      Também concordo... A vida não é mais importante do que a qualidade de vida.

Eutanásia

Offline Catatua

• **
                        • Membro Júnior
                        Sou a favor.

Faria a quem me pedisse e pediria a quem o conseguisse fazer. No matter what... viver em morte cerebral não é viver, ou com um cancro em fase terminal e numa cama meio inconsciente.

Eutanásia

Bc

• Visitante
                          Eu concordo con a eutanásia quando a pessoa em questão não têm condições dignas de viver, ou seja em estado vegetativo, ou coma irreversivel...morte cerebral...doenças terminais em que o sofrimento da pessoa ultrapassa em muito o limite sustentavél dela. Penso que todo o ser Humano merece viver com qualidade de vida.

Eutanásia

Offline corema

• Membro Elite
                            Eu concordo con a eutanásia quando a pessoa em questão não têm condições dignas de viver, ou seja em estado vegetativo, ou coma irreversivel...morte cerebral...doenças terminais em que o sofrimento da pessoa ultrapassa em muito o limite sustentavél dela. Penso que todo o ser Humano merece viver com qualidade de vida.

As pessoas que são mantidas ligadas a máquinas, em estados vegetativos e afins, não estão em morte cerebral. A morte cerebral é o fim. Ninguém é mantido ligado a nada se estiver em morte cerebral. Quando isto acontece é declarado o óbito.

Eutanásia

Bc

• Visitante
                              Sim claro, cometi uma pequena gafe. :D...

Eutanásia

Offline soraia_asd

• Membro Sénior
                                • Happiness is only real when shared (Into the wild)
                                ois. a questao da eutanasia é uma questao sobre a kual gostu d discutir...e gustava d saber a vossa opiniao...por isso... ;)
                                Eu sou suspeita para falar sobre este assunto... sou auxiliar de acçao médica e já vi tanta coisa...ja vi tantos utentes a morrer em sofrimento,e ja vi pessoas a sofrer de dores,acamados. E é tao desgastante para os familiares... ~
                                Eu sou a favor da eutanásia.  Não é fácil para quem o faz,mas é o melhor para quem sofre todos os dias,para o utente que está acamado.  Se eu ficasse mal,e se nao tivesse uma boa qualidade de vida e se fossse ficar o resto da minha vida numa cama? sim,preferia morrer,do que ter uma vida assim.  É um direito nosso ter uma morte digna,querer morrer sem sofrimento.  Só esta frase diz tudo. Se é uma pratica moral? é na pratica matar alguém e como disse anteriormente para quem o faz,psicologicamente nao é fácil de o fazer. Mas Temos de pensar e se fossemos nós? o que queriamos? Em muitos casos,a morte que vem naturalmente,é uma dádiva... E sofriam tao menos se a eutanásia fosse autorizada.
                                  "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!"

Eutanásia

Stabilo

• Visitante
                                  Questão muito delicada. Como médica, o meu dever é defender a vida. No entanto, o principio "Do not harm" também é essencial. Sou a favor de se fazer tudo para salvar uma pessoa ate ao ponto de não ser possível mais - aí o investimento causará dor ou sofrimento (distanásia). Depois disso, dar medidas de conforto e paliativos. Mas eutanásia não. Eu não seria capaz de fazer isso a ninguém. Não tenho o direito de tirar a vida a ninguém, seja ela qual for.

Até porque temo que se caia no extremo de ao desinvestir num doente se passe logo à sugestão da eutanásia.
                                  « Última modificação: 4 de Abril de 2015 por Stabilo »

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                    13 Respostas
                                    3482 Visualizações
                                    Última mensagem 4 de Abril de 2015
                                    por soraia_asd