rede ex aequo

Olá Visitante16.jun.2021, 08:10:41

Autor Tópico: É preciso um rótulo?  (Lida 7134 vezes)

É preciso um rótulo?

Offline Geez

• Membro Elite
  • Género: Feminino
    • FYMS - Stories About Music
Preciso de rótulos para comprar as bolachas ou assim, para ver quantas calorias tem cada uma e optar pela que... me parece que vai saber melhor.

Agora mais a sério. Odeio rótulos, mas a verdade é que convém se a pessoa em que possa estar interessada poderá sentir o mesmo, e isso só acontece se cair numa das letras da sigla lgbt (que por si só é um rótulo gigante!).
    "It's no wonder, I'm so disconnected."

É preciso um rótulo?

Offline unforgiving

• Membro Total
    porque usam a letra S? simpatizantes... mas tipo que? pessoal hetero que apoia ou que tb se relaciona?lol

É preciso um rótulo?

Offline Adam209

• **
      • Membro Júnior
      • Género: Masculino
      Para todas as pessoas, objectos, doenças, sentimentos, etnias, etc, existe uma definição. A orientação sexual não é excepção. A partir do momento em que existe mais do que uma, é importante e necessário dar um nome a cada uma delas para que sejam distinguidas. Isso não é errado. Errado é resumir as pessoas a uma única característica, quando são um conjunto delas, e discriminá-las com base nessa característica, seja sexual, seja étnica, estética, psicológica, emocional, cultural, religiosa, etc.

Permite-me subscrever.

No entanto acrescento: se determinada pessoa se quiser resumir numa só característica, tudo bem. Não deve é partir do princípio que os outros deverão ser vistos dessa forma também e não num todo.

+2

Nós somos muito mais do que só a nossa sexualidade. Ela é só uma caracteristica dentro de milhares de outras que nos definem como ser e como individuo. Não deixem que ela vos limita =)
      Os rótulos, desculpem, mas são essenciais pois é a forma do nosso cérebro indexar e racionar os sentimentos. E ajudam-nos a descobrir quem somos, o que nos rodeia e o que queremos. Se gostares de carros por exemplo, isso é um rótulo, ou tb se gostares de futebol é outro. O que estamos para aqui chamar de rótulos são as tuas caracteristicas e os teus gostos, a tua personalidade e quem és. E claramente n te podes resumir a um rótulo, a uma palavra. És um livro á espera de um leitor, na prateleira, e que importa de o leitor for rapaz ou rapariga? E muito mais importante ser alguem de bom coração, amiga, confiavel e que te apoie do que a sua aparecia fisica, incluindo o sexo.

N tens de te definir para o mundo todo, mas para ti mesmo considero que sim. E se estás indeciso, na ultima das hipoteses, explora as duas vertentes e depois decide! Se gostares das duas optimo! xD
      Mas lembra-te de uma coisa, a atracção emocional, o amor, é contruido, não escolhe sexos e não tem nada a ver com a sexualidade. Agora a atracção física sim e é nessa que a sexualidade se baseia. N quero ouvir desculpas de ah e tal tenho atracção fisica por rapazes mas emocional por raparigas...lies. Emocional podes ter por ambos, dada a oportunidade e a pessoa certa. Eu tb já cai nesse erro :p Mas o amor n escolhe sexos. Agora a atracção fisica, ou só um sexo te atrai, ou ambos. E é isso que tens de descobrir.

@unforgiving: Sim, o S de simpatizantes é heteros que apoiam os direitos lgbt.
        *On the heels of war and wonder
        There's a stormy world up there
        You can't whisper above the thunder
        But you can fly anywhere*
        - Owl City, To the Sky

É preciso um rótulo?

x3na

• Visitante
        Meus caros amigos,

Uma vez que a sexualidade não é estanque, afirmo que não é absolutamente necessário colocar rótulos em nós, porque nós não somos garrafas e sim, pessoas...Livrem-se dessa ideia dos rótulos porque causa muito transtorno para as pessoas quando estas se encontram num processo de descoberta:D

É preciso um rótulo?

Offline unforgiving

• Membro Total
          Para todas as pessoas, objectos, doenças, sentimentos, etnias, etc, existe uma definição. A orientação sexual não é excepção. A partir do momento em que existe mais do que uma, é importante e necessário dar um nome a cada uma delas para que sejam distinguidas. Isso não é errado. Errado é resumir as pessoas a uma única característica, quando são um conjunto delas, e discriminá-las com base nessa característica, seja sexual, seja étnica, estética, psicológica, emocional, cultural, religiosa, etc.

Permite-me subscrever.

No entanto acrescento: se determinada pessoa se quiser resumir numa só característica, tudo bem. Não deve é partir do princípio que os outros deverão ser vistos dessa forma também e não num todo.

+2

Nós somos muito mais do que só a nossa sexualidade. Ela é só uma caracteristica dentro de milhares de outras que nos definem como ser e como individuo. Não deixem que ela vos limita =)
          Os rótulos, desculpem, mas são essenciais pois é a forma do nosso cérebro indexar e racionar os sentimentos. E ajudam-nos a descobrir quem somos, o que nos rodeia e o que queremos. Se gostares de carros por exemplo, isso é um rótulo, ou tb se gostares de futebol é outro. O que estamos para aqui chamar de rótulos são as tuas caracteristicas e os teus gostos, a tua personalidade e quem és. E claramente n te podes resumir a um rótulo, a uma palavra. És um livro á espera de um leitor, na prateleira, e que importa de o leitor for rapaz ou rapariga? E muito mais importante ser alguem de bom coração, amiga, confiavel e que te apoie do que a sua aparecia fisica, incluindo o sexo.

N tens de te definir para o mundo todo, mas para ti mesmo considero que sim. E se estás indeciso, na ultima das hipoteses, explora as duas vertentes e depois decide! Se gostares das duas optimo! xD
          Mas lembra-te de uma coisa, a atracção emocional, o amor, é contruido, não escolhe sexos e não tem nada a ver com a sexualidade. Agora a atracção física sim e é nessa que a sexualidade se baseia. N quero ouvir desculpas de ah e tal tenho atracção fisica por rapazes mas emocional por raparigas...lies. Emocional podes ter por ambos, dada a oportunidade e a pessoa certa. Eu tb já cai nesse erro :p Mas o amor n escolhe sexos. Agora a atracção fisica, ou só um sexo te atrai, ou ambos. E é isso que tens de descobrir.

@unforgiving: Sim, o S de simpatizantes é heteros que apoiam os direitos lgbt.

Nem mais!

O que me mata as ideias é o facto de me atrair por vários rapazes, e por raparigas (menos frequente) e praticamente só pela minha ex (que mexe muiiito comigo=). Mas pronto, isto já começa a ser uma história gasta e que passo a vida a falar do mesmo.

Tenho que descontraír lol

vou contar carneiros xD

É preciso um rótulo?

natacha

• Visitante
            Se vamos por rótulos é pior.

É preciso um rótulo?

Offline Soulmate

• Membro Ultra
              • Tudo é provisório, inclusive nós.
              Se somos pessoas, porque devemos ser "rotuladas"? O que é que o facto de alguém ser bissexual ou homossexual e mesmo até heterossexual tem exclusivamente a ver com esse tipo de coisas, que na minha opinião, o facto de rotular, parece que "serve" para diferenciar, cada um.
              De facto, todos nó somos diferentes, e se não fosse assim, como seria? Difícil seria conviver com toda a gente pois quanto mais idênticos mais choques existem, embora que choques, existem entre todos e são precisos.
              O que quero realçar, é que cada um deve ser quem é, e ninguém tem o direito de o rotular só porque simplesmente a outra pessoa ou tem pontos de vista diferentes, gostos diferentes, veste-se de maneira diferente, tem um corte de cabeço diferente, seja gay , ou lésbica, ou bi, não deixa de ser uma pessoa, é isso que se tem de concentrar, somos pessoas normais, com instintos normais, sentimentos normais, agora a diferença, é que nem toda a gente vê isso, e o problema não está em "nós" está nos outros, principalmente na mentalidade de cada um!
                Traumatismo craniano fruto de mergulhos profundos em pessoas rasas.

É preciso um rótulo?

Offline Imaterial

• Membro Sénior
                • Go ask Alice, I think she'll know
                Não estou a perceber o problema. O ser humano por natureza divide as coisas por categorias de forma a ter uma maior percepção da sua compreensão das mesmas. Conscientemente ou não nós categorizamos por belo/feio, simpático/rude, gosto/não gosto, etc. Ser gay/hetero/bi/whatever é uma mais uma categoria.
                  It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

É preciso um rótulo?

Offline Anita22

• *
                  • Novo Membro
                  Eu acho que os rótulos acabam sempre por fazer com que o ser humano crie esteriótipos do que está a rotular, e normalmente não costumam ser bons esteriótipos. Por isso, com este argumento, apoio que os rótulos são para iogurtes, bolachas e outras coisas, não para pessoas =P

É preciso um rótulo?

Offline Imaterial

• Membro Sénior
                    Não percebo a sobresimplificação que as pessoas estão a fazer neste tópico, a sério. Eu rotulo o sol como "sol", e o meu cérebro associa-o a mil campos semânticos: estrela, luz, dia, comida, calor,... Se o Sol por alguma razão alterasse o seu comportamento sem qualquer tipo de pré-aviso científico (do género brilhar cor-de-rosa) eu provavelmente entraria em pânico, ou pelo menos ficaria bastante assustado e até a questionar a realidade do acontecimento.

Da mesma forma, cada pessoa que conhecemos é compartimentada e rotulada. É assim que nós decidimos se gostamos delas ou não. Criamos empatia muitas vezes por partilhas de gostos, gostos esses que nos são aplicados como rótulos. As pessoas muitas vezes chateiam-se justamente por isso: rotulam o outro como "pessoa do tipo x", e quando esta revela um comportamento que não apreciamos muitas vezes começamos a questionar o quão bem a conhecíamos e se queremos continuar com elas.

O rótulo "homossexual" existe e ainda bem. Permite-me saber se a pessoa x gosta ou não de pessoas do mesmo sexo e consequentemente se vale a pena tentar investir numa relação amorosa com ela, por exemplo.

O que as pessoas estão a confudir aqui é que uma coisa é rotular e outra é o que temos associado a esses rótulos.

É preciso um rótulo?

Offline united_arrows

• Membro Sénior
                      Compreendo algum do cepticismo quando ao "rótulo". Eu, por exemplo, tenho tido alguma dificuldade em dar conta mesmo aos amigos / amigas mais próximas das questões em torno da minha orientação sexual, não só porque não é um assunto fechado e absolutamente esclarecido para mim próprio, mas também, e principalmente, porque não quero, exactamente, ser rotulado, o que para mim significa ser reduzido a uma determinada preferência sexual. O meu medo está em que a minha dimensão sexual se torne demasiado presente por também gostar de rapazes.

Era tudo mais fácil se assumíssemos que todos gostamos de todos  ;D

É preciso um rótulo?

natacha

• Visitante
                        Se somos pessoas, porque devemos ser "rotuladas"? O que é que o facto de alguém ser bissexual ou homossexual e mesmo até heterossexual tem exclusivamente a ver com esse tipo de coisas, que na minha opinião, o facto de rotular, parece que "serve" para diferenciar, cada um.
                        De facto, todos nó somos diferentes, e se não fosse assim, como seria? Difícil seria conviver com toda a gente pois quanto mais idênticos mais choques existem, embora que choques, existem entre todos e são precisos.
                        O que quero realçar, é que cada um deve ser quem é, e ninguém tem o direito de o rotular só porque simplesmente a outra pessoa ou tem pontos de vista diferentes, gostos diferentes, veste-se de maneira diferente, tem um corte de cabeço diferente, seja gay , ou lésbica, ou bi, não deixa de ser uma pessoa, é isso que se tem de concentrar, somos pessoas normais, com instintos normais, sentimentos normais, agora a diferença, é que nem toda a gente vê isso, e o problema não está em "nós" está nos outros, principalmente na mentalidade de cada um!

Ora nem mais alguem que penssa como eu.

É preciso um rótulo?

Offline Endovélico

• Membro Sénior
                          • Are we to hang our hearts on such little things?

Ora nem mais alguem que penssa como eu.

Creio que a necessidade de rotular é natural. Se uma pessoa se auto-rotula (ou é rotulada por outros) como: alegre ou teimosa, porque não gay/bi/les?
                          Acho que está no facto de ainda haver um desconforto com estes rótulos e talvez a conotação negativa que possam ter.

É preciso um rótulo?

V24

• Visitante
                            Eu irrita-me que as pessoas não sejam capazes de dizer gosto disto, isto e aquilo...e se isso é rotular...eu amo os rótulos!
                            Ai não gosto de rótulos = bissexual ou panssexual. Pronto, doeu muito? :P

É preciso um rótulo?

Thought

• Visitante
                              Rótulos para quê?! O importante é sermos verdadeiros connosco e com os outros e assim seremos felizes, vivendo o que sentimos, apenas isso

É preciso um rótulo?

Offline Alexandra Cardoso

• *
                                • Novo Membro
                                • I'm crazy and I love it!
                                  • The Sweetest Life
                                Ainda não consegui chegar à conclusão se precisamos de um rótulo ou não. Já ouvi muita gente a dizer que sim e a dar argumentos apropriados e ao contrário também.

Mas digo... se não fosse a busca de um rótulo nunca teria vindo à procura da Rede e isso faz-me realizada de tantas maneiras diferentes... :)

É preciso um rótulo?

Offline Imaterial

• Membro Sénior
                                  Não percebo a sobresimplificação que as pessoas estão a fazer neste tópico, a sério. Eu rotulo o sol como "sol", e o meu cérebro associa-o a mil campos semânticos: estrela, luz, dia, comida, calor,... Se o Sol por alguma razão alterasse o seu comportamento sem qualquer tipo de pré-aviso científico (do género brilhar cor-de-rosa) eu provavelmente entraria em pânico, ou pelo menos ficaria bastante assustado e até a questionar a realidade do acontecimento.

Da mesma forma, cada pessoa que conhecemos é compartimentada e rotulada. É assim que nós decidimos se gostamos delas ou não. Criamos empatia muitas vezes por partilhas de gostos, gostos esses que nos são aplicados como rótulos. As pessoas muitas vezes chateiam-se justamente por isso: rotulam o outro como "pessoa do tipo x", e quando esta revela um comportamento que não apreciamos muitas vezes começamos a questionar o quão bem a conhecíamos e se queremos continuar com elas.

O rótulo "homossexual" existe e ainda bem. Permite-me saber se a pessoa x gosta ou não de pessoas do mesmo sexo e consequentemente se vale a pena tentar investir numa relação amorosa com ela, por exemplo.

O que as pessoas estão a confudir aqui é que uma coisa é rotular e outra é o que temos associado a esses rótulos.

Continuo a acreditar nisto e sublinho: nós, seres humanos, categorizamos tudo. Trata-se de um mecanismo de defesa e de compreensão da realidade. O que é mau não é o rótulo, é o que associamos a ele, e é isso que deve ser combatido.

É preciso um rótulo?

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                                    • Membro Elite
                                    • call it Magic... call it true...
                                    Greek, se fôssemos por aí...

Não gosto muito de rótulos. Apesar de tudo, fazem um bocado falta na sociedade.
                                    PORÉM, Não preciso de andar sempre aos gritos, a dizer que sou lésbica. Nem nada semelhante.
                                    Eu sou eu. Quem me conhece bem, sabe que não eu gosto de me rotular.

Passando à questão de bifobias... a sexualidade dos outros não me interessa. A minha namorada pode ser bi, ou lésbica, ou pan... eh pah, quero lá saber. Ou amamos as pessoas pelo que elas são no seu estado de maior pureza, ou então é p'ra esquecer.
                                    « Última modificação: 17 de Abril de 2015 por carolinalg »
                                      - carolinalg -

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      7 Respostas
                                      5285 Visualizações
                                      Última mensagem 2 de Novembro de 2006
                                      por True_King
                                      359 Respostas
                                      62953 Visualizações
                                      Última mensagem 3 de Dezembro de 2009
                                      por giffs
                                      534 Respostas
                                      83109 Visualizações
                                      Última mensagem 22 de Maio de 2010
                                      por Pintainha