Olá a todos,
Eu estou neste momento a viver uma situação muito difícil, sobretudo do ponto de vista emocional mas também do ponto de vista do meu bem-estar físico. Gostava de a partilhar convosco porque acho que este tipo de histórias servem a toda a gente, na medida em que é sempre possível aprender com os erros dos outros.
Há cerca de duas semanas fui sair à noite e, completamente alcoolizado, envolvi-me com um rapaz que sabia estar infectado com o HIV. Eu não me recordo de grande parte do que se passou, mas sei que, já em casa dele, iniciámos um contacto sexual desprotegido (que envolveu penetração). O momento em que tomei consciência do que se estava a passar é aliás das poucas coisas de que me lembro. Assim que me apercebi do que estava a fazer, parei imediatamente e entrei em pânico. Ele desvalorizou a situação porque está já a seguir a terapêutica do HIV há alguns anos e tem carga viral indetectável. Ainda assim, quando me senti reestabelecido (porque ainda me encontrava alcoolizado) dirigi-me ao hospital da minha área de residência. A médica infectologista que me assistiu disse-me que tinha indicação para a profilaxia do HIV, que estou neste momento a seguir. Aparentemente, o risco de ter sido infectado é de facto muito baixo mas existe. Além disso, esta profilaxia é muito efectiva de modo que espero não positivar. Em todo o caso, tenho muito medo.
Os efeitos secundários deste tratamento não têm sido especialmente difíceis de suportar. Tenho me sentido nauseado mais vezes do que é habitual e tenho de facto sentido alguma astenia (que é muito comum). Agora não sei dizer se estou a somatizar os sintomas que sei serem os esperados, ou se de facto eles são um efeito da medicação.
Queria deixar alguns conselhos a quem tiver a paciência de me ler. Se tiverem um comportamento de risco, dirijam-se imediatamente ao hospital. A profilaxia do HIV é efectiva até 48 horas, mas acredita-se ser mais eficaz se iniciada até 12 horas após o contacto. O facto de alguém ter carga viral indetectável não implica (como o outro rapaz me disse) que não pode infectar ninguém. A carga viral é indetectável nos vasos periféricos, mas pode existir nas mucosas, no sémen etc.
Pessoalmente, o que retiro desta experiência é que quando bebo desta maneira estou efectivamente a colocar a minha vida em risco. Se alguém estiver a passar pelo mesmo e quiser conversar, basta enviar-me uma mensagem privada. Estou completamente disponível.