rede ex aequo

Olá Visitante22.set.2021, 16:20:20

Autor Tópico: Perder a capacidade de amar  (Lida 51984 vezes)

Perder a capacidade de amar

Riu

• Visitante
Já alguma vez sentiram, ou estão a sentir, que nunca mais vao conseguir amar alguem na vossa vida?
Que tudo perde a importância.. q nada vos faz felizes...
Mesmo sendo o amor o q mais procuram, sentem q tem uma pedra no sítio do coração.. e pensam q isso
nunca vai mudar pq "perderam" o dom de amar...?

Eu tb pensava assim, que tinha mais k uma pedra no coração. Mas acontece que as minhas pedras partiram, acabei por me apaixonar pelo Rafael. Por isso digo que mexo com pedras no coração, um bom amor consegue destruir essas pedras, vocês têm é k encontrar a pessoa certa xD

Offline Blackdi

• Membro Vintage
    • Género: Feminino
    • "Na vida nada acontece por acaso."
      • Criatura da Noite
    Depois da última paixão que me arrasou e destruiu por completo,  :P nunca mais voltei a sentir aquele clic que tanto caracteriza uma paixão por alguém.

Na verdade, foi como se algo dentro de mim tivesse desaparecido para todo o sempre.

Isso assusta-me, pois tremo só de imaginar que nunca mais poderei gostar de alguém.  [smiley=choro.gif] Será que perdi mesmo a capacidade de amar?  ???

Perder e bloquear são duas coisas completamente diferentes. A capacidade de amar (e entenda-se por "amar" a capacidade de criar e manter laços afectivos positivos com outra pessoa) é inerente ao ser. Não é por nada que o ser humano é visto como um ser social, temos essa necessidade de criar e manter laços para com os outros. De mantê-los e alimentá-los, de geri-los e aprofundá-los. Acontece que, pelo facto de teres tido uma intimidade mais profunda com essa pessoa e ela não ter correspondido da melhor forma, magoando-te, a tua reacção natural será auto-preservação. Como tal, bloqueias qualquer tipo de sentimento, acção ou reacção que te faça lembrar essa pessoa. Isso inibe-te de sentir algo para com outras pessoas que possam vir a mostrar-se interessadas em ti. Também acontece que, muito provavelmente, já saibas inconscientemente aquilo que queres e ainda não apareceu ninguém que te pusesse o coração a palpitar mais forte e que pusesse a sentir formigueiros no estômago, etc. Tudo é uma questão de tempo e um dia vais olhar para as palavras que escreveste e vais dizer "Bolas! Que ingénua!". :P E acredita que sei o que digo em relação ao não conseguir sentir nada por ninguém e achar que nunca irei amar ninguém no futuro. Nisso estamos no mesmo barco. Por isso, queixo para cima e aproveitemos a nosso frigidez temporária e tratemos de outras coisas na vida. lol lol lol lol lol

É, é exactamente isso que acontece.  :P Quando conheço alguém mais interessante, acabo por bloquear e recuso-me a deixar que esse interesse avance um pouco mais.

Na verdade, acabo sempre por lembrar-me daquela pessoa e o quanto sofri/sofro por ela.

Sim, talvez o tempo acabe por cicatrizar a ferida...

Offline Puregene

• Membro Sénior
    • Género: Masculino
      • YouTube
    sim já.. mas tenho aprendido que tudo passa.. mesmo tudo..incluindo essa perda que transforma o nosso coração num bloco de gelo ou numa pedra de granito de trás-os-montes lol
      "o que os olhos não vêem, o coração não sente."

Offline Blackdi

• Membro Vintage
      • "Na vida nada acontece por acaso."
        • Criatura da Noite
      sim já.. mas tenho aprendido que tudo passa.. mesmo tudo..incluindo essa perda que transforma o nosso coração num bloco de gelo ou numa pedra de granito de trás-os-montes lol

Bonita analogia!  lol  lol  lol

Offline Lesbol Girl

• *
      • Novo Membro
      • " O que me alimenta me destroi "

É verdade que ficamos muito apreensiva a esse sentimento... O medo de amar... De da outra chance ao nosso coração implica em muitas coisas... Sentimentos por outra pessoa aparecem e logo a defesa de um “gato escaldado” vem à tona e nos faz recuar...

É muito difícil mais não é impossível e depois de um tempo acabamos nos rendendo... Pq percebemos que amaremos varias vezes  de varias formas...
        Lesbol Girl - Aline Nayara

Offline BunnyBoops

• Membro Ultra
        Sera que eu sou capaz de amar?
          Não fiques atrás... mostra o que sentes!

Offline zzyzxrd

• Membro Sénior
          já me questionei sobre isso... às vezes acredito, outras não
          mas no fundo todos amamos algo ou alguem

13

• Visitante
            Acho que não somos nós que amamos. O amor está aqui, passa por nós, entre nós, e tudo o que podemos fazer é tentar ir com ele ou deixá-lo passar, abrir-lhe a porta ou esquecê-lo. Nunca o dominamos. Isto parece uma coisa religiosa, mas é mais ou menos o que eu sinto lol Não é algo que se possua. É como a dor. Ela existe, eu vejo-a, é imensa, mesmo quando não consigo chegar a ela. Ao amor, sim, é-me mais fácil chegar. A dor fica a pairar. Contorno-a. Mesmo quando quero confrontá-la, mergulhar nela, aceitá-la. Nunca dominamos estas coisas. Às vezes penso que tenho a sensibilidade cortada de um dos lados, o do sofrimento. Sei que um dia as coisas devem mudar.

Sim, a capacidade para amar perde-se... mas também voltamos a encontrá-la, ainda que possamos não a reconhecer à primeira vista, porque vem com outra aparência ;)

Offline deepsoul

• Membro Elite
              Por vezes perdemos a capacidade de amar, ou não queremos amar e nós próprios arrancamos de nós a capacidade de o fazer.
              Por vezes fazemo-lo apenas visando não sofrermos mais e outras vezes por auto-castigo por um relacionamento falhado ou por atitudes mal tomadas.

Offline Arms

• Membro Vintage
                  • Reflection
                Acho que perdi a capacidade de me apaixonar. :-X :-\ Isto porque, estando com alguém, não consigo sentir nada - apesar de gostar imenso dele - para além de uma amizade. Penso que as cicatrizes de antigas relações ficaram mais vincadas. Ou eu sou demasiado selectivo ou exigente. Ou simplesmente perdi a capacidade.
                « Última modificação: 4 de Abril de 2009 por Arms »
                  Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                  Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Outono

• Visitante
                  Eu ainda não coloquei em prática a minha capacidade de amar alguém. Há momentos em que penso que tal nunca irá acontecer tendo em conta o que (não) se têm passado até hoje.

Uncool

• Visitante
                    Nunca se perde a capacidade de amar! Amar não tem que ser só a uma pessoa, isso é amor carnal, passional, erotico...Amar é um dom e peras! Amar a vida, a arte, o Amor! Quem ama nunca sente uma pedra em vez do coração, olhos, boca ou ouvidos...

Offline love_me

• Membro Total
                      • Kiss me, oh kiss me...
                      Eu acho que pensamos que perdemos a capacidade de amar até ao momento em que aparece alguém que nos mostra o contrário...
                        (qualquer dia descubro algo de inteligente para escrever aqui...)

Offline love_me

• Membro Total
                        • Kiss me, oh kiss me...
                        E esse alguem aparece quando menos esperarmos? Ou será que já apareceu e eu ainda não consigo amar?  :-X

Para isso não há respostas...
                        às vezes sim.. Outras vezes passa e nem damos coisa..
                        Outra vezes somos nós quenão queremos...
                          (qualquer dia descubro algo de inteligente para escrever aqui...)

Uncool

• Visitante
                          Talvez a tenha perido, talvez não...talvez não queira saber disso...na verdade sinto que neste momento tudo o que interessa sou eu, sinto-me como um predador gregário, uma planta de vida livre, um átomo isolado...Seja lá o que isto for não me é estranho, as vezes questiono a minha capacidade de me dedicar par asempre a alguem...acho que sou uma pessoa incapaz de viver desse modo... Não sei curtir, nunca o fiz, nunca senti vontade, paixoes one night stand nunca existiram na minha vida e não figuram nas minhas perspectivas futuras...talvez eu esteja bem assim...aprendendo a amar-me...

Offline Livre-Mente

• Membro Ultra
                            • "Os sonhos são a literatura do sono"
                              • http://livrementeoculta.blogspot.com/
                            Eu acho que pensamos que perdemos a capacidade de amar até ao momento em que aparece alguém que nos mostra o contrário...

..Ou quando estamos demasiado magoados..mas tudo passa com o tempo claro ;)

Perdemos por breves instantes que nem sempre são tão breves como gostariamos..

Lado Positivo crescemos klms.. ;D
                              Não sei se sou invulnerável no ataque ou resistente na defesa... Não sei se o pior é mudar de ideia ou não tê-la para mudar... Só sei que quanto mais alta estou mais dificuldade tenho em manter o equilíbrio..
                              Só sei que nenhuma certeza fatal é pior que a dúvida ameaçadora..

Offline A350

• Membro Ultra

..Ou quando estamos demasiado magoados..mas tudo passa com o tempo claro ;)

Perdemos por breves instantes que nem sempre são tão breves como gostariamos..

Lado Positivo crescemos klms.. ;D

Também se passou exactamente o mesmo comigo... Quando o meu 1º amor me magoou demasiado...
                              Achava eu que não ia ser capaz de me apaixonar por mais ninguém, e sinceramente nem queria que isso voltasse a acontecer, vivia na ilusão de que seria muito mais feliz sozinho...

Hoje que tudo já passou, tenho a perfeita consciência que estava errado....  Como é obvio não perdi a capacidade de amar, e mais tarde ou mais cedo voltará a acontecer (julgo eu  lol)...

São coisas que acontecem quando nos magoam mesmo muito, e que na maioria das vezes são passageiras...

Uma coisa é certa! Sinto que cresci muitooooooo com tudo o que se passou ;)
                                Os olhos da nossa memória vêem melhor que os nossos

Offline choice

• Membro Ultra
                                qdo perdi o q eu considero "o grande amor da minha vida" por razões alheias a nós dois achei q nnc na vida conseguiria amar... passados 5 anos sei q nunca irei amar nng como amava aquela pessoa mas se perdi completamente a capacidade de amar? n creio, simplesmente amo de maneira diferente pq tb são pessoas diferentes mas n deixo de amar...

Offline heart_key

• *
                                  • Novo Membro
                                  • "Don't try please...I 'm What i am!"
                                  Nunca se perde a capacidade de amar... simplesmente a sentimos dominuta quando o coração está ferido! Com o tempo, tudo volta a compor e ai reparamos que a capacidade de amar ali estava, à espera de um novo impulso para aparecer..
                                    "De que vale a pena ter pedaços de ti, quando só me contento com a obra completa que tu és?... Transforma-te, reinventa-te, mas jamais me impeças de ser o teu escultor!..." JS

Offline zzyzxrd

• Membro Sénior
                                    amar é mais que amar pessoas :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      214 Respostas
                                      60099 Visualizações
                                      Última mensagem 19 de Setembro de 2014
                                      por searching_the_love
                                      753 Respostas
                                      121453 Visualizações
                                      Última mensagem 2 de Abril
                                      por unfold
                                      6 Respostas
                                      2255 Visualizações
                                      Última mensagem 20 de Agosto de 2010
                                      por choice