Um livro que penso ser excelente é o Aimee&Jaguar.
Trata-se de uma história veridica, de um amor entre duas mulheres que se desenrola durante a 2ª guerra mundial.
É optimo para se oferecer aos pais, porque o livro trata de tanta coisa que, para os que querem apenas introduzir o assunto, não há stress, para os que pretendem já conversar sobre isso de si próprios, o livro demonstra um relacionamento homossexual muito bonito.
A tragédia envolvente é de tal forma grave - extermínio, guerra - que as pessoas nem têm grande coragem de criticar o que existe de melhor - o amor.
Um pequeno resumo:
São duas mulheres na casa dos 20, uma casada outra solteira. A casada tem 4 filhos, é nazi e dona de casa. A solteira é judia, vive no underground e luta pela não discriminação.
Conhecem-se e apaixonam-se. A nazi, não sabe que a outra é judia e quando esta lho revela é interessante ver o desmantelar dos preconceitos relativamente aos motivos da guerra e aos Judeus (o que o amor faz!). O livro tem um forte e consistente enquadramento histórico que adicionalmente nos faz "sentir" o que era viver naquela época, quer numa perspectiva nazi (tantos processos ocorreram para fazer crer à mais caridosa pessoa que os judeus eram o mal do mundo), quer na perspectiva dos aliados.
A mulher casada divorcia-se para ficar exclusivamente com a mulher que ama (assumem-no às familias naquela época), mas este passo leva à destruição pois a Judia fica demasiado exposta e acaba por ser capturada e levada para um campo de concentração.
A partir daqui as coisas não correm muito bem e julga-se que era terá sido morta uma semana antes do fim da guerra...
É tocante ler a descrição de uma mulher com os seus 80 anos, que entretanto voltou a casar (a própria afirma não ser sustentável ficar sozinha com 4 filhos naquela altura - nem nesta!), a afirmar que aquele foi o amor da sua vida e cujos filhos se converteram ao judeismo...
Aimee&Jaguar eram os nomes carinhosos com que se tratavam.