Assuntos Gerais > Arquivo

Comunicado | Festas Felizes com a rede ex aequo

(1/2) > >>

rede ex aequo:

Olá a tod@s!

Natal, Hanukkah, fim de ano, festas, trocas e celebrações. Família e mais família. Curiosidades das tias, primas e avós sobre as nossas vidas amorosas e sobre a forma como nos vestimos e apresentamos. Pouca oportunidade e espaço para se falar a verdade, entre o bacalhau e o peru, ou talvez entre as rabanadas.

Esta época festiva é, muitas vezes, para muitos de nós, mais sobre desconfortos familiares e comentários negativos que sobre união e celebração. Nem todos temos famílias que nos aceitam e que nos respeitam, nem todos vivemos em lugares seguros onde podemos viver livremente e em paz com a nossa sexualidade, identidade e expressão de género.

A realidade de muitos jovens LGBTI ainda é de exclusão, isolamento e violência. É importante relembrar em momentos festivos destes que a juventude LGBTI nem sempre tem onde se apoiar e que muitas vezes as famílias são a fonte da discriminação e preconceito destes jovens.

É por estes jovens que a rede ex aequo existe.

E nesta época que embora festiva não é para todos fácil ou acolhedora, relembramos aos nossos membros, voluntários e associados que estamos cá para eles. Perto ou longe da vossa cidade, à distância de um clique, de um post no Fórum, de um e-mail, de um grupo local.

Se celebras o que quer que seja nestes dias, celebramo-lo contigo. Aqui vos deixamos uma mensagem de apoio, esperança e energia e votos de um ano 2015 mais inclusivo, mais diverso, mais espectacular.

Festas Felizes com a rede ex aequo

JDelgado:
Excelente comunicado
Subscrevo a 100% tudo o que esta aqui escrito.
Esta realmente muito bem escrito e toca em assuntos muito importantes mas que muita gente esquece e/ou não quer falar

--- Responder ---Esta época festiva é, muitas vezes, para muitos de nós, mais sobre desconfortos familiares e comentários negativos que sobre união e celebração. Nem todos temos famílias que nos aceitam e que nos respeitam, nem todos vivemos em lugares seguros onde podemos viver livremente e em paz com a nossa sexualidade, identidade e expressão de género.

A realidade de muitos jovens LGBTI ainda é de exclusão, isolamento e violência. É importante relembrar em momentos festivos destes que a juventude LGBTI nem sempre tem onde se apoiar e que muitas vezes as famílias são a fonte da discriminação e preconceito destes jovens.
--- Fim de Citação ---

Aqui esta um ponto extremamente importante, e a rasão pela qual, muitas das veses, o Natal e esta épocas festivas são o pesadelo para muitos LGBTI, isto falando por experiencia propioa

Eu só acrescentava mais um ponto em relação as tradições/crenças religiosas que estão associadas a esta altura, que são muitas veses mais um problema para os LGBTI

random_dude:
Foi a minha primeira ceia de Natal após me ter reconhecido e aceitado como homossexual (ainda que seja um closet case). Mesmo para quem não é religioso, como o meu caso, é um momento que deve ser de alegria e partilha mas nada tira um certo sentimento de vazio e o isolamento aumenta a cada comentário ligeiramente homofóbico proferido por algum familiar. Infelizmente, duvido que possa conciliar uma possível relação amorosa e manter um relacionamento saudável com a minha família. Oxalá esteja enganado.

rk:

--- Citação de: random_dude em 26 de Dezembro de 2014 ---Foi a minha primeira ceia de Natal após me ter reconhecido e aceitado como homossexual (ainda que seja um closet case). Mesmo para quem não é religioso, como o meu caso, é um momento que deve ser de alegria e partilha mas nada tira um certo sentimento de vazio e o isolamento aumenta a cada comentário ligeiramente homofóbico proferido por algum familiar. Infelizmente, duvido que possa conciliar uma possível relação amorosa e manter um relacionamento saudável com a minha família. Oxalá esteja enganado.

--- Fim de Citação ---
Em principio as pessoas quando conhecem alguem proximo e de quem gostam ficam com outra opiniao e passam a ver as coisas de outros olhos, ate porque como passa a ser algo do seu interesse normalmente com informacao acaba-se o preconceito e as tais piadinhas parvas. So te posso dizer que e muito provavel que o que hoje consideras como completamente impossivel, ou improvavel, com o passar do tempo pode vir a ficar cada vez mais plausivel. Eu nunca imaginei beijar ninguem do mesmo sexo no meio da rua e agora e uma coisa perfeitamente plausivel e normal. Em relacao a familia vai depender mas dos casos q tenho conhecido, a maioria corre bem, ao inicio costuma ser complicado mas depois vai melhorando. Mas obviamente cada caso e um caso e so tu na altura poderas gerir a situacao. Por enquanto vai vivendo e experenciando o teu novo eu.
O comming out nao e um estado, e um processo, vais abrindo e abrindo a porta do armario ate um dia saires ca para fora :) Nao se sai de repente(pronto ha quem saia, anyway), portanto leva o teu tempo.
Good luck

random_dude:
Obrigado pelas palavras.  :)
Acredito que as opiniões deles possam mudar mas não sei se eu estarei disponível para lhes dar muito tempo, principalmente se a reacção deles a quente for demasiado negativa. De qualquer das formas, é pouco provável que eles saibam alguma coisa nos próximos tempos. Por agora estou preocupado em organizar a minha vida e seguir em frente. E sim, também acho o coming out um processo continuo. O meu mal começou mas não faço questão de o apressar.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa