Olá pessoal

É sempre bom saber que há interesse por parte de todos em apoiar a associação e fazer parte dos seus projetos.
No que diz respeito ao que se tem discutido aqui, existem razões para a existência de um limite de idade. À criação da associação e de acordo com o governo português o estatuto de jovem é dos 16 aos 30 anos e a rede ex aequo, enquanto associação juvenil, cumpre essa regra no funcionamento dos seus grupos locais.
É nosso objetivo reunir pessoas que estejam em fases e períodos da sua vida em que as suas experiências sejam mais próximas e semelhantes (escola, universidade, dependência dos pais, coming out recente) para promoção de apoio mútuo e criação de amizades. Os próprios tipos de atividades que os nossos grupos locais promovem, aliás, podem não ser apelativas para pessoas com idade superior a 30 anos. Da mesma forma que a presença de elementos mais velhos pode inibir a participação e o à-vontade das pessoas mais novas em atividades de partilha.
A rede ex aequo foi criada com o intuito específico de apoiar os jovens LGBT, pois na altura não existia nenhuma entidade direcionada apenas a esta população. Com efeito, a rede ex aequo é a única associação em Portugal dirigida única e exclusivamente à juventude LGBT portuguesa, e assim se pretende que permaneça, devido às questões e desafios únicos que esta população apresenta e à atenção especial que merece.
Existe uma margem definida para participação em projetos específicos da associação, como referido no site e apresentado nos seus estatutos, que vai dos 27 aos 30, onde quem apresentar esta idade deverá ser sócio da rede ex aequo se pretender participar nas reuniões dos grupos locais, entre várias razões uma delas é o incentivo a uma aproximação oficial e um vínculo de responsabilidade para com a associação e os seus voluntários, que de certa forma justificará a sua presença perante membros mais novos.
Não obstante, existem ainda vários projetos e atividades onde pessoas com mais de 30 anos podem participar ou até dar o seu contributo, como nos Prémios Média, em arraiais ou em Ciclos de Cinema. Podem contactar a Direção sempre que estiverem interessados em alguma atividade e logo ficarão a saber se e como poderão participar.
Existem ainda variadíssimas associações, grupos e coletivos LGBT sem limites de idade, que também organizam centenas de atividades e nas quais poderão certamente participar e onde há inclusivé jovens da rede ex aequo a participar também, basta pesquisarem e entrarem em contacto com as mesmas, como a ILGA, a "não te prives", a AMPLOS, as Panteras Rosa, a CASA, o Clube Safo, a rumos novos, etc.
Se eventualmente vier a existir um grupo local na Covilhã, toda a população, jovem ou adulta, poderá também participar em atividades que o grupo poderá dinamizar, como Ciclos de Cinema, arraiais, debates ou exposições, basta que o grupo seja dinâmico e interventivo

Sei que pode custar um pouco ler estas palavras, mas acontece a todos, aconteceu já com diversos voluntários da rede ex aequo e acontecer-me-á a mim o mesmo, quando fizer 30 tenho de partir para outra, é assim nas mais variadas situações da nossa vida.
Espero ter ajudado