rede ex aequo

Olá Visitante24.mar.2023, 23:19:09

Sondagem

Quais são as cidades mais LGBT de Portugal

Braga
Porto
Aveiro
Coimbra
Figueira da Foz
Leiria
Lisboa
Portimão
Lagos
Tavira
Faro
Albufeira
Funchal
Ponta Delgada
Angra do Heroísmo
Covilhã
Outra (qual?)

Autor Tópico: Quais são as cidades mais LGBT de Portugal?  (Lida 19135 vezes)

Quais são as cidades mais LGBT de Portugal?

Offline Adónis

• Membro Sénior
Quais são as cidades mais lgbt de Portugal?

Critérios para avaliar o quão «rosa» é uma cidade:

- oferta comercial e de animação nocturna para a população LGBT;

- existência de associações, centros de convívio e grupos de apoio;

- oferta turística para turistas LGBT e grau de procura por parte deste nicho de mercado não só à escala nacional, mas também internacional;

- presença de uma população tolerante e aberta às minorias sexuais;

- população lgbt dinâmica, fora do armário, desinibida, organizada em grupos de amigos e «tribos urbanas».

Fica então a questão... quais são as cidades mais lgbt de Portugal? Quais as razões das vossas escolhas?

Offline Adónis

• Membro Sénior
    Interessante que a segunda cidade mais votada seja também a segunda cidade do país. Isto porque noutros países as cidades mais lgbt não são necessariamente a capital ou a segunda cidade mais importante. Exemplos:

- Nice em França;
    - Sitges em Espanha;
    - Mykonos na Grécia;
    - São Francisco nos EUA.

Offline Miguel★

• Membro Elite
      • Género: Masculino
      • Sonhador apaixonado
        • A Minha Intensa Paixão
      Os grandes centros urbanos são por norma mais gay-friendly, onde as mentalidades são mais abertas. Claro que há sempre excepção à regra. A votação comprova isso.

Offline Adónis

• Membro Sénior
      Estou de férias na Praia Verde e na zona já vi um ou outro casal ou grupo de amigos, notoriamente gays mas não efeminados ou «bichas». Eram espanhóis, apesar de tudo.

Offline pepe444

• Membro Ultra
        Praias LGBT em Lisboa , Margem Sul e arredores... quem conhece?
          ""Que estranho mundo este em q as pessoas se podem matar à luz do dia, mas para se amar só o podem fazer às escondidas na escuridão da noite"

Offline Adónis

• Membro Sénior
          Praias LGBT em Lisboa , Margem Sul e arredores... quem conhece?

Já há um tópico dedicado ao tema, mas em jeito de off-topic diria a 19, uma a sul da Fonte da Telha e o Meco.

• Visitante
            Lisboa e Porto

Offline Spektrum

• Membro Vintage
              • Género: Feminino
              • [P]oiesis.
              Tal como a votação o indica, em Portugal, considero que sejam Lisboa e Porto. As áreas metropolitanas tem sempre maior receptividade (à comunidade lgbt) do que o interior :-X
                “Always be a poet, even in prose.”
                ― Charles Baudelaire

Offline Adónis

• Membro Sénior
                Há mais de 10 anos que não ia a Faro. Estive por lá há dias. Na Baixa vi muitos turistas jovens, alguns pares de rapazes que me pareceram casais gay: apitaram muito no meu gaydar. Vi um casal de lésbicas. Vi também uma figura pública portuguesa que é gay (não assumido...) com um amigo. Achei que tinha mais ambiente gay que o Porto, mas deve ser por estarmos no Verão. Fui ao Fórum Algarve e vi um casal de rapazes aos beijos (no rosto). Eram portugueses e nitidamente gays. Vi por lá alguns pares de rapazes que apitaram também no meu gaydar. Não tinha noção que Faro era tão moderna mas deve ser do turismo.

Fábio de Almeida

• Visitante
                  O Chiado conta como cidade? ::)

PsyGirl_Av

• Visitante
                    Por experiência própria (dado que não sou muito viajada), a cidade onde me senti mais à vontade foi o Porto. No entanto, e partindo até do próprio senso comum (o que, por vezes, pode ser falacioso), acredito que as grandes cidades (em Portugal e falando em regiões: Lisboa, Porto e, quiçá, Algarve no Verão) costumam ser mais friendlies. Destaco, ainda, que as cidades são quem as constitui, como tal, e devido à fácil mobilidade, num mesmo sítio, em alturas distintas, podem imperar mentalidades completamente diferentes.

Offline Adónis

• Membro Sénior
                      Há uns anos estive em Lagos de férias e vi algum ambiente «gay», muito subtil é certo, mas a cidade é pequena. Era Verão e parece que na zona há alojamentos firendly.

Offline _ricardo_

• Membro Sénior
                        Isto é apenas a minha opinião, e quem for de Braga e achar que estou a ser injusto que me desculpe, mas ostentando o título de cidade mais jovem do país, acho que Braga tem um grande, grande caminho a percorrer no que diz respeito às mentalidades.
                        E nem falo só de abertura em relação à comunidade LGBT, mas um pouco em relação a tudo quanto foge um pouco à norma, digamos assim. Se calhar fui eu que nunca conheci lá as pessoas certas, mas a ideia que sempre trago de lá é essa.
                          "Great spirits have always found violent opposition from mediocrities. The latter cannot understand it when a man does not thoughtlessly submit to hereditary prejudices but honestly and courageously uses his intelligence." Albert Einstein

Fábio de Almeida

• Visitante
                          Isto é apenas a minha opinião, e quem for de Braga e achar que estou a ser injusto que me desculpe, mas ostentando o título de cidade mais jovem do país, acho que Braga tem um grande, grande caminho a percorrer no que diz respeito às mentalidades.
                          E nem falo só de abertura em relação à comunidade LGBT, mas um pouco em relação a tudo quanto foge um pouco à norma, digamos assim. Se calhar fui eu que nunca conheci lá as pessoas certas, mas a ideia que sempre trago de lá é essa.

Concordo plenamente... vivi em Braga 4 meses no ano passado e, vindo de Lisboa/Margem-Sul, notei uma enorme diferença nas mentalidades, mas em todos os níveis mesmo (cheguei até a ser literalmente discriminado por ser "alfacinha" - not kidding!)...
                          « Última modificação: 11 de Agosto de 2013 por Fábio de Almeida »

Offline Adónis

• Membro Sénior
                            A mim surpreende-me mais o que se passa em Coimbra, pois foi uma cidade universitária onde a cultura estudantil, ao longo do século passado passou ao lado da revolução sexual do século XX. Isso reflecte-se especialmente na exposição e direitos das minorias, com as dimensões e os estudantes que tem Coimbra já deveria ter há muito tempo casas nocturnas assumidamente gays no centro da cidade! Como escreveu há uns anos o geógrafo Paulo, de uma associação LGBT, Coimbra é uma desilusão para os estudantes!

PS:

Estou de férias pelo Algarve pela primeira vez há largos anos, e que diferença para o Norte! Hoje fui a um centro comercial, o Grand Plaza em Tavira e topei logo uns empregados... aqui os rapazes são muito mais desinibidos na hora de trocar olhares! Estive também numa praia gay e vi casais gays a trocar beijos e afectos, coisa que nunca vi nas praias do Norte de Portugal.   
                            « Última modificação: 11 de Agosto de 2013 por Adónis »

Offline JDelgado

• Membro Elite
                              • Simply lost
                                • Facebook
                              praias gay no algave?
                              Nao tinha noção que existissem no Algarve assim de uma forma assomida
                                Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
                                Basta saber encontra-la

Offline Adónis

• Membro Sénior
                                praias gay no algave?
                                Nao tinha noção que existissem no Algarve assim de uma forma assomida

Sim, há pelo menos duas que são descaradamente (no bom sentido) assumidas.

Este ano estou na Praia Verde e dei um salto à praia de Cacela Velha, que é há muito uma praia gay. Há casais que se abraçam e beijam na praia. Há grupos de amigos que conversam no areal. Há rapazes que brincam junto ao mar. Há homens a «meter conversa» com outros homens. E não é de agora, aliás já foi muito mais que isto pois antigamente o estacionamento era gratuito e a frequência era muito mais elevada, ao ponto de em dias de Agosto «tropeçarmos» nas toalhas de homens e rapazes. Este ano o estacionamento é pago e talvez por isso a praia esteja um pouco mais vazia, mas mesmo assim em estimativa diria que estavam umas dezenas de homens ao longo do areal e das dunas, areal esse que é extenso. Convém dizer que há uns quantos turistas, especialmente espanhóis, pois os andaluzes caem em peso na Manta Rota, e isso torna o ambiente mais cosmopolita e liberal.

Offline JDelgado

• Membro Elite
                                  • Simply lost
                                    • Facebook
                                  Não tinha ideia que o sul fosse assim tão aberto para lgbts

A mim surpreende-me mais o que se passa em Coimbra, pois foi uma cidade universitária onde a cultura estudantil, ao longo do século passado passou ao lado da revolução sexual do século XX. Isso reflecte-se especialmente na exposição e direitos das minorias, com as dimensões e os estudantes que tem Coimbra já deveria ter há muito tempo casas nocturnas assumidamente gays no centro da cidade! Como escreveu há uns anos o geógrafo Paulo, de uma associação LGBT, Coimbra é uma desilusão para os estudantes!

Ja me tinham dito varias vezes.
                                  Acho que o facto de haver muita tradição académica e de praxes não deve ajudar muito, ja que muitas das vezes elas e o ambiente são um bocado homofobicas, o que a mim faz-me um bocado confusão...
                                    Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
                                    Basta saber encontra-la

Offline Lio

• Orador(a)
                                    • Membro Ultra
                                    • "Se queres ser feliz amanha, tenta hoje mesmo"
                                      • https://www.facebook.com/roma.rui
                                    Bem, eu sou do Algarve e também nunca tinha ouvido falar em tal coisa da praia verde :o como é possível?? >:(

Eu gostava muito de ir conhecer essa praia! Eu já ouvi falar foi da praia gay de portimão, mas nunca la fui nem sei como lá chegar lol, e a praia do cavalo preto em quarteira, essa sim ja la fui, e vê-se alguns gays, mas nada de extraordinário como essa praia verde. Isso deve ser só espanhóis e outros estrangeiros lol

Eu vivo em faro e não consigo compreender como Faro pode ser a cidade mais LGBT de Portugal para alguns lol, a frente de Lisboa e Porto! Sim no fórum realmente vê-se muitos casais lgbts e isso é muito bom, mas não passa disso. Não há eventos lgbts e é muito complicado fazer amizades com lgbts por aqui. Fui 2 vezes ao bar gay em Faro com amigos e tava as moscas lol
                                    « Última modificação: 18 de Agosto de 2013 por Lio »

Offline Adónis

• Membro Sénior
                                      Bem, eu sou do Algarve e também nunca tinha ouvido falar em tal coisa da praia verde :o como é possível?? >:(

Eu gostava muito de ir conhecer essa praia! Eu já ouvi falar foi da praia gay de portimão, mas nunca la fui nem sei como lá chegar lol, e a praia do cavalo preto em quarteira, essa sim ja la fui, e vê-se alguns gays, mas nada de extraordinário como essa praia verde. Isso deve ser só espanhóis e outros estrangeiros lol

Eu vivo em faro e não consigo compreender como Faro pode ser a cidade mais LGBT de Portugal para alguns lol, a frente de Lisboa e Porto! Sim no fórum realmente vê-se muitos casais lgbts e isso é muito bom, mas não passa disso. Não há eventos lgbts e é muito complicado fazer amizades com lgbts por aqui. Fui 2 vezes ao bar gay em Faro com amigos e tava as moscas lol

Lol lê o post com mais atenção. Eu disse que a praia gay era a Praia de Cacela Velha! Não disse que era a Praia Verde! Estou sim de férias na Praia Verde, que de gay não tem absolutamente nada, embora haja por lá alguns gays a trabalhar e na praia apareçam de vez em quando alguns homens que apitam ao gaydar!

A dita praia gay é a zona oeste da Manta Rota, também conhecida como praia de Cacela Velha. É tipo uma Praia 19 mas em ponto pequeno, tem alguns casais na praia e um ou outro grupo mais pequeno, e alguns solteiros a passear no areal que de vez em quando metem conversa, mas mesmo assim dentro do conceito de «praia gay» é a minha favorita no Algarve. Já fui a outras mas gosto especialmente desta especialmente pelo fácil acesso e pela qualidade da água, que costuma estar quente no Verão. Já foi no entanto mais frequentada há anos, quando o estaciomento era gratuito, agora é pago mas a praia continua composta. Estacionas em frente ao Manta Beach e depois andas na direcção de Tavira até começar a Ria Formosa, é nessa zona que começa a «praia gay».

De facto é uma vergonha a ausência de eventos e casas no Algarve! Os empresários deveriam estar atentos pois cerca de 10% dos turistas são LGBT e quando visitam a região procuram diversão, e não encontram!

Tenho lido que nas casas gay do Algarve há muitas confusões e que o público afasta-se por causa da insistência num tipo de transformismo e de espectáculo «pimba» que já não se usa há «séculos». Em suma, há pouquíssima oferta e pelos vistos a qualidade é nula.

Se houvesse uma boa casa gay ou friendly até iria lá beber algo, gostaria de conhecer alguém do Algarve enquanto estou de férias, mas infelizmente nesta zona da Praia Verde, Manta Rota e Tavira não há nada!

Entretanto há dias fui de novo a essa praia gay na Manta Rota e um espanhol lindíssimo, um deus grego tentou meter conversa comigo, mas como sou um «enconado» nestas coisas fiz figura de urso.

A Praia Verde e a Manta Rota este ano estão cheias de estrangeiros, só oiço falar francês, espanhol e inglês.

« Última modificação: 18 de Agosto de 2013 por Adónis »

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        1 Respostas
                                        3791 Visualizações
                                        Última mensagem 3 de Abril de 2006
                                        por Kyren
                                        95 Respostas
                                        28783 Visualizações
                                        Última mensagem 30 de Outubro de 2010
                                        por btsferreira
                                        1370 Respostas
                                        218413 Visualizações
                                        Última mensagem 9 de Junho de 2019
                                        por canção