rede ex aequo

Olá Visitante10.jun.2023, 02:48:46

Autor Tópico: Pertencer ao Norte de Portugal  (Lida 1602 vezes)

Pertencer ao Norte de Portugal

Offline Atomic

• Membro Ultra
  • Género: Masculino
  • Everything changes when you grow old...
    • Somos Blergh
Olá pessoal, tenho me vindo a questionar sobre o porquê de haver um sentimento de pertença tão grande das pessoas do Porto, Braga, etc, de dizerem que são do “Norte”. Poderá ser pura influência das minhas vivências e de quem conheço, mas sinto que existe algum companheirismo entre as pessoas dentro desta região.

Pessoalmente acho que isto surgiu um pouco da rivalidade entre o Porto e Lisboa e mais particularmente durante as décadas antes da crise, das pessoas verem muito investimento em infraestrutura, estratégias de desenvolvimento, etc, em Lisboa, negligenciando muitas vezes as necessidades do resto do país. Sinto que isto gerou um sentimento de união da parte de quem ficou de fora e de quem era visto como “parolo” ou “classe operária”.

Gostava de deixar como nota de rodapé que estou só a basear o meu texto em opiniões que fui tendo ao longo dos anos. Penso que se fosse procurar indicadores estatísticos como o PIB per capita por região e as taxas de desemprego poderia fundamentar algo mais estatístico mas também não é isso que pretendo discutir neste tópico.

Mas pronto, aqui vai uma pergunta para todas as pessoas do norte do país: sentem que existe de facto algum tipo de companheirismo entre as cidades do norte? Acham que e tudo fruto de lobbying político ou que de facto existe fundamento?

Pertencer ao Norte de Portugal

Offline codename:none

• núcleo lgbti braga
  • Membro Ultra
  • Género: Feminino
  • "You'll never walk alone"
Por acaso fazes uma questão pertinente... Sou do Norte e bravo isso aos 4 cantos (não literalmente, claro lol ) com todo o orgulho que sinto. Se pensar no porquê disso, encontro algumas razões para isso, tais como:

- Natureza: Portugal tem a vantagem de ser um país cuja fauna e flora é excepcionalmente rica, mas o Norte é onde existem as melhores paisagens, as melhores montanhas, os melhores trilhos... Claro que isto é tudo subjectivo e vai haver quem diga o contrário, mas eu, pessoalmente, ADORO a diversidade que temos no Norte!
- Património histórico: acho sinceramente que aqui nem tenho muito que dizer, porque está à vista de toda a gente! Mas pensemos, a título de exemplo, nas cidades de Braga, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Cabeceiras, Porto... E quantas mais não faltam aqui!
- Sentido de companheirismo: como o Atomic disse, esta é das partes que mais nos distingue. Se é efeito de nos sentirmos "outsiders" e negligenciados em relação a certos avanços de Lisboa não sei, mas é realmente uma perspectiva interessante e mais que valida. Por outro lado, acho que a humildade acabou por nunca nos deixar, porque no norte sempre existiu aquele sentido de entre-ajuda entre todos. Se aquele tinha arroz, o outro trazia as batatas e faziam disso uma jantarada ou simplesmente repartiam como moeda de troca. Acho que não existia aquela parte de "não preciso de ninguém, desenrasco-me sozinho". Again, estou a falar de coisas gerais, porque há sempre os casos particulares que fogem à regra, mas é isto que eu sinto.
- Gastronomia: nem vou falar da francesinha porque já é dado adquirido lol mas aqui come-se TÃO bem e TÃO barato! As doses são maiores, mais bem servidas e os preços mais baixo. Até me sinto roubada quando vou ao centro ou sul lol

De momento não me lembro de mais, mas estás são as razões centrais :)

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
    Somos de Braga, deixamos a porta aberta!
    O núcleo da rede ex aequo de Braga já abriu! Para saber mais sobre o que andamos a tramar, explora o fórum ou manda MP :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
    22 Respostas
    13018 Visualizações
    Última mensagem 21 de Outubro de 2008
    por xXxPePexXx
    3 Respostas
    6468 Visualizações
    Última mensagem 3 de Dezembro de 2005
    por bluejazz
    20 Respostas
    13826 Visualizações