Por acaso fazes uma questão pertinente... Sou do Norte e bravo isso aos 4 cantos (não literalmente, claro

) com todo o orgulho que sinto. Se pensar no porquê disso, encontro algumas razões para isso, tais como:
- Natureza: Portugal tem a vantagem de ser um país cuja fauna e flora é excepcionalmente rica, mas o Norte é onde existem as melhores paisagens, as melhores montanhas, os melhores trilhos... Claro que isto é tudo subjectivo e vai haver quem diga o contrário, mas eu, pessoalmente, ADORO a diversidade que temos no Norte!
- Património histórico: acho sinceramente que aqui nem tenho muito que dizer, porque está à vista de toda a gente! Mas pensemos, a título de exemplo, nas cidades de Braga, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Cabeceiras, Porto... E quantas mais não faltam aqui!
- Sentido de companheirismo: como o Atomic disse, esta é das partes que mais nos distingue. Se é efeito de nos sentirmos "outsiders" e negligenciados em relação a certos avanços de Lisboa não sei, mas é realmente uma perspectiva interessante e mais que valida. Por outro lado, acho que a humildade acabou por nunca nos deixar, porque no norte sempre existiu aquele sentido de entre-ajuda entre todos. Se aquele tinha arroz, o outro trazia as batatas e faziam disso uma jantarada ou simplesmente repartiam como moeda de troca. Acho que não existia aquela parte de "não preciso de ninguém, desenrasco-me sozinho". Again, estou a falar de coisas gerais, porque há sempre os casos particulares que fogem à regra, mas é isto que eu sinto.
- Gastronomia: nem vou falar da francesinha porque já é dado adquirido

mas aqui come-se TÃO bem e TÃO barato! As doses são maiores, mais bem servidas e os preços mais baixo. Até me sinto roubada quando vou ao centro ou sul

De momento não me lembro de mais, mas estás são as razões centrais
Atomic, estás um rei no que diz respeito a perguntas e tópicos interessantes